5 tipos de software para psicólogos que realizam atendimento online

Publicado em 06/04/2022 por Marcela Gava

O uso de software para psicólogos não só digitaliza as tarefas de profissionais independentes e de consultórios de psicologia como torna a rotina muito mais ágil e eficiente. Confira opções!

Confira uma seleção de software para psicólogos que ajudam na organização da rotina

É inegável que a pandemia de COVID-19 acelerou o processo de adesão ao trabalho remoto no mundo todo e nos mais diversos setores, como o imobiliário e o educacional, por exemplo. 

No campo da saúde, a telemedicina sofreu um grande impulso desde o começo da pandemia em função da necessidade de isolamento social e o medo de contágio, especialmente em ambientes hospitalares. 

Pesquisa anterior do Capterra mostrou que a modalidade de medicina online registrou um aumento de uso após a crise sanitária, com a maioria dos usuários que a experimentaram destacando a possibilidade de acesso ao tratamento de qualquer lugar como um dos principais benefícios. 

Com a psicologia não foi diferente. O número de profissionais de saúde mental cadastrados no sistema e-Psi saltou quase 450% com a pandemia, o que mostra que os profissionais da área de psicologia também aderiram a essa tendência. Embora o atendimento psicológico online já existisse antes da COVID-19, a pandemia parece ter aumentado seu alcance e tornado a telepsicologia muito mais popular, já que mais pessoas se viram em situações nas quais necessitavam de auxílio profissional, por ansiedade, depressão e solidão, entre outros fatores.

Estudo encabeçado pelo Capterra, em 2021, mostrou que 70% dos trabalhadores brasileiros de pequenas e médias empresas (PMEs) relataram sintomas de burnout durante o trabalho remoto.

Como o Conselho Federal de Psicologia regula o atendimento psicológico online?

Vale ressaltar que, para que um profissional de psicologia possa efetuar atendimento online, além de estar com o registro ativo junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) da região em que atua, é obrigatório o cadastro no e-Psi. Trata-se de um portal que armazena a listagem de profissionais que estão autorizadas pelo Sistema de Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos online.

Conheça os diferentes tipos de software para psicólogos

Muitos profissionais e negócios já estão familiarizados com ferramentas de chamadas de vídeo, facilitando a realização de sessões remotas nas quais o paciente pode estar em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Além desta categoria de software, listamos abaixo outras quatro opções de ferramentas para atendimento psicológico online.

1. Software de videoconferência      

O software de videoconferência é uma das ferramentas para atendimento psicológico online

No atendimento psicológico online, a plataforma de videoconferência pode ser considerada o principal software para psicólogos. É por meio de uma videochamada que paciente e terapeuta entram em contato e podem simular como se estivessem frente a frente, em uma mesma sala. 

Entre os recursos oferecidos por esse tipo de software estão o compartilhamento de tela e de arquivos, a gravação de vídeo e as janelas de bate-papo, para que a comunicação também possa ocorrer de maneira escrita.

Um fator importante a se observar na hora de selecionar um programa de videoconferência é a segurança que ele oferece. Uma chamada de vídeo segura evita o vazamento de informações, transmitindo mais confiança ao paciente. Vale a pena também verificar a disponibilidade de aplicativos móveis, a fim de dar mais flexibilidade ao realizar as sessões.

2. Sistemas de agendamento

O sistema de agendamento é um software para psicólogos

A agenda de um psicólogo deve estar bem organizada para que ele não precise se preocupar com gestão de horário de sessões enquanto atende um paciente. Além disso, um sistema de agendamento online permite que tanto pacientes atuais como possíveis clientes agendem sua própria consulta, sem necessidade de qualquer intervenção do profissional, o que pode ser especialmente útil para profissionais autônomos ou consultórios independentes.

Entre os principais recursos oferecidos por essa categoria de programas estão o agendamento online e em tempo real, a gestão e o compartilhamento de calendários, e o envio de alertas. Este último permite automatizar o encaminhamento de lembretes dos horários das sessões aos pacientes ao mesmo tempo em que notifica o psicólogo sobre o início e o fim das consultas e o nome dos respectivos pacientes.

3. Sistemas de prontuários eletrônicos

Prontuários eletrônicos ajudam a melhorar a rotina de psicólogos

Os prontuários eletrônicos dos pacientes (PEP) entraram na rotina de psicólogos e outros profissionais da saúde relativamente há pouco tempo, trazendo bastante agilidade. Eles automatizam a documentação, o armazenamento e a recuperação de registros de pacientes, facilitando que o psicólogo mantenha o histórico das sessões e tenha o conteúdo trabalhado previamente sempre à mão antes de cada sessão.

Os sistemas de prontuários digitais são programas muito versáteis e com recursos bastante diversos que permitem emitir receitas médicas eletrônicas, gerenciar cobrança e faturamento, além de criar diagramas e textos de evolução dos pacientes. Alguns desses softwares incluem a funcionalidade de anotações à mão, dando mais liberdade ao psicólogo na hora de registrar notas durante as sessões.

4. Programas de controle financeiro

Programa de controle financeiro é outro tipo de software para psicólogos

Todo negócio pode se beneficiar do uso de um programa de controle financeiro, e um consultório de psicologia não é diferente, seja uma clínica com vários profissionais ou um único profissional autônomo. Os softwares dessa categoria cuidam da vida financeira do negócio, por meio da gestão tanto da conta da empresa como da pessoal.

Ciente de que manter o controle das finanças é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, os profissionais de psicologia podem se beneficiar de recursos como gestão de risco, gerenciamento de conformidade, relatórios e análises de dados. Além disso, muitos programas de controle financeiro possuem integração com os principais bancos brasileiros, automatizando a importação de dados das entidades e mantendo as informações sempre atualizadas com facilidade.

5. Software para consultórios de psicologia

Na psicologia online, vale a pena considerar uma ferramenta mais completa

Esta categoria é orientada especificamente para consultórios de psicologia, e os software costumam ser muito completos em relação à oferta de serviços para o exercício da atividade de um psicólogo independente ou de um consultório de psicologia, tanto durante as sessões como fora delas.

Por padrão, esses programas oferecem funcionalidades flexíveis que auxiliam com o gerenciamento e a organização dos registros dos pacientes, incluindo blocos de notas para anotações sobre a evolução de cada um deles e relatórios individuais personalizados. Além disso, normalmente trata-se de ferramentas mais completas, com um portal de autoatendimento que abrange outras áreas da atividade profissional, como cobrança, faturamento e agendamento de consultas e compromissos.

Dicas para melhoria do atendimento psicológico virtual

A escolha de um software para psicólogos que auxilie no exercício da telepsicologia deve ser feita baseada nas necessidades atuais do negócio. Algumas categorias diferentes podem incluir a mesma funcionalidade, como é o caso do prontuário eletrônico e sistema para consultório de psicologia. Portanto, antes de definir o pacote de ferramentas para atendimento psicológico online que quer usar, você deve compará-las a fim de evitar sobreposições de recursos.

Também como forma de ajudar no empreendimento de consultas psicológicas online, existe um conteúdo produzido pelo Sebrae que dá dicas de como montar uma clínica de saúde. O material é bastante abrangente e não se concentra apenas na área da Psicologia, porém traz informações bastante úteis para todo o setor, inclusive sobre investimento, custos, automação e organização do processo produtivo.

Busca software para consultórios de psicologia? Confira nosso catálogo.

 

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.