Depois de destrinchar o uso de inteligência artificial (IA) no recursos humanos (RH), o Capterra investiga agora a quantidade de demissões no Brasil, com foco no cenário das pequenas e médias empresas (PMEs).

Neste artigo
O Brasil computou um total de 9,4 milhões de pessoas desempregadas no primeiro trimestre de 2023. Além de questões sazonais da economia do País, entre os motivos estão as dificuldades em acessar fontes de crédito e financiamento, que minaram como consequência dos imprevistos econômicos causados pela pandemia, guerra na Ucrânia e crise no sistema financeiro internacional por conta da alta de juros.
Nesse contexto desfavorável, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras também foram afetadas. Mas como será que elas têm feito as demissões? Esses números têm diminuído ou aumentado? Quais são os processos empregados para comunicar funcionários de uma possível demissão? A transferência de conhecimento entre profissionais é realizada?
Para encontrar uma resposta a essas perguntas, entrevistamos 1024 profissionais que trabalham em PMEs brasileiras e como critério deveriam estar na mesma companhia durante mais de um ano –a metodologia completa está no final do artigo.
Mais da metade das PMEs implementaram demissões nos últimos 12 meses, dizem funcionários
O início de 2023 ficou marcado no Brasil pelas diversas demissões em massa, especialmente nas companhias de tecnologia. No entanto, não apenas elas foram responsáveis por dispensar funcionários.
Um total de 57% dos trabalhadores de PMEs entrevistados afirmam que suas empresas realizaram demissões nos últimos 12 meses –período de junho de 2022 a junho de 2023.

No entanto, quando analisamos os dados regionais, nota-se que há uma variação na quantidade de demissões nesse mesmo período:
- Região Norte: 54%
- Região Nordeste: 57%
- Centro-Oeste: 58%
- Sudeste: 60%
- Sul: 56%
Outro ponto importante é que se nota que quanto mais empregados há em uma empresa, maior as chances de ela ter realizado demissões –o gráfico abaixo detalha essa informação. Em períodos difíceis, para tornar os negócios mais eficientes e enxutos, especialistas sugerem tomar medidas como identificar despesas fixas para reduzir gastos ou explorar novos canais de vendas que exigem investimentos mais baixos.

A partir dos dados do Capterra, é possível considerar que pode ter havido uma estratégia das PMEs de enxugar gastos cortando pessoal, especialmente nas médias empresas.
Já o que explica a menor quantidade de demissões nas micros e pequenas companhias é que elas costumam ter uma estrutura mais reduzida, sem tantos departamentos ou profissionais encarregados de uma única tarefa, o que deixa menos margem para demissões de funcionários.
Quais foram as indústrias que mais demitiram?
Com o relato de que houveram demissões, muitos funcionários e empresários podem estar se questionando quais foram os segmentos mais afetados.
Segundo as informações do Capterra, a partir das respostas dos participantes, os segmentos que mais relataram demissões foram:
- Construção (74%)
- Varejo (61%)
- Serviços financeiros (59%)
- Comércio e vendas (56%)
- Tecnologia/TI (54%)
É importante destacar que, embora sejam áreas que tenham realizado muitas demissões no último ano, em alguns cenários as contratações já voltaram a estar aquecidas.
Um dos casos é a área de tecnologia. Muitas companhias podem ter entrado em um momento de reestruturação, já que costumavam oferecer salários acima da média para atrair profissionais da área, e assim poderão fazer contratações com um valor mais adaptado ao mercado.
A indústria da construção civil é outro exemplo. O setor vem aumentando a sua capacidade operacional e registrando aumento de emprego, refletindo em maior confiança nos empresários do setor.
Demissões permaneceram estáveis no último ano
Ainda que pouco mais da metade das PMEs tenha demitido, no período de junho de 2022 a junho de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a quantidade dos que dizem que as demissões aumentaram é quase o mesmo dos que afirmam que diminuíram, conforme mostra o gráfico abaixo.

O número indica que as demissões podem não estar necessariamente conectadas apenas à situação econômica atual, que até vem encontrando um panorama mais favorável com inflação e taxas de juros em retração. Vale lembrar que em 2021 o País ainda se recuperava dos efeitos causados pela crise sanitária, que na época gerou muitos desafios operacionais para as empresas, como redução de vendas e dispensa ou redução da jornada dos trabalhadores.
Olhando os números um pouco mais a fundo, dos respondentes que disseram que as demissões aumentaram nos últimos 12 meses, quase 48% indicaram que houve um crescimento de 10% a 20% na quantidade de demissões na comparação entre os mesmos períodos citados acima.
Esse mesmo grupo que viu aumentar as demissões na sua empresa nos últimos 12 meses sinalizou algumas razões que podem ter sido responsáveis pela situação:
- Corte de custo (58%)
- Diminuição nas operações (31%)
- Redução de fundos (15%)
- Terceirização (14%)
Dicas para gerentes de PMEs
Reduzir gastos com folha de pagamento através da demissão de funcionários aparece frequentemente como uma opção de corte de custos das empresas, mas nem sempre precisa ser a primeira opção.
É possível diminuir despesas com outras medidas, como migrar do trabalho presencial para o formato remoto ou híbrido –e assim evitar gastos com escritório–, gerenciar horas extras através de um software de controle de presença, reduzir despesas com viagens ou eventos, entre outras medidas.
Mais da metade das PMEs costumam comunicar colaboradores sobre demissões
As demissões, no geral, têm um impacto não apenas em quem foi demitido, mas também em quem ficou. Se a empresa não conduz bem o processo de saída dos seus funcionários, pode gerar uma imagem negativa sobre a empresa, afetando a motivação e o rendimento da equipe.
A ação de comunicar a equipe sobre o desligamento –uma das partes do processo conhecido como offboarding, que abordaremos mais adiante– de um ou mais funcionários é parte importante do processo, já que se não for realizada pode gerar rumores e insegurança.
No geral, as PMEs parecem preferir o caminho da comunicação, mas isso não é unanimidade:
- 59% dos funcionários afirmaram que sua empresa geralmente comunica a demissão de funcionários a todos os colaboradores da empresa –ação que ajuda a tornar o ambiente mais transparente;
- Já um terço (37%) opta por não comunicar esses detalhes;
- E, em 4% dos casos, os respondentes não souberam dizer.
De acordo com os participantes que disseram que suas empresas fazem esse tipo de comunicação, na maior parte dos casos (81%) os gerentes são os encarregados de comunicar pessoalmente seus colaboradores sobre demissões de outros profissionais.
Na hora de demitir, 58% dos funcionários de PMEs dizem que suas empresas fornecem apoio a quem foi demitido. Segundo esses mesmos entrevistados, os auxílios mais comuns são pacote de benefícios (66%) e o fornecimento de uma carta de referência (66%).
Dica para gerentes e profissionais de RH
Os processos de desligamento costumam gerar um impacto entre o quadro de funcionários. É para evitar essa situação que existem uma série de recomendações para lidar com a situação da melhor forma. Algumas das boas práticas são:
- Comunicação oficial: seja para a empresa inteira ou apenas para um equipe, é importante fazer um anúncio do desligamento do funcionário. Isso pode ser feito pelo sistema intranet da companhia ou por outro canal de comunicação oficial da empresa.
- Seja transparente: esclareça possíveis motivos que levaram à decisão e comunique eventuais mudanças que possam afetar os profissionais que permanecem na empresa.
- Abra um canal de comunicação: permita que os trabalhadores possam se comunicar com a sua liderança, enviando perguntas ou feedbacks, o que pode ser feito através de ferramentas de pesquisa, por exemplo.
Menos de um terço implementaram estratégias de offboarding
Um processo de offboarding ajuda a empresa a estruturar melhor a saída de funcionários da empresa, seja ela por decisão própria ou por fruto de demissão.
As ações de offboarding
Além de melhorar a comunicação, como falamos anteriormente, um processo de desligamento estruturado inclui outros itens, que podem ser:
- Preparação do contrato de rescisão;
- Mapeamento de tarefas sob responsabilidade de quem está de saída;
- Desativação de contas;
- Devolução de equipamentos;
- Oferecimento de pacotes de benefícios;
- Recebimento de feedback.
Atualmente, apenas 32% dos funcionários de PMEs entrevistados disseram que suas empresas implementaram estratégias de offboarding.
Dos que disseram que sua empresa implementou estratégias de offboarding, 76% disseram que suas companhias realizaram entrevistas com funcionários que foram demitidos.
A entrevista de desligamento é uma etapa importante desse processo porque ajuda a identificar se a cultura da empresa, aos olhos dos funcionários, está sendo realmente colocada em prática e também dá insumos para a implementação de melhorias. Se for realizada presencialmente, o profissional de RH pode seguir um roteiro de perguntas. Se preferir simplificar, pode enviar um formulário com as questões por meio de um formulário de pesquisa.
Quando se trata de outro aspecto importante, a transferência de conhecimento entre funcionários, o cenário das empresas que têm estratégias de offboarding é o seguinte:

Embora não exista um caminho certo ou errado entre as ações citadas no gráfico, é importante que a empresa estabeleça uma gestão de conhecimento senão corre o risco de perda de informações relevantes e atraso na entrega de projetos quando um funcionário sai e leva consigo toda sua experiência.
Nesse tipo de estratégia, há a tarefa de documentar todos os processos da empresa, como o uso de cada software e as etapas para conclusão de uma atividade, que ficam disponíveis a todos os membros de equipes. Além disso, realizar sessões de treinamentos frequentemente e incentivar a troca de habilidades são parte importante para garantir que o conhecimento seja mantido mesmo na ausência de funcionários.
Destaques do estudo
O estudo do Capterra reuniu informações sobre o panorama das demissões no Brasil, em especial no caso das PMEs, e como essas mesmas empresas têm colocado em prática o processo de desligamento. Abaixo você confere os dados mais relevantes:
- A maioria das PMEs relatou que sua empresa demitiu nos últimos 12 meses, sendo que o percentual de demitidos cresce conforme o tamanho da companhia.
- No entanto, as demissões parecem estar se equilibrando quando se compara os últimos 12 meses com o mesmo período do ano anterior: 38% disseram que as demissões diminuíram, 36% disseram que aumentaram e 25% disseram que não houve diferença entre os períodos em destaque.
- Pouco menos de um terço (32%) das PMEs têm um processo de offboarding implementado.
Esse último resultado mostra que é importante que as PMEs se atentem à implementação de estratégias para atividades relacionadas à saída de funcionários. Além de tornar essa etapa mais eficiente, também colabora para que o profissional tenha uma boa impressão da empresa, o que pode impactar positivamente na sua reputação.
Metodologia
Os dados presentes neste estudo foram compilados a partir de um levantamento online realizado entre os meses de maio e junho de 2023, contando com a participação de 1.024 pessoas entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do país.
Em relação à divisão regional, a quantidade total de participantes foi de:
- Região Norte: 166
- Região Nordeste: 227
- Região Centro-Oeste: 201
- Região Sudeste: 225
- Região Sul: 205
Para participar do estudo, os respondentes deveriam ser funcionários em tempo integral de pequenas ou médias empresas (PMEs) e ter trabalhado na mesma companhia por mais de um ano.