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16 tendências do marketing digital indispensáveis para 2020

Publicado em 09/01/2020 por Laíze Damasceno

tendências do marketing digital

Mais um ano se inicia repleto de novos desafios e com ele também nascem novas diretrizes e excelentes oportunidades no mercado digital. Afinal, a tecnologia e o comportamento do consumidor estão sempre evoluindo. Assim também é chegada a hora de ficar de olho nas tendências do marketing digital para a nova década. 

Elaborei uma lista focada em macrotendências que você precisa conhecer e aprender para surfar a onda da transformação digital.

Lista de tendências do marketing digital para 2020

Confira essa seleção que traz um importante recorte sobre conteúdo, usabilidade e novas tecnologias virtuais e prepare-se para fazer um mergulho digital e surfar essa big wave!

1. Multicanal

Focar apenas em uma rede social ou plataforma online não é uma boa estratégia já tem tempo. Porém, entre as tendências do marketing digital para 2020 isso se reforça.

Ou seja, nada de estar presente apenas no Instagram e Facebook ou apostar todas as fichas em uma única mídia. É preciso ter perfis e atividades em outros canais, como o Youtube, sites, blogs, plataformas de áudio, imagem e vídeo. Diversificar é preciso!

2. Humanização no conteúdo e no relacionamento virtual

Produtos e serviços são feitos por pessoas para pessoas, e essa humanização também precisa estar presente nos conteúdos e no relacionamento virtual, seja das marcas ou dos profissionais liberais. É preciso ser mais humano e empático não só no marketing como um todo.

Pode parecer óbvio, afinal somos humanos. A questão é que o digital, apesar de facilitar nosso dia a dia, também pode afastar as pessoas e tornar a comunicação mais fria. 

O conteúdo digital e as relações virtuais devem ir além da qualidade técnica e alcançar um tom mais leve e que se aproxime ao máximo de uma conversa espontânea.

Vale citar alguns exemplos: a Lu da Magazine Luiza e a Bia do Bradesco. Embora todo mundo saiba que são personagens, ou brand personas, elas envolvem os seguidores em suas histórias e com um jeito próprio de comunicar, interagindo e contribuindo para uma relação de confiança. 

Mesmo que você não crie um personagem para a sua empresa, é preciso mostrar o lado humano da marca e quem está por trás daquele produto ou serviço. É isso que o consumidor espera ver e, assim, ele é impactado em suas decisões de compra. 

3. Personalização

Da mesma forma que é importante humanizar, é fundamental personalizar. Essa é uma das fortes tendências do marketing digital para 2020. 

Ofereça conteúdos e ofertas condizentes com os interesses daquele usuário ou seguidor específico. É preciso ter um relacionamento e atendimento mais “nichado” e focado nas particularidades. Baita desafio.

Nesse aspecto, use a segmentação a favor dos seus conteúdos digitais, tanto nas redes sociais quanto nos e-mails, por exemplo. O uso de softwares de CRM e de ferramentas de automação de marketing é crucial nesse processo.

4. Transparência

Independentemente dos tipos de marketing e divulgações que a sua empresa faz, é fundamental que as ações sejam verdadeiras e pratiquem a essência da marca.

O consumidor tem sido cada vez mais exigente quanto a isso. Ele busca se conectar com marcas autênticas e que transmitam confiança e honestidade. Por isso, propósito, missão e valores são tão importantes, assim como deixar claro que o seu objetivo profissional não é apenas ganhar dinheiro, mas sim colaborar de maneira transparente para um mundo melhor. 

Vale lembrar que este ano entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que mudará a maneira como as empresas lidam com os dados dos clientes. Será indispensável se adequar às novas regras.

5. Conteúdo em vídeo

Mais do que nunca é ele que vai atrair os olhares dos seus seguidores. O uso de vídeos e conteúdos de bastidores segue forte entre as tendências do marketing digital para 2020.

Os vídeos são um dos recursos que você pode apostar sem medo de errar. Só no YouTube são mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, o que significa uma alta de 5% comparado ao mesmo período de 2018, segundo dados divulgados pela CEO da plataforma, Susan Wojcicki. 

Vale lembrar que marketing em vídeo não se limita a YouTube. Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok, entre outras mídias permitem o compartilhamento e a publicação nativa de vídeos.

6. Conteúdo em áudio

Esse é um movimento que voltou com tudo em 2019 e que ganhará ainda mais força em 2020. O áudio leva mais praticidade, rapidez, entendimento e acessibilidade aos conteúdos. 

Seja como um artigo narrado, um podcast ou até uma mensagem carinhosa via WhatsApp, ele está e seguirá em alta. 

Outro ponto importante aqui é ter a interação de voz como parte da relação humanizada, como já é visto hoje com robôs de atendimentos, por exemplo.

7. Customer Experience (CX)

A experiência do cliente é tudo, especialmente quando o assunto é fidelização. É preciso entender o que uma pessoa busca ao entrar em contato com você e oferecer exatamente o que ela precisa. 

Nesse ponto, tudo deve ter foco no CX, desde o conteúdo, passando pelo produto ou serviço, até o atendimento da área comercial e do pós-venda, inclusive online.

8. UX Writing

De acordo com uma publicação do blog da UX Collective, UX writing “é tudo aquilo que é escrito para garantir a melhor experiência para o usuário de um produto digital”. Sua função é facilitar a compreensão do leitor/usuário sobre um determinado produto ou serviço. 

Ele precisa ser funcional, mais do que criativo ou envolvente. Em linhas gerais, tem o objetivo de sanar dúvidas antes que o cliente pergunte e de guiar um determinado processo ou entendimento. 

É muito usado, por exemplo, em softwares e aplicativos móveis para indicar ações que o usuário precisa fazer. O Nubank é um ótimo exemplo de UX writing e neste artigo você pode conferir um estudo de caso.

9. Pesquisa por voz

Com o uso cada vez maior dos assistentes virtuais, as buscas na internet têm se transformado. A pesquisa por voz já é uma realidade e segue forte como uma tendência. 

Os conteúdos precisarão se adaptar para atender a essa nova demanda, já que a reação dos buscadores é totalmente diferente quando existe o comando por voz. É preciso entender a forma como o consumidor se expressa e faz essa pesquisa para adequar textos, sites e materiais online.

10. Influenciadores Digitais

As parcerias com eles precisam estar ainda mais fortes no próximo ano. Pesquise quem são as pessoas que falam diretamente com o seu público e tente se juntar a elas. Os influenciadores digitais têm sido também responsáveis por influenciar a decisão de compra de muitas pessoas no mundo virtual. 

Lembre-se que o número de seguidores não é o fator principal para definir sua escolha. Fique de olho nos microinfluenciadores que estão fazendo um excelente trabalho com nichos e segmentos específicos. É muito mais inteligente você impactar genuinamente 100 pessoas com o perfil que lhe interessa do que simplesmente ser visto por 1.000 que não têm interesse algum nas suas soluções.

11. Stories

Esse é um formato de postagem que será uma das tendências do marketing para 2020. As pessoas hoje têm optado mais por assistir os stories do que rolar a timeline. 

Prova disso são os dados do próprio Instagram que mostram que o stories conta com mais de 500 milhões de usuários diários e 2 milhões de anunciantes.

Use todos os recursos dessa ferramenta, como filtros, “arraste pra cima”, tags e adesivos. Tudo isso gera engajamento.

12. Geolocalização

Esse ponto está um pouco ligado a questão da personalização, já que hoje é preciso levar em consideração no marketing digital as particularidades de determinadas regiões para adaptar os conteúdos e ofertas. As regionalidades influenciam a linguagem, costumes e as decisões de compra. 

Além disso, é a geolocalização que ajudará as pessoas a encontrarem mais facilmente a sua empresa na web. Ela precisa estar inserida na programação do seu site, assim como nos anúncios e ações nas redes sociais.

13. Chatbots

Esse atendente virtual é fundamental para agilizar o atendimento e direcionar o possível cliente. Ele é comum em sites e redes sociais e deve interagir de forma natural, parecendo realmente uma pessoa. Use a personalização, seja através da inserção do nome do lead ou de configurações específicas, de acordo com o perfil.

14. WhatsApp automatizado

O WhatsApp segue como uma das tendências de marketing digital para 2020, porém com um diferencial: é cada vez mais comum o uso de softwares que automatizam o atendimento por ele. Dessa forma, eles acabam tendo um funcionamento parecido com os chatbots, porém com mais proximidade, já que a comunicação é viabilizada por meio do número do celular da pessoa.

15. Inteligência artificial

Mais do que dominar o universo gamer e interativo, a inteligência artificial também pode ser aplicada ao marketing, inclusive nos atendentes virtuais. Nas buscas por voz, por exemplo, ela pode ser aplicada para melhorar a experiência do usuário e oferecer resultados mais precisos.

16. Realidade virtual e aumentada

Conhecidas como VR e AR (nas siglas em inglês), essas tecnologias são usadas desde os filtros do Instagram Stories até experiências virtuais em aplicativos. Como uma das tendências do marketing digital para 2020 elas podem ser aplicadas como parte da experiência do usuário e gerar engajamento. Por exemplo: fotos 3D e em 360º, entre outros recursos.

É hora de trabalhar!

Vale destacar que essas não são as únicas tendências, mas uma seleção com base em informações de instituições como Academia do Marketing, Rock ContentResultados Digitais.

Existem muitas possibilidades e todas elas se conectam entre si. Agora é hora de escolher as melhores estratégias para implementar e ter foco no que realmente pode gerar resultados para sua empresa.

O que você acha dessas tendências de marketing digital para 2020 e em quais pretende investir? Compartilhe este artigo com o seu time e parceiros de trabalho.


foto laíze damasceno marketing de gentilezaLaíze Damasceno é especialista em marketing de conteúdo digital, escritora e criadora do Marketing de Gentileza. Ajuda empresas e marcas a conquistarem o reconhecimento e a confiança do público por meio de estratégias de conteúdo digital humanizado e com marketing não-violento. Eleita LinkedIn Top Voices Brasil, reconhecida pelo próprio LinkedIn como uma das brasileiras que mais se destacaram e com engajamento de impacto positivo nessa mídia social por causa do conteúdo inspirador.

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