Gravador de tela gratuito: 8 soluções para diferentes necessidades

Publicado em 30/05/2022 por Marcela Gava e Ashish Upadhyay

Um gravador de tela gratuito é especialmente útil para empresas que têm de fazer demo de produtos ou criar passo a passo de processos, mas contam com um orçamento limitado. Confira soluções que podem suprir a necessidade do seu negócio –e sem pesar no bolso.

O Capterra listou gravador de tela gratuitos para ajudar empreendedores na seleção

Os softwares de gravação de tela permitem capturar as atividades na tela do dispositivo, incluindo movimento do cursor, navegação na web e chamadas de vídeo. Eles também gravam a saída de áudio do aparelho.

Esse tipo de software pode ser útil nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos ou vendas, que com frequência precisam gravar a tela do computador para criar tutoriais, fornecer instruções aos clientes ou até mesmo explicar alguma funcionalidade do produto.

Para muitas empresas, pode não ser viável investir em um software de gravação de tela de primeira linha. Em vez disso, é possível utilizar uma ferramenta gratuita de gravação de tela que supre as necessidades do negócio ao mesmo tempo em que economiza o dinheiro de uma assinatura paga.

Este artigo destaca as 8 principais ferramentas gratuitas de gravação de tela, listadas em ordem alfabética, com base nas classificações e avaliações dos usuários do Capterra (confira a metodologia completa no final do artigo).

1. Berrycast

Berrycast é um dos gravador de tela gratuito
Captura de tela do Berrycast (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,8/5
  • Recursos: 4,6/5
  • Qualidade/preço: 4,8/5
  • Avaliação geral: 4,8/5

O Berrycast é um aplicativo de gravação de vídeo que usa o registro da saída de tela para criar videoclipes ou mensagens. Também inclui um recurso nativo para a edição de vídeos.

O gravador de tela usa a webcam para criar tutoriais picture-in-picture (quando um vídeo em miniatura é reproduzido na mesma janela de gravação) ou vídeos explicativos. O programa ainda permite a personalização do layout do vídeo gravado e inserção da marca da empresa.

O usuário também pode adicionar narração de áudio a um vídeo capturado, adicionar notas da narração e editar a duração do vídeo para corresponder a ela. É possível ainda integrar o software com redes sociais para publicar seus vídeos diretamente nessas plataformas.

Saiba mais

2. CloudApp

Busca o melhor gravador de tela para PC? Uma opção é o CloudApp
Captura de tela do CloudApp (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,4/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Relação qualidade/preço: 4,6/5
  • Avaliação geral: 4,6/5

O CloudApp é um gravador de tela gratuito que permite capturar e compartilhar vídeos, GIFs e capturas de tela com clientes e colegas de trabalho. Ele grava a tela como vídeo ou imagem e compartilha a captura no formato de link. 

Com o CloudApp, é possível gravar a tela inteira ou apenas uma parte dela, oferecendo um editor de vídeo embutido para ajustar o tempo da gravação. É possível também fazer um loop de partes das suas gravações de webcam e transformá-las em GIFs para passar instruções ou explicar conceitos mais complicados.

O software permite ainda que o usuário adicione anotações aos vídeos gravados e desfoque partes que contenham informações confidenciais. Na versão gratuita, o usuário tem acesso a um relatório básico que inclui a quantidade total de visualizações do material.

Saiba mais

3. Descript

Descript é outro gravador de tela gratuito listado pelo Capterra
Captura de tela do Descript (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,5/5
  • Recursos: 4,6/5
  • Relação qualidade/preço: 4,7/5
  • Avaliação geral: 4,8/5

O Descript é uma ferramenta de gravação de tela que também funciona como editor de áudio e vídeo. O usuário pode gravar ou fazer um upload de mídia diretamente no Descript e começar a trabalhar em seus projetos.

É possível gravar a tela do computador e a imagem da webcam durante apresentações na web e videoconferências e remover partes desnecessárias antes de compartilhar a captura final. A resolução máxima na versão gratuita é de até 720p. 

A ferramenta de edição do Descript funciona por meio de uma transcrição da gravação. O usuário recebe o conteúdo em texto e o edita ao corrigir, eliminar ou adicionar palavras. Também permite adicionar títulos, transições, músicas, efeitos e animações.

Saiba mais

4. Loom

Loom é um dos gravadores de tela gratuito
Captura de tela do Loom (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,4/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Relação qualidade/preço: 4,6/5
  • Avaliação geral: 4,6/5

O Loom é uma ferramenta de vídeo e de captura de tela usada por equipes de marketing, vendas, RH e engenharia para registrar atividades da tela, reuniões de equipe e clientes, entrevistas e demonstrações de produtos.

O Loom permite fazer a gravação de tela tanto em desktops como em dispositivos móveis, oferecendo um recurso de edição instantânea. Na versão gratuita, o material criado inclui o logo do Loom. O sistema inclui uma funcionalidade para remover marcadores de hesitação (ocasiões em que o apresentador fala “ahn” ou “ah”).  

Esse gravador de tela gratuito também possui um editor embutido para cortar vídeos, adicionar botões de call-to-action e até fazer uma imagem personalizada de miniatura. O programa permite restringir o acesso ao material apenas por pessoas autorizadas através de seus e-mails.

Saiba mais

5. OBS Studio

OBS Studio é um software de gravação de tela gratuito
Captura de tela do OBS Studio (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,6/5
  • Relação qualidade/preço: 4,8/5
  • Avaliação geral: 4,7/5

O OBS Studio é um aplicativo de edição de vídeo e gravação de tela de código aberto que ajuda a capturar e combinar arquivos de áudio e vídeo.

O software permite que o usuário capture sua saída de tela e adicione áudio aos vídeos gravados. Além disso, dá para adicionar e mesclar várias cenas para criar transições. O OBS Studio oferece um mixer de áudio com recursos como noise gate e supressão de ruído para definir o nível de entrada de áudio.

Adicionar plug-ins de terceiros para expandir o kit de ferramentas também está permitido por esse gravador de tela gratuito, além do uso das configurações de transmissão para configurar diversos aspectos, como a qualidade e a resolução do vídeo, da sua gravação ou do streaming de vídeo.

Saiba mais

6. Screencastify

Screencastify oferece a possibilidade de gravar tela
Captura de tela do Screencastify (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,3/5
  • Relação qualidade/preço: 4,8/5
  • Avaliação geral: 4,5/5

O Screencastify é um aplicativo de captura de tela, em formato de plug-in do Chrome, que ajuda a gravar, editar e compartilhar vídeos. Ele permite a criação de vídeos de apresentação de vendas, demonstrações de produtos, vídeos de solução de problemas ou com finalidade educativa para colégios e universidades.

Com o Screencastify, o usuário pode gravar as telas da área de trabalho, do navegador e da webcam ou simplesmente fazer capturas de tela. Uma barra de edição permite criar anotações nos vídeos para publicar explicações baseadas em texto, destacar seções específicas dos vídeos ou adicionar stickers.

O software inclui uma funcionalidade para exportar vídeos em formato GIF ou diretamente no YouTube (neste último, os vídeos incluem marca d’água). Há ainda a opção de acompanhar o engajamento do espectador e a compreensão do seu conteúdo por meio da inclusão de formulários de feedback interativos nos vídeos.

Saiba mais

7. Vidyard

 O Vidyard é uma plataforma de gravação de vídeo
Captura de tela do Vidyard (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,2/5
  • Recursos: 4,3/5
  • Relação qualidade/preço: 4,1/5
  • Avaliação geral: 4,5/5

O Vidyard é uma plataforma de gravação de vídeo para criação de vídeos interativos e personalizados. Projetado para profissionais de marketing e equipes de vendas, o software ajuda a gravar sua tela e editar a captura de acordo com as necessidades da empresa.

A plataforma permite fazer upload de vídeos já existentes e editá-los. É possível compartilhar o material criado por e-mail, em redes sociais ou usando plataformas terceiras. O Vidyard permite ainda incorporar visualizações de vídeos animados nos e-mails.

Na versão gratuita, o usuário tem acesso a um recurso de otimização, que ajuda o vídeo a ser encontrado em buscadores, e um relatório de análise para acompanhar a quantidade de visualizações do conteúdo. 

Saiba mais

8. Vmaker

A plataforma de gravação de tela Vmaker também entrou na seleção do Capterra
Captura de tela do Vmaker (Fonte)
  • Atendimento ao cliente: 4,5/5
  • Recursos: 4,2/5
  • Relação qualidade/preço: 4,6/5
  • Avaliação geral: 4,4/5

O Vmaker é uma ferramenta de captura de vídeo que permite gravar a tela, a webcam ou ambos. Ele inclui funcionalidades para editar, cortar, silenciar e alterar a posição dos vídeos.

O software permite gravar vídeos, na versão gratuita, com qualidade de até 720p. Ele inclui filtros para gravações por webcam e a possibilidade de eliminar barulhos das gravações, além de registrar áudio de microfones.

O Vmaker oferece um relatório informando a quantidade de vezes que usuários e usuários anônimos visualizaram o vídeo. Com a plataforma, é possível compartilhar os vídeos diretamente pelo LinkedIn, Twitter, Facebook ou Gmail.

Saiba mais

Como escolher o melhor gravador de tela para PC de acordo com suas necessidades?

Para escolher um gravador de tela gratuito, vale a pena se atentar a alguns recursos. Ter essas considerações em mente ao analisar as opções ajudará você a restringir sua escolha:

  • Verifique se há marcas d’água. Algumas ferramentas gratuitas adicionam marcas d’água às gravações –e só as retiram quando você opta por um plano pago. Se sua intenção é evitá-la, procure uma solução gratuita que não adicione automaticamente uma marca d’água à sua tela ou às gravações da webcam.
  • Verifique os limites de tempo de gravação. As ferramentas gratuitas de gravação de tela geralmente limitam a duração da gravação. Procure uma solução gratuita que não tenha uma duração de gravação limitada ou cujo tempo de gravação –mesmo que limitado– atenda às suas necessidades.
  • Avalie a interface de usuário da ferramenta. Ao escolher um novo software, verifique se ele é fácil de usar e se oferece um tutorial para novos usuários, já que as pessoas têm maneiras e conhecimentos distintos para lidar com tecnologia.
Busca software de gravação de tela? Confira nosso catálogo.

Metodologia

O Capterra selecionou os gravadores de tela gratuitos com base nos seguintes requisitos:

  • Contar com pelo menos 20 avaliações de produtos na página do Capterra nos últimos dois anos –de 27 de maio de 2020 a 27 de maio de 2022–, com uma classificação média de 3,0 ou superior, em um total de 5,0 pontos. Selecionamos os oito produtos com a classificação mais alta para figurarem neste artigo.
  • Oferecer uma versão gratuita e independente do software (não foi considerada versão de teste do software, em que você deve adquirir o produto após um período de tempo limitado).
  • Ser compatível com a definição do Capterra para software de gravação de tela: “O software de gravação de tela permite aos usuários capturar áudio e vídeo de suas telas e outros dispositivos, como webcams. Essas mídias podem ser editadas e convertidas para vários formatos, sendo usadas no mercado corporativo para ocasiões de treinamento, tutoriais ou demonstrações de produto”.
  • Possuir alguns recursos comuns: capturar ou gravar qualquer área de uma tela de computador e oferecer recursos de edição.

No artigo, os softwares foram listados em ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.