*Artigo publicado originalmente em 14/08/2019
Busca um gerenciador de projetos grátis? Listamos as opções mais bem avaliadas para pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil.
Neste artigo
Como gerente de projeto, você é responsável por lidar com várias tarefas –desenvolver planos de projeto detalhados, comunicar as metas do projeto, atribuir trabalhos, acompanhar prazos, monitorar orçamentos, entre outras atividades.
Em vez de gerenciar todos esses processos manualmente, você pode usar um software de gestão de projetos para economizar tempo e ser mais eficiente.
Este tipo de sistema inclui recursos como planificação de projetos, gestão de tarefas e relatórios, que ajudam a simplificar o planejamento, a execução e o monitoramento de projetos.
Se você estiver começando a usar uma ferramenta desse tipo, considere experimentar um gerenciador de projetos gratuito para avaliar seus recursos antes de investir nele.
Neste artigo, reunimos 10 opções de ferramentas de gestão de projetos gratuitas, disponíveis no Brasil. Todas as plataformas listadas oferecem uma versão freemium, ou seja, uma versão gratuita e autônoma do software, e não uma versão de teste que, após um determinado período, deve ser comprada.
A metodologia completa de seleção de ferramentas está disponível no final do artigo.
1.
Asana é um gerenciador de projetos que permite aos usuários dividir projetos complexos em tarefas e subtarefas para facilitar sua execução.
O software apresenta um filtro de pesquisa integrado que ajuda os usuários a procurar mensagens, equipes, tarefas e projetos específicos. Também é possível executar uma pesquisa de texto digitando palavras e frases completas na caixa de pesquisa.
Além disso, o Asana oferece diferentes visualizações de projeto, como quadros, listas e calendários. Ele ainda inclui permissões de equipe para garantir quem pode acessar o espaço de um time, seus projetos e mensagens.
O Asana oferece várias medidas de segurança, como autenticação multifator (MFA), criptografia de 250 bits e backups entre regiões para proteger os dados dos usuários, garantir a privacidade e manter a integridade dos dados. Ele também permite que os usuários exportem dados em arquivos CSV e PDF para fins de análise.
Principais recursos da versão gratuita do Asana:
- Projetos ilimitados
- Registros de atividades ilimitados
- Tarefas recorrentes
Principais recursos da versão paga da Asana:
- Visualizações de Gantt e de linha do tempo
- Resumos inteligentes
2.
O Jira é um software de gestão de projetos gratuito. Ele permite que os usuários mapeiem as dependências dentro de suas equipes para garantir que os projetos sejam entregues no prazo.
A ferramenta oferece quadros Kanban e Scrum, permitindo que os usuários visualizem fluxos de trabalho, organizem o trabalho em sprints, dividam projetos complexos em tarefas menores e acompanhem o progresso de tudo.
Os usuários também podem aproveitar o sistema para monitorar o desempenho de suas equipes com a ajuda de relatórios padrão, como relatórios de carga de trabalho e de satisfação do cliente.
O Jira permite que os profissionais de gestão de projetos criem fluxos de trabalho personalizados para atender às necessidades específicas de cada caso. Os usuários podem definir os estágios do projeto e as condições que precisam ser atendidas para uma transição.
Eles também podem automatizar ações, como o envio de notificações e a criação de subtarefas para ajudar suas equipes a trabalhar com eficiência. O Jira ainda traz modelos personalizáveis, incluindo modelos de relatórios de projetos, controle de processos e aprovação de documentos para equipes de gestão de projetos.
Principais recursos da versão gratuita do Jira:
- 10 usuários por site
- Gerenciamento básico de dependências
- Políticas de senha
Principais recursos da versão paga do Jira:
- Notificações de e-mail ilimitadas
- Funções e permissões de usuários
3.
O Kanban Tool é outra ferramenta de gestão de projetos gratuita que facilita a colaboração em tempo real em um quadro Kanban. O software inclui assistência de IA para ajudar os gerentes de projeto a criar um quadro Kanban de acordo com suas necessidades específicas.
Ele fornece aos usuários uma série de sugestões de itens de lista de verificação para garantir que nada seja negligenciado ou esquecido. O assistente de inteligência artificial (IA) também gera uma série de tarefas adaptadas às metas individuais do projeto.
Os gerentes de projeto podem criar novos quadros, compartilhá-los com os membros da equipe e convidar outros membros para participar de seus quadros. O software permite ainda que os usuários compartilhem esses quadros de forma limitada, oferecendo acesso de somente leitura ou personalizado.
O Kanban Tool também pode ser usado para adicionar tarefas ao seu quadro Kanban por e-mail. Os usuários podem associar seus quadros aos calendários do Google e do Outlook e determinar os recursos da tarefa adicionando tags ao assunto do e-mail.
Principais recursos da versão gratuita do Kanban Tool:
- 2 quadros
- 2 usuários
- Atualizações de quadros em tempo real
Principais recursos da versão paga do Kanban Tool:
- Quadros ilimitados
- Anexação de arquivos ilimitada
4.
O Miro é uma plataforma de colaboração online que oferece um quadro branco para visualizar ideias e colaborar em projetos. Os usuários podem criar, editar, importar, mover e excluir elementos no quadro para definir fluxos de trabalho, visualizar dependências de projetos e muito mais.
O software apresenta vários modelos de brainstorming, como diagramas de afinidade e modelos de mapas mentais que fornecem uma estrutura para orientar as sessões de brainstorming. Além desses, o Miro também traz modelos de gestão de projetos, incluindo modelos de acompanhamento de projetos e de relatórios de status de projetos para ajudar os usuários a visualizar, organizar e acompanhar seus projetos.
O Miro se integra a mais de 100 aplicativos, permitindo que os usuários gerenciem tarefas e projetos.
Além disso, ele oferece um recurso chamado “Talktracks” para fornecer orientações narradas dos quadros. Os usuários podem usar essa funcionalidade para gravar áudio e vídeo enquanto navegam no quadro. Isso os ajuda a adicionar contexto e explicações aos elementos visuais do quadro.
Principais recursos da versão gratuita do Miro:
- 3 quadros editáveis
- 5 talktracks
- Mais de 2500 modelos de projetos
Principais recursos da versão paga do Miro:
- Quadros ilimitados
- Histórico de versões dos quadros
5.
O monday.com é uma ferramenta de gestão de projetos gratuita que permite aos usuários planejar, acompanhar e organizar seus fluxos de trabalho de projetos.
O software oferece mais de 200 modelos com campos personalizados para facilitar a gestão de projetos para diferentes setores, incluindo marketing, vendas e recursos humanos. Ele também apresenta um registro de atividades que ajuda os profissionais a acompanharem as alterações nos quadros.
Basicamente, os quadros no monday.com referem-se a espaços de trabalho visuais em que os usuários podem organizar tarefas, projetos e fluxos de trabalho. O registro de atividades do quadro exibe todas as atividades anteriores, inclusive a criação de tarefas, comentários e alterações de permissões.
O monday.com também oferece recursos para aumentar a produtividade e aprimorar a colaboração, como notificações personalizáveis, formulários compartilháveis e documentos incorporados. Além disso, a ferramenta facilita o brainstorming em um quadro branco colaborativo compartilhado.
Principais recursos da versão gratuita do monday.com:
- Até 500 MB de armazenamento de arquivos
- Até 2 usuários por conta
- 1 quadro por painel de controle
Principais recursos da versão paga do monday.com:
- Armazenamento de arquivos de 5 GB ou mais
- Número ilimitado de pessoas por conta
6.
O Nifty é um gerenciador de projetos que permite aos usuários definir dependências nos níveis de tarefa ou de marco. Uma tarefa bloqueada com base em uma dependência pode ser atualizada ou editada pelo usuário. No entanto, ela não pode ser marcada como concluída até que a tarefa da qual depende seja concluída.
Os usuários também podem mapear as dependências de marcos para garantir que as tarefas sejam concluídas na ordem correta. Além disso, o Nifty facilita a colaboração entre os gerentes de projeto e suas equipes por meio de discussões online. Ele apresenta quadros de tarefas e modelos de projetos para agilizar a configuração do projeto e a visualização do fluxo de trabalho.
O Nifty permite que os usuários criem documentos colaborativos e os anexem aos projetos. Os usuários podem selecionar entre um documento do Nifty, um documento online, uma planilha ou uma apresentação e convidar as partes interessadas para visualizar, comentar ou editar o conteúdo.
Principais recursos da versão gratuita do Nifty:
- 2 projetos ativos
- Tarefas recorrentes
- Bate-papo da equipe
Principais recursos da versão paga do Nifty:
- 40 projetos ou mais
- Controle de tempo e relatórios
7.
O Notion é um app de gerenciamento de projeto gratuito com diferentes exibições de banco de dados de projetos para organizar e visualizar o conteúdo. Essas visualizações incluem linha do tempo, tabela, lista, galeria e calendário.
Ele também apresenta um quadro Kanban, ideal para organizar grandes projetos. Isso proporciona aos usuários uma visão completa do progresso das tarefas, dos projetos e dos membros da equipe.
O Notion também vem com modelos de roadmaps que permitem que os usuários visualizem as metas do projeto, monitorem várias tarefas, vejam as prioridades e acompanhem os marcos. Os usuários podem usar os modelos para organizar projetos por épicos, sprints, tarefas e bugs.
Além de vários modelos pré-criados, o Notion oferece diversos filtros de banco de dados, incluindo tipo de projeto, prioridade e status, que permitem aos usuários encontrar tarefas ou seções específicas no banco de dados do projeto. Ele também oferece diferentes níveis de acesso a uma determinada página no espaço de trabalho para ajudar os usuários a decidir quem pode visualizar, editar, deixar comentários ou compartilhar uma página.
Principais recursos da versão gratuita do Notion:
- Área de trabalho colaborativa
- Análise básica de página
- Upload de arquivos de até 5 MB
Principais recursos da versão paga do Notion:
- Upload de arquivos ilimitado
- Automação personalizada de banco de dados
8.
O Paymo é uma ferramenta de gestão de projetos que ajuda as equipes a criar cronogramas, gerenciar tarefas e cobrar dos clientes. O software vem com um rastreador de tempo que permite que os gerentes registrem o tempo gasto em um determinado projeto ou tarefa. A entrada de tempo é automaticamente registrada na planilha de horas quando o usuário termina a gravação.
O Paymo também facilita o controle de tempo por meio de aplicativos móveis para usuários de iOS e Android. Além do controle de tempo, esses aplicativos ajudam os usuários a criar, atribuir e organizar suas tarefas em qualquer lugar. Os usuários também podem atribuir tarefas a outros membros da equipe, verificar o status do projeto e definir prioridades.
Além do tudo isso, o Paymo oferece um recurso de faturamento para usuários da versão gratuita do sistema. Os gerentes de projeto podem utilizá-lo para criar estimativas, transformar planilhas de horas em faturas e enviá-las aos clientes para receber o pagamento rapidamente. O software também facilita a gestão do orçamento, permitindo que os usuários definam os orçamentos e monitorem as finanças do projeto.
Principais recursos da versão gratuita do Paymo:
- Usuários ilimitados
- Controle de tempo ilimitado
- Faturas ilimitadas
Principais recursos da versão paga do Paymo:
- Visualizações Kanban e de calendário de tarefas
- Clientes ilimitados
9.
O Trello é um gerenciador de projetos grátis que opera em um sistema de quadro Kanban, ajudando os usuários a definir prazos e monitorar o progresso do projeto. Ele oferece uma ferramenta de automação integrada, chamada “Butler”, que automatiza ações, como a definição de datas de vencimento e a adição de listas de verificação de tarefas no Trello.
O Butler reconhece ações repetitivas e sugere automações com base nessas ações que podem ser executadas com um único clique. Além da ferramenta de automação, o software também apresenta modelos de projeto, incluindo gerenciamento de fluxo de trabalho, orçamento e controle de tempo que ajudam no planejamento e monitoramento de projetos.
O Trello se integra a mais de 200 aplicativos e ferramentas, permitindo que os usuários adicionem recursos e funcionalidades extras, como visualização de dados e funcionalidade de bate-papo em seus quadros do Trello. O software também oferece um aplicativo móvel para usuários de iOS e Android.
Principais recursos da versão gratuita do Trello:
- Registros de atividades ilimitados
- Modelos do Trello
- Autenticação de dois fatores
Principais recursos da versão paga do Trello:
- Quadros ilimitados
- Listas de verificação avançadas
10.
O Ummense é um gerenciador de projetos gratuito que permite que as equipes organizem seu trabalho em andamento, definam processos e visualizem o status de cada projeto. O software oferece seis perfis de usuário diferentes: proprietário, administrador, gerente, colaborador, colaborador restrito e consultor.
Esses perfis aumentam a segurança dos dados dentro da organização e ajudam os gerentes de projeto a decidir o nível de acesso que cada membro da equipe deve ter ao acessar dados importantes. O Ummense permite que os usuários visualizem o progresso do projeto usando um sistema Kanban online. Além disso, ele apresenta modelos de fluxo prontos que podem ser usados para configurar processos comerciais específicos e automatizar fluxos de trabalho.
O Ummense ajuda os gerentes de projeto a organizar informações e gerenciar a comunicação interna e externa. O software categoriza os contatos em dois tipos: pessoa e empresa.
Enquanto os contatos do tipo pessoa são indivíduos que estão conectados à empresa, como clientes e fornecedores, os contatos do tipo empresa são pessoas jurídicas. Os usuários podem importar novos contatos para o sistema, registrar novos contatos e até mesmo executar ações em massa, como excluir ou aplicar restrições de compartilhamento.
Principais recursos da versão gratuita do Ummense:
- Contatos ilimitados
- Calendário e eventos
- Fluxos de trabalho ilimitados
Principais recursos da versão paga do Ummense:
- Grupos de tarefas
- Indicadores de desempenho e relatórios
Como escolher um gerenciador de projetos gratuito?
Na hora de escolher o melhor software de gestão de projetos, o preço não é o único fator que você precisa ter em mente. Considere avaliar os fatores abaixo antes de fazer a compra final:
- Verificar as limitações do número de projetos e colaboradores: as ferramentas de gestão de projetos gratuitas geralmente têm limitações quanto ao número de projetos que podem ser criados ou ao número de colaboradores em cada projeto. Certifique-se de que o software selecionado acomoda toda a sua equipe sem pagar por licenças de usuário adicionais.
- Avaliar os recursos de segurança de dados: as melhores ferramentas gratuitas para gestão de projetos oferecem vários recursos de segurança, como criptografia de dados, autenticação de usuários e registros de atividades para reduzir os riscos à segurança dos dados. Observe esses recursos antes de selecionar um plano gratuito para garantir que as informações do seu projeto estejam protegidas o tempo todo.
- Considere o custo de atualização: à medida que sua equipe se expande e os projetos se multiplicam, seu gerenciador de projetos gratuito atual pode não ser suficiente para atender às necessidades crescentes. Leve em consideração o tamanho da sua equipe e as complexidades de projetos e certifique-se de que o software selecionado seja capaz de acomodar mais pessoas e projetos no futuro. Procure as versões pagas da ferramenta e certifique-se de que elas estejam de acordo com seu orçamento.
Metodologia
Para fazer parte da lista de gerenciador de projetos grátis, todas as ferramentas precisavam se encaixar nos seguintes critérios em julho de 2023:
- Estar alinhada com a definição de software de gestão de projetos do Capterra: “O software de gestão de projetos automatiza a atribuição de tarefas, a alocação de recursos, a programação e o controle de marcos para todas as fases de um projeto. As ferramentas e os sistemas de gestão de projetos podem adotar uma das várias abordagens: colaborativa, quando várias pessoas trabalham em um projeto; top-down, quando uma pessoa trabalha em um projeto por vez; ou integrada, quando vários aspectos da organização estão envolvidos.”
- Oferecer os seguintes recursos de software de gestão de projetos:
- ferramentas de colaboração;
- gerenciamento de tarefas;
- relatórios/rastreamento de projeto.
- Estar disponível no mercado brasileiro.
- Oferecer uma versão gratuita do software.
- Ter um mínimo de 20 avaliações de usuários nos últimos dois anos (15 de março de 2022 a 15 de março de 2024).
- Ter uma classificação geral mínima de 4,6 estrelas.
Da lista resultante, foram selecionadas as dez ferramentas de gestão de projetos com as classificações gerais médias mais altas.