Preocupado com a COVID-19? Visite nossa página de recursos para saber como ajudar sua equipe a permanecer produtiva enquanto trabalha remotamente.

Saiba como adaptar a sua loja ao pagamento com celular

Publicado em 19/02/2020 por Lucca Rossi

pagamento com celular

Se dependesse de alguns clientes, tirar o cartão do bolso para pagar por uma compra, seja no meio físico ou digital, seria coisa do passado. Isso já seria uma realidade se o varejo estivesse totalmente adaptado ao pagamento com  celular, o que ainda acontece. 

Recentemente, uma pesquisa do Capterra sobre o uso de métodos digitais de pagamentos apontou que 59% dos entrevistados já haviam realizado operações via contactless, aproximando o celular de maquininhas, enquanto 57% já haviam pagado por meio de código QR —inclusive, 46% já tinham experimentado ambos modelos. Para os consumidores que já conhecem as novas maneiras de pagar, a escolha se deu principalmente pela rapidez e facilidade que elas oferecem.

Apesar disso, a cifra poderia ser ainda melhor. Isso porque muitos dos consumidores que ainda não usaram um desses métodos justificam que a principal razão é a falta de máquinas preparadas nos estabelecimentos que mais frequentam.

Para quem ainda não ouviu falar, métodos como código QR ou contactless (também conhecido como NFC ou pagamento por aproximação) são alguns desses meios de pagamentos digitais que vieram para deixar o check-out mais eficiente tanto para o consumidor quanto para o varejista.

É evidente a demanda dos consumidores pela disseminação das tecnologias de pagamento, o que torna urgente a necessidade do varejo apostar nelas. Afinal, quem não se adapta fica cada vez mais perdido frente à evolução. Vale lembrar que, em breve, o WhatsApp Pay chegará como mais uma opção de pagamento. Quem não se adaptar, dará espaço para que a concorrência chegue primeiro.

Por que o varejo ainda não entrou nesta nova era?

Embora não seja possível generalizar dizendo que nem todas as lojas estão adaptadas aos meios de pagamentos digitais, ainda é visível um grande gap de incorporação, especialmente fora dos grandes centros urbanos.

Isso porque muitos varejistas ainda não têm um mindset digital nem olham a experiência do cliente como um todo, o que é fundamental para o sucesso de um negócio. Dessa forma, deixam de compreender as reais necessidades dos seus consumidores e falham ao não oferecer soluções que deixariam a jornada de consumo mais prática e rápida.

Outro ponto é que se evita a inovação em prol das finanças e do capital humano da empresa, uma vez que se fará necessário o investimento tanto em novas tecnologias quanto em treinamento de funcionários.

É muito importante saber que os meios de pagamentos digitais trazem inúmeras vantagens aos negócios, entre elas:

  •     Expandem as opções de pagamento
  •     Facilitam o check-out
  •     Tornam o atendimento mais rápido
  •     Deixam a operação mais eficiente
  •     Melhoram a experiência do consumidor
  •     Promovem a fidelização
  •     Colocam a empresa à frente dos concorrentes

Conheça os pagamentos digitais: código QR e contacteless

Já pensa em trazer os métodos de pagamento digital para o seu negócio? Saiba que o processo não é muito diferente do que já conhecemos: você põe o valor da compra na maquininha, escolhe a forma de pagamento, o cliente aproxima o celular e… voilà, o comprovante de transação é emitido.

No código QR, o processo é realizado por meio de uma figura que se assemelha a um código de barras. Ela armazena dados e pode ser lida pela câmera de um celular através de um aplicativo específico para esta função.

Já a tecnologia por aproximação (contactless) funciona diferente, por radiofrequência. A transação é concluída após aproximar o celular, que deve possuir a tecnologia NFC, de uma maquininha de pagamento ou até de outro celular.

Para oferecer estas alternativas de pagamento, é necessário contratar uma maquininha que esteja adaptada a essa tecnologia. Abaixo separamos algumas delas.

Saiba como sua loja pode se preparar para o pagamento com celular

Escolha das maquininhas

No mercado, existem diversas empresas de maquininhas que oferecem soluções para pagamento com celular como um benefício, basta escolher qual se adapta melhor às necessidades.

  •  Cielo: a empresa possui três soluções adaptadas aos pagamentos digitais, são elas: Cielo ZIP, Cielo LIO e Cielo FLASH. As duas primeiras fazem pagamento via NFC, enquanto a Cielo Flash oferece não só NFC como também QR Code, tornando as opções de pagamento mais completas.
  • Rede: a marca oferece tanto opções aptas a receber pagamentos por código QR ou por aproximação. Para o primeiro caso, o lojista deve utilizar o app iti, que gera o código para que o cliente possa escanear. 
  • SafraPay: a empresa possui uma gama de opções de maquininhas que aceitam pagamento via NFC, como a Smart, que permite o uso de aplicativos de gestão e relacionamento com os clientes, a Com Bobina e a Sem Bobina. As duas primeiras são indicadas para empresas que necessitam eficiência, enquanto a terceira é ideal para varejistas menores cuja mobilidade é um benefício.  
  • GetNet: todas as maquininhas da empresa já foram atualizadas para o uso de QR Code, basta configurar para esta forma de pagamento e o cliente já pode abrir o leitor do seu celular. Atualmente quase todas as opções de maquininhas da empresa, com exceção da SuperGet Mobile, possuem a opção de pagamento por aproximação.

Treine os funcionários

O atendente é quem será responsável por liberar a função da maquininha para receber as informações do celular, por isso deve saber como manejar o equipamento. Além disso, tão importante quanto a execução da tarefa prática, é estar informado para atuar como uma espécie de educador dos consumidores. Com certeza haverá dúvidas do público em relação ao uso e à segurança do equipamento, cabe ao atendente esclarecê-las.

Confira a lista de programas de treinamento disponível no diretório do Capterra que poderão ajudá-lo a preparar seus funcionários.

Promova os meios de pagamento

Quer que o cliente saiba que o seu estabelecimento está adaptado às novas tecnologias? Identifique as formas de pagamento que sua empresa oferece ao colocar uma plaquinha com o símbolo do código QR e do pagamento por aproximação. Assim é mais fácil identificar que o seu estabelecimento está apto a essas tecnologias.

Sistema PDV: o pré-pagamento também importa

Meios digitais de pagamentos podem até facilitar a transação financeira, mas a fila do caixa não irá reduzir se você não tiver um bom sistema de ponto de venda (PDV), também conhecido por frente de caixa.

Os sistemas PDV são plataformas que conectam diferentes áreas da sua empresa, das transações financeiras à gestão de estoque, para integrar e facilitar a gestão. Pense quando o atendente bipa uma compra. Se você tiver um bom sistema PDV, ao mesmo tempo em que ele está registrando o item no caixa, a plataforma se encarregará de retirar o produto dos registros do estoque e atribuir a comissão ao vendedor responsável, por exemplo.

Para lojas online também há benefícios em usar um sistema PDV, que pode ter funções específicas, como a possibilidade de disponibilizar ou não a carteira de produtos na página ou então sincronizar a loja online com a física, promovendo assim uma operação multicanal.

Quer melhorar a gestão e o checkout da sua loja? Confira o diretório da Capterra com os melhores sistemas PDV do mercado e encontre a solução que melhor se adapta ao seu modelo de negócio.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.