Como vender no TikTok: conheça funcionalidades e explore um novo canal

Publicado em 07/01/2022 por Emilie Audubert e Marcela Gava

Quer aumentar suas vendas explorando uma nova rede social? Aprenda o funcionamento desta plataforma e saiba como vender no Tiktok.

Uma maneira de diversificar os canais da sua empresa é trabalhar as vendas pelo Tiktok

Com o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, ou mesmo o Youtube, muitas redes sociais se tornaram parte dos canais de vendas e de marketing das empresas. 

Essas plataformas são muito populares entre os usuários e oferecem uma oportunidade para que eles compartilhem informações e experiências, bem como suas recomendações e opiniões sobre vários tópicos: uma oportunidade para as empresas no que diz respeito à estratégia digital.

Criado em 2016 e com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o TikTok é um dos aplicativos mais utilizados do momento. Estima-se que o Brasil seja o segundo país que mais usa a rede social no mundo. 

E não é só isso, por aqui o TikTok usufrui de um ótimo engajamento já que 81% dos usuários brasileiros dizem acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia.

O modelo do TikTok se concentra na criação de vídeos curtos, favorecendo tanto o espectador, que pode acessar rapidamente diversos conteúdos, quanto anunciantes, que podem ter o mesmo tipo de abordagem criativa e aparecer organicamente no feed do usuário. Outro ponto importante é que o algoritmo do TikTok não valoriza a quantidade de seguidores, mas sim a qualidade do conteúdo publicado.

O modelo do TikTok dá oportunidade para que qualquer negócio explore a rede social e, justamente por isso, já existem pequenos e médios negócios (PMEs) surfando na onda. Há relatos de marcas com aumentos de pedidos e faturamento por conta da rede social.

O próprio aplicativo oferece ferramentas nativas de edição, que permitem adicionar uma trilha sonora personalizada ao conteúdo, e se baseia no uso de hashtags temáticas ou populares. 

Foi por focar no conceito de desafio hashtag, e permitindo dessa forma que as marcas interajam com sua comunidade através de campanhas criativas e participativas, que o TikTok acabou se tornando uma oportunidade enquanto canal comercial.

Neste artigo, descubra quais são as características da plataforma e, mais importante, saiba como impulsionar vendas pelo TikTok.

O conceito de vídeo participativo do TikTok

Apesar de o aplicativo ter atingido quase 65 milhões de downloads globais em março de 2020, de acordo com um relatório da Sensor Tower (conteúdo em inglês), foi em plena pandemia que a rede social assistiu a um crescimento significativo em números.

A razão de seu sucesso? Sua capacidade de combinar características de Snapchat, Byte (antiga Vine) e Instagram no mesmo lugar. 

Com base na criação e compartilhamento de mini vídeos de 15 a 60 segundos, a plataforma permite aos usuários editar, montar e publicar seu vídeo, completando com trilha sonora e efeitos visuais, sem a necessidade de aplicações adicionais. 

E enquanto os espectadores podem visualizar e interagir com as publicações de outras pessoas através das interações tradicionais (comentários e curtidas), os usuários podem responder a um conteúdo com a sua própria versão de um vídeo. 

Esta funcionalidade tem sido utilizada por algumas marcas para lançar campanhas participativas –e consequentemente aumentar as vendas pelo TikTok. Estão como exemplos de uso bem-sucedido da rede a hashtag #PassinhoDaAutoescola, lançada pela Chevrolet para promover a direção defensiva, ou o desafio do Burger King, baseado no lançamento de novos sanduíches picantes no Brasil.

Campanha da Chevrolet é um exemplo de ação promocional na rede social
Campanha da Chevrolet é um exemplo de ação promocional na rede social (Fonte)

O vídeo é uma das ferramentas de comunicação mais populares utilizadas pelas empresas para engajar os consumidores. Conhecido pelo termo vídeo marketing, o uso do vídeo para fins comerciais promove a memorização de informações através da combinação impactante entre conteúdo visual e áudio.

A criação de conteúdo em vídeo

A última pesquisa TIC Domicílios mostrou que 77% dos brasileiros assistiram a vídeos na internet em 2020, além disso, 55% disseram que acompanharam transmissões de vídeo em tempo real. Com alta aceitação entre os brasileiros, uma estratégia de vídeo marketing pode ser facilmente executada pelas empresas através do uso de dispositivos móveis ou câmeras digitais (profissionais ou não). 

Existem inúmeras abordagens a serem realizadas por vídeo:

  • Apresentação da marca
  • Demo de produtos
  • Vídeos educativos
  • Vídeos de como fazer algo 
  • Transmissões ao vivo 
  • Bastidores da empresa
  • Depoimento de clientes

Para deixar o conteúdo mais profissional, vale a pena considerar o uso de programas de edição de vídeo.

Esse tipo de conteúdo tem vantagens em termos de facilidade de compartilhamento, potencial de viralizar, mas também pela possibilidade de disseminação em larga escala através de diferentes canais de comunicação.

Enquanto muitas ferramentas de vídeo marketing existem para o ajudar a integrar este formato em suas campanhas, o software de gerenciamento de redes sociais pode ajudá-lo a gerenciar a publicação de seus vídeos neste tipo de plataforma.

Como vender no TikTok: os anúncios por meio do TikTok for Business

Lançado oficialmente em abril de 2021 no Brasil, o TikTok for Business é a plataforma de anúncios que permite que as marcas criem vídeos patrocinados na rede social. 

Seja para dar visibilidade a um produto ou ganhar mais seguidores, a própria plataforma estimula que as marcas façam vídeos criativos no mesmo estilo publicado pelos usuários do TikTok, e não anúncios pagos tradicionais. A ideia é que o usuário não tenha a percepção de estar consumindo conteúdo pago. 

Recentemente, a empresa lançou a ferramenta TikTok Ads Manager para ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a anunciar na plataforma. Além de trazer ferramentas criativas para auxiliar no desenvolvimento de anúncios, a funcionalidade permite também a configuração de orçamento e segmentação de público.

Uma das empresas que embarcou nos anúncios da rede social foi a marca Barba de Respeito. Após uma campanha de cinco meses na rede social, ela conseguiu quintuplicar o número de seguidores na sua conta de TikTok.

PMEs: saiba como anunciar no TikTok

  1. Crie uma conta na plataforma TikTok Ads Manager
  2. Escolha um objetivo para a sua campanha.
  3. Configure a audiência do seu anúncio.
  4. Determine o orçamento e o período da campanha.
  5. Envie seu vídeo ou crie um na própria plataforma. 
  6. Publique o seu anúncio.
  7. Acompanhe os dados de performance e a análise da audiência.  

Marketing de influência no TikTok através do Creator Marketplace

Se sua marca não sabe muito bem como vender pelo TikTok, apostar em influenciadores pode ser um caminho inovador. Como parte da estratégia de marketing em redes sociais, o marketing de influência permite engajar a audiência em torno de recomendações feitas por influenciadores. 

Apostar em marketing de influência é uma maneira de fazer vendas pelo Tiktok
Creator Marketplace de TikTok (Fonte)

Seja no lançamento de produtos, promoções específicas ou criação de desafios, os influenciadores têm um papel a desempenhar para ajudar as empresas a ganhar visibilidade. Ao compartilhar informações ou conteúdos relacionados a uma marca, eles permitem que ela transmita sua mensagem a uma comunidade engajada e crie novas oportunidades entre potenciais consumidores.

Para facilitar a colaboração entre influenciadores e as empresas, o TikTok possui uma plataforma especializada: o Creator Marketplace. O objetivo? Ajudar a conectar marcas e criadores de conteúdo, permitindo que as empresas identifiquem os influenciadores que correspondam ao público-alvo que desejam atingir, aumentando assim as suas vendas pelo TikTok. 

As empresas também têm acesso a análises avançadas, que incluem estatísticas sobre o público alcançado pelos influenciadores e definição do perfil do colaborador correspondente às necessidades da marca.

Os influenciadores podem impulsionar as empresas, não apenas por promoverem o crescimento das vendas, mas também por ajudarem a melhorar o SEO (Search Engine Optimisation) da marca. Ao compartilhar links externos (linkbuilding) para o site de uma marca, que se trata de uma ação levada em conta pelos mecanismos de busca, eles colaboram com seu referenciamento ao mesmo tempo que engajam a comunidade em torno da empresa.

A combinação de marketing de influência com o trabalho de SEO pode ajudá-lo a otimizar sua reputação online e visibilidade, tanto em redes sociais quanto em mecanismos de busca. O software de marketing de influência, combinado com o software de SEO, são ferramentas que podem ajudar você a implementar sua estratégia.

Desenvolvimento das vendas multicanal pelo TikTok

Sendo um método de venda popular na era digital, a venda multicanal permite às empresas oferecer seus produtos a um público-alvo mais amplo através de diferentes redes, por exemplo, através de seu próprio site, marketplace ou redes sociais. Como o Facebook ou Instagram, o TikTok também oferece recursos que permitem às empresas otimizar seu alcance de marketing para os usuários da plataforma.

A funcionalidade de Live shopping

Saiba como vender pelo Tiktok por meio de lives
Experiência de Live shopping pela Walmart através do TikTok (Fonte)

Foi com a empresa Walmart que o TikTok realizou testes para uma experiência de streaming de vendas. Neste modelo de transmissão, os usuários assistem a uma apresentação ao vivo e fazem a compra de produtos sem terem que sair da plataforma. Na ocasião, no entanto, links direcionavam o usuário para finalizar a compra no site da marca.

No Brasil, algumas marcas já usam o TikTok como suporte para suas lives de vendas. A Magalu, durante a Black Friday, transmitiu seu show via TikTok, que incluiu entretenimento, anúncio de ofertas e desfiles de moda. A hashtag associada ao evento (#blackdasblacksmagalu) possui mais de 42,4 milhões de visualizações no TikTok.

Convite para a Live de Black Friday da Magalu
Convite para a Live de Black Friday da Magalu (Fonte)

A empresa ainda trabalha no aprimoramento da funcionalidade TikTok Shopping (conteúdo em inglês), que permite adicionar links que direcionem à página de um produto ou criar uma lista de catálogo. 

Para executar uma campanha de live shopping, é possível utilizar a função ao vivo da aplicação, chamada de TikTok Live. Por ela, além da transmissão, o usuário pode compartilhar informações promocionais em texto durante o evento, inserir links para um produto específico através da biografia de um influenciador participante, por exemplo, ou usar o recurso de replay (disponível por 90 dias) para gerar uma maior visibilidade para seus produtos.

A integração com o Shopify

https://apps.shopify.com/tiktok?locale=pt-BR&ot=6f199ce1-0f0c-4e30-a80c-3cdc8e2fc011&shpxid=e32ad743-FB22-4330-A6AB-6DAD5E0B8A0A&surface_detail=tiktok&surface_inter_position=1&surface_intra_position=1&surface_type=search_ad
Integração do Shopify com o TikTok (Fonte)

Foi em agosto de 2021 que o TikTok se associou ao Shopify, uma plataforma destinada à criação de lojas online para vendas de produtos. A parceria entre as empresas permite que os lojistas, com uma conta Shopify, possam promover e vender seus produtos no perfil da empresa no TikTok.

Os usuários podem se beneficiar de várias funcionalidades, como:

  • Criação de campanhas de marketing, permitindo que as empresas façam vídeos nativos para compartilhamento;
  • Gerenciamento da campanha de anúncios no TikTok a partir de seu painel de controle da Shopify; 
  • Integração de um link para a loja Shopify;
  • Rastreamento de conversões de TikTok para Shopify;
  • Transmissão de informações seguras para adaptar os anúncios TikTok ao público-alvo, com base nas taxas de conversão.

Vale enfatizar que o TikTok sempre testa ferramentas novas. Ano passado, por exemplo, a plataforma de vídeos anunciou um novo passo: a integração de um botão “Compre agora” nos anúncios em vídeo. Testado pela marca Levi’s (conteúdo em inglês), o objetivo deste recurso é permitir a compra de produtos diretamente por um vídeo.

Para favorecer o crescimento das vendas online, uma estratégia de vendas multicanal pode ajudar a captar novos clientes em diferentes plataformas, incluindo as redes sociais.

O software de e-commerce multicanal pode ajudar sua empresa a gerenciar e otimizar suas vendas e campanhas em diferentes plataformas, tendo uma centralização que agrupa todas as informações da campanha.

Os recursos publicitários baseados em ação interativa

O aplicativo tem funcionalidades promocionais clássicas, semelhantes às oferecidas por outras plataformas de redes sociais. Existem opções de publicidade que permitem que os usuários sejam redirecionados para um site a partir de um link clicável na parte inferior de um vídeo, por exemplo:

  • Brand Takeover: neste tipo de anúncio, o conteúdo é exibido na tela assim que o usuário abre sua conta do TikTok. 
  • Top View: este tipo de anúncio é ativado enquanto o usuário navega em seu feed de conteúdo, após a pessoa visualizar outros vídeos. 

Entretanto, são suas opções de promoção de conteúdo interativo que podem permitir que as empresas apostem em diferentes modelos.

Hashtag Challenge

Da marca Bauducco passando pela Itubaína até a Credicard, muitas empresas lançaram suas próprias campanhas de hashtag challenge (desafio de hashtag, em tradução ao português). Particularmente populares, estas campanhas permitem que as marcas criem um desafio de vídeo, que pode ser uma coreografia específica ou outra atividade, e o associem a uma hashtag, convidando os usuários para participar da ação. 

Influenciadora participa de desafio da Itubaína
Influenciadora participa de desafio da Itubaína (Fonte)

Os usuários podem, dessa forma, publicar seu próprio conteúdo em resposta, marcando a hashtag da empresa para divulgar seu próprio conteúdo dentro daquele desafio. Este tipo de ação já é tão popular que, em uma pesquisa lançada pelo TikTok, 72% dos usuários da rede disseram que participariam de uma hashtag iniciada por uma marca.

Tal ação pode contribuir para a visibilidade da empresa de forma orgânica. Para medir o resultado da campanha, o volume de respostas geradas pelo desafio pode ser um indicador útil do engajamento da comunidade de usuários.

Branded Effects

Seguindo o exemplo do Snapchat e do Instagram, outro recurso interativo oferecido pelo TikTok é Branded Effects (ou efeitos de marca, em tradução). 

Brand Effects é um dos recursos para vender no TikTok
A campanha da Colgate incluiu o uso de figurinhas (Fonte)
A análise do desempenho de suas campanhas é essencial para capitalizar sua presença nas redes sociais. Ferramentas de análise das redes sociais permitem entender como os usuários estão interagindo com seu conteúdo e obter estatísticas e dados para criar tendências fortes através das suas campanhas.

Estratégias de marketing que impulsionam as vendas por TikTok

Embora vender pelo TikTok possa ser um caminho original, permitindo que as empresas interajam de forma direta e participativa com seu público, há alguns pontos importantes a ter em consideração ao investir em marketing na plataforma:

Seja coerente com a imagem de sua marca

Tenha a garantia de que o conteúdo publicado é consistente com a linha editorial de sua marca e do seu público-alvo. Algumas mensagens em vídeo podem exigir canais mais tradicionais para atingir determinado público. 

Interaja com a sua audiência

Ofereça conteúdo que explore o potencial interativo da plataforma: mostre a empresa nos seus bastidores, apresente produtos em um formato divertido e com bom humor, de forma lúdica, ou proponha e participe de desafios para atrair a atenção dos usuários. 

Escolha suas colaborações em função do seu público

Se você optar por contratar influenciadores, certifique-se de que a comunidade de seu colaborador corresponde também ao seu público-alvo. Para descobrir o influenciador certo para sua marca e desenvolver uma colaboração em torno de sua rede, um software de marketing de influência pode ser útil, além dos recursos oferecidos pela plataforma TikTok.

O potencial futuro a explorar via TikTok para as empresas

Agora que você já sabe como vender no Tiktok, lembre-se que, embora o TikTok seja essencialmente um espaço para as empresas alcançarem a geração Z –menores de 25 anos–, ele também gera o interesse de públicos mais velhos em busca de conteúdo criativo e participativo.

Com as funcionalidades para promover vendas pelo TikTok, como sua parceria com a Shopify, a plataforma terá um importante papel para o futuro do comércio online. O TikTok está abrindo, desse modo, o caminho para possibilidades futuras de engajar um público-alvo mais amplo através das redes sociais.

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Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo no Capterra, sempre à procura das últimas tendências tecnológicas e estratégicas para as PMEs. Especializada em e-commerce, adora podcast e pugs.

Analista de conteúdo no Capterra, sempre à procura das últimas tendências tecnológicas e estratégicas para as PMEs. Especializada em e-commerce, adora podcast e pugs.


Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

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