Nova pesquisa do Capterra explora quais são as preocupações dos trabalhadores no uso de IA generativa, bem como os principais ganhos de utilizar esse tipo de sistemas.
A forma como trabalhamos está em constante mudança. Embora tenham sido necessárias décadas para migrar da máquina de escrever manual para computadores, o progresso é muito mais rápido atualmente e o impacto da automatização pode ser sentido de uma forma quase imediata.
A inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço no mercado de trabalho, especialmente através do uso de sistemas de IA generativa, e é justamente esse impacto que o Capterra pretende medir. Nesse novo levantamento, concentramos em tentar entender quais são os impactos da IA generativa tanto na produtividade quanto na preocupação dos usuários em torno desse tipo de ferramenta.
Para isso, o Capterra conversou com 479 funcionários de empresas de diferentes portes e segmentos. Esses respondentes trabalham com um computador ou laptop e usam IA generativa pelo menos algumas vezes por mês –confira a metodologia completa no final do artigo.
O que é a inteligência artificial generativa?
Você certamente já ouviu falar do ChatGPT. O sistema conversacional é um dos representantes mais famosos da aplicação de inteligência artificial generativa –ou IA generativa. Ferramentas criadas a partir dessa tecnologia de IA são capazes de criar conteúdo inédito, que não se repete, a partir de comandos (chamados também de prompts) inseridos pelos usuários no próprio sistema.
As ferramentas de IA generativa são capazes de produzir conteúdos em diferentes formatos: imagens, textos, códigos de programação e áudios. Esses sistemas têm essa capacidade porque são treinados a partir de uma extensa quantidade de dados, de forma que reconhecem padrões e passam a replicá-los. As informações usadas no treinamento estão relacionadas ao tipo de conteúdo que as ferramentas devem gerar. No caso da ferramenta DALL-E, que cria imagens a partir de comandos, o treinamento se deu com imagens e obras de artes reais.
De acordo com informações do Gartner, o uso da IA generativa no contexto corporativo abre oportunidades para "aumento de receita, redução de custos, aprimoramento de produtividade e melhor gerenciamento de riscos". Considera-se ainda que seu uso, no futuro, possa servir como um diferencial e uma vantagem competitiva para as empresas que adotaram a tecnologia.
Produtividade é o principal ganho com a IA generativa
A inteligência artificial generativa impacta diferentes aspectos do trabalho, mas em um ponto parece impactar mais do que nos demais. No estudo do Capterra, os respondentes mostraram que o principal aspecto do trabalho no qual a tecnologia causa mais impacto é o aumento da produtividade (52%), desbancando itens como criatividade (37%) e inovação (37%).
Ainda se tratando de produtividade, a grande maioria dos respondentes (96%) consideram que a IA generativa aumenta a sua produtividade de alguma maneira –66% creem que o aumento é significativo e 30% dizem que aumenta levemente a produtividade; no outro oposto, apenas 4% dizem que não há impacto nesse aspecto.
O resultado do Capterra pode ser reforçado por um estudo recente do Harvard Business School que aponta que a IA generativa pode melhorar a produtividade de trabalhadores altamente qualificados em até 40% quando usada dentro dos limites de sua capacidade (conteúdo em inglês).
O que pode estar por trás da percepção de impacto na produtividade é que, com a IA generativa, os funcionários conseguem automatizar as tarefas mais simples –material para onboarding de funcionários, criação de conteúdo, automação de marketing– e ganhar tempo para trabalhar naquelas de teor mais complexo e estratégicas.
Quando questionados de que maneira seu trabalho está evoluindo como resultado da transformação trazida pela IA generativa, uma das principais respostas, dada por 42% dos respondentes, cita justamente o fato de que eles conseguem ter mais tempo para se concentrarem nas tarefas de maior valor. Em seguida, por volta de um quarto disseram que podem realizar uma variedade maior de tarefas com essas ferramentas (28%) e, também, interpretar dados de maneira mais rápida e eficiente (23%).
Dicas para empreendedores
Ao implementar ferramentas de IA generativa, especialmente visando o impacto na produtividade, tomadores de decisões devem ter em mente alguns elementos:
- Cautela na implementação: é recomendado que, ao implementar um novo sistema, isso seja feito de forma gradual para que haja um período de teste e entendimento das suas funcionalidades.
- Definição de processos: estabeleça em que tipo de tarefas a IA generativa será utilizada, de forma que também seja possível mensurar seu desempenho. Um software de gestão de conhecimento ajuda a documentar todas as etapas do processo.
- Realização de treinamento: organize sessões de aprendizado para que a equipe possa tirar o máximo da ferramenta, bem como estar ciente das suas limitações. Identifique os usuários que tenham mais facilidade e torne-os ponto de contato daquelas que possuem mais dificuldade em se familiarizar com o sistema.
- Utilização correta: a precisão dos sistemas de IA generativa vão depender dos comandos empregados pelos usuários. Por isso é importante que os funcionários evitem dar comandos genéricos ou fornecerem exemplos pouco claros.
A IA generativa traz benefícios financeiros às empresas?
Perguntamos para quem está usando a IA generativa no trabalho se empregar esse tipo de sistema faz a empresa em que trabalham economizar dinheiro: 87% sinalizaram que sim; a tecnologia é capaz de gerar essa economia porque ajuda na tomada de decisões e melhora o desempenho das companhias.
Além da questão de automação, a IA generativa adiciona inteligência nas tomadas de decisões. Quando questionados se esse tipo de ferramenta ajuda a melhorar o desempenho dos negócios (por exemplo, identificar áreas mais ou menos lucrativas), 61% concordaram totalmente com a questão, enquanto 32% concordaram parcialmente com ela.
Um dos ganhos de eficiência usando a inteligência artificial é a possibilidade de tomar decisões com base em dados de maneira mais rápida e certeira. Isso porque os sistemas com base em IA analisam grandes volumes de dados, que podem indicar padrões e tendências, e assim permitem que se analise diferentes indicadores-chave.
Além disso, o uso de sistemas baseados em IA generativa ajuda a identificar cenários hipotéticos em que é possível a identificação de riscos, colaborando para que tomadores de decisões possam responder ativamente à situação.
Nesse contexto, 88% dos respondentes concordam que trabalhar com ferramentas de IA dá à empresa uma vantagem competitiva.
IA generativa traz economia de tempo às empresas, segundo respondentes
As pessoas costumam dizer que tempo é dinheiro. A IA generativa também pode economizar dinheiro para as empresas, reduzindo o tempo que os funcionários precisam gastar em determinadas tarefas, especialmente as manuais, permitindo a automação delas.
Nesse sentido, outro ponto importante é que 94% dos entrevistados concordam em algum grau que trabalhar com ferramentas de IA generativas economiza o tempo da empresa em que trabalham.
Respondentes veem valor no conteúdo produzido com IA em relação à produção humana
A relação entre humanos e máquinas é um tabu desde as primeiras vezes que um robô apareceu nas telas de projeção do cinema, em 1927, com o filme Metrópolis. De lá para cá muita coisa evoluiu e se tornou real, como a inteligência artificial fazendo parte da rotina de trabalhadores através do uso de sistemas de IA.
No que se refere à IA generativa, uma de suas grandes capacidades é a produção de conteúdo inédito. O usuário pode inserir no sistema comandos bastante específicos, como o tom de voz que pretende obter assim como o formato do texto, e a ferramenta entrega o conteúdo almejado. Nesse sentido, é de suma importância que os usuários insiram o comando correto, porque ele será determinante para a obtenção de resultados certeiros e eficazes.
Para os respondentes, as máquinas parecem sair na frente quando se trata de qualidade na produção, já que a maioria considera que o conteúdo gerado por software de IA é melhor do que o conteúdo gerado por humanos –67% concordam com esta afirmação.
No caso das IA generativa, embora esse tipo de sistema seja útil para a criação e redação de textos, a tecnologia não está imune a inconsistências. Um dos principais problemas relacionados à IA generativa é o fornecimento de informações consideradas alucinações. Trata-se de um conteúdo escrito com coerência, o que faz com que seja interpretado como real e correto, quando na verdade traz informações distorcidas ou incorretas.
O que, sim, parece ser um trunfo das ferramentas de IA é a capacidade de ajudar as empresas a desenvolver um trabalho mais inovador e criativo: uma vasta maioria (90%) dos respondentes concordam com esse sentimento.
Dica para empreendedores
A verificação das informações é uma etapa crucial do uso de sistemas de IA generativa. Além de checar se as informações recebidas são precisas e estão atualizadas, também vale a pena investigar se o material recebido não é similar a outros conteúdos já publicados. Existem ferramentas para verificar plágios que ajudam nessa checagem.
Os trabalhadores temem perder seu emprego para a IA generativa?
Como dito anteriormente, o advento de robôs inteligentes sempre pareceu uma preocupação universal. O Gartner estima que até 2026 milhões de pessoas incluirão assistentes robôs para contribuir em seu trabalho (conteúdo em inglês). Mas, agora que de fato eles adentraram com força o mercado de trabalho e parecem ser uma ameaça real ao trabalho manual, como os trabalhadores se sentem nessa situação?
Os resultados levantados pelo Capterra mostram que, ao considerar o impacto da IA generativa nos próximos 5 anos, surpreendentemente a minoria dos respondentes (15%) se considera muito preocupada sobre perder seu emprego devido à tecnologia.
Isso pode estar atrelado ao fato de que apenas 7% vê que mais da metade do seu trabalho poderia ser substituído pela IA generativa. O percentual mais significativo de respondentes (27%) acredita que a substituição do seu trabalho pela IA generativa pode ser de 21% a 30% –o que faz com que sua mão de obra ainda seja necessária.
Quando se fala de preocupação ética em IA, ainda que seja uma preocupação válida o medo de o trabalho ser impactado pelos sistemas de IA generativa, ela não é a única –e talvez nem a principal nesse momento.
As preocupações éticas relacionadas a esse tipo de sistema têm principalmente a ver com a privacidade e segurança de dados (50%) e o excesso de confiança na IA (42%); apenas em terceiro lugar aparece a eliminação de postos de trabalho (33%).
Conclusão: como lidar com o uso de IA generativa de maneira segura?
O estudo do Capterra aponta os ganhos da IA generativa, especialmente por aqueles que têm usado a ferramenta no seu dia a dia no trabalho. Para as empresas que almejam adotar sistemas de IA generativa, é recomendado tomar algumas medidas para que a ação seja feita de maneira segura:
- Analise fornecedores: antes de fechar um plano a longo prazo, avalie com os fornecedores que tipo de banco de dados foi usado no treinamento da IA. Essa é uma maneira de evitar que o programa dê resultados enviesados.
- Eduque os trabalhadores: para evitar que dados sensíveis da sua empresa sejam usados em treinamentos futuros da IA, conscientize os empregados sobre a importância de não compartilhar informações sigilosas da empresa nos programas de treinamento.
- Incentive dupla checagem: como visto, a IA generativa ainda possui problemas de precisão de resultados. Sabendo disso, incentive os funcionários a fazerem dupla checagem e edição do material recebido pelo sistema.
Realizando uma implementação com cautela, há mais chances de que a ferramenta seja altamente eficaz para colaborar com o fluxo de trabalho das empresas.
Os dados presentes neste estudo foram compilados a partir de um levantamento online realizado em junho de 2023, contando com a participação de 479 pessoas entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do país.
Para participar, esses respondentes deveriam estar empregados em tempo integral, utilizar um computador de mesa ou laptop para realizar suas atividades no trabalho e usar a IA generativa pelo menos algumas vezes por mês.