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5 programas para fazer live gratuitos

Publicado em 11/05/2020 por Lucca Rossi e Rupal Bhandari

Por que comprar softwares caros e hardwares difíceis de usar para disponibilizar seus eventos na rede? Conheça cinco programas para fazer live gratuitos e fáceis de manejar.

programa para fazer live

Fazer streaming tem suas vantagens e, à medida que as empresas investem em infraestruturas de trabalho remoto, a transmissão ao vivo está se tornando uma prática essencial.

O streaming permite alcançar pessoas que não podem participar pessoalmente de um evento devido a custos, prazos ou limitações logísticas. Você pode expandir o alcance do público, atraindo espectadores digitais do mundo inteiro. Também é possível aumentar o envolvimento dos assistentes ao permitir que eles comentem e façam perguntas.

Além disso, o uso do streaming permite que seu negócio continue funcionando mesmo em situações de crise, como a do coronavírus. Eventos renomados, como os musicais da Broadway, podem manter sua atuação mesmo com as portas fechadas e músicos e artistas podem improvisar shows ao vivo com as cada vez mais famosas lives.

Existem muitos softwares de streaming que podem ser usados para transmitir eventos online e em tempo real.

Se você está preocupado com o alto custo das transmissões ao vivo, programas para fazer lives gratuitos podem ser uma solução simples para o problema.

5 programas para fazer live gratuitos

Estas são as ferramentas que serão analisadas (apresentadas em ordem alfabética):

  • Facebook Live
  • Instagram Live
  • Periscope
  • YouNow
  • YouTube Live

Antes de começar, o que significa “gratuito” neste artigo? Para que uma ferramenta seja classificada como gratuita, ela deve oferecer uma versão sem custo independente que não seja de teste, na qual o produto deve ser adquirido após um prazo definido. Veja mais detalhes sobre a escolha das ferramentas analisadas no final do texto.

1. Facebook Live

O Facebook Live ajuda você a fazer streaming ao vivo sem complicação e ainda vem com benefícios duplos. Em primeiro lugar, ignora as complexidades dos programas para fazer live tradicionais, que exigem uma configuração de hardware robusta e recursos complexos de renderização de vídeo. Além disso, proporciona uma base de público já existente: amigos do Facebook ou seguidores de páginas da plataforma.

screenshot live facebook stream
Exemplo de uma transmissão de uma live no Facebook (Fonte)

O que você precisa para fazer uma live no Facebook?

  • Um smartphone com o aplicativo do Facebook instalado ou um computador/laptop conectado a uma webcam.
  • Um perfil pessoal do Facebook ou uma página de empresa na rede social.

Quais são os principais recursos do Facebook Live?

  • Configuração de privacidade para tornar as transmissões ao vivo visíveis ao público ou mantê-las privadas entre amigos ou seguidores. Ainda é possível marcar pessoas ou locais e adicionar filtros, textos e desenhos aos vídeos.
  • Métricas de acesso, como picos de espectadores ao vivo, total de visualizações, tempo médio de exibição e dados demográficos dos espectadores.
  • Possibilidade de dar um toque pessoal à live ao usar um smartphone para caminhar pelo evento e conversar com pessoas, fazendo uma transmissão de um ponto de vista mais pessoal.
  • Compartilhamento de tela ao usar computador ou laptop. Porém, isso requer o download de uma extensão de compartilhamento de tela.
  • Armazenamento dos vídeos na galeria do Facebook ao final da transmissão para que possam ser vistos mais tarde.

Em que você deve prestar atenção ao usar a ferramenta?

  • Os comentários negativos de qualquer espectador são visíveis para todo o público.
  • O uso do editor interno do Facebook para aprimorar a qualidade do streaming requer conhecimento técnico e ferramentas de terceiros.
  • As lives no Facebook também podem ser emitidas a partir de um codificador de vídeo por meio de uma API. No entanto, o processo requer conhecimento técnico e revisão segundo as Políticas de Análise do Aplicativo do Facebook.

Para que o Facebook Live é mais recomendado?

Eventos de qualquer tamanho, desde uma pequena leitura de poesia com cinquenta pessoas a um mega evento de lançamento de um produto com 5.000 participantes. Essa é a melhor ferramenta para alavancar sua presença pessoal ou comercial no Facebook e alcançar um público que já demonstrou interesse no que você oferece.

2. Instagram Live

O Instagram Live é um recurso do Instagram Stories que pode ser usado para transmitir eventos e interagir com os espectadores em tempo real. É bastante semelhante ao Facebook Live em suas funcionalidades e experiência do usuário. A limitação é que o Instagram Live permite fazer lives apenas usando a versão móvel do aplicativo e não na versão para desktop.

tela live stream instagram
Tela de início de uma live no Instagram (Fonte)

O que você precisa para fazer uma live no Instagram?

  • Um smartphone com o aplicativo do Instagram instalado.
  • Um perfil pessoal ou profissional no Instagram.

Quais são os principais recursos do Instagram Live?

  • Recursos de desenho, pintura, marcação de pessoas e adição de locais, emojis, gifs e filtros ao vivo.
  • Escolha entre uma audiência pública ou privada. Sempre que uma live no Instagram é iniciada, os seguidores do usuário recebem uma notificação por push.
  • Interatividade com o público, com as pessoas dando likes e fazendo comentários. Um feed de comentários é exibido na parte inferior da tela, permitindo fixar mensagens destacadas no topo ou até desativar completamente os comentários.
  • Filtro de comentários que contenham palavras-chave, frases ou emojis ofensivos, escolhendo a opção “ocultar comentários ofensivos” antes de iniciar a live.
  • Armazenamento dos vídeos no Stories, para que possam ser revistos pelos espectadores por até 24 horas após a transmissão ao vivo. Salvando os vídeos nos destaques do perfil, eles ficam disponíveis além das 24 horas.
  • Possibilidade de compartilhamento da transmissão com outro usuário do Instagram. Isso gera uma interação em tela dividida que os espectadores podem assistir.

Em que você deve prestar atenção ao usar a ferramenta?

  • O Instagram é mais indicado para visualização em retrato (posição vertical, com uma proporção de 9:16) do que em paisagem (horizontal,  com uma proporção de 3:2).
  • A live tem que ser feita diretamente no celular. Ela não pode ser importada de outros dispositivos.
  • Você pode acompanhar métricas como contagem de espectadores, curtidas e comentários durante e depois das lives. No entanto, é necessária uma conta do Instagram para Empresas para métricas mais relevantes, como perfil alcançados e número de impressões.

Para que o Instagram é mais recomendado?

Eventos de qualquer tamanho, do lançamento de um livro com 100 pessoas a um show musical para milhares de fãs. Para aqueles que possuem um perfil pessoal ou profissional no Instagram, essa ferramenta ajudará a falar com um público já existente e a alcançar potenciais espectadores digitais de todo o mundo.

3. Periscope

O Periscope é um dos programas para fazer live para smartphones iOS e Android que ajuda a transmitir eventos para o Twitter e para o próprio site do Periscope. O Periscope foi comprado pelo Twitter antes de seu lançamento em 2015 e, desde então, tem sido a resposta do Twitter ao Facebook Live e ao Instagram Live.

Periscope Vídeo ao Vivo
Reprodução de um vídeo gravado no site do Periscope (Fonte)

O que você precisa para fazer uma live no Periscope?

  • Um smartphone com o aplicativo do Periscope instalado.
  • Uma conta do Periscope.
  • Um perfil no Twitter para transmitir os vídeos nesta rede social.

Quais são os principais recursos do Periscope?

  • Alerta aos seguidores do Periscope com uma notificação gerada automaticamente sempre que uma transmissão começa.
  • Viralização dos vídeos a partir da replicação da transmissão ao vivo no Twitter e no Periscope por outros usuários, além da possibilidade de compartilhamento do link de streaming em qualquer outro lugar.
  • Armazenamento das transmissões para reprodução posterior e publicação dos vídeos nos feeds dos seguidores do Periscope e do Twitter.
  • Acesso a estatísticas de transmissão, como espectadores ao vivo, quem está vendo um replay e tempo assistido, para entender melhor o público.
  • Permissão a todos os espectadores para comentarem sobre os streamings ao vivo ou dar likes, com a possibilidade de limitar essa funcionalidade somente às pessoas que você segue.

 

Em que você deve prestar atenção ao usar a ferramenta?

  • Por padrão, todas as lives são públicas e visíveis por qualquer pessoa. Para criar uma transmissão privada para um público selecionado, você e o espectador precisam se seguir no Twitter.
  • É possível desenhar e colorir no feed em tempo real, assim como no Facebook Live e no Instagram Live. Entretanto, os recursos de aprimoramento gráfico do Periscope são comparativamente mais limitados e estão disponíveis apenas no aplicativo para iOS.
  • Dados analíticos sobre o público são menos detalhados em comparação ao Facebook Live ou ao YouTube Live, por exemplo.

Para que o Periscope é mais recomendado?

Eventos de qualquer tamanho, de uma competição de dança com algumas dezenas de espectadores a um pronunciamento político para milhares de pessoas. Para quem possui um perfil pessoal ou profissional no Twitter, a ferramenta aproveita o público já existente, além de atrair a visibilidade de outros usuários do Twitter e do Periscope que possam estar interessados no evento.

4. YouNow

O YouNow é um serviço de live streaming voltado para um público mais jovem. Ele começou como a versão em vídeo do Twitter, na qual os usuários interagem entre si por meio de vídeos ao vivo, mas evoluiu para um serviço de transmissão que também pode ser usado para transmitir eventos em tempo real.

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Uma reprodução das audições do America’s Got Talent no YouNow (Fonte)

O que você precisa para fazer uma live no YouNow?

  • Um smartphone com o aplicativo do YouNow instalado ou um computador/laptop conectado a uma webcam.
  • Um perfil pessoal ou profissional no Facebook, Twitter, Google ou Instagram para fazer login.

Quais são os principais recursos do YouNow?

  • Transmissão de eventos em vários canais, aproveitando o recurso de múltiplos emissores convidados.
  • Compartilhamento de tela ao usar a versão para desktop da ferramenta. Porém, isso exige o download e instalação do aplicativo para desktop.
  • Interação com o público por meio de comentários.
  • Permissão para que os espectadores compartilhem o streaming com seus seguidores na ferramenta.
  • Sistema de hashtags que ajuda na viralização dos eventos. Ao usar uma hashtag, a live aparecerá automaticamente nos feeds dos espectadores que a seguem.
  • Informação sobre quantos espectadores estão assistindo à transmissão ao vivo.

Em que você deve prestar atenção ao usar a ferramenta?

  • Por padrão, todas as lives são públicas.
  • O público potencial dos seus amigos/seguidores das redes sociais não é aproveitado, uma vez que a ferramenta não faz essa conexão automaticamente. Para compensar, usa hashtags ou links para o streaming.
  • Os vídeos ficam disponíveis no perfil por apenas três dias. Isso limita o número de espectadores que podem assisti-los depois.
  • Os insights analíticos sobre o público são menos detalhados do que os das demais ferramentas analisadas neste artigo.

Para que o YouNow é mais recomendado?

Eventos pequenos ou médios, cujo objetivo é gerar interação com um público mais jovem. Essa ferramenta também pode ser usada de maneiras inovadoras para eventos como audições, apresentações ou competições esportivas.

5. YouTube Live

Recurso de transmissão ao vivo do YouTube, o YouTube Live inclui uma ampla variedade de recursos de transmissão, adequados para qualquer pessoa, desde a apresentação de um único artista a um evento mais complexo com anúncios e promoções. E traz um vantagem que nenhuma das outras plataforma analisadas oferece: o potencial de estar no YouTube. Assim, seu evento pode ser localizado simplesmente por meio das buscas no Google.

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Transmissão ao vivo de um evento no YouTube Live (Fonte)

O que você precisa para fazer uma live no YouTube?

  • Um smartphone com o aplicativo do YouTube instalado ou um computador/laptop conectado a uma webcam.
  • Uma conta do YouTube, que pode ser criada com uma conta do Google.

Quais são os principais recursos do YouTube Live?

  • Adição automática de legendas ao vivo (em inglês) às transmissões, tornando-as mais acessíveis para pessoas com limitações auditivas ou para quem assiste sem áudio.
  • Interação com o público na janela de bate-papo, com a possibilidade de fazer perguntas e receber feedback. É possível revisar as mensagens mesmo após o fim da live com o recurso Live Chat Replay ou desativar completamente as conversas.
  • Utilização de recursos avançados de live streaming, como reagendamento da transmissão e gravação automática.
  • Armazenamento das lives como vídeos no seu canal do YouTube, permitindo que sejam revistas pelos espectadores a qualquer momento.
  • Disponibilização de diversos dados analíticos, como duração média da visualização ao vivo, tempo total de visualização, quantidade de visualizadores simultâneos, número de reproduções e ritmo de bate-papo, por meio do painel de controle. Também é possível gerar relatórios para analisar e entender melhor o público.

Em que você deve prestar atenção ao usar a ferramenta?

  • É necessário que as contas de usuário sejam verificadas antes de fazer lives; o o processo pode demorar até 24 horas.
  • O canal do YouTube precisar ter um mínimo de 1.000 assinantes para fazer uma live a partir de um telefone celular.
  • Você pode fazer streaming usando codificadores de hardware ou software de terceiros para aprimorar a qualidade da transmissão. No entanto, isso exigirá algum conhecimento técnico.

Para que o YouTube Live é mais recomendado?

Eventos de qualquer tamanho, desde uma coletiva de imprensa destinada a alguns poucos jornalistas a um evento esportivo com milhares de espectadores. Quem tem uma conta pessoal ou profissional no YouTube pode se comunicar diretamente com os assinantes do canal, além de ter a possibilidade de atrair potenciais espectadores do mundo inteiro por meio da integração automática com as buscas do Google.

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Próximos passos

Mesmo com todas as informações acima, pode ser difícil escolher a ferramenta gratuita mais adequada para fazer o streaming do seu evento. As ferramentas analisadas parecem oferecer recursos muito semelhantes e é assim mesmo!

Então, a pergunta que fica é: você já tem presença em alguma das plataformas às quais essas ferramentas estão conectadas?

Se sim, siga adiante com a ferramenta que permite acessar à base de público já existente. Caso contrário, explore cada uma das opções apresentadas e veja com qual delas você se sente mais confortável para transmitir seu evento, sempre com foco na experiência do usuário.

Quer saber mais? Confira nossa lista com de softwares de live streaming para descobrir mais produtos. 

 


Metodologia 

Para selecionar as ferramentas apresentadas neste artigo, identificamos a lista de plataformas de live streaming mais comuns por meio de uma busca anônima no Google em 7 de fevereiro de 2020. As opções que apareceram em listagens de terceiros pelo menos duas vezes durante esta busca foram pré-selecionadas.

As plataformas foram avaliadas com base na definição de transmissão ao vivo de um evento: transmissão ao vivo de um evento significa transmitir, simultaneamente, o vídeo e o áudio de um evento pela Internet usando um aplicativo ou plataforma web. O streaming de áudio e vídeo pode ter um lag de alguns segundos, às vezes.

As ferramentas que não se encaixavam nessa definição foram eliminadas, além de:

  • Ferramentas voltadas para públicos específicos (por exemplo, transmissão ao vivo especificamente para o público gamer).
  • Programas de reuniões/videoconferências virtuais voltados para um ambiente de negócios.
  • Ferramentas que não ofereciam uma versão gratuita ou ofereciam recursos limitados com a versão grátis (por exemplo, streaming que permite transmissão apenas a partir da área de trabalho, com uma câmera e uma captura de tela). A ferramenta é classificada como gratuita se:
    • É oferecida como uma versão gratuita e independente do software.
    • A oferta gratuita não é uma versão de teste do software em que você deve adquirir o produto após um determinado período.

Observação: As capturas de tela e as plataformas selecionadas neste artigo são exemplos para mostrar um recurso em contexto e não se destinam a endossos ou recomendações. Elas foram obtidas de fontes consideradas confiáveis no momento da publicação.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.