Mãos à obra: conheça 5 tipos de sistemas para loja de material de construção

Publicado em 12/07/2022 por Marcela Gava

A digitalização de processos tornou-se fundamental para as empresas se manterem competitivas. Neste artigo, listamos opções de sistema para loja de material de construção que podem ajudar empreendedores a impulsionar seus negócios e a organizar a rotina.

Considerado ainda um setor bastante analógico, um dos desafios do varejo de construção civil é a guinada em direção à digitalização. 

Mesmo que muitas operações ainda sigam no “offline”, a indústria e as lojas de materiais de construção parecem estar conquistando bons resultados no cenário pós-pandemia

Um levantamento da Visa mostra que a compra de materiais para obras, por exemplo, teve um aumento de 38% só nos três primeiros meses de 2021

Uma das explicações para isso é que, durante a quarentena, cresceu a demanda por reformas dentro de casa para a adaptação à nova realidade de trabalho. Para os próximos meses, inclusive, aumentou a quantidade de pessoas que pretendem reformar seu lar.

Imagina como poderia ser o desempenho se houvesse uma maior disseminação de tecnologia no segmento? 

Pensando nisso, reunimos uma série de sistemas para loja de materiais de construção que podem ajudar as empresas na criação de operações mais tecnológicas e automatizadas.

Como selecionar o melhor sistema para loja de material de construção?

Antes de começar propriamente a seleção, é recomendável identificar onde está o gargalo da sua empresa, ou seja, onde está o obstáculo que dificulta o crescimento do seu negócio.

O importante é mapear quais áreas da sua empresa necessitam de digitalização e, a partir disso, selecionar as melhores categorias de sistema para loja de material de construção.

Apesar de cada empreendimento ter perfis e necessidades diferentes, existem diferentes categorias de softwares no mercado que podem colaborar para você ter maior eficiência em todos os processos da empresa.

Um bom programa para loja de material de construção deve atender às especificidades do seu negócio e às operações diárias da empresa, auxiliando empreendedores a gerir algumas tarefas, como:

  • Gestão do ponto de venda;
  • Operações de entregas;
  • Gestão de compras;
  • Cobrança e crédito;
  • Legislação específica da área.

Para ajudar você na transformação digital do seu negócio, criamos uma lista com 5 tipos de sistema para loja de material de construção. Abaixo, você descobre o que cada um faz e como eles podem otimizar o dia a dia da sua empresa. 

5 tipos de programas para loja de material de construção

Visto, em geral, como o mais tradicional dos setores da economia, a construção civil avança a cada dia na transformação digital, principalmente com o surgimento das chamadas construtechs –as startups do setor.

Com isso, aumenta a diversificação no portfólio de serviços e soluções, oferecendo aos empreendedores do varejo um sistema para loja de material de construção capaz de facilitar a gestão do negócio.

Conheça 5 tipos de programas para loja de material de construção:

1. Sistemas de controle de estoque

 Ferramentas de controle de estoque são um dos tipos de sistema para lojas de material de construção

Imagine descobrir que seu estoque não possui a quantidade suficiente do produto que que tem a maior demanda. Ou que algum item está há muito tempo parado. As duas situações podem significar prejuízos financeiros importantes para sua empresa.

Um gerenciamento automatizado de inventário traz maior visibilidade ao gestor, pois facilita o controle do estoque, além de permitir o rastreamento de mercadorias.

Alguns sistemas para loja de material de construção possuem ferramentas pré-configuradas para otimizar o planejamento do estoque, podendo incluir também recursos como rastreamento do custo, gestão de itens e de fornecedores.

Conheça sistemas de controle de estoque

2. Sistemas de gestão financeira

Os sistemas de gestão financeira ajudam as empresas do varejo da área de construção a manter as finanças em dia

Os softwares de gestão financeira são empregados para analisar a estabilidade financeira das organizações e visualizar o desempenho futuro da área.

Na prática, eles ajudam a acompanhar o orçamento da empresa por meio de painéis e relatórios para administração de finanças, gestão de tesouraria, reconhecimento de receitas e previsões orçamentárias.

O acesso a essas informações, por meio de uma ferramenta de gestão financeira, pode ajudar empreendedores a visualizar os dados da sua empresa e ainda gerar insights para ajudar o negócio a prosperar.

Conheça sistemas de gestão financeira

3. Sistemas ERP

Sistemas ERP integram diferentes atividades de uma mesma empresa

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning e significa planejamento de recursos empresariais. Trata-se de um software que integra todos os departamentos e funções da empresa em um mesmo ambiente.

Sistemas ERP cuidam de processos, como manufatura, logística, distribuição, faturamento e contabilidade, além de outras atividades do negócio, incluindo vendas, cobrança e gestão de RH.

Como uma dos sistemas para loja de material de construção, o software ERP pode ajudar na execução de diferentes atividades diárias de uma empresa.

Conheça softwares ERP

4. Plataformas de e-commerce

Plataformas de e-commerce também são um programa para loja de material de construção

Para lojas de material de construção que desejam criar uma operação de vendas online, as plataformas de e-commerce são responsáveis por organizar diferentes aspectos da experiência de compra do usuário, como a navegação e a pesquisa de produtos feita pelos visitantes em um site.

Mas esta é apenas a parte “visível” do comércio eletrônico. Por trás de um site, sistemas de e-commerce exercem funções como gestão do carrinho de compra, categorização de produtos e administração fiscal.

Esse tipo de plataforma também pode incluir ferramentas de integração para suporte de call center, gestão de relacionamento com clientes e sistemas de segurança que protegem os dados de seus consumidores.

Conheça plataformas de e-commerce

 

5. Software de logística

 O software de logística colabora no envio das mercadorias de uma loja de material de construção

A logística é um departamento crítico em toda empresa, especialmente em lojas de material de construção civil que muitas vezes têm de enviar mercadorias grandes aos seus clientes.

Nesse contexto, um software de logística ajuda a administrar toda a cadeia produtiva de um negócio, desde o envio da mercadoria, passando pelo rastreamento, até a entrega do produto ao cliente final.

Serviços de logística fornecidos por um bom software para loja de material de construção devem garantir a integração com recursos de gerenciamento de fornecedores e clientes para que a empresa não perca o cumprimento de prazos.

Conheça softwares de logística

Pontos a serem avaliados na seleção de um programa para loja de material de construção

Separamos algumas ações que podem ajudar na decisão de quais sistemas para lojas de material de construção podem ser relevantes para o seu negócio.

  • Versões gratuitas ou de teste: muitas ferramentas oferecem a possibilidade de serem testadas antecipadamente, sem compromisso. Isso permite ao usuário realizar a avaliação do desempenho do software, colaborando na decisão se vale a pena investir na versão paga.
  • Necessidade de treinamento: plataformas com funcionalidades básicas são mais fáceis de serem absorvidas pela equipe. Já plataformas mais sofisticadas podem exigir mais tempo de aprendizado. Verifique com o fornecedor se será necessário um treinamento e, caso a resposta seja sim, quanto a mais será cobrado. 
  • Disponibilidade do atendimento ao cliente: em diferentes situações, contatar o suporte ao cliente pode ser uma realidade. Com base no seu modelo de negócio, se você acha que terá que acionar constantemente esse setor, verifique a disponibilidade do atendimento ao cliente. Se o suporte está disponível apenas durante a semana e sua empresa atende também de final de semana, tenha em mente que pode haver uma demora para ter uma solução.  
Busca sistemas para loja de material de construção? Confira diferentes categorias do nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.