O que é business intelligence e para que serve?

Publicado em 20/09/2019 por Lucca Rossi

o que é business intelligence e para que serve

Você com certeza já deve ter lido por aí essas duas palavras: business intelligence. Mas você realmente sabe o que é business intelligence e para que serve? Também conhecida como BI ou inteligência de negócios, essa recente tendência empresarial refere-se a uma série de processos, baseados em softwares, cujo objetivo é transformar os dados desestruturados de uma empresa em informações estruturadas. 

Com a aplicação do business intelligence, deixa de haver espaço para achismos, intuições e o tão famigerado “tiro no escuro”. Isso porque as informações citadas acima, na verdade, tornam-se conhecimento que ajuda os tomadores de decisões a encontrar soluções eficientes. 

Ou seja, faz-se uso de informação privilegiada para atuar em direção às reais necessidades de otimização e crescimento de um negócio. Abaixo, confira as principais vantagens de trazer o BI para a sua empresa:

  • Melhoria e rapidez nas decisões
  • Apresentação de dados de forma simplificada
  • Acompanhamento de KPIs (indicadores de desempenho) em tempo real
  • Gestão de riscos
  • Identificação de falhas
  • Abertura de novos mercados
  • Consolidação de diferentes dados em um mesmo relatório
  • Lançamento de novos produtos ou serviços

A importância do business intelligence para as PMEs

Há inúmeros cases na internet que mostram como o BI ajudou alguma grande empresa a abrir mercados, reduzir custos e maximizar suas vendas. A impressão que se tem é que as soluções de BI são acessíveis apenas às organizações maiores, mas isso não é verdade.

Hoje, é preciso destacar, existem ferramentas de business intelligence preparadas às exigências e ao orçamento das PMEs. Antes de mais nada, é necessário saber que as soluções que atendem os grandes negócios não são necessariamente o que as PMEs precisam. Por isso, é importante conhecer como cada área se beneficia dessa estratégia para então poder selecionar a ferramenta de BI ideal.

Como as áreas de uma empresa usam o BI

Marketing 

Quando usados no marketing, softwares de business intelligence permitem monitorar e analisar conversões de leads (os clientes potenciais), identificar por quais canais vieram e qual o interesse deles. Ainda a partir desses dados é possível analisar o custo por lead e o retorno sobre investimento (ROI na sigla em inglês) para que, no futuro, se possa definir novas campanhas mais assertivas e distribuir melhor a verba de marketing.

Vendas

No comercial, as ferramentas de BI permitem identificar o produto ou serviço com maior taxa de venda, o ritmo que elas acontecem, além do ticket médio dos clientes. Também estão disponíveis informações como a região que mais adquire determinado produto, abrindo oportunidade para que se criem ações segmentadas.

Financeiro

A criação de relatórios financeiros torna-se mais rápida com a automatização de processos.  Com inteligência de negócios, o usuário acessa relatórios onde pode comparar um ano com o outro para saber qual o lucro e o crescimento da empresa. 

Recursos humanos

No RH, é possível monitorar as iniciativas que estão sendo realizadas na área, o gasto com horas extras, o tamanho da folha de pagamento por setor, além, principalmente, de acessar o índice de retenção dos colaboradores, um bom indicador do resultado da política de recursos humanos de uma empresa.  

Logística

Setor estratégico para muitas empresas, a área de logística pode ser avaliada – e constantemente melhorada – de acordo com o Acordo de Nível de Serviço (SLA) de entrega de cada transportadora parceira, valor de entrega por cada região e o custo do envio de mercadorias.

PMEs: como escolher a melhor ferramenta de BI

O primeiro passo antes de selecionar um software é definir estratégias e metas de business intelligence para que sua empresa tenha uma orientação cujo desempenho possa sempre ser medido e, se necessário, reajustado com base nos resultados.

Em seguida, deve-se olhar para as soluções do mercado com os requisitos que listamos abaixo:

1. Informação visual

É comum que as PMEs possuam equipes enxutas e sem tempo para se debruçar em gráficos complexos para entender o que eles querem dizer. Por isso, invista em soluções com bons dashboards (ou painéis de controle), que incluem infográficos, tabelas e planilhas, de preferência ajustadas com um bom design.  Além de apresentar as informações com uma excelente qualidade, o dashboard reúne importantes métricas, o que evita que os funcionários precisem acessar inúmeras fontes em busca do que necessitam.

power bi dashboard
Exemplo de dashboard do Power BI, solução de business intelligence da Microsoft (Fonte)

2. Configuração da análise 

Vale recordar que, apesar dos dashboards serem uma excelente ferramenta de visualização, eles não farão milagre sozinhos. Portanto, estabeleça os principais indicadores de performance que pretende acompanhar para usufruir melhor da sua ferramenta.

Antes de contratar a sua solução, certifique-se de que poderá personalizá-la com facilidade, de forma que sua equipe possa ter domínio rápido da ferramenta. 

3. Segurança dos dados

Como a ferramenta irá trabalhar com dados estratégicos do seu negócio, é imprescindível que você contrate uma opção segura. Portanto, busque informações sobre o software que você está considerando, bem como a reputação da empresa que o oferece. Também descubra como suas informações serão armazenadas e tenha certeza de que terão a integridade garantida. 

4. Dispositivos móveis

Se na sua empresa é comum que parte da equipe trabalhe remotamente, busque uma solução com design responsivo. Isso significa que o software pode ser acessado de qualquer dispositivo: desktop, celular ou tablet.

dashboard mobile do tableau
Exemplo de painel responsivo do Tableau (Fonte)

5. Suporte 

Além das questões de funcionalidade, informe-se se o fornecedor oferece suporte para implementação do software bem como atendimento para quando sua equipe necessitar de auxílio. A ferramenta só terá efeito se os seus colaboradores souberem aproveitar todos os recursos que ela oferece.

Em busca de uma solução de business intelligence? O Capterra oferece uma gama de ferramentas de BI. Conheça!

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.