Proptech: descubra a revolução no setor imobiliário

Publicado em 17/09/2020 por Bruno Peláez e Lucca Rossi

proptech

Há alguns anos, se pretendíamos comprar ou alugar uma casa, recorríamos aos classificados dos jornais, marcávamos os imóveis que nos interessavam e depois contatávamos por telefone o proprietário ou a agência imobiliária. Tudo isso mudou radicalmente desde que a proptech entrou no mercado imobiliário. Mas o que é proptech?

O que é proptech?

Proptech vem do inglês property technology e define-se como o conjunto de tecnologias inovadoras utilizadas no setor imobiliário, incluindo aquelas relacionadas a finanças, realidade virtual, automação residencial, big data, entre outras.

Neste artigo você vai saber mais sobre o que é a proptech e o que ela oferece, bem como as vantagens de utilizar este tipo de serviço.

Proptech em números

De acordo com pesquisa lançada em março pelo hub de inovação Distrito, o número de empresas do tipo atuando no Brasil aumentou 55% entre 2016 e 2020

Ainda segundo a Distrito, mais de US$ 800 milhões (cerca de R$ 4,2 bilhões) foram investidos em proptechs desde 2011, a grande maioria em três empresas, dado que ilustra que há ainda muito espaço para o crescimento desse mercado no país, com a diversificação de players e áreas de atuação. 

Quais ferramentas a proptech oferece?

Agora que já falamos sobre o que é proptech e sua abrangência, listaremos alguns exemplos práticos de uso.

Plataformas marketplace e ponto a ponto

Certamente você conhece e usa portais para a busca de imóveis. Esses sites, conhecidos como marketplaces, estão implementando cada vez mais a proptech para facilitar as relações comerciais entre locatários, proprietários e imobiliárias, permitindo, por exemplo, o envio de mensagens da própria plataforma e a realização de reservas ou visitas virtuais às propriedades.

Já as plataformas ponto a ponto (do inglês pessoa a pessoa) permitem o contato direto do proprietário com o locatário ou comprador por meio de ferramentas de mensagem instantânea, eliminando intermediários. O Airbnb é uma das empresas mais conhecidas que usa esse tipo de tecnologia.

Tours virtuais

Outra das ferramentas impulsionadas pela protech é aquela que permite visitas virtuais dos imóveis oferecidos. Algumas dessas soluções incluem uma maquete 3D da casa com fotos 360º, na qual o usuário pode visitar cada cômodo a partir do seu computador ou smartphone, algo em alta neste momento devido à situação de pandemia do coronvavírus, que está limitando movimentos e o contato físico. 

Existem várias ferramentas para a criação de modelos 3D de casas que permitem elaborar uma maquete virtual da propriedade a partir de fotos 360º ou totalmente simulada em gráficos.

Além da modelagem 3D, muitas empresas estão utilizando softwares de realidade virtual para oferecer ao usuário uma experiência única. Com eles, é possível visitar o imóvel sem sair de casa, por meio do smartphone ou usando óculos de realidade virtual. Você pode até visualizar prédios a serem construídos e, dessa forma, tomar uma decisão de investimento com mais informações sobre como seria a propriedade.

Usando big data para análise de dados

Existem várias ferramentas de big data disponíveis no mercado que podem ser usadas na área de proptech. O big data permite acessar uma grande quantidade de dados para analisar o comportamento de determinado segmento da população. São os dados que todos nós compartilhamos diariamente com as empresas digitais as quais usamos os serviços.

Essas informações são extremamente úteis ao analisar cenários futuros e identificar oportunidades antes da concorrência. Tais dados podem ajudar a identificar potenciais clientes, mostrando, por exemplo, para que determinada área está se deslocando um segmento da população com determinada renda. Também pode nos mostrar a diminuição ou aumento da atividade de compra de imóveis em uma determinada área e identificar outras com maior rentabilidade.

Plataformas de financiamento e transações financeiras

A gestão financeira é essencial em qualquer setor da indústria, e as ferramentas de gestão financeira se tornaram hoje aliadas fundamentais para qualquer PME (pequena e média empresa). As proptechs também atuam nessa área. 

Sabemos que a forma tradicional de obtenção de financiamento é recorrer aos bancos. Proptechs de crowdfunding (o financiamento coletivo), no entanto, permitem o acesso a uma rede de investidores que podem ir desde pessoas físicas a empresas.

Além disso, as ferramentas da proptech também possibilitam a realização de transações monetárias por meio de soluções conhecidas como fintechs. As principais vantagens do uso dessas tecnologias são a redução de despesas em relação às operações financeiras realizadas com bancos tradicionais, já que tudo é feito online, e a possibilidade da utilização de sistemas alternativos de pagamento, como criptomoedas, entre outros.

As principais vantagens da proptech

Depois de conhecer essa tecnologia e ver algumas das soluções que ela oferece, você pode se perguntar se realmente vale a pena implementar este tipo de ferramenta na sua empresa. Entre suas principais vantagens, destacamos as seguintes:

  • Permitir agregar valor ao serviço prestado por uma imobiliária e oferecer benefícios tanto para o usuário quanto para a empresa. Além disso, com o aumento do uso da tecnologia em diversos setores, investir nessas ferramentas está se tornando cada vez mais vital para se destacar da concorrência.
  • Facilitar o contato entre vendedor e comprador. Ao usar comunicação ponto a ponto, os intermediários são eliminados e a experiência na comunicação entre o proprietário e o locatário é aprimorada por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.
  • Permitir visitas virtuais aos imóveis através de um anúncio publicado em um portal imobiliário acaba por ser uma grande vantagem, principalmente durante a pandemia da Covid-19, que diminuiu o número de visitas presenciais, minimizando também o tempo gasto.
  • Utilizar ferramentas de big data, que permitem analisar e obter informações valiosas para a investigação de determinados perfis, como futuros compradores. Esses dados também permitem refinar a busca de potenciais clientes com solvência financeira.

Como mostram os dados, a proptech parece ter vindo para ficar e investir neste tipo de ferramenta poderá deixar de ser uma opção e se tornar uma necessidade para as empresas imobiliárias.

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