Confira 6 plataformas de agendamento online gratuito

Publicado em 21/07/2022 por Marcela Gava

Sejamos sinceros: perder compromissos é perder dinheiro. Por isso é importante manter uma agenda constantemente atualizada, capaz de enviar alertas sobre eventos. Neste artigo, listamos seis opções de plataforma de agendamento online gratuito para ajudar seu negócio na administração de compromissos. 

Separamos uma lista com opções de plataforma de agendamento online gratuito

Todos nós conhecemos alguém –ou inclusive já fomos essa pessoa– que travou diante de tantos e-mails, reuniões, notificações e mensagens. Às vezes é complicado dar conta de todos os compromissos anotando em uma agenda de papel e mais complicado ainda “lembrando de cabeça”.  

Uma maneira de não se perder entre compromissos e reuniões, mantendo o calendário atualizado, é o uso de um sistema de agendamento de compromissos. Neste artigo, separamos seis opções de ferramentas para marcação online, totalmente gratuitas e com página em português (confira a metodologia completa no final do artigo).

O que é uma plataforma de agendamento online?

A plataforma de agendamento online permite a marcação online de reuniões, realizada pelo próprio cliente, que pode acessar o calendário de uma empresa ou um profissional para marcar um horário ou cancelar uma visita. Ela é especialmente relevante em negócios cujo serviço está estruturado na reserva de horário, por exemplo:

  • Salões de beleza
  • SPAs
  • Consultórios médicos
  • Academia
  • Estúdio de ioga
  • Escola de idiomas
  • Escola de música
  • Serviços de limpeza
  • Serviços de dedetização

Também costuma ser empregado em equipes específicas dentro de um negócio. Por exemplo, os recursos humanos, para o agendamento de entrevistas, podem usufruir desse sistema assim como a área comercial, para marcações de apresentações com fornecedores e potenciais clientes.

Com o uso de um sistema de agendamento online, esqueça aqueles papéis amarelos colados no computador ou o contato pelo telefone para verificar a disponibilidade entre as partes, já que a própria ferramenta se encarrega da marcação de compromissos e do envio de lembretes. Além desses recursos, as plataformas costumam desempenhar as seguintes funções: 

  • Envios automáticos de eventos
  • Disponibilidade da equipe
  • Compartilhamento da agenda via URL
  • Integração com o site da empresa

Para ajudar você no dia a dia da sua empresa, veja a seguir a lista de recomendações de softwares gratuitos para agendamento online. 

6 plataformas de agendamento online gratuito

1. Appointlet

O Appointlet é outro exemplo de sistema de agendamento online gratuito
Lista de disponibilidade no Appointlet (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,8/5
  • Atendimento ao cliente: 4,8/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Qualidade/preço: 4,7/5

O Appointlet é uma ferramenta mais voltada para o agendamento de reuniões. Através dele, o usuário pode gerar um link para agendamento online que pode ser compartilhado por e-mail, aplicativo de texto ou redes sociais. Se preferir, também é possível incorporar o endereço ao site da empresa. Esse sistema de agendamento online gratuito impede marcações realizadas de última hora e bloqueia reservas duplas.

Caso seja necessário cancelar ou reprogramar um compromisso, o Appointlet envia um e-mail automático para que os participantes sejam avisados por e-mail. O software também permite que se convide membros da equipe para a conta e se determine níveis de permissões de cada usuário.

Versão completa

A assinatura paga do Appointlet permite enviar lembretes de marcações personalizados, integrar sistemas de pagamento online, remover o logotipo do software e criar redirecionamentos para o site da organização.

Saiba mais

2. Calendly

O Calendly é uma plataforma de agendamento online gratuito
Exemplo de edição de disponibilidade no Calendly (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,7/5
  • Atendimento ao cliente: 4,4/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Qualidade/preço: 4,6/5

O Calendly, no plano gratuito, oferece a possibilidade de o usuário ter um evento ativo onde definirá sua disponibilidade e outras informações para que as pessoas possam realizar um agendamento. Além disso, a ferramenta dá a possibilidade de o convidado marcar reuniões individuais ou acessar uma seleção de horário em um evento único. 

O software permite ainda que o usuário inclua o logotipo da sua empresa na página de reservas, também pode alterar idioma e fuso horário se assim desejar. Com esse sistema de agendamento online gratuito, é possível realizar a integração entre a plataforma e uma agenda pessoal externa. A personalização do link da página de agendamento e o envio de notificações automáticas após reserva realizadas ou cancelamento são outras funcionalidades da ferramenta na sua versão gratuita.

Versão completa

Ao assinar um dos planos do Calendly, é possível remover a marca do software, redirecionar o usuário para outro site após agendamento, consultar relatórios com métricas e personalizar políticas de cancelamento.

Saiba mais

3. Reservio

A agenda online do Reservio
Lista de compromissos do Reservio (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,6/5
  • Atendimento ao cliente: 4,6/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Qualidade/preço: 4,5/5

Na versão gratuita do Reservio, o usuário pode receber até 40 reservas por mês, além de manter um registro de clientes que não compareceram ao compromisso. Entre os recursos de personalização está a possibilidade de adicionar um botão “Agendar” para marcação online diretamente no site da empresa ou por meio da conta do Facebook.

Essa plataforma de agendamento online gratuito permite também a importação e exportação de contatos existentes em formato CSV ou PDF. Quando realizam um agendamento online, os clientes recebem lembretes sobre a reserva efetuada –o usuário pode configurar em quanto tempo o lembrete deve ser enviado. Ainda, é possível deixar anotações sobre os clientes para completar sua ficha de cadastro.  

Versão completa

A versão paga da Reservio permite reservas ilimitadas, remoção de marca d’água, gestão de permissão de usuários e integrações personalizadas com API. É possível ainda o envio de lembretes via SMS, acesso a estatísticas de reservas, além de integração com calendários externos e incorporação com plataformas de email marketing.

Saiba mais

4. Setmore

O Setmore é uma opção de sistema de agendamento gratuito
Calendário de marcação de compromissos do Setmore (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,6/5
  • Atendimento ao cliente: 4,7/5
  • Recursos: 4,3/5
  • Qualidade/preço: 4,7/5

O Setmore oferece ao usuário acesso a uma agenda com marcações ilimitadas, além do envio de até 100 notificações por mês via e-mail aos convidados acerca de seus compromissos agendados. Se o usuário desejar, é possível que a página de marcação seja criada com uma URL personalizada.  

Ele permite a gestão da marcação online pelo celular e por vídeo, além do compartilhamento da página de reservas online nas redes sociais. O Setmore oferece integração com CRM e CMS, dispõe ainda de suporte ao consumidor via e-mail. 

Versão completa

Na versão completa deste software para agendamento online, o usuário tem acesso a marcações recorrentes e integrações com sistemas de pagamento. Também é possível que o usuário integre sua conta do Setmore com ferramentas de videoconferência e sincronize a plataforma com agendas externas.

Saiba mais

5. SimplyBook.Me

O SimplyBook.Me é outra plataforma de agendamento online com funcionalidades gratuitas
Adicionando notas ao calendário no SimplyBook.Me (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,6/5
  • Atendimento ao cliente: 4,6/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Qualidade/preço: 4,5/5

Como uma plataforma de agendamento online gratuito, o SimplyBook.Me oferece ao usuário o recebimento de até 50 marcações de compromisso por mês. O usuário também pode adicionar até um recurso customizado à sua conta, como sistema de pagamento ou filtros adicionais para coletar informações de clientes –na versão paga é possível adicionar mais funcionalidades. 

A ferramenta dá acesso a uma página de administração em que o usuário pode visualizar o histórico do cliente, cancelar ou reagendar compromissos e adicionar notas aos agendamentos. Em relação às notificações, o SimplyBook.Me envia e-mail automáticos para confirmações, lembretes e cancelamentos, permitindo ainda ativar o envio de um pedido de feedback após o serviço realizado. 

Versão completa

No plano pago do SimplyBook.me, o usuário pode aumentar a quantidade de marcações, tem acesso a padrões de segurança HIPAA, consegue oferecer cupons de desconto, além de poder implementar pagamento no local com sistema POS.

Saiba mais

6. SuperSaaS

A ferramenta SuperSaaS também permite marcação online de maneira gratuita
Marcação online no SuperSaaS (Fonte)
  • Avaliação geral: 4,6/5
  • Atendimento ao cliente: 4,7/5
  • Recursos: 4,4/5
  • Qualidade/preço: 4,7/5

O sistema de agendamento online do SuperSaaS pode ser utilizado tanto em atendimentos individuais (time de vendas, por exemplo) quanto em agendamentos em grupo (em uma academia ou escola de idiomas). Na versão gratuita, o usuário pode receber até 50 marcações de compromisso, com um armazenamento total de até 500 agendamentos antigos.

A ferramenta permite que a empresa possa customizar a página de marcação online com seu próprio logo. Para visualizar os agendamentos realizados, é possível visualizá-los por dia, semana ou mês. Também dá para acessar o histórico de cada cliente e, além disso, receber um relatório diário sobre as atividades de agendamento.

Versão completa

Os planos pagos do SuperSaaS liberam outros recursos, como o aumento do número máximo de agendamentos, uso do sistema sem anúncios, sincronização com calendários externos, personalização das configurações de layout e montagem de sistemas e regras de pagamentos.

Saiba mais

Escolhendo uma plataforma de agendamento online gratuito

Diante das diversas opções de sistemas de agendamento online disponíveis no mercado, recomenda-se primeiro pensar nas necessidades do seu time ao adotar um software novo na sua empresa. Além disso, é importante fazer algumas considerações mais específicas:

  • Limite de marcações online: a maioria das plataformas de agendamento online gratuito possui um número máximo de reservas de compromisso. Se a quantidade for um item importante para o seu negócio, busque uma plataforma que possa suprir sua necessidade de marcações.
  • Calendários externos: se você utiliza outra agenda online, vale a pena considerar com quais calendários externos o software é capaz de fazer integração. Assim é possível dar continuidade aos mesmos processos de organização com os quais você e sua equipe já estavam acostumados.  
  • Tipo de lembretes: muitas plataformas enviam na versão gratuita apenas notificações de compromisso via e-mail ao participante de um evento. Se você considera que para sua realidade o envio de SMS é mais eficiente para evitar o não comparecimento, avalie plataformas que possuam esse tipo de notificação.

Para ajudar a potencializar a busca pelo melhor sistema de agendamento online gratuito, também vale a pena ler avaliações de outros usuários sobre cada software e observar todos os recursos oferecidos por cada plataforma.

Busca sistemas de agendamento de compromissos grátis? Confira nosso catálogo.

Metodologia

O Capterra selecionou os sistemas de agendamento de compromissos com base nos seguintes requisitos:

  • Contar com pelo menos 50 avaliações de produtos na página do Capterra nos últimos dois anos –de 18 de julho de 2020 a 18 de julho de 2022–, com uma classificação média de 4,5 ou superior, em um total de 5,0 pontos. Selecionamos os seis produtos com a classificação mais alta para figurarem neste artigo.
  • Ser compatível com a definição do Capterra para a categoria de sistemas de agendamento de compromissos: “Este tipo de software otimiza o processo de agendamento de clientes, pacientes e reuniões, incluindo ferramentas de lembrete que ajudam a garantir a participação em reuniões e compromissos agendados”.
  • Possuir algumas características principais da categoria de sistemas de agendamento de compromissos: lembretes de marcação e reserva online de horário.
  • Possuir uma versão da página web traduzida ao português.
  • Oferecer uma versão gratuita e independente do software (não foi considerada versão de teste do software em que você deve adquirir o produto após um período de tempo limitado).

No artigo, os softwares foram listados em ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.