Boas-vindas à sala de imprensa do Capterra! Aqui você encontrará todos os comunicados de imprensa relacionados às pesquisas sobre tecnologia que publicamos em 2024 no Brasil.

sala de imprensa 2024 Capterra
ENTRE EM CONTATO:

Para qualquer dúvida relacionada a comunicados de imprensa ou a nossas pesquisas, envie um e-mail para: [email protected]

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar insights de tecnologia e dicas de crescimento para empresas: LinkedIn, YouTube e Twitter.

Saiba mais sobre o Capterra!

Todos os comunicados de imprensa publicados neste ano:

Marketing

Estudo aponta quais softwares estarão em alta em 2024

Apesar dos planos para aumentar os investimentos em softwares, as empresas ainda veem a implementação eficaz como um desafio

  • 71% das empresas pretendem gastar mais com software este ano do que o investido em 2023.
  • Para 48%, os softwares de marketing são a escolha principal.
  • Busca por clientes (40%) e adoção eficiente de tecnologia (39%) são os principais desafios para os entrevistados.

Leia o estudo completo

Acesse o comunicado de imprensa [1]

Acesse o comunicado de imprensa [2]

Recursos humanos

74% trabalham com colegas que residem no exterior

Nova pesquisa revela dados sobre o panorama da colaboração entre trabalhadores que estão no Brasil e colegas que estão em outros países. Pesquisa revela também dados sobre os desafios das empresas que contam com colaboração internacional. Será que as companhiasempresas estão preparadas para essa modalidade de trabalho?

  • 7 de cada 10 entrevistados (74%) já trabalham em colaboração com funcionários que moram em outros países
  • Para 58%, este tipo de interação deve aumentar nos próximos 12 meses; uma expectiva mais otimista do que a média global, que é de 43%.
  • 71% dos entrevistados brasileiros disseram que o trabalho com funcionários que estão no exterior começou há no máximo dois anos atrás.
  • Oportunidades de networking (41%), melhoria das habilidades de comunicação (35%) e compreensão de outras culturas de trabalho (35%) foram as principais vantagens da colaboração com colegas que residem no exterior, segundo respondentes.

Leia o estudo completo

Acesse o comunicado de imprensa [1]

Acesse o comunicado de imprensa [2]

Fadiga do Zoom? Dados mostram que excesso de reuniões pode ter ficado no passado

Novo estudo indica que a maioria das empresas têm empregado técnicas para gerenciar os encontros. Além disso, pesquisa indica ainda que para acertar na definição da modalidade de reunião –online ou presencial– é preciso levar em conta o tipo de conteúdo a ser compartilhado.

  • 77% dos trabalhadores entrevistados acreditam que possuem a quantidade adequada de reuniões na sua empresa.
  • Respondentes preferem encontros presenciais do que virtuais para a maioria dos tipos de reuniões.
  • Nem a quantidade de indivíduos, nem se a informação é irrelevante para o trabalho: o principal elemento que faz as pessoas perderem o foco durante uma reunião é a duração do encontro (41%).

Leia o estudo completo

Acesse o comunicado de imprensa

Competências profissionais estão mais dependentes de sistemas digitais; como as empresas têm encarado esse cenário?

Não só de soft e hard skills é feita uma carreira de sucesso. O profissional moderno também necessita dominar as competências digitais, e essa percepção vem justamente de quem está na linha de frente. Segundo estudo da plataforma de comparação de softwares Capterra, 91% dos entrevistados creem que as competências profissionais estão se tornando mais dependentes da capacidade de uso dos sistemas digitais. 

  • 75% dos entrevistados relataram que suas empresas ofereceram suporte ou treinamento no uso de sistemas digitais, mas apenas 38% receberam capacitação como fruto de uma ação voluntária da companhia.
  • 92% consideram que as empresas deveriam se esforçar mais para treinar os funcionários para o uso de ferramentas digitais profissionais. 
  • Dos entrevistados pelo Capterra que sinalizaram que as empresas deveriam colocar mais esforço em treinar sua força de trabalho, é justamente em programas de IA que quase metade gostaria de receber treinamento (48%).

Leia o estudo completo

Acesse o comunicado de imprensa

Custos pessoais associados ao trabalho estão pesando mais no bolso dos funcionários, segundo estudo

Independentemente da modalidade –híbrida, remota ou presencial–, a ação de trabalhar envolve gastos inevitáveis para os funcionários. Levantamento do Capterra indica que despesas pessoais, como gastos com alimentos, energia e conta de água, tiveram um aumento nos últimos 12 meses. No entanto, para pouco mais da metade (56%) a remuneração no emprego atual não acompanhou a quantidade de dinheiro que gastam para para exercer o trabalho.

  • 71% dos trabalhadores entrevistados pelo Capterra sinalizaram que houve um aumento nos custos relacionados ao seu emprego atual.
  • Quase 8 de cada 10 (78%) empregados se deslocam com alguma frequência até o trabalho.
  • 70% que estão em modalidade presencial ou híbrida se deslocam em uma distância que varia de 5 a 50 quilômetros para chegar até o local da companhia em que trabalham. Atualmente, o principal gasto de deslocamento desse grupo de respondentes é com combustível (50%).

Leia o estudo completo

Acesse o comunicado de imprensa