Os 5 melhores editores de vídeo gratuitos

Publicado em 07/02/2022 por Marcela Gava

Neste artigo investigamos alguns dos melhores editores de vídeo gratuitos, de acordo com a metodologia do Capterra baseada na opinião de usuários reais (confira todas as informações no final do texto).

 Fizemos uma seleção dos melhores editores de vídeo gratuitos do mercado

Com o Instagram investindo mais em vídeos, o Kwai reforçando sua presença no Brasil e o TikTok se consolidando como a marca que mais cresce no mundo, os vídeos parecem ser um investimento fértil para empresas que querem aparecer para seus consumidores muito além do formato estático.

Investir em conteúdo audiovisual permite explorar diferentes possibilidades: vídeos promocionais, educativos e corporativos. Algumas ideias de abordagem são:

  • Lançamento de produto
  • Demonstração de como fazer algo
  • Bastidores da empresa 
  • Treinamento de funcionários
  • Promoção da marca

Criar um vídeo é fácil: basta uma câmera –até mesmo de celular– na mão e uma boa ideia na cabeça. No entanto, se sua empresa busca resultados mais profissionais, vale a pena investir na edição do conteúdo.

Os programas de edição de vídeos permitem realizar cortes, ajustar efeitos e colocar legendas, aprimorando a qualidade final do material. Abaixo, assista um resumo da comparação dos melhores editores de vídeo gratuitos presentes nesse artigo:

Em seguida, confira a seleção completa dos editores de vídeo gratuitos.

Quais são os melhores editores de vídeo gratuitos?

1. DaVinci Resolve

Introdução ao DaVinci Resolve (Fonte
  • Classificação geral: 4,8/5
  • Quantidade de resenhas: 61

Visão geral

O DaVinci Resolve é uma ferramenta destinada à realização de vídeos profissionais, como programas de televisão, comerciais ou longas-metragens. Como editor de vídeo grátis, o DaVinci Resolve oferece parte dos recursos da versão paga para que o usuário possa trabalhar tarefas de edição, correção de cores, efeitos visuais, gráficos em movimento e pós-produção.

A página de edição do DaVinci Resolve está estruturada de maneira não linear, permitindo que o usuário realize edição arrastando e soltando objetos. Já a página de cortes está estruturada para projetos que requerem um prazo curto, com ações que requerem poucos comandos.  

Além de permitir personalização de atalhos, a plataforma oferece a possibilidade de se utilizar vídeos na qualidade original da câmera, sem necessidade de outros softwares para ações adicionais. Inclui também uma biblioteca de efeitos que podem ser pré-visualizados antes de serem integrados à imagem. 

Com upgrade

A premissa do DaVinci Resolve é que o usuário use o editor de vídeo gratuito para ganhar familiaridade com a ferramenta e assim migrar para a versão paga, o DaVinci Resolve Studio. A versão completa permite que mais de um usuário trabalhe em um mesmo projeto ao mesmo tempo, além de dar acesso à funcionalidade DaVinci Neural Engine, que usa inteligência artificial para realizar reenquadramento inteligente, autocolorização e reconhecimento facial –esta última é capaz de identificar as pessoas incluídas no plano.

Saiba mais

2. Kapwing

Tutorial do Kapwing (Fonte)
  • Classificação geral: 4,5/5
  • Quantidade de resenhas: 136 

Visão geral

O Kapwing é um sistema hospedado na nuvem que suporta diferentes tipos de arquivos de vídeo (MP4, MOV, AVI) e permite colaboração em tempo real. Para editar um vídeo no Kapwing, o usuário pode escolher um dos templates nativos –como a opção de vídeo para TikTok, por exemplo– ou usar um template em branco para trabalhar sua própria produção. É uma ferramenta com foco em vídeos para redes sociais (permite trabalhar vídeos verticais), projetos corporativos e acadêmicos. 

Na timeline, o editor pode cortar o vídeo, adicionar transições, criar legendas e inserir trilha sonora. Além do vídeo, também pode manipular áudio e imagens, arrastando e soltando os elementos. A ferramenta possui integração com outras plataformas de áudio, imagem e vídeo para que o usuário tenha acesso a uma biblioteca de materiais extras para trabalhar.  

Para utilizar este editor de vídeos grátis, os usuários devem fazer um cadastro no Kapwing para que não tenha inclusão de marca d’água em vídeos de até 5 minutos.

Com upgrade

Na versão paga do Kapwing, o usuário tem acesso a outros benefícios, como a possibilidade de trabalhar arquivos de até 6 GB (a versão gratuita suporta materiais de 250 MB). Além de tirar a marca d’água, na versão premium é possível exportar vídeos mais longos e com melhor resolução.

Saiba mais

3. OpenShot Video Editor

Tutorial do OpenShot Video Editor (Fonte)
  • Classificação geral: 4,2/5
  • Quantidade de resenhas: 90 

Visão geral

O OpenShot Video Editor é um software gratuito e open source dedicado à edição de vídeos, com recursos de transição, animação e controle de tempo. Para usá-lo, os usuários devem fazer download da ferramenta. O OpenShot Video Editor disponibiliza uma série de capturas de tela e um guia de usuário para que o usuário se familiarize com a plataforma. 

A ferramenta oferece mais de 400 opções de transições de um clipe ao outro, sendo que a velocidade das transições também podem ser ajustadas. Além disso, permite a criação de camadas ilimitadas para marcas d’águas (como logo da empresa) e planos de fundo. Oferece ainda uma série de efeitos e ajustes, como brilho, gama, tonalidade, escala de cinza e chave cromática.

Com upgrade

O OpenShot Video Editor é um software gratuito criado de maneira voluntária. Os usuários podem realizar doações de dinheiro para colaborar com despesas relacionadas a servidores e outras despesas do projeto.

Saiba mais

4. WeVideo

Introdução ao WeVideo (Fonte)
  • Classificação geral: 4,7/5
  • Quantidade de resenhas: 163 

Visão geral

O WeVideo está estruturado para que o usuário crie vídeos para redes sociais, como demonstrações de produto ou vídeos de como fazer algo, também para finalidades acadêmicas, como vídeo-aulas.

Para usar a ferramenta, o usuário pode começar do zero ou adicionar um modelo de template. Em seguida, basta subir suas próprias fotos e vídeos, depois arrastar e soltar o conteúdo diretamente no editor. O fundo também pode ser modificado apenas arrastando e soltando imagens. 

À disposição do usuário, o WeVideo oferece uma biblioteca com materiais como vídeos, imagens e áudios, além de diferentes templates para edição de vídeo para web, redes sociais ou mobile. Uma vez finalizada a edição, a ferramenta permite escolher a resolução que será usada para download.

Com upgrade

A versão paga do WeVideo oferece maior armazenamento e melhor resolução de imagens, além de permitir baixar vídeos sem marca d’água. Com a conta premium, os usuários também podem publicar material diretamente em canais de redes sociais, como YouTube ou Facebook, e têm a possibilidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas em um mesmo projeto.

Saiba mais

5. Wisecut

Tutorial do Wisecut (Fonte)
  • Classificação geral: 4,8/5
  • Quantidade de resenhas: 52 

Visão geral

O Wisecut é uma ferramenta de edição de vídeo que faz uso de inteligência artificial e reconhecimento de voz para promover a criação de material audiovisual. Após fazer upload do seu vídeo, o usuário deve escolher uma opção de configuração (se há alguém falando; se não há ninguém falando, mas há som de fundo; ou se há som de fundo, mas gostaria de alterá-lo) e, em seguida, deve escolher uma trilha sonora. A ferramenta irá analisar diálogos, momentos de silêncios e marcadores de hesitação para poder fazer a edição. 

Este programa para editar vídeos grátis remove automaticamente pausas longas, além de criar legendas e músicas de fundo ajustadas ao conteúdo. Mesmo com o vídeo já pronto, o usuário pode editá-lo gerando um storyboard baseado no discurso, e assim alterar o vídeo editando diretamente o texto.  

Outro recurso do Wisecut é a ferramenta de edição de áudio, que diminui automaticamente o som do fundo de uma cena enquanto alguém fala no vídeo. O programa oferece a tradução automática de legendas para português –na versão gratuita há um tempo limitado para esta funcionalidade.

Com upgrade

A versão básica do Wisecut inclui basicamente todos os recursos da versão gratuita, mas com o benefício de poder editar vídeos mais longos e a possibilidade de exportar a versão final com melhor qualidade, além de suporte mais rápido aos usuários.

Saiba mais

Como escolher um editor de vídeo grátis?

Escolher um editor de vídeo depende do tipo de uso que sua empresa necessita. Você pode até identificar os melhores editores de vídeo gratuitos do mercado, mas sem ter em mente que tipo de vídeo quer produzir, pode acabar selecionando uma opção de software que não atende a sua demanda. 

Se o objetivo é produzir conteúdo audiovisual para redes sociais, uma ferramenta com templates pré-configurados resolvem a sua necessidade; no entanto, se a ideia é trabalhar com um material mais longo, vale a pena considerar ferramentas como recursos para colorização, por exemplo.

Também é importante ter em mente que um programa para editar vídeos grátis pode trazer certas limitações. É importante checá-las para que não comprometa o resultado final do seu conteúdo. Confira alguns elementos para estar atento na hora de escolher um editor de vídeo:  

  • Cheque se há marca d’água: Algumas ferramentas adicionam marca d’água (o logotipo do software, por exemplo) no vídeo quando ele supera determinado minuto. Se você trabalha com vídeos mais longos, busque ferramentas que não incluam este detalhe nas imagens.
  • Verifique a resolução máxima: Às vezes, na hora de exportar o vídeo, algumas ferramentas na sua versão gratuita só geram vídeos na resolução máxima de 480p que, embora não seja a de qualidade mais alta, é uma resolução que serve para a exibição de vídeo comum. 
  • Veja os recursos de edição disponíveis: Alguns editores de vídeo grátis vêm com recursos limitados de edição. Antes de selecionar uma ferramenta, certifique-se de estar satisfeito com as funcionalidades oferecidas por ela. Se você tiver uma certa estética em mente, que dependa de um recurso específico, considere uma ferramenta que traga características para criar tais efeitos. 
  • Analise o custo do upgrade: Mesmo que neste momento sua empresa não precise de recursos adicionais, informar-se sobre os planos mais completos e o valor da atualização. Também cheque se há custos adicionais caso necessite integrar mais de um usuário à ferramenta. 

Para selecionar um software para o seu negócio, também vale a pena verificar a experiência de quem já usa ou usou a ferramenta que você tem interesse, por meio da leitura de resenhas de usuários reais. 

Busca programas de edição de vídeos? Confira nosso catálogo.

Metodologia

Para a lista de editores de vídeo grátis, o Capterra considerou os seguintes fatores:

  • A definição do programa de edição de vídeos: Para ser considerado um editor de vídeo, os produtos devem oferecer ferramentas para edição de conteúdo digital e recursos para ajustes de sombra, brilho e exposição. São utilizados para criação de conteúdo educativo, promocional e de entretenimento.
  • A disponibilidade de uma versão totalmente gratuita da ferramenta (foram excluídas da lista as opções de teste ou demonstração grátis, além das ferramentas com período limitado de uso gratuito). 
  • Um mínimo de 30 avaliações enviadas por usuários do Capterra publicadas entre 26/01/2020 e 26/01/2022. 
  • Uma classificação geral mínima de 4 em um total de 5 estrelas no momento da publicação deste artigo. 

Com esses requisitos, os cinco produtos com a maior média geral de avaliação foram selecionados para inclusão neste artigo. O número total de resenhas e avaliações se referem à quantidade listadas até a data de publicação do artigo. Os programas foram listados em ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.