*Artigo publicado originalmente em 30/05/2019
Este artigo apresenta quatro sistemas de controle de estoque grátis mais bem avaliados disponíveis para empresas brasileiras. Nele, abordamos os principais recursos, os benefícios e como cada sistema pode ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a simplificar seus processos de gestão de estoque.
Neste artigo
Um bom controle de estoque pode ser o fator determinante entre fechar uma venda e perdê-la para um concorrente. Afinal, quem não sabe que produtos têm e onde encontrá-los, sofrerá para vendê-los.
Por isso, uma boa gestão do estoque é capaz de fazer a diferença entre operar com eficiência e perder dinheiro. É aí que entra um bom software de controle de estoque, otimizando a quantidade de mercadoria à disposição e informando quais são os pedidos necessários.
Essas ferramentas não apenas ajudam a gerenciar, catalogar e rastrear o estoque, mas também podem ajudar no faturamento e nas compras. Além disso, muitos desses sistemas podem ajudar a rastrear o estoque em diferentes regiões geográficas e em vários locais físicos diferentes, como depósitos.
A boa notícia é que não é necessário ir à falência para adquirir um sistema para controlar estoque, já que algumas soluções estão disponíveis no mercado a custo zero.
Neste artigo, identificamos quatro opções de sistema de controle de estoque gratuito, com uma classificação média mínima de 4,2 de um total 5 estrelas, nos últimos dois anos, com base na página do Capterra (confira a metodologia completa no final do artigo).
O controle e o rastreamento de estoque envolvem a regulamentação e a supervisão do estoque ou inventário de uma empresa. Esse processo garante que uma empresa tenha a quantidade certa de mercadorias no momento certo, ajudando a minimizar os custos e a maximizar a eficiência.
Para as PMEs, a gestão de estoque pode ajudar a otimizar os níveis de estoque, reduzir o desperdício e tomar decisões de compra mais bem informadas, o que é fundamental para manter a competitividade e a lucratividade no mercado.
1.
O monday.com oferece recursos de controle de estoque, além de funcionalidades para a gestão de projetos. Esse software auxilia o gerenciamento do estoque por meio de recursos como rastreamento de vários locais, leitura de código de barras, gestão de remessas e gerenciamento de pedidos de compra.
Na questão de gestão de estoque, as empresas podem controlar o estoque em vários locais diferentes, o que ajuda no rastreamento e na alocação de recursos. Com a função código de barras/RFID, o software incorpora a leitura de código de barras, o que auxilia na entrada e recuperação de dados.
Já em relação às compras, os usuários podem criar, rastrear e gerenciar pedidos de compra dentro da plataforma, auxiliando na criação de processos simplificados.
Além das funcionalidades principais, o monday.com também oferece ferramentas para gerenciamento de tarefas e colaboração em equipe e painéis personalizáveis que podem se integrar a outras ferramentas, como software de comunicação de equipe e programas para compartilhar arquivos.
Em termos de preços, o monday.com oferece um plano gratuito que inclui suporte para até dois usuários, documentos ilimitados e colaboração em quadros brancos. Os planos pagos agregam recursos adicionais, como maior quantidade de ações de automação por mês, registros de atividades por até cinco anos, entre outros.
2.
Projetado como um sistema ERP, o Odoo também atua como uma opção de software de controle de estoque grátis e de código aberto.
Ele é adaptável ao tamanho da empresa, seja de grande ou pequeno porte, graças ao layout do aplicativo de extensão do software. Para o controle de estoque estão disponíveis, entre outros recursos, os sistemas de gestão de armazéns e de ponto de vendas (PDV) ou compras.
O Odoo oferece suporte para a gestão de estoque em vários locais diferentes, o que pode ser relevante para empresas com diversos depósitos ou locais de varejo. Ele também suporta tecnologia de leitor de código de barras via Wi-Fi, Bluetooth, ou conexões USB.
O módulo de gerenciamento de inventário da Odoo permite aos usuários rastrear pedidos de entrega, pedidos em atraso, recepções e pedidos de transferência de itens de inventário. Já na gestão de remessas, é possível a integração com várias transportadoras.
O Odoo também oferece relatórios e análises, painéis personalizáveis e integração com outros módulos de negócios, como a integração com os outros módulos do ecossistema ERP, de modo que você não precisa atualizar manualmente o inventário e os relatórios contábeis sempre que um produto é vendido.
O módulo gratuito do Odoo dá acesso a um aplicativo para usuários ilimitados. Os planos pagos incluem testes gratuitos e oferecem acesso a todos os aplicativos com uma estrutura de preços mensal por usuário.
3.
O Sortly é outro sistema que permite realizar o controle de estoque gratuito. Em termos de gestão, os usuários podem fazer o upload da lista de inventário e organizar o estoque em pastas por local ou tipo.
É possível também inserir detalhes críticos dos itens criando campos de dados personalizados para ajudar na criação de fluxos de trabalho sob medida. A plataforma ainda oferece um scanner de código de barras e de código QR para rastreamento de estoque móvel.
Além disso, o Sortly pode gerar alertas para notificar os usuários quando os níveis de estoque estiverem baixos, permitindo que sejam reabastecidos em tempo hábil. A plataforma também ajuda as empresas na gestão de renovações de pedidos.
O Sortly permite o rastreamento do estoque em vários locais diferentes, oferecendo uma visão dos níveis de estoque e das distribuições. Em relação à leitura de código de barras, as etiquetas personalizáveis podem ajudar a simplificar o processo de auditoria de inventário.
Essa ferramenta oferece ainda um sistema de controle de estoque visual, que inclui fotos e descrições detalhadas de cada item. Isso ajuda a manter um banco de dados de estoque detalhado para as empresas.
O Sortly oferece um plano gratuito que suporta até 100 itens de estoque e um campo personalizado. Os planos pagos incluem acesso a campos personalizados ilimitados, geração ilimitada de código QR e código de barras, e suporte para itens ilimitados.
4.
O Zoho Inventory é um programa de controle de estoque que traz recursos de controle de inventário, gestão de armazéns, venda multicanal e gerenciamento de pedidos.
Ele permite que os usuários agrupem, personalizem e rastreiem itens por meio de um mesmo aplicativo. Os usuários também podem criar categorias com base em critérios e atributos predeterminados, bem como anexar códigos identificadores exclusivos para rastreamento de séries e lotes.
O sistema ainda permite que os usuários convertam pedidos de vendas em faturas, compartilhem essas faturas por e-mail e acompanhem o status delas. Além disso, os usuários podem gerar guias de remessa, obter taxas de remessa em tempo real e imprimir etiquetas de remessa também por meio da plataforma.
O Zoho Inventory suporta a gestão de estoque em vários locais diferentes, permitindo o rastreamento geográfico dos níveis de estoque. Também inclui a leitura de código de barras/RFID para a realização de rastreamento de itens.
Na questão da gestão de remessas, o software se integra a várias transportadoras e, na renovação de pedidos, o sistema ajuda os usuários a automatizar os processos de pedidos com base em níveis de estoque predefinidos.
O plano gratuito do Zoho Inventory permite que um usuário gerencie até 50 pedidos, um depósito e dropshipping. Os planos pagos incluem recursos adicionais, como rastreamento de número de série, portais de fornecedores, suporte a várias moedas e muito mais.
Vantagens e desvantagens de uma ferramenta de controle de estoque grátis
O uso de uma ferramenta de controle de estoque grátis pode oferecer várias vantagens, incluindo economia de custos, facilidade de acesso e funcionalidades básicas que podem ser suficientes para pequenas empresas ou startups.
Além disso, essas ferramentas geralmente oferecem recursos essenciais para o controle e a gestão de estoque sem o ônus financeiro de um software pago.
Entretanto, algumas das desvantagens incluem recursos limitados, problemas de escalabilidade e serviços de suporte menos abrangentes.
As ferramentas gratuitas podem não atender às necessidades complexas de empresas em crescimento, o que pode exigir um upgrade para versões pagas para obter capacidades e recursos mais avançados.
O que ter em mente na seleção de um programa de controle de estoque
Selecionar um sistema de controle de estoque gratuito não é uma tarefa simples. No processo, você pode ser confrontado com muitas dúvidas se está escolhendo o software certo para o seu negócio.
Abaixo, reunimos alguns pontos-chave que você deve investigar com o fornecedor antes da implementação de um software de controle de estoque.
Os planos premium incluem suporte por telefone e e-mail? Nem todas as dúvidas técnicas podem ser tratadas através de materiais de autoatendimento. Para algumas consultas específicas, você precisará interagir diretamente com a equipe de suporte técnico. Por isso, investigue se há opção de suporte por telefone e e-mail.
O software se integra com outros programas que uso na gestão do meu negócio? Sem integração, você precisará exportar dados do seu software de controle de estoque e enviá-los a outros programas. Embora não seja um grande problema, isso pode limitar sua capacidade de manter todos os sistemas atualizados em tempo real.
Com que periodicidade há atualizações do software? Se o fornecedor do programa de controle de estoque lança atualizações com frequência, isso indica que a empresa está focada em adicionar novas funcionalidades e corrigir problemas existentes.
Programa para controle de estoque: conclusões finais
Todos os sistemas selecionados neste artigo dão conta de praticamente tudo o que o controle de estoques de pequenas e médias empresas precisa e muitos possibilitam adicionar mais recursos e capacidade à medida que o negócio cresce.
Embora as ferramentas gratuitas sejam um ótimo ponto de partida, as versões pagas podem ser mais adequadas para empresas que desejam aumentar a escala e para aquelas que exigem recursos de gestão de estoque mais sofisticados. A escolha entre as duas depende das necessidades específicas, do tamanho e da trajetória de crescimento da empresa.
Metodologia
Para fazer parte da lista acima, todas as ferramentas deviam atender aos seguintes critérios em dezembro de 2023:
- Todas as ferramentas da lista estão alinhadas com a definição de mercado de software de controle de estoque: “Os sistemas de controle de estoque oferecem informações em tempo real sobre o nível de estoque, facilitando o gerenciamento de estoque e permitindo uma tomada de decisões informada sobre quando é hora de realizar novas compras. Além disso, eles ajudam a identificar quais produtos são mais vendidos e quais precisam ser descontinuados, maximizando a eficiência do estoque".
- As ferramentas têm uma versão freemium disponível.
- Elas oferecem os seguintes recursos principais: gestão de estoque, otimização de estoque e identificação de produtos.
- Elas têm uma classificação geral média mínima de 4,2 estrelas nos últimos dois anos (12 de dezembro de 2021 a 12 de dezembro de 2023).
- As ferramentas tiveram mais de 20 avaliações de usuários nos últimos dois anos (12 de dezembro de 2021 a 12 de dezembro de 2023).
Da lista resultante, foram escolhidos os quatro sistemas com as classificações gerais médias mais altas que oferecem uma versão freemium.