Programa para salão de beleza: as 7 opções mais populares no mercado

Publicado em 13/05/2022 por Marcela Gava

Para se manterem competitivos e atrairem clientes, os salões de beleza estão automatizando sua gestão através de sistemas especializados. Neste artigo, selecionamos opções de programa para salão de beleza que podem ajudar no gerenciamento da rotina.

Separamos sete opções de programa para salão de beleza criados no Brasil

Mais tempo no corte de cabelo e menos tempo resolvendo questões burocráticas é o que muitos empreendedores da área de beleza desejam para sua rotina.

Com 90% das empresas do segmento de beleza relatando perdas de faturamento por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos negócios tiveram (ou ainda têm) de se reinventar para permanecer em atividade. Isso se traduz especialmente em investimentos para digitalização da gestão do negócio.

Para atender a essa demanda, existem vários softwares para salão de beleza desenvolvidos no Brasil, cujo foco é automatizar as operações do negócio e torná-las mais produtivas, com funcionalidades que variam desde o agendamento de horário até relatório financeiro, já que muitas empresas não possuem profissionais dedicados a essas funções. 

Neste artigo, o Capterra criou uma lista de recomendações dos programas para salão de beleza mais populares no mercado. Para participar da seleção, os softwares deveriam ser brasileiros e possuir alguns recursos comuns para essa categoria de sistema (confira a metodologia completa da seleção de produtos no final do artigo).

1. Avec App

avec-app-salão-beleza-BR-Capterra-Image-1.png
Imagem do calendário do Avec App (Fonte)

A Avec é uma solução para salões de beleza, com recursos que incluem uma agenda online, controle de estoque para saber em que momento comprar novos produtos, emissão de nota fiscal com certificado digital e cálculo automático de comissão dos profissionais que trabalham no negócio. No aspecto financeiro, o software também possibilita o registro de todas as movimentações para realizar o controle das entradas e saídas de dinheiro.

Além disso, a Avec ainda possui funções integradas de marketing que permitem ampliar a presença digital de salões de beleza. Isso é feito através da integração do estabelecimento com aplicativos de serviços ou contas de redes sociais e do envio de campanhas de marketing por e-mail e SMS, criadas de forma customizável com o objetivo de atrair o público-alvo do negócio.

Saiba mais

2. Belasis

belasis-BR-Capterra-Image-2.png
Integração do Belasis com o WhatsApp (Fonte)

O Belasis é um software para o segmento de beleza e estética que oferece agendas ilimitadas, para que cada profissional do estabelecimento consiga manter seus compromissos organizados e atualizados em tempo real. Esses agendamentos também podem ser feitos online pelos clientes, através de integração com o WhatsApp.

No que diz respeito à gestão de vendas, esse sistema para salão de beleza oferece recursos para o controle de comandas, emissão de notas fiscais e o gerenciamento de pacotes de produtos e serviços. Enquanto para as finanças, é possível monitorar o fluxo de caixa, acompanhar os estoques e calcular comissões de profissionais. 

O software para salão de beleza conta com funções de marketing integradas, que auxiliam o negócio a criar e implantar campanhas direcionadas ao seu público com base nos dados coletados. O Belasis permite testar gratuitamente seu sistema durante um período limitado de tempo.

Saiba mais

3. E-belle

e-belle-BR-Capterra-Image-3.jpeg
Imagem do sistema de cadastro do E-belle (Fonte)

O E-belle é um programa para salões de beleza com o qual os clientes podem realizar seu próprio agendamento, e os salões de beleza têm a chance de cadastrar e gerenciar seus produtos e serviços através de uma plataforma com acesso em diferentes tipos de dispositivos.

Os recursos do E-belle incluem o controle dos estoques, a criação de campanhas promocionais e convênios, e o envio de notificações aos clientes por e-mail ou pelas redes sociais. No que se refere à gestão de clientes, o software oferece a opção de adicionar de 50 a 500 compradores, de acordo com a modalidade de plano contratada. Além disso, o E-belle fornece diversas funcionalidades financeiras para programar contas recorrentes e calcular comissões e faturamento.

O E-belle também funciona como programa para salão de beleza grátis, já que oferece uma versão gratuita da ferramenta, com serviço de agenda online e cadastro limitado para 50 clientes.

Saiba mais

4. Gendo

gendo-sistema-salão-beleza-BR-Capterra-Image-4.png
Página de informações financeiras do Gendo (Fonte)

O Gendo é um sistema online que auxilia diferentes etapas do ciclo de atendimento dos salões de beleza, desde a reserva de um horário até a conclusão do serviço. Através dele, o estabelecimento pode disponibilizar aos seus clientes um aplicativo próprio e customizável, com funções de autoagendamento e informações sobre promoções, serviços oferecidos e as últimas novidades do salão.

Com o sistema Gendo, também é possível catalogar produtos e serviços, criar pacotes de desconto e armazenar fotos de antes e depois do serviço prestado. Quando um cliente requer atendimento recorrente, esse programa para salão de beleza permite reservar o mesmo dia e horário com o recurso de recorrência. 

Esse programa para salão de beleza oferece recursos para gerenciar as operações financeiras do negócio, como cálculo de comissionamento de funcionários, controle de parcelamento de cartão e comanda eletrônica de serviços.

O Gendo oferece uma versão gratuita do produto, com cadastro de clientes e profissionais limitado.

Saiba mais

5. Graces

graces-software-salão-beleza-BR-Capterra-Image-5.jpeg
Gerenciamento de equipe no Graces (Fonte)

O Graces é uma plataforma de gestão focada em salões de beleza, barbearia e estética. Neste sistema, é possível utilizar um calendário online com confirmação de agendamentos por WhatsApp, acessar histórico dos clientes com seu gasto médio no salão, organizar as comissões por profissional, gerenciar o estoque de produtos e emitir notas fiscais. 

Caso o estabelecimento tenha múltiplos salões, também há a opção de unificar e integrar a gestão de todos eles.

Em relação às atividades financeiras do salão de beleza, o Graces permite traçar relatórios de performance para ajudar na tomada de ações, além de emitir comandas com diferentes formas de recebimento. A ferramenta conta também com recursos de marketing digital, permitindo criar campanhas e conceder cupons de desconto aos clientes.

O Graces oferece a possibilidade de o usuário testar gratuitamente seu sistema por um determinado período de tempo.

Saiba mais

6. Microvix Beauty

microvix-beauty-BR-Capterra-Image-6
Dashboard do Microvix Beauty (Fonte)

O Microvix Beauty é um sistema de gestão focado na automatização de processos dos estabelecimentos que atuam no segmento de beleza e estética. Com ele, é possível implantar um agendamento online que engloba todos os profissionais e serviços do salão, e também gerenciar os estoques acompanhando a entrada e saída de produtos em tempo real.

A solução também disponibiliza o uso de um aplicativo personalizado para que os clientes acessem o catálogo de serviços do salão. Ainda no aspecto de gestão de clientes, o Microvix Beauty permite a criação de campanhas promocionais e utiliza conjuntos de dados do sistema para elaborar relatórios de performance, indicando as prioridades dos clientes de forma a auxiliar em sua experiência de compra.

Esse programa para salão de beleza aceita diferentes opções de pagamento, incluindo Pix, por meio de um QR code integrado. Também, na hora de realizar cadastro dos clientes, o sistema oferece anonimização dos seus dados base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Saiba mais

7. Trinks

trinks-BR-Capterra-Image-7
Calendário do Trinks (Fonte)

O Trinks é um software de gerenciamento para salões de beleza e barbearias que oferece um mecanismo de reserva de horário onde é possível visualizar todas as agendas dos profissionais ou agendas específicas, de maneira a encontrar horários disponíveis para agendamento. 

Ainda na gestão da agenda para salão de beleza, com o intuito de reduzir o fluxo de cancelamentos, o software oferece um sistema ilimitado de notificações, com o qual é possível enviar lembretes automáticos para os clientes, via e-mail ou SMS.

Em termos de marketing e relacionamento com o cliente, o Trinks ajuda na criação de programas de fidelidade, permite o envio automático de mensagens e e-mails em datas comemorativas e convites de retorno para os clientes que não marcam novas visitas há algum tempo. 

Além disso, o sistema ainda oferece recursos para a emissão de notas fiscais eletrônicas e para o cálculos de comissões, cota-parte e descontos no fechamento mensal.

O Trinks pode ser usado por cinco dias gratuitamente para que os usuários possam testar suas funcionalidades.

Saiba mais

O que levar em conta na seleção de um programa para salão de beleza?

Escolher o melhor programa para salão de beleza que cumpra com as necessidades do seu negócio pode ser confuso, especialmente se você não tiver em mente o que está buscando. Separamos alguns pontos para se ter em mente na sua busca:

  • Integração com outras plataformas: se o seu salão já conta com outras ferramentas digitais para auxiliar na rotina, investigue se há integração com o software que você está considerando. Por exemplo, se o WhatsApp é um canal de comunicação bastante usado pelo seu negócio ou se o Facebook é o seu principal canal de marketing, vale a pena considerar softwares que possam fazer algum tipo de integração com essas plataformas.
  • Analise todos os recursos: mais do que a gestão de rotina, os programas para salão de beleza também podem dar suporte ao crescimento do negócio. Alguns sistemas incluem recursos de marketing digital para impulsionar campanhas promocionais ou envio de lembretes ao cliente, o que pode ajudar a reduzir casos de desistência. Determine qual é o objetivo no longo prazo do seu salão e veja qual ferramenta pode apoiá-lo na sua empreitada.
  • De olho nas limitações: muitos programas para salão de beleza oferecem diferentes tipos de planos, com certas limitações na quantidade de cadastro de profissionais ou de cadastro de clientes. Por isso, tenha em mente a quantidade ideal para cada recurso de forma a evitar migrações inesperadas de planos, que podem acarretar no aumento do orçamento.  
Busca sistemas para salão de beleza? Confira nosso catálogo.

Metodologia

Para fazer parte dessa seleção, os programas para salão de beleza deveriam:

  • Ser um software nacional, desenvolvido por uma empresa brasileira.
  • Corresponder com a definição do Capterra sobre sistemas de salão de beleza: “os produtos dessa categoria automatizam e gerenciam operações de salões de beleza e spas. Esse tipo de solução inclui recursos como agendamento de atendimento, gerenciamento de clientes, cálculo de comissão, entre outros”.
  • Possuir três recursos comuns: gestão de clientes, dashboard com visualização de atividades (como agendamentos ou ausência de funcionários) e pagamentos automatizados.

As ferramentas que cumpriam com os três requisitos citados acima também foram avaliadas em relação à sua popularidade no mercado. Para isso, usou-se as plataformas Moz, Ahrefs e SemRush para avaliar o volume médio mensal de busca dos softwares mencionados em buscadores como Google, além da autoridade do domínio (domain authority, ou DA) e do ranking do domínio (domain ranking, ou DR). De uma lista de 19 ferramentas analisadas, foram selecionados os sete produtos com o maior volume de busca e DA/DR.

Os programas foram listados neste texto de acordo com a ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.