Conheça alguns dos principais programas para gestão de pet shop

Publicado em 14/07/2021 por Marcela Gava

Gerir um pet shop é sobre petiscos e afago a bichanos, sim; mas também, sobre como encontrar maneiras de tornar a gestão do negócio mais eficiente –usar programa para pet shop pode ser crucial nesta tarefa.

Conheça os principais programas para pet shop

Entre latidos e miados, o mercado pet no Brasil não para de crescer. Dados recentes sobre o nicho, reunidos pela Folha de S. Paulo, corroboram o argumento:

  • Entre os principais mercados para produtos pet, o Brasil ocupa o terceiro lugar; 
  • O faturamento do setor chegou ao montante de R$ 40 bilhões em 2020;
  • Desse faturamento, R$ 1,5 bilhões correspondem ao comércio eletrônico.

Ainda, a pandemia do novo coronavírus parece ter impulsionado esse aumento de faturamento. Isso porque a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) registrou um crescimento de mais de 400% na procura por adoção de cães e gatos durante a crise sanitária, mostrando que há cada vez mais tutores com um animal de estimação por aí.

Registrando tais números, não é por acaso que lojas para animais ficaram em evidência como uma oportunidade de negócio –inclusive, o segmento pet foi uma das ideias de negócio mais procuradas no Sebrae em 2020.

Pessoas empreendedoras que optarem por se aventurar pela área devem saber que, como qualquer tipo de negócio, o pet shop inclui algumas exigências de gestão que podem ser atendidas por meio de um programa para pet shop.

Neste artigo, o Capterra apresenta cinco tipos de programas para pet shop que podem ser aliados em diferentes atividades da rotina.

Dicas para abrir um negócio focado em pets

Mesmo que em evidência, o setor de produtos e serviços para animais de estimação parece estar longe de atingir a saturação. 

Um dos principais fatores que reforçam isso é a versatilidade do segmento, que não se limita apenas à venda de produtos para pets e aos serviços médicos veterinários. Hospedagem, adestramento, estética e até creches para cães são alguns dos serviços que integram o mercado pet.

Abaixo, separamos os principais pontos a se considerar na abertura de um negócio com foco em animais de estimação:

  • Decida o escopo. Antes de abrir uma empresa nesse setor, delimite a área –ou áreas– de atuação dentro das diferentes opções citadas acima. 
  • Amplie a oferta. Combine serviços e produtos em um só negócio, como pet shops com serviços estéticos e dog walker (para passeios) ou creches com adestramento. Trata-se de um modelo idealizado com o intuito de facilitar a vida dos tutores no cuidado de seus animais de estimação.
  • Crie um plano de negócios. Este documento ajuda a identificar qual tipo de produto ou serviço é mais demandado na região onde você almeja abrir o seu negócio. Uma análise mais aprofundada é capaz até mesmo de identificar o perfil sócio-demográfico do público-alvo e o gasto médio por cliente. A partir do estudo de mercado, é possível seguir adiante e estimar custos e definir prazos.
  • Observe a legislação. É importante lembrar que a abertura de uma empresa sempre envolve um processo regulatório que, para o mercado pet, não é diferente. Pelo contrário. Dependendo dos serviços e produtos oferecidos, a constituição e regulamentação de um pet shop exigem vistorias e alvarás específicos. 
  • Invista em tecnologia. Além dos temas estruturais e que equipamentos escolher, avalie quais softwares para pet shop utilizar que ajudem a automatizar tarefas da rotina da sua empresa.

Com intuito de capacitar novos empreendedores, o Sebrae possui um guia completo sobre como montar uma loja de animais ou pet shop, incluindo seções sobre organização do processo produtivo, informações fiscais e tributárias, e exigências legais e específicas.

Qual é o melhor programa para pet shop?

Determinar qual é o melhor depende das características de cada negócio. Por exemplo, as demandas tecnológicas de uma loja de vendas de produtos para animais de estimação não são as mesmas de um hotel para cachorros. Um precisa de um software de controle de estoque enquanto o outro, de um sistema de agendamento.

Entretanto, há também categorias de programas mais genéricos que servem para automatizar processos de gestão de qualquer negócio, inclusive com uma subcategoria com foco em pet shops.

Assim, para começar nossa lista de indicações, vamos descrever primeiro um sistema ERP, que auxilia nas tarefas administrativas de um negócio.

Em seguida, abordaremos outras quatro categorias de softwares que darão agilidade e agregarão valor à gestão do seu negócio para animais de estimação: gestão de estoque, marcação de visitas, plataformas de e-commerce e monitoramento interno.

ERP para pet shop

O sistema ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) é uma plataforma integrada de gestão empresarial que interliga diversos departamentos internos de forma a automatizar processos e otimizar a tomada de decisão. Com ele, você pode monitorar as vendas, efetuar pagamentos, fazer a contabilidade e administrar os recursos humanos, entre outras tarefas, em um único sistema. Embora o nome possa soar desconhecido, pesquisa do Capterra indica que 73% das PMEs de maior porte já usam um ERP em sua operação.

Dada sua complexidade, a escolha do sistema ERP adequado para o tamanho e o tipo do seu negócio é crucial. Isso porque uma má escolha pode ter o efeito inverso e dificultar o andamento das tarefas em vez de facilitar, resultando não apenas em decisões estratégicas equivocadas mas também em um alto investimento desperdiçado.

A sorte é que existem sistemas específicos para este setor. Um ERP para pet shop inclui funcionalidades como administração de canil e gatil, agendamento de banho e tosa, controle de aniversários de animais de estimação e gerenciamento de fotos dos pets –este tipo de solução está listada como sistemas para pet shop no diretório do Capterra.

Também há opções de ERPs que se integram à plataforma do e-commerce, facilitando a comunicação entre loja física e virtual, no caso de empreendedores que aderem as duas operações.

Gestão de estoque 

A gestão do estoque é tarefa essencial em qualquer negócio físico que trabalhe com o comércio de produtos. Se você não tiver um sistema ERP que inclua este recurso, é recomendável investir em um software de gestão de estoque para controlar sua provisão –conheça cinco softwares gratuitos de controle de estoque selecionados pelo Capterra.

Além de monitorar seu estoque de produtos, os programas de gestão de estoque também gerenciam pedidos e fornecedores e processam relatórios em tempo real, ajudando nas tarefas de marketing e vendas com informações precisas sobre tudo o que entra e o que sai das prateleiras.

Marcação e agendamento para pet shops e cuidadores

Outro programa para pet shop é o sistema de agendamento. Uma ferramenta padrão é capaz de resolver a demanda de marcação de tosas e banhos e até de consultas em clínicas veterinárias. Essas plataformas geralmente possuem calendários compartilhados online para que os próprios clientes possam verificar a agenda e marcar o serviço.

Além disso, existem softwares específicos para cuidadores de animais de estimação, que ajudam a controlar o recebimento e a devolução dos pets aos clientes. Alguns desses programas incluem até recursos de GPS para localização em tempo real dos cuidadores e dos animais.

Venda online 

Se você vende produtos físicos no seu pet shop, um canal de vendas que não pode ser ignorado é a internet. Portanto, você precisa de uma plataforma de e-commerce para a criação de uma página personalizada da sua loja, onde anunciará e comercializará seus produtos no mundo digital, aumentando consideravelmente o alcance de suas vendas.

Se a ideia for ter uma operação online mais simples, plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp também podem funcionar como um meio de divulgação com grande visibilidade para vendas diretas. 

No atendimento via WhatsApp, será necessário criar um conta Business. A partir dela, a ferramenta permite criar um catálogo virtual, inserir informações sobre horário de funcionamento e automatizar mensagens de boas-vindas. 

Também é possível criar todos os materiais de apresentação da sua loja usando um programa de design gráfico e depois reuni-los em um único link através de um sistema de gestão de link. Dessa forma você concentra todas informações em uma única URL. 

Já para otimizar o uso das redes sociais como canal de vendas, existem diversas ferramentas de redes sociais que organizam e fazem o agendamento das publicações, otimizam o perfil de usuário, editam imagens e permitem a interação com o público-alvo, por meio de bate-papo em tempo real.

Monitoramento com câmeras

Embora exista um Projeto de Lei (nº 8.442/2017) que busca tornar obrigatória a instalação de sistemas de monitoramento em estabelecimentos comerciais que cuidam de pets, ele se encontra arquivado atualmente. 

No entanto, mais do que se antecipar à medida, implementar um sistema de monitoramento por vídeo pode transmitir mais confiança aos clientes que deixam seu animal em hotel, creche ou em centro de estética, já que eles poderão acompanhar seus animais de estimação enquanto estiverem sob os cuidados da sua empresa.

Muitas creches já disponibilizam o acesso a câmera como um serviço extra para tutores monitorarem seus amigos de quatro patas à distância.

Para isso, você pode instalar as câmeras através de um sistema de monitoramento chamado Circuito Fechado de Televisão (CFTV), armazenar os conteúdos gravados na nuvem e disponibilizá-los aos clientes via internet. Se quiser se aprofundar na questão de segurança, também pode utilizar um software de segurança física.

Hora de escolher um programa para pet shop

Administrar qualquer tipo de negócio não é tarefa simples: há que planejar com cautela e encontrar os melhores recursos para criar uma boa operação. Com um pet shop não seria diferente.

Na hora de escolher um programa para pet shop, avalie a nova tecnologia e analise como ela pode impactar nos seus processos.

Se está em dúvida sobre qual software usar para determinada atividade, aproveite a possibilidade de testes gratuitos que muitas ferramentas oferecem. Isso ajudará sua empresa a medir a performance da ferramenta e, assim, selecionar a opção ideal para o seu negócio.

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Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

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