Confira 4 opções de apps para estilistas

Publicado em 17/11/2021 por Marcela Gava e Chiara Casse

Está procurando um app para estilistas que possa melhorar a qualidade do seu trabalho? Apresentamos quatro soluções populares entre os usuários do Capterra, com informações sobre cada produto.

Neste artigo, o Capterra seleciona opções de app para estilistas

O setor de design de moda está se tornando cada vez mais competitivo, manter-se atualizado em relação às novas tecnologias se tornou essencial. Uma maneira de estar em dia é conhecer os programas para design de moda disponíveis no mercado.

Esta categoria de software reúne soluções que permitem otimizar os processos de criação e desenvolvimento de um produto, monitorar e acelerar o gerenciamento do ciclo de trabalho e organizar sua equipe da melhor maneira possível.

Desta forma, sua criatividade se funde com a tecnologia, garantindo um produto final e um processo de vendas cada vez mais moderno e de fácil gestão.

Neste artigo, selecionamos quatro apps para estilistas com a melhor pontuação no diretório do Capterra (acesse a metodologia completa no final do artigo).

1. Delogue PLM

Introdução ao Delogue PLM (Fonte)
  •  Classificação geral: 4,2/5

Visão geral

A primeira opção de app para estilistas é o Delogue PLM. Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento de produtos para a indústria da moda que está baseada na nuvem. Com o Delogue PLM você pode otimizar o tempo de desenvolvimento de um produto, controlar os processos de produção e gerenciar os custos rastreando seu ciclo de vida.

Versão gratuita

O Delogue PLM não tem um plano gratuito, mas oferece uma demonstração ao vivo de 30 minutos.

Valor do upgrade

A versão Business está disponível a partir de €109/mês (aprox. R$ 700) por usuário e inclui as características básicas da plataforma, incluindo acesso ilimitado do fornecedor, 100GB de armazenamento de dados e suporte gratuito por e-mail. A versão Profissional está disponível a partir de €159/mês (aprox. R$ 1021) por usuário e inclui 200GB de armazenamento de dados, uma ferramenta de simulação de preços, uma ferramenta de análise, folhas de estilo avançado, um gerente de conta disponível e treinamento anual da equipe. A versão Enterprise também inclui um programa de treinamento para “superusuários”, um laboratório de pré-análise, workshops e outros recursos. O preço deste último está disponível mediante solicitação.

Principais funcionalidades:

  • Ilustrações de moda
  • Catalogação/categorização
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos e fornecedores
  • Criação de gráficos

2. CorelDraw

Tutorial do CorelDraw para a criação de estampas (Fonte)
  • Classificação geral: 4,5/5

Visão geral

O CorelDRAW é um software avançado de edição gráfica que inclui funções para criar, editar e transformar imagens digitalmente. Faz parte do pacote de suítes gráficos da Corel Corporation.

Este software gráfico profissional é indicado para freelancers e pequenas empresas que desejam criar desenhos gráficos que possam ser usados em vários setores: da publicidade à impressão, do design têxtil ao design de cartazes e assim por diante.

Com o CorelDRAW.app, é possível colaborar em tempo real com clientes e colegas, recebendo feedbacks imediatos.

Versão gratuita

O CorelDraw não tem uma versão gratuita, mas oferece um período de teste de 15 dias.

Valor do upgrade

A versão mais básica do software está disponível por €130 (aprox. R$ 836).

Principais funcionalidades:

  • Ilustração vetorial
  • Vetorização de imagens rasterizadas,
  • Arquivo de padrões, cores e elementos gráficos
  • Implantação em nuvem

3. Brikl

Introdução ao Brikl (Fonte)
  • Classificação geral: 4,7/5

O Brikl é outro app para estilistas selecionado pelo Capterra. Trata-se de uma plataforma de software ponta a ponta para personalização 3D e criação de produtos customizados.

A ferramenta permite a criação e personalização de produtos principalmente relacionados ao esporte, tais como vestuário de equipe, equipamento técnico e qualquer outro produto personalizável.

O configurador 3D permite criar desenhos personalizados em cada detalhe, a partir de um modelo básico: das cores aos tecidos, dos logotipos às etiquetas.

Os modelos podem ser girados 360º, ampliados e ajustados. Em seguida, são exportados como arquivos prontos para impressão, ajudando a reduzir custos e prazos de entrega.

Versão gratuita

O Brikl não tem uma versão gratuita, mas oferece um teste gratuito por 7 dias.

Valor do upgrade

Existem três opções de planos do Brikl. O Plus tem um preço de €29 por mês (aprox. R$ 186) e inclui relatórios de vendas e produção, além de suporte por e-mail. O preço do profissional é de €89 por mês (aprox. R$ 572) e inclui horas de treinamento, a capacidade de hospedar lojas on-line em um domínio externo, integrações com sistemas de terceiros e suporte telefônico. Para acessar o plano mais abrangente, o Enterprise, é necessário entrar em contato com a empresa. Ele inclui um estúdio de design 3D, uma sala de design 2D e 3D, serviços de digitalização 3D e um gerente de contas atribuído ao cliente. Todos os planos cobram uma taxa de parceria sobre o total do carrinho de compras do cliente.

Principais características:

  • Ilustrações de moda
  • Painel de gerenciamento
  • Personalização de produtos
  • Suporte para qualquer método de impressão
  • Biblioteca de modelos 3D

4. Indigo8

Introdução ao Indigo8 (Fonte)
  • Classificação geral: 4,4/5

O Indigo8 fornece soluções de software para empresas de moda e atacadistas de todos os tamanhos. Também é adequado para empresas atacadistas que administram todos os aspectos do desenvolvimento de produtos até o atendimento de pedidos através de canais de vendas/inventários.

Gerenciar todas as informações de estilo e produtos, inserir pedidos de venda, consolidar pedidos de compra de fábrica, rastrear estoques e gerar faturas são algumas das funcionalidades do Indigo8, que também permite gerenciar a loja de varejo e se integra com sua loja virtual.

Versão gratuita

O Indigo8 não tem um plano gratuito, mas oferece a possibilidade de teste gratuito por 30 dias.

Valor do upgrade

A versão LITE Starter está disponível a partir de US$ 189 (aprox. R$ 1.048) por mês e inclui as características básicas do módulo de produtos da plataforma: entrada de estilo, gerenciamento de vendas e devoluções, faturas, detalhes de clientes e fornecedores, e suporte de bate-papo on-line. A versão LITE Fully Loaded está disponível a partir de US$ 295 (aprox. R$ 1.637) por mês e inclui, além das características básicas do módulo LITE Starter, a integração de algumas funções do módulo de pedidos e do módulo de armazém: atribuição de pedidos a pedidos, gestão de estoque e inventário, faturamento de blocos e listas de embalagem. A versão Enterprise tem preço sob medida e inclui todas as funcionalidades dos módulos anteriores: design, integrações de vendas, criação de PO, compra de tecido e acabamento, gerenciamento de estoque com código de barras, rastreamento e alocação de pedidos, armazenamento, embalagem, faturamento, PDV multiloja e gerenciamento de contatos.

Principais funcionalidades:

  • Ilustrações de moda
  • Contabilidade integrada
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos e fornecedores
  • Importação/exportação de dados
  • Gerenciamento de comércio eletrônico
  • Monitoramento de pedidos e produção

Como escolher o app para estilistas certo para sua empresa?

Existem sistemas muito diferentes para cada projeto. O principal critério para escolher o mais adequado para sua empresa é pensar sobre a necessidade mais real e urgente à qual você deseja atender.

Aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha do app para estilistas que melhor se adapta às suas necessidades:

Facilidade de uso

Pode parecer trivial, mas antes de escolher o software é importante avaliar seu nível de dificuldade.

Este é um critério essencial. Alguns programas podem ser pouco intuitivos e requerem uma longa curva de aprendizado para sua equipe antes que ela possa se sentir completamente confortável com toda a funcionalidade oferecida.

É muito comum que as empresas incluam uma sessão de treinamento como parte do pacote de aquisição. No entanto, quanto tempo podem durar estas sessões de treinamento? A pergunta é: quanto tempo você pode investir no aprendizado do software?

Antes de decidir, recomendamos que você descubra o máximo possível de informação sobre a ferramenta. Uma opção é abrir um chamado via e-mail ou através do bate-papo on-line disponível nos sites oficiais.

Reduzindo o tempo de comercialização

O sucesso de uma marca de moda também está em acelerar os processos criativos e de produção de um produto, transformando seu modelo de negócios em uma abordagem voltada para a demanda.

Isto significa poder comunicar-se com sua equipe de forma eficiente, ganhando tempo valioso e evitando mal-entendidos durante as principais etapas do trabalho.

Se a facilidade de comunicação é sua prioridade, recomendamos que se concentre em software que possa ser usado por toda a equipe e que tenha capacidade de interação e compartilhamento em tempo real. Muitas vezes mais de uma pessoa está trabalhando no mesmo projeto e características de colaboração como estas são inestimáveis.

Ser capaz de otimizar o custo do software

Como mostrado acima, o custo de um programa para design de moda varia de acordo com o plano que você selecionar.

O valor de cada plano é um elemento a ser levado em conta e deve ser incluído em seu plano de negócios.

Recomendamos que você sempre aproveite o período de teste gratuito oferecido, para que você possa analisar quais características do programa são essenciais para seu negócio.

Busca um programa para design de moda? Confira nosso catálogo.

Metodologia

As opções de software para design de roupas listadas aqui atendem os seguintes critérios:

  • Correspondem à definição do Capterra para programa de design de moda.
  • Oferecem uma versão de teste do software com um período de tempo especificado.
  • Possuem uma pontuação de pelo menos 4 de 5 estrelas no diretório do Capterra.
  • Oferecem versão na nuvem, SaaS e implementação web.

As cotações para o real foram realizadas em 9 de novembro de 2021.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.


Analista de conteúdo no Capterra. Especialista em tecnologia e responsável por estudos sobre hi-tech e digitalização focados nas PMEs. Amante da natureza e das praias de Barcelona.

Analista de conteúdo no Capterra. Especialista em tecnologia e responsável por estudos sobre hi-tech e digitalização focados nas PMEs. Amante da natureza e das praias de Barcelona.