5 alternativas ao MailChimp para pequenas empresas

Publicado em 14/07/2020 por Harshit Srivastava e Lucca Rossi

alternativas ao mailchimp

O MailChimp é uma das ferramentas de automação de marketing mais populares e amplamente usadas ao redor do mundo. Uma das razões por trás da grande popularidade do MailChimp é a variedade de recursos de e-mail marketing que a ferramenta oferece. 

Veja alguns dos recursos que os usuários da plataforma no Capterra citaram como mais valiosos:

  • Automação de e-mail: o programa permite criar campanhas de e-mail marketing baseadas em gatilhos de eventos específicos, como inscrições e abandono de carrinho de compras.
  • Automação de newsletters: ele ajuda os profissionais de marketing a criar newsletters e enviá-las aos clientes por e-mail.
  • Segmentação e gerenciamento de listas: permite segmentar listas de clientes com base em atributos como localização e idade. Você também pode dar nome a essas listas e usá-las em campanhas de e-mail.

No entanto, a popularidade do MailChimp por si só não deve ser o suficiente para influenciá-lo a optar pelo programa. Há outras ferramentas que talvez possam atender melhor às suas necessidades de marketing. 

Como um exemplo, o MailChimp não oferece programa de afiliados nem mensagens com protocolo SMTP (disponível em outro produto da empresa, chamado Mailchimp Transactional Email). 

Portanto, as empresas que precisam desses recursos devem avaliar outras alternativas com preços semelhantes.

Antes de escolher o MailChimp, é importante considerar outras ferramentas de e-mail marketing, pois elas podem atender melhor às necessidades do seu negócio. Ao pesquisar os principais softwares, você entenderá melhor o cenário dos programas de e-mail marketing, o que será útil no seu processo de escolha.

Neste artigo, analisamos os dados de mais de 330 ferramentas de e-mail marketing no Capterra para criar uma lista com cinco alternativas ao MailChimp.

Critérios de seleção

Estes foram os critérios usados para identificar as alternativas ao MailChimp:

  • Preços semelhantes: os preços dos produtos selecionados deveriam ser parecidos aos do MailChimp.
  • Principais recursos: os softwares alternativos devem oferecer os principais recursos do programa: criação de fluxo de trabalho, e-mail acionado por eventos, testes A/B e campanhas gota a gota.
  • Oferta específica para pequenas empresas: os produtos deveriam oferecer pelo menos um plano adaptado às necessidades de pequenas e médias empresas (PMEs).
  • Um mínimo de 20 avaliações de usuários do Capterra publicadas nos últimos dois anos: este critério garante um número suficiente de avaliações para analisar os prós e os contras dos programas.
  • Classificação geral alta: os produtos deveriam ter uma classificação geral média mínima de 4,5 de 5 no Capterra.

Os programas estão listados em ordem alfabética:

5 alternativas ao MailChimp

Se você está procurando por uma ferramenta de automação de e-mail marketing com preços e funcionalidades semelhantes às do MailChimp, confira as seguintes opções:

1. ActiveCampaign: solução combinada de e-mail marketing, automação de marketing e CRM

active campaign print
Desenho de fluxo de e-mail no ActiveCampaign, com várias funcionalidades (Fonte)

Classificação geral:  4.5/5

Avaliações: mais de 590

O ActiveCampaign é uma ferramenta de e-mail marketing, automação de marketing e automação de vendas para pequenas e médias empresas. A versão de e-mail marketing do produto chama-se ActiveCampaign Lite. 

Ela permite aos usuários criar listas de contatos segmentadas, montar campanhas de e-mail baseadas em ações, definir campanhas de resposta automática a inscrições e confirmações de pedidos e visualizar leads em um funil de vendas.

O programa oferece uma variedade de opções para configurar campanhas de e-mail, como respostas automáticas, testes A/B, RSS e campanhas acionadas por eventos, tornando o produto adequado para as necessidades de negócios B2B e B2C.

Prós: os usuários do Capterra consideram o ActiveCampaign uma ferramenta econômica para gerenciar as necessidades de automação de marketing, automação de vendas e CRM.

Eles também avaliam positivamente o programa por sua variedade de opções de personalização. Por exemplo, o programa permite que os usuários personalizem a página inicial e as campanhas de e-mail.

Contras: alguns usuários consideram a interface do produto desatualizada em comparação a de outros produtos do mercado.

Outros também consideram o suporte ao cliente do ActiveCampaign lento para dar respostas.

Quanto custa? O ActiveCampaign está disponível em quatro planos de assinatura diferentes: Lite, Plus, Professional e Enterprise. O preço inicial do produto é de US$ 9 (cerca de R$ 48) por mês para até três usuários.

Saiba mais

2. Campaign Monitor: ferramenta de e-mail marketing com interface visual

campaign monitor print
Relatórios de campanha no Campaign Monitor, que ganha destaque pela interface (Fonte)

Classificação geral:  4.6/5

Avaliações: Mais de 420

O Campaign Monitor é uma solução de e-mail marketing baseada na nuvem para empresas de todos os tamanhos. O programa permite projetar fluxos de e-mails usando o recurso de arrastar e soltar, segmentar listas de clientes para campanhas direcionadas e acompanhar as jornadas de cliente em um painel.

Trata-se de uma ferramenta visual de e-mail marketing criada pensando na facilidade de uso. De fato, a maioria dos recursos do produto inclui uma interface bastante visual de arrastar e soltar, proporcionando uma boa experiência de usuário.

Prós: os usuários do Capterra consideram a funcionalidade de relatórios detalhada e útil para tomadas de decisões relacionadas às campanhas.

Eles também avaliam positivamente a ferramenta de criação de campanhas por seu bom aspecto visual e sua eficácia

Contras: apesar dos usuários gostarem do programa por seus elementos visuais, eles também afirmam que pode levar algum tempo para se acostumar com os modelos predefinidos do Campaign Monitor.

Os usuários também consideram o Campaign Monitor mais caro do que as outras ferramentas desta lista.

Quanto custa? O Campaign Monitor está disponível em três planos de assinatura: Basic, Unlimited e Premier. Os preços começam por US$ 9 (cerca de R$ 48) por mês para até 2.500 créditos de e-mails.

Saiba mais

3. ConvertKit: ferramenta de e-mail marketing para produtos e serviços online

convert kit print
Desenho de fluxo de e-mails no ConvertKit, focado em negócios online (Fonte)

Classificação geral:  4.7/5

Avaliações: Mais de 90

O ConvertKit é uma ferramenta de marketing por e-mail para empresas que vendem seus produtos e serviços online. O software permite criar formulários de inscrição, criar fluxos de e-mails e analisar destinatários e assinantes em um painel.

Foi desenvolvido explicitamente para as necessidades de empresas de comércio eletrônico e de criadores online. Além disso, o programa possui a classificação mais alta desta lista.

Prós: os usuários do Capterra destacam a utilidade dos recursos de desenho de página e de automação de marketing baseada no perfil do assinante para produtos e serviços online.

Eles também consideram a ferramenta de desenho de campanha intuitiva e fácil de usar.

Contras: como a ferramenta possui muitos recursos e elementos visuais, o usuário pode levar algum tempo para se familiarizar com todos os recursos.

Apesar dos usuários afirmarem que os modelos de e-mail são fáceis de usar, eles consideram que o programa poderia incluir mais opções.

Quanto custa? O ConvertKit está disponível em quatro níveis de preços: de 0 a 1.000 assinantes, de 1.000 a 3.000 assinantes, de 3.000 a 5.000 assinantes e mais de 5.000 assinantes. O preço inicial é de US$ 29 (cerca de R$ 155) por usuário, por mês.

Saiba mais

4. iContact: Ferramenta de e-mail marketing fácil de usar para pequenas empresas

alternativas ao mailchimp
Relatórios de campanha no iContact, que ganha destaque pela funcionalidade (Fonte)

Classificação geral:  4.5/5

Avaliações: Mais de 520

O iContact é um software de e-mail marketing baseado na nuvem para pequenas e médias empresas. O software ajuda os profissionais de marketing a criar campanhas, segmentar listas de clientes, realizar testes A/B, gerenciar assinantes e acompanhar o desempenho de campanhas em um painel.

O programa foi desenvolvido orientado à facilidade de uso. Segundo os seus usuários, a interface do produto, a funcionalidade de arrastar e soltar, o gerenciamento de contatos e a função de gerenciamento de listas são fáceis de aprender e de usar.

Prós: os usuários do Capterra falam positivamente da facilidade de uso das funções de gerenciamento de lista e de automação de e-mail.

Eles também consideram as opções de modelos de e-mail suficientes e adequadas para as necessidades de um profissional de marketing de uma pequena empresa.

Contras: alguns usuários consideram os preços do iContact mais altos do que os dos concorrentes.

Embora os clientes americanos elogiem o suporte telefônico recebido, os clientes internacionais consideram um obstáculo o intervalo de tempo dedicado a acessar esse tipo de serviço de atendimento ao cliente.

Quanto custa? O iContact oferece preços diferenciados com base no número de assinantes e está disponível em duas versões: Essential e Professional. O preço inicial é de US$ 14 (cerca de R$ 75) por mês para até 500 assinantes.

Saiba mais

5. MailerLite: programa de e-mail marketing para enviar campanhas de e-mails em massa

alternativas ao mailchimp mailer lite print
Campanha no MailerLite, focado no envio de campanhas de e-mails em massa (Fonte)

Classificação geral:  4.5/5

Avaliações: Mais de 290

O MailerLite é uma programa de e-mail marketing para empresas de todos os tamanhos. O software permite criar boletins informativos e páginas de destino, segmentar listas de clientes, enviar campanhas de e-mail direcionadas e acompanhar em um painel métricas de campanha, como taxa de abertura e taxa de conversão.

Os preços da MailerLite para mais de 1.000 assinantes são mais baixos do que os de qualquer outro produto desta lista. Isso o torna uma das alternativas ao MailChimp econômicas para empresas que precisam gerenciar muitos assinantes.

Prós: os usuários do Capterra destacam a interface do MailerLite.

Eles também afirmam que o suporte ao cliente do programa é  eficiente no tratamento de consultas relacionadas à ferramenta.

Contras: os usuários afirmam que o MailerLite poderia incluir mais opções de modelos predefinidos, como alguns de páginas de opt-in.

Outros relataram uma menor capacidade de entrega de e-mails em comparação com ferramentas similares.

Quanto custa? O MailerLite oferece preços de assinaturas com base no número de assinantes e começa em US$ 10 (cerca de R$ 53) por mês para até 1.000 assinantes. O software possui uma versão gratuita que permite enviar até 12.000 e-mails por mês.

Saiba mais

Decisão final: em qual das alternativas ao MailChimp devo investir?

Depois de examinar a lista de alternativas ao MailChimp, a próxima etapa é selecionar a opção mais adequada com base em suas metas de marketing. Para isso, recomendamos que você siga as etapas abaixo para identificar a melhor alternativa da lista:

  • Reduza a lista de acordo com seus requisitos de marketing: escolha as alternativas que ofereçam os principais recursos segundo os requisitos e o orçamento da sua empresa. 
  • Selecione os softwares com base em seu orçamento: defina um orçamento  e elimine os produtos da etapa anterior que estão fora dele. Leve em consideração os custos de migração de dados na hora de calcular o custo total.
  • Leia as avaliações do Capterra: para cada um dos produtos selecionados na etapa anterior, leia as avaliações dos usuários do Capterra para conhecer as opiniões de colegas do setor.
  • Teste os softwares: antes de finalizar a compra, é importante ver como o programa funciona. Há três maneiras de fazer isso: você pode experimentar a versão gratuita, solicitar uma versão de teste (se houver) ou entrar em contato com as equipes de vendas de cada um dos softwares selecionados na etapa anterior e agendar sessões de demonstração da ferramenta.
Busca ferramentas de automação de marketing? Confira nosso catálogo!

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.