Email marketing gratuito: conheça 5 softwares para implementar na sua empresa

Publicado em 29/03/2022 por Marcela Gava

O software de email marketing nem sempre é barato. Entretanto, há opções de softwares de email marketing gratuitos que atendem às necessidades da sua empresa sem aumentar seu orçamento de marketing, permitindo que você possa gastar em outras ações.

Conheça a seleção de software de email marketing gratuito feita pelo Capterra

Se sua empresa busca ampliar o reconhecimento da marca, o email marketing é uma boa opção.

Através de um software de email marketing, é possível enviar emails personalizados a potenciais leads com base nos seus requisitos comerciais, escalando assim seus esforços de marketing. Você pode planejar, executar e monitorar campanhas de email marketing através deste software.

Como gerente de marketing de uma pequena empresa, você já deve ter em mente que é um grande desafio encontrar a ferramenta certa para atingir seus leads. Para isso, selecionamos uma lista com opções grátis para que você encontre a ferramenta de email marketing gratuita ideal para sua empresa. Confira a seleção abaixo (veja a metodologia no final do texto).

As 5 ferramentas de email marketing gratuitas

1.   Airtable

Introdução ao Airtable (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Praticidade: 4,5/5
  • Atendimento ao cliente: 4.5/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Relação qualidade/preço: 4,6/5

*Quantidade de resenhas até a publicação do artigo: 1.261

O Airtable é capaz de reunir diferentes partes da sua campanha de marketing em uma mesma plataforma. Este software lista suas ações de marketing com os respectivos objetivos, status, etapas de funil, datas de início e fim, colaboradores da equipe, plataformas e conjuntos de anúncios. Os membros da sua equipe podem adicionar comentários para cada tarefa com o intuito de promover um trabalho colaborativo.

Além de uma ferramenta de marketing, o Airtable funciona também como uma plataforma de gerenciamento de tarefas. Através do calendário de conteúdo, todas as partes interessadas podem verificar as tarefas planejadas para cada membro da equipe. É possível planejar, fazer rascunhos, programar e analisar seus emails usando a ferramenta. O Airtable inclui ainda dados de campanha, como quantidade de abertura de emails, cliques, entregas e vendas atribuídas.

Você pode integrar aplicativos de mídia social, software de gerenciamento de trabalho, gerenciamento de arquivos e aplicativos de pagamento com Airtable.

Com upgrade

Nos planos pagos do Airtable, a quantidade de usuários é ilimitada. Além disso, os consumidores têm acesso a mais espaço de armazenamento por base, que varia de 5 GB a 1.000 GB –dependendo do plano escolhido–, e possibilidade de customização de formulários. 

Saiba mais

2.   HubSpot Marketing Hub

Introdução ao HubSpot Marketing Hub (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Praticidade: 4,3/5
  • Atendimento ao cliente: 4,4/5
  • Recursos: 4,4/5
  • Relação qualidade/preço: 4,2/5 

*Quantidade de resenhas até a publicação do artigo: 4.643

O Hubspot Marketing Hub oferece um conjunto de ferramentas de marketing e vendas. A ferramenta inclui recursos de co-marketing, referência de clientes, relações públicas e divulgação de blogs, além de emails de vendas. Com essa ferramenta de email marketing gratuita, é possível personalizar cada ponto de contato dos clientes com sua marca.

Como o HubSpot Marketing Hub consegue reunir todas as funcionalidades de marketing em um mesmo lugar, ele ajuda a agilizar a comunicação e rastrear as interações dos seus clientes em todas as plataformas. O painel de marketing HubSpot permite verificar o impacto da receita de cada campanha de marketing.

Usando a ferramenta de marketing, você pode criar emails otimizados para celulares que são personalizados para cada destinatário. A ferramenta também permite que você execute testes A/B para saber qual tipo de email funciona melhor e assim aprimorar as taxas de cliques.

Com upgrade

A versão paga da ferramenta do HubSpot Marketing Hub permite a automação de marketing em diferentes canais, ferramentas de colaboração, diferentes tipos de teste (como A/B e adaptativos) e relatórios personalizados. 

Saiba mais

3.   Mailchimp

Tutorial do Mailchimp (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Praticidade: 4,4/5
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,4/5
  • Relação qualidade/preço: 4,4/5 

*Quantidade de resenhas até a publicação do artigo: 14.653

O Mailchimp permite alcançar os clientes com base no relacionamento deles com sua empresa: usuários novos, clientes recorrentes, etc. Com segmentação específica, você pode enviar emails direcionados com intuito de obter resultados mais otimizados.

Este software de email marketing gratuito dá acesso a modelos de email e newsletter pré-fabricados, além de um estúdio de conteúdo para criação de emails. O Mailchimp oferece a funcionalidade “arrastar e soltar” no editor para ajudar na elaboração de peças de emails.

Ele também permite monitorar tendências e acompanhar o desempenho das suas campanhas, colaborando para que o usuário possa entender o comportamento do seu público. Nessas métricas, é possível visualizar quem clicou, comprou ou baixou algum material para analisar a interação com sua campanha. O Mailchimp mostra dados de emails recebidos na pasta de spam dos clientes, o que ajuda a evitar o lançamento de spam em ações futuras.

Com upgrade

O Mailchimp, nas versões premium, oferece a possibilidade de ampliar a criação de públicos, estruturas de design mais profissionais e agendamento de postagem. Há também a capacidade de ter um suporte ao cliente mais avançado e em diferentes canais, dependendo do plano contratado. 

Saiba mais

4.   SendGrid

Apresentação do SendGrid (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Praticidade: 4,2/5
  • Atendimento ao cliente: 4,1/5
  • Recursos: 3,8/5
  • Relação qualidade/preço: 4,0/5 

*Quantidade de resenhas até a publicação do artigo: 512

O SendGrid oferece templates que incluem elementos extras como imagens, texto, colunas e botões. Você também pode criar seus próprios templates através de codificação HTML. Este software de email gratuito oferece um recurso para automatizar emails direcionados que são recorrentes. Além disso, também permite o envio de mensagens personalizadas através de um recurso de automação de marketing.

Com a funcionalidade de colaboração entre as equipes, o SendGrid permite agilizar a comunicação em todas as campanhas por email. A API baseada em nuvem do SendGrid é capaz de ampliar a capacidade de entrega, suportando diversas linguagens de programação e documentação interativa.

O programa de email marketing oferece a possibilidade de acompanhar e analisar o desempenho das campanhas. Ele identifica os emails que tiveram a melhor performance e como você pode otimizá-los no futuro.

Com upgrade

A versão mais completa deste software de email marketing gratuito inclui validação de email antes do envio, IP dedicado, teste do conteúdo de email e permissão de acesso para mais usuários, além de possibilidade de conexão via SSO. 

Saiba mais

5.   Sendinblue

Tutorial do Sendinblue (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Praticidade: 4,5/5
  • Atendimento ao cliente: 4,6/5
  • Recursos: 4,6/5
  • Relação qualidade/preço: 4,5/5 

*Quantidade de resenhas até a publicação do artigo: 1.090

O Sendinblue oferece um editor de emails com design responsivo que contém uma biblioteca de template, elementos e diferentes estilos. Também permite a criação de designs a partir do zero. O Sendinblue também inclui um editor de email HTML com base no sistema WYSIWYG (sigla de What You See Is What You Get, ou “o que você vê é o que você recebe” em tradução) para usuários avançados que desejam escrever seu próprio código.

Esta opção de ferramenta de email marketing gratuita permite o envio de emails customizados com base na seleção dos clientes em relação a cor e estilo, o que pode ajudar a aumentar a taxa de abertura e clique da campanha.

O Sendinblue disponibiliza API, Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), plugins de e-commerce e opções de configuração Relay para enviar facilmente a confirmação de pedidos, redefinição de senha e diferentes notificações por email, conforme as necessidades do usuário. 

Com upgrade

Na versão com mais recursos do Sendinblue, o software oferece a remoção do logo Sendinblue, editor de landing pages e anúncios do Facebook, dependendo do plano contratado. Além disso, na versão paga, os usuários não têm limite para o envio diário de emails. 

Saiba mais

Como escolher o software de email marketing gratuito certo para sua pequena empresa?

Cada empresa tem exigências diferentes quando se trata de software de email marketing. Sua empresa deve visar uma solução que seja fácil de usar, permita escalar e que evite filtros de spam. A escolha do software de automação de email marketing é um passo crucial, por isso listamos algumas dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha:

  • Escolha uma ferramenta que informe a taxa de entrega: A ferramenta de email marketing gratuita tem funcionalidades limitadas. Entretanto, o ideal seria que apresentasse pelo menos uma taxa de entrega, que é a porcentagem de emails que chegam na caixa de entrada dos contatos. Se eles não estão recebendo os emails, então não há sentido em enviá-los.
  • Selecione uma opção que permita o uso de diferentes domínios: Nem sempre é indicado enviar emails a partir do mesmo domínio. Para aumentar a taxa de abertura das suas mensagens, teste novos endereços de domínio –uma ferramenta que forneça esta funcionalidade deve ser considerada.
  • Opte por um software que possa escalar conforme seu negócio cresce: À medida que sua empresa se expande, o mesmo acontecerá com sua lista de emails. A personalização é importante no email marketing e, com uma lista de contatos em ascensão, você precisa ter mais opções de segmentos em dados. 

As perguntas a serem feitas na seleção de uma ferramenta de email marketing gratuita 

Que tipo de limitações tem o software escolhido?

As ferramentas de email marketing grátis geralmente têm um limite de número de contatos na lista de email. Antes de bater o martelo, analise se o software escolhido permite que você envie emails a todos os seus contatos.

O software oferece automação?

Há alguns emails automatizados que podem gerar conversões. Se esse recurso fizer parte de um plano premium do software, então você perderá negócios. Certifique-se de que a opção escolhida suporta campanhas automatizadas para que você envie emails automatizados comuns, tais como mensagens de boas-vindas, carrinhos abandonados, confirmação de pedidos, etc.

O software oferece suporte ao cliente?

A maioria dos fornecedores fornece todos os tipos de suporte ao cliente, mas podem ter limitações na versão gratuita do software de email marketing. Antes de decidir sobre uma ferramenta, verifique se o fornecedor oferece suporte no caso de um problema na versão gratuita.

Busca ferramentas de email marketing? Confira o catálogo.

Metodologia

Para selecionar os softwares presentes nesta lista, os seguintes requisitos foram levados em consideração:

  • Ter pelo menos 20 resenhas de produtos publicadas na página do Capterra nos últimos dois anos, com uma classificação média de 3,0 ou superior. Selecionamos os 5 produtos com a classificação mais alta para estarem neste artigo.
  • Oferecer uma versão gratuita e autônoma do software (não consideramos os softwares que disponibilizam apenas a versão de teste cujo produto deve ser comprado após um período de tempo limitado).
  • Ter compatibilidade com nossa definição de software de email marketing: “Os produtos dessa categoria permitem a automação da comunicação por email com clientes e possíveis clientes. As organizações usam a ferramenta de email marketing para aumentar a eficiência das iniciativas de marketing por email, gerenciar listas de emails e monitorar a eficácia das campanhas de marketing”.
  • As classificações bem como a quantidade de resenhas se referem à consulta realizada na data de publicação do artigo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.