Sistemas para bares e restaurantes: Otimize os processos do seu negócio

Publicado em 14/10/2021 por Marcela Gava e Bruno Peláez

Sistemas para bares e restaurantes têm sido um dos protagonistas para que estabelecimentos consigam ganhar eficiência na gestão

Sistemas para bares e restaurantes ajudam estabelecimentos a ganhar eficiência

Com a desescalada das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, os brasileiros estão com vontade de voltar a frequentar bares e restaurantes –uma pesquisa identificou que essa é a atividade que as pessoas mais veem como prioridade para o pós-pandemia. No entanto, é possível que o público encontre outro tipo de estabelecimento quando começar a sair de casa; agora, mais tecnológico.

A crise sanitária mudou a maneira como os restaurantes e bares operam. A fim de cumprir as restrições e respeitar o distanciamento social, esses estabelecimentos tiveram que contar com a ajuda de softwares para bares e restaurantes para se digitalizar, além de promover mudanças em seus modelos de negócio. 

Já faz alguns anos, até mesmo antes da crise sanitária, que bares e restaurantes vinham usando uma variedade de aplicações para automatizar e otimizar tarefas. Alguns dos softwares mais popularizados na área são:

  • Sistemas de pagamento: um sistema cuja principal função é autorizar pagamentos com cartão de débito e crédito ou por meio de celular, como PIX, preenchendo a lacuna entre a empresa e o banco.
  • Software de contabilidade: uma solução que fornece ferramentas para o gerenciamento da folha de pagamento, contas a pagar e a receber, faturamento e contabilidade geral. 
  • Sistemas PDV: um programa que permite gerenciar pedidos, rastrear tabelas, imprimir recibos e gerar relatórios.

No entanto, estas categorias de software não foram suficientes para enfrentar o desafio imposto pela pandemia. Restaurantes e bares tiveram que implementar novos tipos de aplicações e plataformas para adaptar o negócio às necessidades atuais: torná-lo mais digital para depender menos da interação física e otimizar ou melhorar certos processos para cumprir com as regulamentações estabelecidas. 

Neste artigo revisamos algumas das principais tecnologias que podem ser utilizadas para cobrir diferentes campos e processos no ramo de restaurantes e bares.

O que é uma pilha de tecnologia para restaurantes e bares?

Você conta com diferentes softwares para realizar suas tarefas diárias? Esta é uma prática comum, pois é quase impossível encontrar um sistema comercial com todas as funções necessárias para um negócio tão complexo. O problema é que cada um tem seu próprio banco de dados.

Se você trabalha com ferramentas autônomas, você perderá um tempo valioso em tarefas repetitivas. Por exemplo, terá que registrar os nomes de seus funcionários em diferentes plataformas. Felizmente, é possível unificar todas essas bases de dados para que elas se alimentem umas das outras. Essa é a essência por trás do conceito da pilha de tecnologia, também conhecido como tech stack ou stack de tecnologia.

Este é o nome dado a um ecossistema composto por várias ferramentas de TI que se comunicam e colaboram entre si para alcançar os objetivos da empresa. As aplicações que fazem parte da pilha de tecnologia de bares e restaurantes são geralmente baseadas em nuvens e oferecem capacidades de integração de terceiros.

Como integrar diferentes ferramentas?

A integração é o processo de combinar duas peças de software para fazer com que aplicações independentes troquem dados automaticamente, seja unidirecional ou bidirecionalmente. Construir um stack tecnológico depende da capacidade de integrar as diferentes plataformas que seu negócio utiliza.

Muitas aplicações baseadas na nuvem vêm com integrações nativas, o que significa que elas são projetadas para sincronizar com o software mais popular do mercado. Utilizar somente esse tipo de ferramentas é a maneira mais fácil de construir sua pilha.

O que você pode fazer se um determinado aplicativo não oferecer integração nativa com outra plataforma?

Neste caso, é possível utilizar as APIs (conteúdo em inglês). A interface de programação de aplicações (do inglês Application Programming Interface) é um conjunto de regras que definem como dois programas se comunicam um com o outro. 

Entretanto, a construção desses caminhos de comunicação requer algum conhecimento técnico. Se você não quiser gastar muito tempo e esforço nesta tarefa, pode sempre recorrer a um iPaaS (plataforma de integração como serviço). Trata-se de uma ferramenta especialmente projetada para encontrar a melhor maneira de conectar softwares distintos.

Projetar uma pilha de tecnologia para restaurantes e bares

Para projetar seu próprio tech stack de sistemas para restaurantes e bares, você deve primeiro identificar o tipo de software que seu negócio precisa. Para ajudar você a identificar qual ferramenta pode se adequar às suas necessidades, preparamos este guia. Com ele, você conseguirá entender quais são as principais características tecnológicas dos seguintes processos:

  • Plataforma de gestão de bares e restaurantes 
  • Entrega de alimentos
  • Presença digital (sites e mídias sociais)

Gerenciamento de bares e restaurantes

Administrar um restaurante envolve ter um bom inventário e uma boa gestão de estoque, além do planejamento adequado dos funcionários. Para lidar com essas tarefas, é recomendável que, entre sua lista de softwares para bares e restaurantes, você inclua as seguintes ferramentas:

  • Software de gestão de estoque. Uma plataforma que monitora em tempo real o estoque de cada produto em seu armazém e gera relatórios. Este software permite que você calcule suas necessidades reais de estoque e faça compras em tempo hábil, ajudando, assim, a evitar faltas no estoque. 
  • Software de horário de trabalho. Uma ferramenta para organização de escala de trabalho o ajudará a encontrar um equilíbrio entre a preservação da saúde de seu pessoal e a garantia do bom funcionamento do seu estabelecimento. Com este software, você pode gerenciar os horários e a agenda da equipe. Também permite que você faça ajustes imediatos caso um de seus funcionários esteja de licença e outra pessoa tenha que cobrir seu turno.

Códigos QR para cardápios em restaurantes e bares

Depois de o código QR se tornar mais popular para pagamentos, o cardápio impresso também parece estar indo para o caminho do desuso graças à tecnologia de leitura de informação.

Uma solução é criar um código QR que os clientes possam escaneá-lo via dispositivo móvel para acessar o menu. Alguns softwares para bares e restaurantes possuem funcionalidade para a criação de um menu digital.

Pilha de tecnologia de entrega de alimentos

Em pouco tempo, em alguns casos motivados pela pandemia, muitos negócios passaram a oferecer entregas a domicílio ou implementaram quiosques de autoatendimento. No mercado, há ferramentas para ajudar a administrar todas as tarefas envolvidas nesse tipo de serviço.

  • Software de entrega de comida. Trata-se de um programa que permite a criação de um portal para que os clientes façam pedidos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e façam pagamentos através da mesma plataforma. A implementação desta solução ajuda a gerenciar o serviço de entrega ao domicílio.
  • Software de gestão do desempenho comercial. O software de gestão empresarial tem ferramentas para avaliar o desempenho de um restaurante ou bar, reunindo indicadores-chave, relatórios financeiros e gráficos.
  • Software de quiosque. Os quiosques de autoatendimento podem ser colocados na entrada de um estabelecimento para permitir que os clientes façam pedidos por conta própria e sem a necessidade de solicitar uma mesa.

Pilha de tecnologia para trabalhar a presença digital

Digitalização também significa fortalecer a presença digital de seu bar ou restaurante, com criação de um site e contas em redes sociais. Através dessas plataformas, você pode oferecer um atendimento ao cliente 24 horas por dia. Confira tecnologias projetadas para estas finalidades.

  • Software para criação de sites. Estas ferramentas vêm com modelos, ferramentas de design, plugins e outras opções que facilitam a criação ou modificação de um site. Por exemplo, através desses sistemas, você pode adaptar seu site às últimas tendências da experiência do usuário. O site pode ser integrado ao software de entrega de alimentos para oferecer aos clientes um serviço ainda mais completo.
  • Software de marketing de redes sociais. As redes sociais são uma ótima maneira de mostrar seus produtos e serviços à sua audiência. Com ferramentas de marketing social, você pode gerenciar suas campanhas através dessas plataformas e usar métricas para acompanhar a resposta dos clientes.
  • Softwares de chatbots. Este assistente virtual interage com os visitantes de seu site ou plataforma de mensageria em momentos em que não há ninguém para respondê-los. Desta forma, seus clientes estarão sempre bem informados, e isso influenciará positivamente a reputação de seu negócio.
Busca sistemas para restaurantes? Confira nosso catálogo.

 

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.


Analista de conteúdo no Capterra e GetApp. Especialista em tecnologia, cria pesquisas de tendências de software B2B. Pode encontrá-lo submerso em dados ou desenhando um labirinto.

Analista de conteúdo no Capterra e GetApp. Especialista em tecnologia, cria pesquisas de tendências de software B2B. Pode encontrá-lo submerso em dados ou desenhando um labirinto.