Conheça 3 opções de softwares CRM gratuitos para sua empresa

Publicado em 26/08/2021 por Ankita Singh e Marcela Gava

Quer saber como expandir sua base de clientes? Usar a ferramenta certa pode ajudar sua empresa nesta tarefa. Conheça três opções de CRM gratuitos para gerenciar e construir relacionamentos com seus clientes.

Lista com opções de CRM gratuito para PMEs

Se você ainda se pergunta por que usar um sistema CRM (sigla de gerenciamento de relacionamento com o cliente), aqui está a resposta: este tipo de solução permite que você gerencie melhor as interações e relacionamentos com seus clientes por meio de processos e sistemas confiáveis. Ele também auxilia na integração de processos organizacionais nas áreas de marketing, vendas e atendimento ao consumidor.

O que é um CRM gratuito?

O CRM gratuito possui uma característica importante: é gratuito, mas limitado (também conhecido como “freemium”).

As versões “freemium” colocam limites de número de usuários, contatos, armazenamento e recursos extras gratuitos (ou algum tipo de combinação das opções acima).

Para quem não tiver um desenvolvedor de softwares na empresa e precisar de uma solução econômica, talvez um software “freemium” seja a melhor opção, em vez de uma opção de código aberto, por exemplo.

Embora seja um tipo de produto que pode ser considerado caro, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs), a boa notícia é que existem opções de CRMs gratuitos –algo especialmente útil para empresas que estão começando a utilizar esta tecnologia.

Neste artigo, o Capterra listou três opções de softwares CRM gratuitos, abordando os recursos de cada plataforma e o custo do upgrade.

CRM gratuitos: confira três opções para usar na sua empresa

Como critério para esta seleção, os programas CRM escolhidos tinham de oferecer uma versão totalmente gratuita (não foi considerado o período de teste), possuir um mínimo de 100 avaliações na página do Capterra e possuir uma classificação geral mínima de 4,0/5 estrelas dos usuários –confira a metodologia completa no final do texto.

Assita um vídeo comparativo antes de aprofundar-se em cada opção:

A escolha dos 3 programas CRM foi baseada em avaliações deixadas na página do Capterra 

Os programas desta seleção aparecem em ordem alfabética. Confira abaixo!

1. Bitrix24

Vídeo de apresentação do Bitrix24 (Fonte)
  • Classificação geral: 4,0/5
  • Quantidade de reviews: 475

Visão geral

O Bitrix24 é um software de CRM que ajuda a gerar leads por meio de diferentes canais. Ele permite que você integre formulários personalizáveis online de CRM em seu site, redes sociais e e-mails.

Além disso, possui uma ferramenta integrada de pontuação que classifica os leads adquiridos e, automaticamente, os distribui aos representantes de vendas. O software oferece uma plataforma unificada para armazenar dados dos clientes e ajuda você a alcançá-los por meio de vários canais, como Facebook, e-mail, ligações telefônicas, SMS e notificações push.

A versão gratuita inclui limite de armazenamento de dados de 5 GB e suporte básico via bate-papo ao vivo.

Recursos destacados

  • Negócios e contatos ilimitados
  • Marketing por e-mail incorporado
  • Recursos de telefonia (tal como gravação de chamadas e discagem a partir do próprio CRM)
  • Organização em gráfico de Gantt
  • Automação de vendas
  • Funil de vendas e relatórios
  • Envio de faturas
  • Gestão da equipe de vendas
  • Aplicativo para dispositivos iOS e Android

Valor do upgrade

As atualizações começam em US$ 49 (cerca de R$ 255) por mês para cinco usuários e 24 GB de armazenamento de dados, com suporte mais especializado.

2. HubSpot CRM

Vídeo de apresentação do HubSpot CRM (Fonte)
  • Classificação geral: 4,5/5
  • Quantidade de reviews: 2.837

Visão geral

O HubSpot CRM é uma ferramenta baseada na nuvem que oferece suporte para rastreamento de e-mail, gestão de leads, gerenciamento de contatos, marketing de entrada e de saída, automação de vendas e gerenciamento de pipeline de vendas.

O HubSpot CRM ajuda a acompanhar o ciclo de vida completo das vendas, desde o estágio de prospecção de leads até os processos pós-venda. Para gerenciar leads, você pode rastrear e-mails de divulgação e ser notificado sempre que um lead abrir sua mensagem.

Sua versão gratuita inclui gerenciamento de contatos, limite de 200 notificações de abertura de e-mails por mês, gestão de anúncios e suporte da comunidade HubSpot.

Recursos destacados

  • Rastreamento, abertura e click de e-mails em tempo real
  • Chat ao vivo
  • Modelos de e-mails
  • Relatórios personalizáveis
  • Agendamento de e-mails
  • Gerenciamento de pipelines
  • Qualificação de leads
  • Aplicativo para dispositivos iOS e Android

Valor do upgrade

A atualização para uma versão mais completa do HubSpot CRM começa em US$ 50 (cerca de R$ 260) por mês a partir de dois usuários pagos.

3. Zoho CRM

Vídeo de apresentação do Zoho CRM (Fonte)

  • Classificação geral: 4,2/5
  • Quantidade de reviews: 4.961

Visão geral

O Zoho CRM é uma solução baseada na nuvem que permite que você interaja com clientes e leads via e-mail, redes sociais, chat ou telefone.

O Zoho CRM pontua seus leads com base em suas interações com clientes nas redes sociais e suas taxas de abertura de e-mail e de cliques. Usando essas pontuações, você pode criar uma estratégia de comunicação direcionada para melhorar a forma como você se comunica com seus clientes.

Sua versão free inclui três usuários gratuitos, gestão de leads e 1 GB de armazenamento de arquivos.

Valor do upgrade

As atualizações começam em €20 (cerca de R$ 123) por usuário, por mês, e incluem recursos adicionais, como gerenciamento de contatos, previsão de vendas e relatórios.

Recursos destacados

  • Comunicação multicanal (telefone, e-mail, chat ao vivo e mídias sociais)
  • Organização de webinars e relatórios de participação
  • Indicações de desempenho com tendências atuais e futuras
  • Modelos de e-mail
  • Automatização de vendas
  • Aplicativo para dispositivos iOS e Android

Como escolher um programa CRM grátis para o seu negócio

Depois de revisar a nossa lista de opções, o próximo passo é encontrar a solução que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

As etapas abaixo podem ajudar você a encontrar o produto ideal:

  • Compare o custo total de propriedade (ou total cost of ownership, da sigla TCO) de cada solução, verificando os custos de implementação, armazenamento de dados, treinamento, contratação de equipe de TI, atualizações e outros fatores importantes;
  • Compare os limites de uso gratuito (como o número de e-mails ou contatos grátis) e elimine da lista as soluções que não preenchem seus requisitos atuais;
  • Compare os recursos que cada produto oferece e selecione aquele que se adapta aos requisitos do seu negócio.

Perguntas comuns na hora de escolher uma ferramenta

Depois de decidir investir em um software, você precisa fazer as seguintes perguntas ao provedor do sistema CRM para garantir que sua tomada de decisão está em uma boa direção:

  • A ferramenta de CRM se integrará a outros aplicativos? Se seu sistema CRM se integra a outros aplicativos de negócios, como software de contabilidade, ferramentas de automação de marketing ou aplicativos de atendimento ao cliente, ele ajudará sua empresa a aumentar a eficiência do gerenciamento de contatos.
  • Que tipo de suporte ao cliente está incluído nas versões para dispositivos móveis da ferramenta de CRM? Isso ajudará você a entender se pode usar seu sistema CRM fora do escritório ou em viagens e ainda ser capaz de entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente para obter ajuda rápida caso tenha algum problema.
  • É possível gerar relatórios personalizados? Os relatórios personalizados podem ajudar a sua equipe a obter informações sobre vendas, novos leads, esforços de marketing, entre outros. Isso permitirá que você improvise suas estratégias de negócios.
  • Quais são os protocolos e medidas de segurança usados pela ferramenta de CRM? Isso informará se seus dados comerciais e de clientes estão protegidos.

Comparativo de softwares CRM gratuitos

Considerações finais

Embora tenhamos listados algumas opções, a verdade é que existem muitas opções de softwares de CRM: econômica, gratuita ou open source. Sempre avalie qual pode ser a melhor opção para a sua empresa. O diretório de sistemas CRM do Capterra, juntamente com seu recurso de filtros, podem ajudar você a segmentar ainda mais suas opções.

Busca sistemas CRM gratuitos? Confira nosso catálogo.

Metodologia

Este artigo foi publicado originalmente em 27 de março de 2019.

Para fazer parte desta seleção de CRM gratuitos, os softwares deveriam:

  •  Disponibilizar uma versão independente e gratuita da plataforma (e não uma versão de teste em que você deve adquirir o produto após um período limitado de tempo).
  • Corresponder com a definição do Capterra sobre gerenciamento de relacionamento com o cliente: o software CRM permite que as empresas gerenciem melhor as interações, o suporte e o relacionamento com o cliente por meio de sistemas e processos confiáveis. Ele também integra processos organizacionais em marketing, vendas e atendimento ao cliente.
  • Possuir um mínimo de 100 avaliações enviadas por usuários e uma classificação geral acima da média em comparação com outros produtos da categoria.
  • Ter uma classificação geral mínima de 4,0/5 estrelas dos usuários do Capterra no momento da publicação deste artigo.

Em relação aos valores de upgrade, o Capterra utilizou os planos básicos como referência, selecionando a opção de cobrança mensal –o preço de cada software pode variar de acordo com o compromisso firmado (mensal, trimestral ou anual). Os valores são apresentados por essas plataformas em moedas estrangeiras, sendo assim, a conversão para o Real foi realizada em 25 de agosto de 2021 utilizando a cotação praticada naquela data.

Os sofwares foram listados neste texto de acordo com a ordem alfabética.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

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