Uso de drone: quais são os tipos de aplicações comerciais?

Publicado em 05/01/2022 por Caroline Rousseau e Marcela Gava

O uso de drone em diferentes setores comerciais

Inicialmente o uso do drone estava relacionado a ações militares. No entanto, o suporte tem agora muitos usos diferentes. Para o público em geral, é uma aeronave pilotada à distância, que pode ser utilizada para filmar ou tirar fotografias em espaços abertos ou para participar em reuniões de aeromodelismo cuja utilização pode estar sujeita a licença e habilitação

Já para as empresas, há muitas formas de usar um drone. Neste artigo, explicamos como um drone pode, por exemplo, ajudar na logística, na construção civil e na agricultura.

Entregas por drone: fase experimental

Enquanto empresas como iFood testam rotas experimentais para entregas por drones, ainda não existe no mercado uma previsão de implantação em grande escala.

No Brasil, a entrega por drone é atualmente autorizada e regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por razões de segurança. Por meio do Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), a Anac autorizou a empresa Speedbird a fazer testes de entrega além da linha visual –quando o operador não precisa de contato visual com o drone–, com limite de distância e velocidade. 

Além de poupar tempo, o uso de drone é uma forma de entregar com segurança em locais inacessíveis ou mesmo intransitáveis. 

No futuro, a entrega através de drones poderia ser utilizada por algumas organizações para a entrega de medicamentos ou bens essenciais no contexto de catástrofes naturais ou de áreas pouco acessíveis.

Demonstração de entrega realizada com uso de drone (Fonte)

3 aplicações corporativas do drone

1. O uso de drone na logística

Em um armazém, os drones podem ser utilizados para automatizar e agilizar os processos de inventário, reduzindo os erros humanos. Pilotados ou de maneira autônoma, os drones utilizados na indústria podem digitalizar automaticamente códigos de barras ou etiquetas RFID, reduzindo erros humanos e inconsistências na gestão de estoque.

O crescimento do e-commerce levou a um aumento dos níveis de estoque e à necessidade de mobilizar pessoal para o inventário e a expedição de encomendas; a adoção de um drone para localizar um produto em um armazém permite ao pessoal concentrar-se em tarefas de maior valor e reduzir o tempo necessário para preparar o pedido.

Exemplo de uso de drone em inventário (Fonte)

Combinado com o software de gestão de armazém, o drone sincroniza os dados reunidos pelo sistema da empresa e pode detectar anomalias.

Além disso, o uso de drone é uma forma simples e segura de se ter acesso a prateleiras altas e contribui para a integridade física dos trabalhadores, evitando quaisquer erros manuais.

De modo geral, a utilização de drones na logística da empresa ajuda a automatizar as tarefas repetitivas ao mesmo tempo que reduz possíveis acidentes.

Para poder aproveitar ao máximo esta tecnologia, a empresa terá de garantir que os seus produtos são claramente rotulados e que a sua configuração é adequada ao tráfego de circulação de drones, para além de formar pilotos e cumprir as regras de segurança estabelecidas pelo governo.

2. O uso de drones na agricultura

Nos campos, o drone ajuda na monitorização de culturas, de gado ou de instalações. O drone voa sobre áreas remotas ou de difícil acesso, ao mesmo tempo que preserva o solo e permite aos agricultores poupar viagens demoradas, ajudando que se concentrem em outras tarefas.

Ao equipá-los com sensores específicos, os drones utilizados na agricultura são capazes de medir dados úteis para os agricultores (umidade, clorofila, etc.) e tornar-se instrumentos de decisão no contexto da agricultura de precisão. Com o uso de drone, podem ser tomadas decisões sobre os tratamentos a aplicar ou sobre a quantidade de fertilizante a aplicar.

Alguns sensores são também capazes de detectar certas doenças ou danos, por exemplo, durante catástrofes naturais; desta forma, os drones ajudam a avaliar a saúde do terreno. Além disso, podem transmitir coordenadas GPS com a finalidade de indicar um local específico.

Demonstração de pulverização com drone (Fonte)

Outra aplicação neste âmbito: a fotogrametria, ou seja, uma reconstrução digital do terreno a partir de fotografias tiradas de diferentes pontos de vista e a recolha de medições e dados georreferenciados. Combinado com software GIS, permite mapear e analisar os dados geográficos reunidos através de levantamento topográfico.

Os agricultores interessados no uso de drone devem levar em consideração uma série de parâmetros, dependendo do uso pretendido, incluindo a duração da bateria e a qualidade da câmera do equipamento. Ao voar sobre rebanhos, é preferível que o dispositivo não seja barulhento para não causar stress aos animais.

Quer conhecer outras soluções tecnológicas que ajudam no campo? Veja a lista do Capterra com sete softwares para agronegócio desenvolvidos no Brasil.

Todos os campos agrícolas podem beneficiar de um aliado voador deste tipo: a horticultura de mercado, as explorações de cereais ou de vinho, a arboricultura, a horticultura, etc. Mais uma vez, operador do drone deve possuir uma capacitação específica, conforme determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para manipular o instrumento com segurança e estar familiarizado com as normas em vigor.

3. Uso de drones na construção civil

Outros principais beneficiários do uso de drones incluem as empresas de obras públicas, de construção e de arquitetura, que podem utilizar os drones para ajudar no levantamento topográfico, na preparação do local, na inspeção das infraestruturas e até mesmo na limpeza.

Tal como no domínio dos campos agrícolas, os drones podem ser utilizados para missões de fotogrametria com a finalidade de realizar estudos de campo e levantamentos topográficos para um projeto de construção. Estes levantamentos são realizados em um tempo relativamente mais curto do que se realizados pessoalmente. Combinados com o software BIM, estes dados permitem a modelação das infraestruturas em 3D e a visualização do projeto.

Ao inspecionar um estaleiro de construção, seja para fins de monitorização ou para detectar danos, o drone pode capturar imagens a partir de alturas que seriam de difícil acesso sem andaimes ou que são simplesmente de acesso perigoso.

Aplicação de drone na construção civil (Fonte)

Por fim, alguns drones podem ser úteis para a limpeza de algumas superfícies, tais como os telhados.

Antes de comprar um drone

O drone para entrega, o drone agrícola e o drone para construção civil são novos recursos úteis para diferentes tarefas. Antes do uso de um drone, estude as necessidades da sua empresa e seu orçamento, e leve em conta o tempo de treinamento necessário para pilotá-lo. Consulte as diretrizes da Anac para conhecer as categorias de aeronaves e o uso delas no contexto profissional, em áreas públicas ou privadas.

Busca software de gestão de armazéns? Confira nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo especializada em tendências e desafios de novas tecnologias no mundo profissional. Paixões: Albert Camus, arte, enigmas.

Analista de conteúdo especializada em tendências e desafios de novas tecnologias no mundo profissional. Paixões: Albert Camus, arte, enigmas.


Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.