Confira uma seleção de ferramentas de pesquisa de mercado para conseguir respostas de qualidade

Publicado em 06/08/2021 por Marcela Gava e Bruno Peláez

Selecionamos quatro ferramentas de pesquisa de mercado

As empresas precisam ouvir seus consumidores, se o objetivo é melhorar as características de seus produtos e serviços, ou também aumentar suas chances de vender e fidelizar clientes. Se estiverem felizes, eles voltarão constantemente e recomendarão sua empresa para outras pessoas. Isso ocorre com uma frequência ainda maior em empresas que atuam no mercado online.

Um levantamento realizado pelo Capterra em 2020 com 395 líderes e pequenas e médias empresas (PMEs) avaliou a importância de ouvir a opinião dos clientes. Segundo o estudo, dos empreendedores que realizam pesquisas online, 83% veem como bom investimento a coleta e o monitoramento da opinião de clientes, apontando três importantes ganhos: 

  • Melhoria no produto ou oferta comercial;
  • Otimização do atendimento ao cliente;
  • Melhoria da imagem da marca.  

Seja para uma pesquisa de satisfação via WhatsApp ou para o lançamento de um novo produto, não há dúvidas de que coletar as opiniões dos clientes é muito importante para o sucesso do seu negócio. E, a melhor forma de fazer isso, é usar uma ferramenta de pesquisa. Neste artigo, apresentamos quatro opções listadas pelo Capterra.

As melhores ferramentas de pesquisa de mercado

Para esta lista, o Capterra definiu quatro critérios que ajudaram na definição das melhores ferramentas de pesquisa:

  1. Ter mais de 100 avaliações e uma classificação geral de quatro estrelas ou mais no Capterra;
  2. Possuir uma versão gratuita;
  3. Estar baseada na nuvem;
  4. Incluir funcionalidades de análise de dados;
  5. Disponibilizar o idioma português na sua página web.

 Abaixo, apresentamos as quatro melhores ferramentas de pesquisa de mercado que cumprem esses requisitos e estão listadas no diretório do Capterra.

1. Mailchimp

Mailchimp é uma opção de ferramenta de pesquisa online
Captura de tela do Mailchimp, que pode vincular pesquisas a um CRM (Fonte)
  • Versão gratuita: sim
  • Classificação geral: 4,5/5
  • Praticidade: 4,4/5
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,4/5

O Mailchimp permite criar pesquisas e vinculá-las tanto ao CRM e ao criador do tour virtual da própria plataforma, bem como aos e-mails de seus clientes ou potenciais compradores. Com esta ferramenta, você pode decidir quais contatos receberão as pesquisas e, a partir das respostas, agrupá-los em diferentes categorias. O Mailchimp também oferece a oportunidade de adicionar arquivos de áudio, imagens e vídeos às suas pesquisas para trabalhar a interatividade delas. Além disso, para aproveitar ao máximo suas pesquisas e avaliar a eficácia delas, você pode usar as ferramentas de análise de dados.

A biblioteca de perguntas do Mailchimp também pode ser usada para registrar as perguntas usadas com mais frequência e reutilizá-las sempre que necessário. O programa ainda possui modelos de pesquisas para celulares, o que garante que o formato e os elementos das suas pesquisas se adaptem às telas de qualquer smartphone ou tablet. Por último, vale ressaltar que o Mailchimp oferece suporte à lógica de exclusão, ramificação condicional e modificação de URL para criar pesquisas altamente personalizáveis.

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2. Google Forms

No ranking do Capterra, o Google Forms é a segunda melhor opção de ferramentas de pesquisa de mercado
Captura de tela do Google Forms, que permite incorporar vídeos do YouTube (Fonte)
  • Versão gratuita: sim
  • Classificação geral: 4,7/5
  • Praticidade: 4,7/5
  • Atendimento ao cliente: 4,4/5
  • Recursos: 4,4/5

Com o Google Forms, é possível adicionar uma imagem e o software seleciona automaticamente as cores que melhor combinam com ela no layout da pesquisa –também há como selecionar uma opção entre os diversos temas disponíveis. Esta ferramenta oferece muitas possibilidades ao projetar seus formulários. Você pode criar pesquisas de múltipla escolha, com listas suspensas, perguntas de filtro e ramificação de página. Também é possível modificar URLs para dar uma aparência mais personalizada à pesquisa e aumentar as chances de ela aparecer nos resultados do Google.

No quesito interatividade, o Google Forms permite que você incorpore vídeos do YouTube. Os modelos prontos do Google Forms possuem um formato responsivo, o que significa que os elementos da pesquisa se ajustam de maneira automática a desktops, laptops, celulares e tablets, independentemente do tamanho da tela. Para completar, este programa coleta automaticamente os resultados de suas pesquisas e os exibe em gráficos para facilitar a análise e a interpretação.

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3. JotForm

JotForm também é uma opção de ferramenta de pesquisa online
Captura de tela do JotForm, que tem a opção de adicionar barras de progresso (Fonte)
  • Versão gratuita: sim
  • Classificação geral: 4,6/5
  • Praticidade: 4,6/5
  • Atendimento ao cliente: 4,3/5
  • Recursos: 4,5/5

O criador de formulários online JotForm possui modelos organizados por categorias. Dessa forma, se você deseja economizar tempo e esforço na preparação da sua pesquisa, pode procurar no catálogo uma opção pronta que atenda às suas necessidades. Por outro lado, as opções de personalização incluem a possibilidade de exibir ou ocultar certos campos, carregar imagens e definir o esquema de cores.

O JotForm oferece a opção de adicionar barras de progresso, controles deslizantes de emojis, microanimações e outros elementos às suas pesquisas. Além disso, inclui modelos que se adaptam a dispositivos móveis, e os formulários são capazes de salvar as respostas do usuário mesmo quando o computador está offline.

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4. Qualtrics CoreXM

A ferramenta de pesquisa online Qualtrics CoreXM é outra opção para criar questionários
Captura de tela do Qualtrics CoreXM, que conta com função arrastar e soltar (Fonte)
  • Versão gratuita: sim
  • Classificação geral: 4,8/5
  • Praticidade: 4,4/5
  • Atendimento ao cliente: 4,7/5
  • Recursos: 4,6/5

O Qualtrics CoreXM permite criar pesquisas profissionais arrastando e soltando diferentes elementos. A biblioteca do programa inclui mais de 100 tipos de perguntas e dezenas de modelos criados por especialistas. Os formulários criados neste programa podem ser implantados em diferentes canais, como mensagens de e-mail, SMS, chats e sites.

O Qualtrics CoreXM inclui dois recursos muito úteis: ExpertReview e Predict iQ. O primeiro analisa automaticamente as perguntas antes de enviar a pesquisa e oferece sugestões para aumentar suas chances de sucesso. O segundo examina os resultados e prevê os comportamentos dos clientes, para que você possa entender melhor as necessidades deles e determinar o momento exato para prestar ajuda.

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Acertando na escolha

Ao utilizar essas ferramentas, é possível alcançar uma melhor taxa de conclusão de conclusão das pesquisas e uma coleta de dados mais otimizada. Ao mesmo tempo, com uma ferramenta de pesquisa, sua empresa poderá reunir as informações necessárias para oferecer melhores produtos e serviços aos clientes.

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Metodologia
O Capterra usou os seguintes critérios para selecionar as ferramentas de pesquisa de mercado presentes nesta lista:
  • Mais de 100 resenhas e uma avaliação de quatro estrelas ou mais no Capterra.
  • Oferecer uma versão gratuita.
  • Implementação na nuvem, SaaS, web.
  • Incluir funcionalidades de análise de dados.
  • Página web disponível em português.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.


Analista de conteúdo no Capterra e GetApp. Especialista em tecnologia, cria pesquisas de tendências de software B2B. Pode encontrá-lo submerso em dados ou desenhando um labirinto.

Analista de conteúdo no Capterra e GetApp. Especialista em tecnologia, cria pesquisas de tendências de software B2B. Pode encontrá-lo submerso em dados ou desenhando um labirinto.