Webinar: como funciona e por que é um recurso útil para PMEs

Publicado em 29/09/2021 por Marcela Gava e Chiara Casse

Saiba o que é um webinar, como funciona e por que sua empresa deve usá-lo

Muitos profissionais que escutam falar ficam na dúvida sobre o que é um webinar e como funciona. Trata-se de um formato de comunicação que está sendo cada vez mais utilizado por empresas e profissionais de marketing, especialmente em decorrência desses tempos pandêmicos.

Também conhecido no Brasil como webinário, são reuniões ou seminários realizados diretamente na web, em modo streaming, através de uma ferramenta de webinar. Todos os usuários, com uma inscrição prévia, podem acessar o evento através de um link. 

Esta é uma ferramenta útil para que as pequenas e médias empresas (PMEs) interajam com um grande número de pessoas sem ter as despesas de organizar um evento presencial, aumentando também o alcance da conferência.

O que é o webinar e como funciona sua dinâmica?

O webinar é um evento online, em muitos casos gratuito. Em decorrência da pandemia de COVID-19, o trabalho híbrido ou remoto se tornou quase uma regra e a maneira de transmissão de conhecimento mudou. Neste novo panorama, o diferencial do webinar recai na sua capacidade de atrair profissionais de cada parte do país, ou até do mundo. Por exemplo, um profissional de marketing de Aracaju pode participar em tempo real de um evento de Porto Alegre sem ter de estar fisicamente naquele espaço.

Este modelo de transmissão funciona por convite da empresa organizadora ou através do preenchimento de um formulário de registro. As informações requisitadas neste formulário também podem servir como estratégia de captura de leads para que posteriormente se ative campanhas de marketing ou se faça uma abordagem comercial. 

No webinar, um orador ou palestrante ilustra os tópicos em discussão, mostra slides ou vídeos e responde perguntas, enquanto os participantes têm a oportunidade de aprender novos conceitos, tomar notas, fazer perguntas ou comentários e rever o evento em uma data posterior, se ele foi gravado e disponibilizado.

É importante ter em mente que uma apresentação online dura em média uma hora e meia (não mais que isso). Se houver espaço para compartilhar mais conteúdo, o ideal é organizar eventos maiores, que incluam mais palestrantes e intervenções durante vários dias. Isso porque o potencial da comunicação à distância, mesmo do ponto de vista comercial, é quase ilimitado.

Como as PMEs podem explorar o potencial dos webinars

Após definir o que é um webinar e como funciona sua dinâmica, abordaremos suas aplicações, que são muitas e cobrem uma ampla gama de setores econômicos, educacionais e de produção. 

As diretrizes dos webinars, combinadas com as características das plataformas de transmissão, promovem um uso extremamente versátil. Os eventos online são organizados com os seguintes objetivos:

  • Desenvolvimento de cursos de treinamento e atualização;
  • Conferências, simpósios e palestras;
  • Oficinas e laboratórios interativos;
  • Apresentação de novos produtos a serem comercializados;
  • Reuniões virtuais com a imprensa.

Com foco apenas comercial, o webinar pode ser usado para introduzir e discutir estratégias de marketing, apresentar resultados de pesquisas de mercado e análises setoriais, além de explicar tendências positivas ou negativas da área. 

Há muitas vantagens em utilizar o webinar como uma ferramenta de interação e desenvolvimento do próprio negócio, independentemente de restrições de deslocamento e localização geográfica. 

Entenda por que o webinar é uma solução de marketing eficiente

Especialistas em marketing e profissionais de vendas concordam que o webinar é um suporte seguro para apresentar sua empresa ou produtos específicos, atrair novos clientes e aumentar as vendas. 

Como resultado, muitos eventos online são idealizados com essa mentalidade, através de uma série de etapas que começam com a escolha dos tópicos e a criação do conteúdo, depois a divulgação do seminário e o envio de convites a potenciais clientes.

Igualmente importante é o trabalho realizado após o evento, com objetivo de estreitar o contato com os participantes. Essa etapa pode ser realizada através da criação de uma pesquisa para que a pessoa avalie o conteúdo do webinar ou através do envio aos participantes de um link com a gravação do evento –nessa estratégia, vale a pena disponibilizar contato ou informações que ajudem a fortalecer o relacionamento do cliente com a empresa. 

Soma-se a isso as campanhas publicitárias a serem desenvolvidas nas redes sociais e outras técnicas a serem implementadas em simbiose com a equipe de vendas. A boa qualidade e consequente sucesso do webinar é no entanto um passo decisivo para aproximar novos clientes da marca e/ou melhorar a relação com os clientes já adquiridos.

Webinar: como funciona e quais são os recursos específicos

A rápida disseminação da comunicação online levou ao desenvolvimento de um grande número de plataformas de webinar, de criação mais ou menos recente, em que se pode confiar em todos os aspectos relacionados aos eventos online.

Tratam-se de programas com alto padrão de segurança, nos quais é possível criar reuniões virtuais agradáveis, fáceis de acessar, profissionais e frutíferas. Seja para apresentações, videoconferências em grupo, reuniões de negócios, reuniões estratégicas ou outros eventos, há uma ampla gama de funções disponíveis para atender a cada necessidade.

As características destes softwares, em muitos casos baseados na nuvem, incluem alertas e notificações em tempo real, análise de audiência, compartilhamento de tela e personalização, bate-papo ao vivo, sistema de múltiplos anfitriões, gravação de sessão, ferramentas de anotação e desenho, relatórios, pesquisas, análises e outros recursos para gerenciar cada evento antes, durante e depois. A compatibilidade com dispositivos móveis é satisfatória e não há necessidade de download de software adicional.

O webinar é, portanto, um aliado valioso para as PMEs, proporcionando a oportunidade de se comunicar remotamente, de casa ou de qualquer outro lugar, com pessoas de todo o mundo e transmitir informações, inovações e promoções relacionadas aos seus negócios.

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Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

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Analista de conteúdo no Capterra. Especialista em tecnologia e responsável por estudos sobre hi-tech e digitalização focados nas PMEs. Amante da natureza e das praias de Barcelona.

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