Alternativa ao Excel: 5 softwares gratuitos para criar planilhas online

Publicado em 23/09/2021 por Caroline Rousseau e Marcela Gava

As planilhas eletrônicas não são exclusividade do Excel. Outros fornecedores de editores de tabela, além da Microsoft, também oferecem ferramentas semelhantes que servem de alternativa ao Excel, trazendo recursos que satisfazem necessidades específicas.

Uma lista de softwares que funcionam como alternativa ao Excel

Uso tradicionalmente na contabilidade, o software de folhas de cálculo pode ser utilizado, hoje em dia, para gerenciar um banco de dados ou organizar um projeto do começo ao fim. As equipes que trabalham remotamente são bem orientadas para escolher uma planilha de cálculo online que permita a colaboração, sincronização em vários dispositivos, e que tenha uma versão móvel, para que seja possível levar os arquivos no bolso. Dito isso, quais são as melhores opções de planilhas online como alternativa ao Excel?

Neste artigo, apresentamos 5 programas de tabela, escolhidos de acordo com os seguintes critérios:

  • Versão gratuita disponível
  • Versão mobile disponível
  • Classificação mínima de 4 (de 5 estrelas) no Capterra

Conheça as 5 alternativas ao Excel, online e gratuitas

1. Banana Accounting

O Banana Accounting permite o uso das funcionalidades pagas, mas de modo limitado (Fonte)
  • Classificação geral: 4,3/5 
  • Quantidade de reviews: 10
  • Versão gratuita: sim
  • Valor do upgrade: O upgrade do WPS Office é oferecido por €60/ano no plano Premium (destinado a freelancers, startups, pequenas empresas e associações), ou €129/ano no plano Advanced (focado em contabilistas, fiduciários e médias empresas).

Especializado em tarefas de contabilidade e financeiras, o Banana Accounting é um software de folha de cálculo destinado tanto a freelancers quanto a contabilistas profissionais de pequenas e médias empresas.

Em sua versão gratuita, destinada ao uso pessoal, o software (sem publicidade) oferece as funcionalidades de folha de ponto (gerenciamento das horas de trabalho), gerente de caixa (movimentos de caixa), criação e plano do orçamento e suporte online; as outras funcionalidades das versões pagas estão disponíveis em modo de demonstração, ou seja, é totalmente utilizável, mas limitado em quantidade (70 lançamentos contabilísticos, 20 linhas para orçamentos, por exemplo).

Banana Accounting Plus, a versão avançada, oferece a faturação, contabilidade em múltiplas divisas, uma ferramenta de previsão financeira, gestão de inventário, entre outros recursos avançados de contabilidade.

O Banana Accounting está disponível em versão mobile (Android e iOS).

Saiba mas

2. Ragic Builder

Para usar o Ragic, não é necessário conhecimento prévio em programação (Fonte)
  • Classificação geral: 4,5/5 
  • Quantidade de reviews: 11
  • Versão gratuita: sim
  • Valor do upgrade: os planos do Ragic Builder começam em US$ 5 por mês para cada usuário, na versão Lite. Também há a opção Professional (US$ 19/mês/usuário) ou Concurrent Users (US$ 499) e Enterprise (US$ 550) para usuários ilimitados

Outra alternativa ao Excel é o Ragic Builder, um criador de base de dados personalizado que se apresenta em formato de tabela online. Esse sistema de gerenciamento de dados foi projetado para ser utilizado sem que haja nenhum conhecimento de código ou de programação.

O software é projetado para diferentes tipos de departamentos e permite que você gerencie dados específicos, quer você seja o responsável pelo marketing, atendimento ao cliente, gestão de projetos, de recursos humanos, etc., tudo num formato comparável ao Excel.

A versão gratuita oferece 3 folhas personalizáveis de 1.000 linhas cada e fornece um número de modelos para download gratuito e ilimitado, desde que o design não seja alterado. As versões pagas aumentam o número de folhas de cálculo, linhas e opções de personalização.

O Ragic Builder está disponível para dispositivos móveis (Android e iOS).

Saiba mas

3. Stackby

O Stackby oferece integração com diversas outras plataformas (Fonte)
  • Classificação geral: 4,8/5 
  • Quantidade de reviews: 49
  • Versão gratuita: sim
  • Valor do upgrade: As versões pagas do Stackby começam com o plano Personal por US$ 5 por mês para cada usuário. Também disponibiliza os planos Economy (US$ 9/mês para cada usuário) e Business (US$ 18/mês/usuário). Há ainda a opção Enterprise para empresas com demandas específicas.

O Stackby é um programa avançado de tabela, que permite que várias aplicações sejam agrupadas em uma única planilha de cálculo e sincronizadas automaticamente. O software funciona com base no princípio de “empilhamento”, ou seja, um conjunto de folhas que agrupam as aplicações apropriadas para um determinado tipo de projeto. Cada linha e coluna pode conter objetos, informações e colaboradores de forma personalizada. O número de linhas disponíveis aumenta de acordo com a assinatura.

As integrações são planejadas, por exemplo, comferramentas de comunicação ouferramentas de SEO. O Stackby também permite construir uma pilha de tecnologia de marketing. Diferentes modelos são oferecidos dependendo do projeto: campanhas de marketing, vendas, produção audiovisual, entre outros.

O Stackby está disponível na versão para ambiente de trabalho, mas também na versão móvel (Android e iOS).

Saiba mas

4. WPS Office

O WPS Office oferece a possibilidade de criar folhas de cálculos, além de editar textos (Fonte)
  • Classificação geral: 4,4/5 
  • Quantidade de reviews: 648
  • Versão gratuita: sim
  • Valor do upgrade: O upgrade do WPS Office começa em US$ 18,99 para seis meses, também há a opção de US$ 29,99 por um ano ou US$ 59,99 por dois anos.

Também considerado uma alternativa ao Excel, o WPS Office disponibiliza um conjunto de ferramentas de escritório com funcionalidade parecida com o Office, oferecendo folha de cálculo, editor de texto e ferramenta de apresentação, que podem ser acessados online e sincronizados através de vários dispositivos. Esses três pilares da automação de escritório estão disponíveis na versão gratuita.

A versão Premium também oferece uma ferramenta para a conversão de PDF em Word, reconhecimento de caracteres e 20 GB de armazenamento. A versão Business oferece suporte ao cliente e opções avançadas de tabela, como a possibilidade de incluir elementos multimídia e um número maior de fórmulas previamente concebidas.

O WPS Office está disponível para Windows, Apple e Linux, e também em celulares Android e iOS.

Saiba mas

5. Zoho Sheet

Um assistente virtual ajuda na análise e limpeza de dados no Zoho Office (Fonte)
  • Classificação geral: 4,4/5 
  • Quantidade de reviews: 41
  • Versão gratuita: sim
  • Valor do upgrade: A suíte Zoho Office é gratuita para uso individual, mas para planos mais completos é necessário contratar um plano, como o pacote Docs (a partir de €4 por mês por usuário) ou o plano WorkDrive (a partir de €2,50 por mês por usuário)

Entre as ferramentas de escritório do Zoho Office Suite está o Zoho Sheet, um programa de tabelas colaborativo, para a criação de tabelas de cálculo interativas.

Armazenado na nuvem, o Zoho Sheet promove trabalho de equipe simultâneo; o recurso de bloqueio de células impede a edição por parte de terceiros e o recurso de histórico mantém o controle de todas as alterações e reverte para versões anteriores.

Uma assistente virtual chamada Zia ajuda a analisar os dados, limpá-los, gerar tabelas dinâmicas usando o método de arrastar e soltar, ou gerar gráficos mostrando grupos de dados. A Zia também pode responder a perguntas simples, formuladas por escrito ou por voz na versão mobile.

O Zoho Sheet está disponível para Android e iOS.

Saiba mas

Na hora de escolher uma alternativa ao Excel, é importante analisar qual opção oferece as melhores funcionalidades na versão premium. Se por caso, no futuro, sua empresa precisar de funções mais completas, você não precisará mudar a ferramenta para buscar outra que se adapte às novas necessidades. 

Busca software de folhas de cálculo? Confira nosso catálogo.

Metodologia

Na lista de alternativas ao Excel, o Capterra escolheu os softwares com base nos seguintes critérios:

  • Uma classificação geral de pelo menos 4,0 estrelas na página do Capterra
  • Uma versão utilizável totalmente gratuita (excluídas as soluções com versão de teste gratuita)
  • Uma versão para uso em dispositivos móveis

Neste artigo, as ferramentas foram listadas em ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo especializada em tendências e desafios de novas tecnologias no mundo profissional. Paixões: Albert Camus, arte, enigmas.

Analista de conteúdo especializada em tendências e desafios de novas tecnologias no mundo profissional. Paixões: Albert Camus, arte, enigmas.


Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.