Como vender pelo Instagram e aumentar a receita da sua empresa

Publicado em 20/05/2020 por Lucca Rossi

Com o incremento das vendas online, as lojas virtuais devem aproveitar todas os canais disponíveis. Para ajudar aqueles que estão iniciando um e-commerce ou querem ampliar sua estratégia nas redes sociais, reunimos dicas de como vender pelo Instagram.

como vender pelo instagram

Ficou no passado aquela época em que o Instagram era apenas uma rede social de compartilhamento de fotos com filtros. A plataforma, que surgiu em 2010, evoluiu e ganhou contornos bem diferentes daqueles do seu início. Hoje também é um importante canal de vendas para empresas de vários tamanhos, oferecendo recursos para que os varejistas possam gerar receitas, aumentar o alcance do público e fortalecer a marca através da plataforma.

Em 2019, ao anunciar o lançamento da função Checkout, que permite ao cliente finalizar e pagar a compra sem sair do aplicativo, a plataforma assumiu a sua transformação em um marketplace. Na ocasião o head de produto da empresa, Vishal Shah, equiparou o Instagram a um shopping digital, onde as pessoas podem “comprar ou estar a par das tendências ou da última moda”.

Se você ainda não sabe como vender pelo Instagram pode ser benéfico à sua marca, mostramos a relevância em cifras.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país com maior audiência na rede social –são cerca de 82 milhões de usuários. Também vale ressaltar que uma pesquisa recente sobre o uso do Instagram no Brasil constatou que 83% dos entrevistados seguem alguma empresa ou marca na rede social.

Neste artigo, aprenda dicas infalíveis sobre como usar o Instagram para vender.

Os primeiros passos para dominar a venda pelo Instagram

Antes de criar uma conta comercial para a sua empresa, defina as suas metas. Ações em redes sociais são baseadas em relacionamento, portanto o retorno não será imediato, só chegará depois de você estabelecer uma base de fãs que interajam com o seu conteúdo e a sua marca.

No início, definir uma linguagem visual para o perfil também é imprescindível. Da mesma maneira que você dedicou tempo à criação do seu site, empenhe-se no design do seu feed (ou mural de notícias), investindo na escolha de uma boa foto de perfil, no texto da bio e na linguagem dos posts.

Depois desta primeira etapa, será o momento de publicar conteúdo. Crie boas imagens, vídeos e textos e também reserve tempo para interagir com os seguidores.

Como você deve ter notado, embora renda bons frutos, o gerenciamento de um perfil comercial no Instagram toma bastante tempo da rotina. Uma maneira de otimizar essa etapa é automatizar o processo por meio de ferramentas de marketing de redes sociais. Alinhadas ao uso de sistemas de ecommerce, que agilizam as tarefas do dia a dia da sua loja virtual, você terá um excelente ganho de eficiência.

Turbine as suas vendas usando ferramentas de automatização

Há no mercado diversas ferramentas de marketing de redes sociais que eliminam a cansativa etapa de administrar manualmente suas contas. Abaixo, listamos uma série de tarefas imprescindíveis que podem ser automatizadas com o uso de plataformas de gerenciamento de mídias sociais.

Agendamento das publicações

Se você não mantém uma frequência de publicações, então sua presença no Instagram está fadada ao fracasso. Postando sempre, os algoritmos veem uma constância e os seguidores passam a dar mais relevância ao seu negócio. Com a escolha do software correto, você agenda as suas publicações tanto do feed quanto do stories.

Criação de relatórios

O desempenho das suas ações atuais é o que pautará as seguintes. Dados como quantidade de impressões, curtidas, comentários e visualizações de vídeos podem ser facilmente extraídos por ferramentas específicas. Essas informações são essenciais para uma gestão eficiente de conteúdo.

Além do nível de engajamento, essas ferramentas permitem acompanhar o crescimento da base de seguidores –e também a quantidade de usuários que deixou de seguir a sua marca–, segmentando por faixa etária, gênero e localização.

Aumento de seguidores

Cada vez mais conquistar seguidores torna-se uma tarefa árdua, mas a notícia boa é que também existe uma solução para simplificar essa parte. Você pode contar com o auxílio de plataformas que buscam, de acordo com hashtags, localização e perfis concorrentes, possíveis seguidores para a sua marca. A ferramenta curte e segue automaticamente os usuários, deixando a cargo das pessoas seguirem ou não a sua empresa.

Respostas rápidas

Uma área que demanda eficiência é o atendimento ao cliente. Para manter a rapidez e a organização do SAC, vale a pena usar ferramentas que reúnem comentários e mensagens diretas, não só do Instagram mas de outras redes sociais, permitindo que você responda todas as interações dos seus clientes em um único lugar.

Para escolher a melhor ferramenta de automação, tenha em mente quais os objetivos da sua marca e quais são as dores de cabeça atuais que uma plataforma de gestão poderia sanar.

Dica

Empresas de maior porte podem considerar utilizar sistemas de atendimento ao cliente para resultados ainda melhores.

Como vender pelo Instagram: criando conteúdo perfeito 

Você já deve saber que o anúncio da sua marca vai competir com uma infinidade de posts na hora de conquistar a atenção do usuário. Portanto, a cada publicação, crie posts que façam as pessoas se interessarem não apenas pelo seu produto mas também pela sua marca. A seguir, veja como usar cada elemento para criar o melhor post possível.

Post com foto ou vídeos

Fotografias

Nas vendas online, as fotos do produto fazem muita diferença. Afinal, elas são o primeiro contato do cliente com a mercadoria. Por isso, invista em fotografias profissionais, sempre com atenção à iluminação.

Lembre-se da importância de manter um estilo consistente de linguagem visual. Ou seja, defina o tipo de imagem que mais tem a ver com a sua marca: se posada, com o produto em uso ou uma mistura dos dois estilos.

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Loja espanhola Project Lobster é bom exemplo do uso correto de imagens (Fonte)

Vídeos

Se você optar por usar vídeos em vez de fotos, também deve produzir material profissional, mais uma vez focando na identidade visual. Aqui há vários modelos de conteúdo que podem ser explorados: how-to, vídeos de seguidores, vídeos com influencers, etc.

Dica 

Para ter materiais mais bem acabados, considere utilizar ferramentas que lhe ajudem na gravação e na edição dos vídeos.

Hashtags

As hashtags conectam o usuário ao tema que ele procura e, além de divulgar o seu post, fazem com que você conquiste novos seguidores. Se você tem uma marca de decoração, mais do que usar hashtags generalistas como #decoração, #homedecor ou #móvel na hora de anunciar seus produtos, priorize as específicas, como #tapeteestampado, #tapeteparasala, #tapetemoderno.

Tags nos produtos

Por meio do Instagram Shopping, o Instagram lançou a opção de taguear os produtos para melhorar a experiência de compra, mostrando quais mercadorias estão disponíveis e as informações sobre elas. Ao usuário, basta clicar no produto, que será redirecionado para finalizar a compra. Se vai vender online, não deixe de usar esse recurso.

Stories

Contar histórias

O Stories permite publicar uma sequência de imagens que ficam disponíveis por 24 horas. Com a ferramenta, a dica é contar uma história a partir de técnicas de storytelling, levando o público a uma jornada e despertando emoções.

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Stories são ótima forma de atrair atenção do cliente (Fonte)

Links

Os anúncios nos Stories, além de gifs e outras imagens animadas, permitem que você adicione um link, que redireciona o usuário a outra página. Portanto, sempre que publicar um anúncio, não se esqueça de colocar um link.

Transmissões ao vivo

As conhecidas lives são uma excelente maneira para chamar a atenção dos seguidores. Você pode fazer uma live mostrando os bastidores da sua operação ou montar uma campanha de lançamento que inclua a participação de um influencer. O uso dessa funcionalidade torna a sua marca mais humana perante o público.

Confira dicas de outras programas para fazer live.

Direct

O Instagram Direct é o recurso da ferramenta para troca de mensagens privada. Na sua estratégia de venda pelo Instagram, você pode usá-lo para responder dúvidas sobre os produtos, além de oferecer suporte na finalização de compras ou rastreio de entregas.

passo a passo como vender pelo instagram

Quer saber mais sobre como vender pelo Instagram? Confira nossa lista de sistemas de e-commerce.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.