5 softwares para a criação de prontuário digital

Publicado em 10/12/2021 por Marcela Gava

Um único recurso pode trazer mais agilidade para a rotina médica. Entenda como funciona o prontuário digital e conheça 5 opções de softwares que oferecem esta funcionalidade.

Selecionamos ferramentas que permitem a criação de um prontuário digital.

A implementação do prontuário digital pode ajudar a aprimorar o atendimento de um consultório médico ou clínica, já que o recurso oferece mais eficiência, transparência e inteligência de dados à gestão de negócios da área da saúde. 

Há quem já usufrua dos benefícios trazidos por sistemas de prontuários eletrônicos. Na pesquisa do Capterra sobre o uso de tecnologia na medicina, pacientes já familiarizados com a telemedicina elegeram o prontuário eletrônico como a terceira tecnologia mais usada pelos médicos no atendimento.  

Para estabelecimentos da saúde que estão interessados na implementação deste tipo de plataforma, o Capterra lista abaixo 5 softwares com recurso de prontuário eletrônico (acesse a metodologia no final do artigo). 

O que é o prontuário digital e como ele funciona

O prontuário digital (também chamado de prontuário eletrônico) é a digitalização da ficha do paciente que costumava ser escrita à mão pelos profissionais da saúde. O modelo foi regulamentado em 2018 através da lei nº 13.787, que estabeleceu regras e normas para o uso de sistemas para prontuário eletrônico no atendimento médico.

Na versão digital do prontuário, o preenchimento e a transmissão da ficha do paciente é realizada de forma eletrônica. Além de gerar economia de tempo e de custo, também é responsável pela diminuição dos erros e ambiguidades associados às anotações em papel. 

Outra grande vantagem do prontuário médico eletrônico é a centralização das informações. Em um mesmo espaço, é possível ter fácil acesso ao histórico do paciente através de notas ou imagens anexadas durante o atendimento. Uma das principais diferenças com o prontuário físico é que, na versão tradicional, o conteúdo pode ser guardado em diferentes locais, o que dificulta o acesso e leva a perda de informações relevantes.

Os sistemas de prontuário eletrônico costumam ser personalizáveis, e isso significa que o usuário pode editar a ficha de informações de acordo com sua especialidade e sua maneira de atender. Também é comum que permitam a geração de relatórios, que podem ajudar a identificar tipos de convênios mais atendidos, por exemplo.

Quais os benefícios de usar um sistema de prontuário eletrônico?

Ferramentas com funcionalidade de prontuário digital foram desenvolvidas para ajudar a trazer eficiência para a gestão de consultórios, permitindo também que o profissional seja mais assertivo na recomendação de tratamento e dando mais confiança ao paciente no seu tratamento. Ao utilizar prontuário eletrônicos, os profissionais podem acessar os seguintes benefícios:

  • Redução do tempo no preenchimento da anamnese;
  • Manutenção do histórico do paciente em um mesmo lugar;
  • Emissão de atestados médicos, pedidos de exame ou receitas médicas;
  • Armazenamento de documentos para indicar evolução do tratamento;
  • Personalização de fichas de atendimento;
  • Acesso a dados relacionados aos prontuários (para entender perfil de pacientes ou planos de saúde mais atendidos).

Confira 5 softwares para criação de prontuário digital

Abaixo, listamos cinco softwares médicos que realizam prontuários digital, em ordem alfabética.

1. Amplimed

Tutorial do Amplimed (Fonte)

Visão geral

O Amplimed é um software de telemedicina que oferece um prontuário eletrônico personalizável com assinatura digital padrão ICP-Brasil. Também inclui módulos de especialidades médicas, em que o profissional acessa recursos específicos de acordo com a sua clínica. Por exemplo, no caso de cirurgia plástica, é possível estudar imagens anteriores e comparar com fotografias atuais, além de acessar pincéis para marcar detalhes diretamente na foto, facilitando a visualização. 

O prontuário digital do Amplimed reúne todo o histórico do paciente no mesmo espaço para que o usuário consiga ver informações antigas enquanto edita o documento. O sistema também integra a função de chamadas de vídeo na mesma tela do prontuário para ajudar no preenchimento de informações. 

Outras funcionalidades

O sistema também oferece uma opção de prescrição digital de receitas, com versão própria e integração com a Memed. Além disso, inclui agenda com confirmação automática de consultas, vídeo chat com troca de arquivos e recursos financeiros e de segurança (com criptografia).

Saiba mais

2. Feegow

Tutorial do Feegow (Fonte)

Visão geral

O prontuário eletrônico do Feegow possui campos personalizáveis para anamneses, evoluções e laudos, além da possibilidade de armazenar arquivos dos pacientes com a opção de editar imagens, marcando áreas específicas. É possível enviar fotos tiradas pelo profissional da saúde diretamente para o prontuário. A ferramenta possui ainda a funcionalidade de digitação por voz. 

Também oferece recursos de tabelas, calculadoras e gráficos de evolução. Com este último, o profissional pode ter acesso ao histórico do paciente de maneira visual, reunindo em gráficos diferentes tipos de informações geradas a partir do cruzamento de dados. Na prescrição de medicamentos e fórmulas, o sistema possui um bulário integrado além de receituário de controle especial.   

Outras funcionalidades

Destinado a clínicas e hospitais, o Feegow inclui recursos financeiros, de atendimento online e gestão de estoque. Em relação ao agendamento, oferece agenda com diversos tipos de visualização, também permite a confirmação de consultas por SMS e WhatsApp. 

Saiba mais

3. iClinic

Tutorial do iClinic (Fonte)

Visão geral

No iClinic, o prontuário digital pode ser personalizado de acordo com a especialidade e a prática médica do usuário, incluindo opções para cálculo IMC, data provável do parto (DPP), idade gestacional (IG) e curva de crescimento, por exemplo. Também é possível armazenar informações dos pacientes, como imagens, para acompanhar a evolução do tratamento ao longo do tempo, com possibilidade de anexar fotos e outros documentos para centralizar os dados do paciente. 

A assinatura digital de documentos do iClinic, incluindo os prontuários eletrônicos e as prescrições digitais, contam com validade jurídica e segurança dos dados do paciente. Permite ainda o compartilhamento de prontuários com outros profissionais da saúde na mesma clínica.

Outras funcionalidades

A funcionalidade de prescrição eletrônica está integrada com a Memed e é possível personalizar as prescrições com o modelo mais utilizado (tanto para prescrições quanto para emissão e solicitação de exames). O iClinic também oferece a possibilidade de criar orçamentos personalizados para cada paciente, além de outras funcionalidades como ferramentas de marketing e de gestão financeira.

Saiba mais

4. iMedicina

Tutorial do iMedicina (Fonte)

Visão geral

O prontuário digital do iMedicina oferece uma visualização estilo timeline, em que se acessa todas as informações do histórico do paciente, como dados de atendimento, notas, arquivos anexados (como exames ou fotos) e outras anotações. A ferramenta permite adicionar notas rápidas sobre o paciente fora do atendimento médico. Com o intuito de preservar os dados, esse conteúdo não pode ser excluído. 

Quando os arquivos são cadastrados, eles ficam salvos na nuvem e contam com protocolos de segurança e privacidade. A ferramenta permite configurar modelos pré-prontos de atestado e prescrição, que podem ser personalizados com logo, dados do profissional e o endereço da clínica. O sistema realiza o salvamento automático de dados a cada 10 segundos para que não se perca informações.

Outras funcionalidades

O iMedicina oferece a possibilidade de o usuário realizar a própria marcação de consulta online através dos horários disponibilizados pelo profissional da saúde. Também oferece funcionalidades para a gestão financeira, com visão geral das finanças e despesas, envio automático de pesquisa de satisfação aos pacientes e possibilidade de taguear pacientes para enviar mensagens personalizadas a eles. 

Saiba mais

5. 4Medic

Tutorial do 4Medic (Fonte)

Visão geral

O recurso de prontuário digital do 4Medic permite criar modelos de anamnese ou formulários online, com campos customizáveis se o paciente está em tratamento ou se fez alguma cirurgia, de acordo com a abordagem do profissional. Também integra uma ferramenta de receituário que permite escolher o tipo, a via de administração e medicamentos já cadastrados no sistema. Permite a criação de pastas e subpastas para organização de informações. 

Na solicitação de exames, oferece campos inteligentes que são preenchidos automaticamente pelo sistema com as informações do paciente. Oferece a possibilidade de assinar documentos digitalmente com segurança e validade jurídica. 

Outras funcionalidades

O 4Medic traz recursos de relacionamento com o paciente, como uma sala de espera com visibilidade de quantas pessoas estão aguardando. Há a possibilidade de emitir um relatório de atendimentos para saber quantos procedimentos foram realizados pela clínica. Conta ainda com ferramentas para a marketing e gestão financeira e de estoque, com integração entre essas duas últimas áreas.

Saiba mais

 

Escolha o sistema de prontuários eletrônicos ideal para suas necessidades

Agora que você já teve acesso a algumas opções de softwares de prontuário digital, o próximo passo é decidir qual opção se adequa melhor às necessidades do seu consultório. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você na seleção:

  • Identifique oportunidades de digitalização: Como mostrado acima, todas as ferramentas possuem funcionalidades relevantes além da criação de prontuário médico eletrônico. Por isso, identifique quais atividades da sua clínica poderiam ser digitalizadas e avalie se os softwares da sua seleção oferecem recursos para tornar a área mais eficiente.
  • Aproveite o período de teste: Todos os softwares selecionados nesta lista possuem um período de teste grátis. Use este momento para testar todas as funcionalidades relacionadas ao prontuário eletrônico, anotando os prós e contras de cada uma que você testar. Elimine os softwares cujos recursos não cumprem com as suas expectativas.
  • Avalie o custo para upgrade: Se você optar por um plano gratuito ou básico, leve em conta a possibilidade de migrar para uma versão mais completa –e decida o orçamento antecipadamente. Com isso, certifique-se que a versão mais completa do software que você escolheu oferece os recursos que você necessita dentro do orçamento levantado.
  • Leve em conta a experiência de outros usuários: Leia avaliações de usuários reais no Capterra para entender como foi a experiência de outros usuários em relação ao sistema que você pretende implementar.
Busca sistemas de prontuários eletrônicos? Confira nosso catálogo.

Metodologia

As ferramentas de prontuário digital apresentadas nesta lista deveriam:

  • Disponibilizar gratuitamente uma versão de teste. Não foram consideradas as opções que, em vez de teste grátis, ofereciam demonstrações guiadas da plataforma.
  • Corresponder com a definição do Capterra sobre sistemas de prontuários eletrônicos: os produtos dessa categoria automatizam a documentação, armazenamento e recuperação de registros de pacientes
  • Ser um software nacional, desenvolvido por uma empresa brasileira.

Na análise das opções a serem selecionadas para esta lista, levou-se em conta a relevância de cada software, que foi medida através das ferramentas Moz, Ahrefs e SemRush. Os programas foram listados neste texto de acordo com a ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.