Os 5 melhores editores de fotos gratuitos

Publicado em 29/04/2022 por Marcela Gava e Ashish Upadhyay

Usar um software de edição de fotos ajuda as empresas a se afastarem do amadorismo, podendo colher bons resultados em projetos visuais. Neste artigo, investigamos os melhores editores de fotos gratuitos e criamos uma lista para ajudar usuários a selecionar a opção ideal para o seu negócio.

Separamos uma lista com os melhores editores de fotos gratuitos

Desde aplicativos mais simples, que oferecem apenas edições básicas, a ferramentas mais complexas, com recursos avançados, existem diversos softwares de edição de fotos disponíveis no mercado para empresas que contam com designers experientes ou iniciantes.

No entanto, nem todas as ferramentas de edição de fotos cabem em todos os bolsos.

É aí que os programas grátis aparecem para dar uma força. As ferramentas gratuitas de edição de fotos não apenas permitem aprimorar e manipular imagens digitalmente como também não prejudicam nenhum orçamento. 

Este artigo traz uma lista de cinco opções, com base nas avaliações de usuários do Capterra, para auxiliar negócios em sua busca pelo melhor editor de fotos grátis (confira a metodologia completa da seleção dos programas no final do artigo).

Gráfico comparativo para ajudar empresas a encontrar o melhor editor de fotos grátis

1. Canva

Tutorial do Canva (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Atendimento ao cliente: 4,7/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Qualidade/preço: 4,6/5
  • Avaliação geral: 4,7/5

O Canva é um aplicativo online de edição de imagens para usuários de nível iniciante ao avançado. A ferramenta oferece a possibilidade de manipular e customizar fotos em projetos como panfletos, folhetos, logotipos e pôsteres, e publicar diretamente nas redes sociais. Também é possível importar arquivos PDF e transformá-los em designs editáveis. 

Como um dos melhores editores de fotos gratuitos, este software permite adicionar elementos como emojis e ícones animados às peças de design, além de oferecer a criação de projetos animados através da aplicação de movimento a palavras ou pelo uso de animações de texto dinâmicas.

Alguns dos recursos do Canva incluem corte, correção de cores, criação de GIFs e efeitos fotográficos para adicionar textura às imagens. O software permite ainda colaboração com colegas de equipe para a criação conjunta de projetos em tempo real. 

Com upgrade

Na versão gratuita do Canva, a plataforma oferece acesso a mais de 250 mil templates e mais de 100 tipos de design (peças pré-configuradas, como posts para redes sociais), além de 5 GB de armazenamento na nuvem. Já na versão paga, estão disponíveis mais de 610 mil templates, mais de 100 milhões de elementos premium (por exemplo, vídeos, fotos ou áudios) e armazenamento ilimitado, dependendo do plano contratado.

Saiba mais

2. Fotor

Tutorial do Fotor (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Atendimento ao cliente: 3,5/5
  • Recursos: 4,1/5
  • Qualidade/preço: 4,1/5
  • Avaliação geral: 4,1/5

O Fotor é um editor de fotos, disponível em diferentes plataformas, que atua também como ferramenta de design gráfico. Com ele, é possível editar, cortar e redimensionar imagens (através de recursos básicos), além de aplicar filtros e remover ou alterar fundos. Também oferece uma ferramenta automática para melhorar a qualidade de fotos.

Com esse programa gratuito de edição de fotos, o usuário pode criar colagens, cartões de visita, imagens para posts em redes sociais e tutoriais em vídeo. É possível adicionar marcas d’água personalizadas às criações e compartilhá-las diretamente nas redes sociais.

O Fotor permite sincronizar trabalhos para acessá-los online, também suporta arquivos no formato JPG e PNG (apenas para download na versão gratuita do software).

Com upgrade

Na versão mais completa do Fotor, a ferramenta passa a suportar arquivos HD para download e impressão (além de JPG e PNG, também aceita PDF). Além disso, permite acesso a ferramentas avançadas para edição de fotos, oferece mais templates (cerca de 100 mil) e está livre de anúncios.  

Saiba mais

3. inPixio Photo Studio

Tutorial do inPixio Photo Studio (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Atendimento ao cliente: 4,3/5
  • Recursos: 4,2/5
  • Qualidade/preço: 4,2/5
  • Avaliação geral: 4,4/5

O inPixio Photo Studio é uma ferramenta de edição de fotos que, na sua versão gratuita, permite cortar detalhes, objetos e planos de fundo nas imagens de acordo com as necessidades do usuário. Ele também oferece a possibilidade de personalizar o contraste e a cor das fotos digitais, além de adicionar filtros, texturas e molduras a elas.

No inPixio Photo Studio, o recurso de histograma permite ajustar a exposição à luz para escolher o quão escuro ou claro o usuário deseja que suas fotos sejam. É possível organizar as fotos usando metadados ou etiquetas; além disso, a ferramenta suporta diversos formatos de imagens além do JPEG e PNG, como o RAW, por exemplo.

Com upgrade

Com os planos mais completos do inPixio, os usuários ganham acesso a ferramentas de fotomontagem, que permitem misturar fotos ou adicionar textos às imagens, ferramentas de correção, além de um recurso de inteligência artificial para substituir fundos ou céus.

Saiba mais

4. PhotoScape X

Tutorial do PhotoScape X (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,4/5
  • Qualidade/preço: 4,6/5
  • Avaliação geral: 4,6/5

O PhotoScape X é um software de edição de imagem com recursos de filtros, efeitos, molduras, objetos, pincéis e outras ferramentas de edição para serem usadas em projetos visuais e criação de imagens personalizadas.

Essa plataforma para editar imagens permite combinar e mesclar fotos vertical ou horizontalmente para fazer uma nova imagem. Além disso, oferece ferramentas de corte para remoção de plano de fundo e a possibilidade de identificar uma cor a partir do zoom em uma imagem, selecionando um tom específico.

Ele também oferece um criador de GIF integrado para usuários criarem GIFs animados e adicionar adesivos e texto dinâmico aos seus projetos digitais.

Com upgrade

A versão paga do PhotoScape X está disponível por meio da loja do Windows. Com ela, o usuário tem acesso a mais de 1 mil filtros e efeitos, mais de 30 padrões de camuflagem, além de stickers para serem adicionados nas fotos.

Saiba mais

5. Pixlr

Tutorial do Pixlr (Fonte [conteúdo em inglês])
  • Atendimento ao cliente: 4,1/5
  • Recursos: 4,3/5
  • Qualidade/preço: 4,5/5
  • Avaliação geral: 4,5/5

O Pixlr é um editor de fotos que permite a criação e edição de peças de design. O software oferece uma biblioteca de modelos de design orientados às redes sociais para ajudar na criação de projetos digitais, como folhetos, convites de casamento e boletins informativos.

Na versão gratuita, o usuário tem acesso às ferramentas básicas de edição de fotos. Além de acesso a efeitos e filtros, o Pixlr também disponibiliza recursos de animação, por meio de elementos predefinidos, permitindo animar as peças de design e salvá-las como GIF ou MP4.

O Pixlr inclui um criador de colagens de fotos com modelos de colagem pré-definidos. O usuário pode usar o criador de colagens para compilar e organizar fotos. Também é possível remover fundos de imagens e adicionar layouts personalizados às fotos.

Com upgrade

 A versão paga do Pixlr é livre de anúncios e oferece a funcionalidade de recorte através de inteligência artificial (tem capacidade para recortar automaticamente fundos, objetos e pessoas). Os usuários também têm acesso a mais de 20 mil sobreposições (dependendo do plano contratado) e 5 mil textos decorativos. 

Saiba mais

Como escolher a opção ideal entre os melhores editores de fotos gratuitos

Na hora de escolher a ferramenta ideal, vale a pena saber quais são os objetivos da sua empresa em relação à manipulação de fotos para poder escolher uma opção que atenda às necessidades específicas do seu negócio. Estes são alguns pontos a se ter em mente ao escolher um software de edição de fotos:

  • Verifique a compatibilidade de formatos de arquivo. Escolha um editor de fotos gratuito compatível com boa parte dos formatos de imagem disponíveis no mercado, especialmente JPEG, PNG e GIF. Isso ajudará você a compactar o tamanho do arquivo de suas imagens para publicação online.
  • Avalie os recursos de compartilhamento de imagens. Uma ferramenta de edição de fotos deve permitir que você compartilhe seus projetos digitais em diversas redes sociais, bem como em outras plataformas de comunicação. 
  • Confira a funcionalidade de migração de dados. Ter apenas um editor de fotos pode não ser suficiente. Escolha uma ferramenta que também ofereça a capacidade de nomear, rastrear e migrar várias fotos para um sistema diferente, se necessário.
Busca software de edição de fotos? Confira nosso catálogo.

Metodologia

Para serem considerados na lista de melhores editores de fotos gratuitos, os produtos tinham que:

  • Ter pelo menos 20 avaliações de produtos publicadas na página do Capterra nos últimos dois anos (de 26/04/2020 a 26/04/2022), com uma classificação média de 3,0 ou mais, em um total de 5 pontos. Selecionamos os cinco produtos com a classificação mais alta para figurarem neste artigo.
  • Oferecer uma versão gratuita e independente do software (não foram consideradas versões de teste do software em que o usuário deve adquirir o produto após um período de tempo).
  • Ser compatível com a definição de mercado do Capterra para softwares de edição de fotos: “Este tipo de programa permite que usuários de diferentes indústrias possam melhorar, manipular e formatar imagens digitais. Esta categoria de software abrange desde aplicações básicas para edição simples até plataformas para demandas complexas”.
  • Possuir alguns recursos comuns, como ajustes de níveis de cores, aplicações de efeitos e correções, capacidade para importar e exportar imagens em outros formatos.

Os softwares foram listados em ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.