Busca um software gestão de tarefas gratuito? Conheça 3 opções

Publicado em 21/11/2019 por Lucca Rossi e Pritam Tamang

software gestão de tarefas gratuito

Usar planilhas para acompanhar as tarefas da equipe é muitas vezes um processo complicado e demorado tanto para gerentes como para os membros do time. Em vez disso, os gerentes de projeto têm a opção de usar ferramentas de gestão de tarefas para automatizar o acompanhamento e a visualização do estado dos trabalhos. Para as PMEs sem muito orçamento disponível, a opção é adotar um software de gestão de tarefas gratuito.  

Esses programas incluem recursos como calendários integrados e quadros Kanban, que ajudam os gerentes a acompanhar as tarefas com mais eficiência do que com as velhas planilhas.

Analisamos três opções de programas de gestão de tarefas grátis da lista da Capterra. Todos eles têm uma avaliação geral do usuário de pelo menos 4,5 de 5 (saiba mais sobre a metodologia de avaliação no final do texto).

Confira abaixo as três opções grátis de ferramentas de gestão de tarefas analisadas, em ordem alfabética:

infográfico software gestão de tarefas gratuito

Software gestão de tarefas gratuito: conheça 3 opções

1. Airtable

Avaliação geral: 4.5/5
Facilidade de uso: 4.5/5
Avaliação do SAC: 4.5/5

O Airtable é um software de gestão de tarefas baseado na nuvem com recursos que incluem agendamento de tarefas, quadros Kanban para acompanhamento de atividades, código de cores para priorização, espaço para comentários e compartilhamento de arquivos.

O plano gratuito permite criar bases ilimitadas e inclui um aplicativo para dispositivos móveis, calendários de equipe e gestão de tarefas. A versão grátis impõe limites de armazenamento de arquivos (até 2 GB), histórico de revisões (de até duas semanas) e registros (com limite de linhas) por base (1.200).

Prós: Os usuários destacam os modelos de projetos predefinidos, como rastreadores de campanhas de marketing, catálogos de produtos, calendários editoriais de blog, planejamento de eventos, entre outros.

Contras: Os usuários dizem que custa se acostumar com a interface do usuário do programa e que sua infinidade de recursos pode ser confusa para iniciantes.

Valor do upgrade: US$ 12 (cerca de R$ 50) por usuário, por mês (plano Plus); US$ 24 (cerca de R$ 100) por usuário, por mês (plano Pro) e valores personalizados para planos Enterprise. Há desconto para assinaturas anuais.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Mais adequado para: Agências de marketing, designers de UI/UX e pequenas equipes que precisam de uma ferramenta flexível para acompanhamento de tarefas e informações relacionadas ao projeto.

Melhor avaliado por: No ano passado, 81% das avaliações do Airtable no Capterra foram feitas por funcionários de pequenas empresas de vários setores. Os cinco principais foram: marketing e publicidade, desenvolvimento de software, educação, design e ONGs.

captura de tela Airtable
Visão da área de trabalho do Airtable, que tem 2 GB de armazenamento grátis (Fonte)

2. ClickUp

Avaliação geral: 4.5/5
Facilidade de uso: 4.5/5
Avaliação do SAC: 5/5

O ClickUp é um programa de produtividade e gestão de tarefas baseado na nuvem. A ferramenta oferece recursos como painéis para visualização de tarefas, reordenação de tarefas com arrastar e soltar e gráficos de Gantt para planejamento de tarefas.

O plano gratuito do programa permite usuários (membros do projeto) e tarefas ilimitados. Também permite criar subtarefas, calcular tempo e colaborar em tempo real. É necessário atualizar o programa para um plano pago para ter armazenamento ilimitado de arquivos, gráficos de Gantt e relatórios.

Prós: Os usuários relatam que a equipe de atendimento ao cliente do ClickUp é altamente capacitada e eficiente.

Contras: Segundo os usuários, o plano gratuito poderia oferecer um armazenamento de arquivos maior (atualmente limitado a 100 MB).

Valor do upgrade: € 8,11 (cerca de R$ 38) por usuário, por mês (plano Unlimited); US$ 17,13 (cerca de R$ 79) por usuário, por mês (plano Business) e valores personalizados para o plano Enterprise. Há desconto para assinaturas anuais.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Mais adequado para: Equipes pequenas que desejam uma ferramenta colaborativa para gestão de tarefas.

Melhor avaliado por: No ano passado, 87% das avaliações do ClickUp no Capterra foram realizadas por funcionários de pequenas empresas de diversos setores. Os cinco principais foram: marketing e publicidade, desenvolvimento de software, serviços de TI, design e gestão educacional.

captura de tela clickup
Visão da área de trabalho do ClickUp, que tem usuários ilimitados na versão grátis (Fonte)

3. Pipefy

Avaliação geral: 5/5
Facilidade de uso: 4.5/5
Avaliação do SAC: 5/5

O Pipefy é uma ferramenta de gestão de projetos e fluxo de trabalho baseada na nuvem que inclui recursos como painéis Kanban para visualização de tarefas, mapeamento de fluxo de trabalho e gestão de tarefas. Com presença global, o produto foi desenvolvido no Brasil.

O plano gratuito do software permite criar fluxos de trabalho usando modelos pré-configurados e também inclui acesso ao aplicativo para dispositivos móveis, mas limita o número de usuários (até 10) e processos (até cinco).

Prós: Os usuários dizem que é fácil criar fluxos de trabalho para diferentes projetos no software.

Contras: Os usuários gostariam de ver melhorias nas funções de relatórios, como a capacidade de personalizar painéis para visualizar o desempenho de toda a organização.

Valor do upgrade: US$ 12 (cerca de R$ 50) por usuário, por mês (plano Professional); US$ 22 (cerca de R$ 92) por usuário, por mês (plano Business) e valores personalizados para o plano Enterprise. Há desconto para assinaturas anuais.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Mais adequado para: Equipes de vendas que usam gestão de projetos ágeis.

Melhor avaliado por: No ano passado, 80% das avaliações do Pipefy no Capterra foram feitas por funcionários de pequenas empresas de vários setores. A maioria das avaliações foi de usuários do setor de marketing e publicidade, seguido por roupas e moda, construção e entretenimento.

captura de tela pipefy
Visão da área de trabalho do Pipefyp, que oferece 2 GB de armazenamento grátis (Fonte)

Metodologia

O Capterra analisou os programas da lista de ferramentas de gestão de tarefas para identificar se possuíam uma versão gratuita e se atendiam aos critérios abaixo.

Programas grátis: Para este artigo, um programa é considerado grátis se:

  • Possui uma versão gratuita e independente.
  • Não é uma versão de avaliação na qual você deve adquirir a versão paga após um período de tempo limitado.

Critérios: Uma vez considerado grátis, o programa é analisado de acordo com os seguintes critérios:

  • Possuir pelo menos 10 avaliações publicadas no site do Capterra.
  • Encaixar com a definição de ferramenta de gestão de tarefas do Capterra.

Qual é a definição de uma ferramenta de gestão de tarefas?

Um programa de gerenciamento de tarefas ajuda indivíduos e equipes a organizar, gerenciar e concluir tarefas. Essas ferramentas permitem que os usuários criem tarefas, acompanhem o progresso delas e colaborem em grupos.

Verificamos os recursos básicos de gestão de tarefas e a adequação à categoria.

Os programas foram considerados ferramentas de gestão de tarefas se possuíam todos os seguintes recursos principais:

  • Agendamento de tarefas: criar uma tarefa; atribuir a um usuário; incluir prazo. Adicionar uma descrição da tarefa e associá-la a um projeto.
  • Acompanhamento de tarefas: mostrar a progressão de uma tarefa como “porcentagem concluída” usando porcentagem, fração ou sombreamento. Ver histórico de tarefas e configurar alertas/notificações.
  • Edição de tarefas: Mover uma ou várias tarefas usando arrastar e soltar ou copiando uma lista. Selecionar múltiplas tarefas e fazer edição em lote ou atribuir novos parâmetros, como etiquetas, prioridades, etc.

Aviso

As opiniões e pontos de vista expressos pelos usuários neste artigo não representam os pontos de vista do Capterra.

Os programas selecionados neste artigo são usados como exemplos para mostrar um recurso em contexto e não se destinam a endossos ou recomendações. Eles foram obtidos de fontes consideradas confiáveis no momento da publicação.