softwares de digital signage open source

Agora que tudo se tornou digital, é hora de as empresas de eventos se atualizarem para a sinalização digital. Com a diminuição do uso de publicidade impressa, a chamada digital signage (também conhecida como mídia digital indoor) pode ser uma excelente opção pela facilidade de uso e os benefícios em comparação à sinalização estática. 

Somada aos benefícios de um software de Gestão de Eventos, a sinalização digital proporciona novas maneiras de distribuir o conteúdo e permite transições mais rápidas do que com anúncios tradicionais. Ela pode transformar o jogo visual estético de um evento de algo batido e chato a inovador e envolvente.

O digital signage pode ser usado para promover os patrocinadores e exibir a programação de um evento em uma única tela, notificar os participantes sobre mudanças em tempo real e até mesmo exibir o mapa do local, reduzindo o impacto ambiental.

E esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios em investir e migrar para os terminais de mídia indoor.

Softwares de digital signage open source e gratuitos para ser criativo gastando menos 

Adotar a sinalização digital pode ser uma realidade até para os microempreendedores, já que existem algumas opções de softwares de digital signage open source e gratuitos.

Não é preciso gastar rios de dinheiro para migrar para o digital. Para quem conta com TVs, monitores e computadores com acesso à internet, a mídia indoor está ao alcance das mãos.

Abaixo seguem quatro ótimas opções de softwares de digital signage gratuitos para serem explorados. A maioria dos recursos são de código aberto e cada um deles oferece uma biblioteca de mídia e a funcionalidade de implantação remota.

As opções estão listadas em ordem alfabética.

1. Digital Signage

Captura de tela do Studio Lite
Captura de tela do Studio Lite (Fonte)

O Digital Signage oferece uma versão gratuita que inclui recursos essenciais como acesso ao SignageStudio (criador de sinalização digital), ao Signage Player (que gerencia e envia sua sinalização aos displays) e a centenas de templates fáceis de usar. Este sistema pode executar sinalizações em telas múltiplas, permitindo o gerenciamento da informação sem dificuldades durante todo o evento.

O acesso à Interface de Programação de Aplicativos (API na sigla em inglês) do software só está disponível a assinantes corporativos. Não é possível fazer alterações no código fonte do Digital Signage a não ser que se assine a versão Enterprise. A versão gratuita limita o armazenamento na nuvem a um gigabyte e é mais adequada para pequenos eventos com necessidades de sinalização básicas.

O Digital Signage está disponível para os sistemas Windows, MacOS, Linux/Ubuntu, Android e iOS.

2.

Captura de tela do Screenhub
Captura de tela do Screenhub (Fonte)

O ScreenHub é um software de digital signage gratuito completo. Conta com design de conteúdo, gerenciamento e recursos de player. O software é baseado na Web e permite controlar as sinalizações de qualquer lugar, programá-las com antecedência e exibi-las em múltiplas telas.

Embora algumas opções de software de digital signage recomendem tipos e tamanhos de tela específicos, o sistema do ScreenHub pode se ajustar a qualquer uma delas.

O programa está disponível para Windows, MacOS, Linux/Ubuntu, Android e iOS.

3.

Captura de tela do Screenly Open Source Edition
Captura de tela do Screenly Open Source Edition (Fonte)

A Open Source Edition é a versão gratuita de digital signage do Screenly, software desenvolvido e apoiado pela sua comunidade de usuários.

O programa pode ser usado para criar dashboards ao vivo, anúncios e telas informativas, mapas de eventos e painéis com menu digital. Ele detecta automaticamente as dimensões da TV e do monitor para renderizar suas sinalizações na mais alta resolução possível. Seus recursos de gerenciamento também permitem a programação da informação para exibição em blocos de tempo especificados.

O leitor de tela do Screenly funciona apenas com dispositivos Raspberry Pi (um pequeno computador composto por uma única pequena placa) e exibe de vídeos e imagens a páginas de sites.

4.

Captura de tela do Xibo
Captura de tela do Xibo (Fonte)

O Xibo é um sistema de gerenciamento de conteúdo para digital signage totalmente equipado e de código aberto. O software oferece recursos de design de layout, agendamento, gerenciamento de display, relatórios analíticos, permissões de usuário e suporte para a maioria dos tipos de arquivos de mídia. Recursos adicionais e informações de código fonte estão disponíveis na página GitHub (informação em inglês) do software.

O programa oferece versões baseadas na nuvem, bem como acesso a aplicativos para Android.

O sistema de gerenciamento de conteúdo Xibo está disponível para Windows e Linux/Ubuntu. Seu software player – que renderiza seu conteúdo para cada tipo de tela – está disponível para Windows, Android e Linux/Ubuntu.

Buscando outras maneiras de dar um upgrade nos seus eventos?

Não conte apenas com a digital signage para sofisticar seus eventos. Fique de olho nas novas tendências tecnológicas que influenciam a indústria, acompanhando o blog do Capterra, que está repleto de dicas e informações sobre softwares.

À procura de softwares para a gestão de eventos? Confira a lista do Capterra com os melhores softwares de gerenciamento de eventos.