Preocupado com a COVID-19? Visite nossa página de recursos para saber como ajudar sua equipe a permanecer produtiva enquanto trabalha remotamente.

4 alternativas ao Dropbox gratuitas para compartilhar arquivos

Publicado em 08/04/2020 por Lucca Rossi e Rupal Bhandari

O Dropbox é uma das melhores plataformas de compartilhamento de arquivos com versão gratuita. Mas já que ele não consegue atender às necessidades de todo mundo, selecionamos quatro alternativas ao Dropbox.

alternativas ao dropbox

Ficou no passado o tempo em que as empresas dependiam de discos rígidos para armazenar arquivos e os usuários tinham que usar um pen drive para levá-los do computador do escritório para o de casa.

Hoje em dia, queremos nossos arquivos disponíveis automaticamente em todos os nossos dispositivos e sincronizados com a versão mais recente. Também esperamos poder compartilhá-los facilmente e ter a possibilidade de que várias pessoas trabalhem juntas em um mesmo documento.

Essa evolução foi possível graças a programas para compartilhar arquivos como o Dropbox, que oferece serviços gratuitos e pagos de armazenamento de arquivos. Atualmente, a plataforma possui mais de 500 milhões de usuários, dos quais apenas 13,2 milhões são assinantes pagos.

Para a maioria que usa a versão básica (grátis) do Dropbox, um dos maiores desafios, ironicamente, é o espaço. O Dropbox Basic oferece apenas 2 GB de armazenamento gratuito. Ele também limita a apenas três o número de dispositivos para sincronização e não oferece busca por texto completo, controles de links compartilhados ou histórico do visualizador.

Com isso em mente, apresentamos as quatro melhores alternativas ao Dropbox que possuem versões gratuitas e oferecem, pelo menos, 5 GB de armazenamento.

4 alternativas ao Dropbox para compartilhamento de arquivos

  • Box
  • Google Drive
  • OneDrive
  • Zoho Docs

Para aparecerem na lista, os produtos precisavam oferecer pelo menos 5 GB de armazenamento gratuito e terem recebido mais de 100 avaliações de usuários no diretório do Capterra nos últimos dois anos. Veja os critérios de seleção completos no final do texto.

As soluções estão apresentados em ordem alfabética.

1. Box

vista dashboard box
Vista do painel principal do Box, que oferece 10 GB de armazenamento (Fonte)

O Box é uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos baseada na nuvem, bastante semelhante ao Dropbox em aparência e funcionalidade. Ambos permitem arrastar e soltar arquivos e convidar outras pessoas para visualizar, editar e fazer uploads para as pastas.

Alguns dos destaques do Box:

  • Visualização de mais de 120 tipos de arquivos, incluindo Word, Excel, PDF, AI, EPS, PSD e fotos, sem a necessidade de fazer download.
  • Documentação e compartilhamento de ideias, discussões e listas de tarefas com o BoxNotes –uma ferramenta de colaboração semelhante ao Dropbox Paper.
  • Controle de acesso para determinar quem pode visualizar e/ou editar seus documentos.
  • Integração com mais de 1.400 aplicativos de terceiros, incluindo Microsoft Office 365, Google Suite, Slack, Salesforce e DocuSign.

Prós:

  • Facilidade de uso e integração com várias ferramentas de terceiros.
  • Sincronização entre aplicativo móvel e computador é quase instantânea.

Contras:

  • A curva de aprendizado inicial pode ser difícil.
  • Criação e edição limitadas dentro da plataforma.

Qual o espaço de armazenamento do Box?

A versão gratuita do Box oferece 10 GB de armazenamento, mas o limite de tamanho de arquivos individuais para subir à plataforma é de 250 MB.

2. Google Drive

mydrive google drive
O Google Drive é um dos programas mais utilizados para compartilhar arquivos (Fonte)

Se existe uma alternativa gratuita ao Dropbox que você provavelmente já ouviu falar, é o Google Drive. O serviço de armazenamento e compartilhamento gratuitos de arquivos na nuvem é oferecido pelo Google aos seus 1,5 bilhão de usuários do Gmail. Portanto, se você já possui uma conta do Gmail ou do Google, esta é a opção de armazenamento na nuvem mais óbvia de usar.

Alguns dos destaques do Google Drive:

  • Conexão com mais de 100 aplicativos, incluindo Slack, Airtable, Freshdesk e Zipbooks.
  • Salva arquivos diretamente na nuvem a partir do e-mail usando o ícone “Salvar no Google Drive” disponível no Gmail.
  • Permite encontrar arquivos mais rapidamente com os recursos de pesquisa de texto e imagem da plataforma.
  • Possui o modo “trabalhar offline” para trabalhar com arquivos enquanto estiver desconectado da internet. Os arquivos são sincronizados automaticamente com a nuvem assim que você fica online.

Prós:

  • Possibilidade de acessar, editar e salvar documentos em qualquer lugar.
  • Capacidade de mover arquivos rapidamente dentro da interface.

Contras:

  • Em raras ocasiões, os uploads e downloads podem ser lentos.
  • Arquivos e pastas tendem a se desorganizar quando usados por várias pessoas.

Qual o espaço de armazenamento do Google Drive?

O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito. Porém, o problema é que o armazenamento é compartilhado entre o Gmail, o MyDrive e o Google Fotos (o armazenamento para fotos de baixa resolução é ilimitado e não está incluído nesses 15 GB).

3. OneDrive

onedrive pastas sincronizado desktop
OneDrive é uma opção que pode ser sincronizada com pastas da área de trabalho (Fonte)

O OneDrive é uma plataforma de armazenamento de arquivos oferecida pela Microsoft. Assim como os usuários do Gmail têm acesso ao Google Drive, o OneDrive vem embutido no Windows 10. Portanto, se você é um dos 700 milhões de usuários do Windows 10, nem precisa lembrar de assinar o OneDrive como um serviço adicional.

Alguns dos destaques do OneDrive:

  • Sincronização automática de arquivos –todos os arquivos salvos em seu computador serão automaticamente carregados na nuvem.
  • Pesquisa de arquivos armazenados na nuvem por meio do navegador e o recurso “Arquivos sob Demanda” para baixar arquivos para usar quando você não estiver online.
  • Controle de acesso aos arquivos, permitindo compartilhá-los com outros usuários por meio de um link e controlar o que eles podem fazer com os arquivos.
  • Busca texto completo, e não apenas os nomes dos arquivos, com o recurso “pesquisar e descobrir”.
  • Carregamento automático de fotos e vídeos a partir de dispositivos conectados.

Prós:

  • Fácil de configurar e de usar.
  • Acesso por app em Android e navegador facilita o uso multiplataforma.

Contras:

  • A função de salvar automaticamente não funciona sem conexão com a internet e você deve se lembrar de salvar manualmente os arquivos abertos em caso de perda de conexão.
  • A configuração da sincronização automática no Mac pode ser complicada.

Qual o espaço de armazenamento do OneDrive?

O OneDrive oferece 5 GB de armazenamento gratuito com uma conta da Microsoft. Se você possui uma conta do Microsoft Office 365 Home, terá 1 TB de armazenamento no OneDrive para até seis usuários.

4. Zoho Docs

sincronização online offline zoho docs
Captura de tela da sincronização de arquivos online e offline no Zoho Docs (Fonte)

A Zoho é geralmente reconhecida por seu software de CRM e sua ferramenta de faturação. No entanto, ela também possui uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos não tão amplamente conhecida chamada Zoho Docs, que é uma boa alternativa ao Dropbox.

O Zoho Docs pode ser baixado como um programa de desktop e, a partir daí, funciona como o OneDrive. Ele suporta diversos tipos de arquivos, como documentos, apresentações, planilhas, áudio e vídeo. Entretanto, o Zoho Docs não tem a capacidade de hospedar alguns tipos de arquivos específicos, como AutoCAD (.dxf), Photoshop (.psd) ou Microsoft Project (.mpp).

Alguns dos destaques do Zoho Docs:

  • Permite usar os editores de documentos internos –Writer, Sheet e Show– para criar e editar documentos online.
  • Mostra até 25 iterações de um documento no histórico de versões.
  • Possibilidade de encontrar informações com a busca de texto completo.
  • Controla quais arquivos cada usuário acessa e quem pode visualizar ou editar.

Prós:

  • Colaboração em tempo real entre vários usuários.
  • Pré-visualização de arquivos na nuvem, sem a necessidade de fazer o download.

Contras:

  • Às vezes, a interface do usuário demora para responder.
  • Para compartilhar arquivos com usuários externos que não usam o Zoho Docs é necessário convertê-los em formatos populares, como arquivos do Office ou Google Suite.

Qual o espaço de armazenamento do Box?

A plataforma oferece 5 GB de armazenamento gratuito por usuário e suporta até 25 usuários. No entanto, o limite agregado de armazenamento gratuito chega só até 25 GB.

Próximos passos

Antes de optar por usar o Dropbox, recomendamos explorar essas alternativas gratuitas para sua empresa. Você também pode conferir as avaliações dos usuários em nosso site para obter uma melhor compreensão das suas experiência com essas soluções.

Leia as avaliações de usuários do programas:

Você também pode comparar as funcionalidades de outras soluções de compartilhamento de arquivos no Capterra.

 


Critérios de seleção:

  • Armazenamento: enquanto o Dropbox Basic oferece apenas 2 GB de armazenamento grátis, descobrimos, em nossa pesquisa, que muitos dos seus concorrentes oferecem de 5 GB a 15 GB em seus planos gratuitos. Para esta lista, incluímos produtos que oferecem pelo menos 5 GB de grátis.
  • Protocolos de segurança e privacidade: o Dropbox usa o AES (Advanced Encryption Standard em inglês) de 256 bits para proteger os dados armazenados e o Secure Sockets Layer (SSL)/Transport Layer Security (TLS) para proteger os dados durante a transferência. Ambos são protocolos de segurança amplamente utilizados. O Dropbox também possui medidas para proteger a privacidade do usuário, além de detectar qualquer atividade suspeita da conta, além de phishing e malwares. Para esta lista, consideramos opções que utilizam protocolos semelhantes para manter a segurança e a privacidade dos dados do usuário.
  • Aplicativos: o Dropbox oferece aplicativos para Android e iOS. Nesta lista, incluímos opções que oferecem aplicativo para pelo menos uma das duas plataformas.

Além desses critérios, verificamos produtos que receberam mais de 100 avaliações nos últimos dois anos.

Observação: Os prós e contras listados são derivados dos recursos apresentados no site do produto e nas avaliações de usuários disponíveis nos domínios da Gartner Digital Markets (Capterra, GetApp e Software Advice). Eles não representam os pontos de vista, nem constituem um endosso do Capterra ou de seus afiliados.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.