Treinamento EAD: os softwares para treinar equipes remotas

Publicado em 22/04/2021 por Anna Hammond e Marcela Gava

As ferramentas para criar um treinamento EAD

Treinamento EAD (popularizado também como treinamento a distância) é um método para compartilhar conhecimento corporativo sem a necessidade de a equipe estar presente em um mesmo espaço, já que o evento se dá em ambiente virtual. 

Trata-se de uma prática indicada para empresas com equipes que trabalham sob modelos remoto ou híbrido –em que a jornada se divide entre presencial e a distância–, ou que possuem times distribuídos por diferentes fusos horários.

Pesquisa recente do Capterra com funcionários de pequenas e médias empresas (PMEs) aponta que 42% deles migraram para o modelo remoto com o início da pandemia –e dos que migraram, 66% disseram querer continuar na jornada híbrida no pós-pandemia. A estimativa é que o trabalho a distância cresça 30% quando a situação voltar à normalidade, com a redução dos casos de COVID-19 e a retomada das atividades, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

À medida que o teletrabalho se consolida na sociedade, as empresas também devem investir em novas práticas para capacitar funcionários, proporcionando uma experiência no treinamento EAD que se assemelhe a sessões em espaços físicos. Neste artigo, abordamos o porquê de organizar programas de capacitação e as principais ferramentas que podem melhorar o treinamento a distância.

A importância da capacitação contínua da sua equipe

O treinamento e desenvolvimento de pessoal refere-se a um conjunto de programas de capacitação oferecidos por uma empresa. O objetivo é melhorar o desempenho e os resultados dos funcionários. 

As empresas que seguem as melhores práticas para qualificação usam uma ampla variedade de programas e métodos educacionais, especialmente para a realização de um treinamento EAD. Investir na capacitação de funcionários serve como tática motivacional e ajuda a empresa a criar uma força de trabalho altamente qualificada.

Apesar de “treinamento” e “desenvolvimento” serem termos usados indistintamente, os dois conceitos são diferentes. Um programa de desenvolvimento foca na obtenção e no aprimoramento de características mais amplas, podendo ser aplicadas a diferentes habilidades, como em comunicação interpessoal, liderança e tomada de decisões. 

Já os programas de treinamento de pessoal envolvem objetivos específicos e mensuráveis; por exemplo, como executar um procedimento de entregas com maior precisão ou como usar um software específico.

Na pesquisa Panorama das pequenas e médias empresas (PMEs) pós-COVID-19, realizada pelo Capterra, 55% das PMEs brasileiras entrevistadas investiram em software como consequência da pandemia. Outro estudo recente, também liderado pelo Capterra, identificou que apenas 39% dos funcionários de PMEs receberam algum tipo de capacitação da empresa para o desenvolvimento de novas habilidades durante a pandemia.

Para montar um time eficiente e trabalhar a retenção dos funcionários, é essencial que os empregadores elaborem ciclos de aprendizado e forneçam treinamentos sobre como usar novas ferramentas.

Melhores softwares para treinamento EAD

As empresas podem configurar e executar o treinamento a distância de diferentes maneiras, dependendo de seus objetivos e necessidades. Apesar de ser possível executar sessões de treinamento remotas em plataformas online de comunicação interna, existem outros tipos de ferramentas que podem oferecer um melhor ambiente de aprendizagem para as equipes. 

Abaixo, descrevemos as ferramentas necessárias para cada estágio da organização e execução de uma sessão de treinamento online com funcionários.

1. Agendamento da sessão de treinamento

O sistema de agendamento permite que os gerentes automatizem parte da organização e da logística envolvida no planejamento do treinamento. O software normalmente inclui um recurso de visualização de calendário compartilhado que ajuda os gerentes a encontrar um horário comum a todos os participantes da sessão online. Isso é particularmente útil para equipes remotas.

2. Realização da sessão

Os programas de compartilhamento de tela são uma boa opção para realizar sessões de treinamento online. Como o nome sugere, esses softwares permitem que tanto quem apresenta quanto quem assiste ao treinamento compartilhe sua tela com os demais participantes. Além disso, também é possível que os funcionários remotos compartilhem documentos, apresentações e se comuniquem por chat em tempo real.

Muitos softwares de videoconferência oferecem recursos de compartilhamento de tela, permitindo que os usuários realizem sessões de treinamento online e se comuniquem de forma eficaz com os participantes. Da mesma forma, as ferramentas para webinar permitem que as empresas hospedem e compartilhem apresentações de vídeo educacionais interativas gravadas ou ao vivo com sua equipe remota.

Com softwares de sala de aula virtual, os instrutores podem interagir com funcionários remotos em um ambiente online. Programas para criação de cursos, sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) e plataformas de experiência de aprendizagem (LXP) permitem que você crie módulos de cursos, com conteúdos interativos e envolventes, compartilhe documentos e acompanhe os resultados do treinamento.

3. Gravação da sessão de treinamento

Com softwares de gravação de tela, é possível capturar as transmissões de vídeo e áudio das sessões de treinamento EAD. Se alguém da equipe não puder estar presente, o recurso de gravação permite que você disponibilize o curso para funcionários acessarem posteriormente. Também é um recurso útil para quem quiser rever o conteúdo e retê-lo com mais eficácia. Dependendo da plataforma, os usuários podem editar, fazer anotações e converter os arquivos em diferentes formatos.

4. Análise de resultados e feedback

É importante enviar formulário de feedback sobre o treinamento para identificar a eficácia do programa no desenvolvimento das habilidades dos seus funcionários. 

Use uma ferramenta de pesquisa para criar e gerenciar pesquisas online com o objetivo de medir a satisfação da sua equipe. Os programas de pesquisa geralmente incluem diferentes formatos de perguntas e respostas, incluindo caixas de seleção, botões de opção, campos de texto e menus suspensos. Com um software de pesquisa eficiente e de alta qualidade, você pode avaliar quaisquer melhorias necessárias para obter o melhor impacto.

Também, esteja disponível para tirar dúvidas dos participantes, especialmente se o treinamento não for ao vivo. Um software de comunicação de equipe, com opção de bate-papo em tempo real, pode otimizar a dinâmica de tirar dúvidas.

Por que manter uma rotina de treinamento a distância nas empresas?

O treinamento e o desenvolvimento dos funcionários expande a base de conhecimento dos trabalhadores e oferece maior retorno sobre o investimento (ROI) para as organizações. Por isso é importante que, mesmo que a equipe não esteja no mesmo ambiente, se realize treinamento a distância

Estes programas ajudam a preparar melhor os funcionários para as habilidades necessárias e a preencher as lacunas existentes na empresa. Dessa forma, os trabalhadores obtêm uma maior compreensão de suas funções e responsabilidades, desempenhando melhor seu trabalho.

O investimento em treinamento de pessoal também mostra aos funcionários que a empresa os valoriza e os apoia. Sessões robustas de treinamento e desenvolvimento oferecem uma experiência consistente aos trabalhadores. Além disso, as empresas desfrutam de maior adesão aos padrões de alta qualidade e um aumento nas taxas de produtividade de sua força de trabalho. A qualificação e o treinamento contínuos da equipe estimulam a criatividade e a inovação, e reduzem a rotatividade de funcionários.

Busca softwares de videoconferência? Confira nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.