5 programas gratuitos de controle de tempo para gerentes de projeto

Publicado em 09/10/2019 por Eileen O'Loughlin e Lucca Rossi

controle de tempo

Quanto vou demorar com certa tarefa? Qual é o nível de esforço para tal atividade?

Se você não usa uma ferramenta de controle de tempo, será difícil responder com precisão a essas perguntas. Uma estimativa incorreta pode custar tempo e dinheiro. Felizmente, você não precisa gastar muito para encontrar uma solução.

Se a sua equipe é pequena, o orçamento é apertado e dá para abrir mão de alguns recursos mais avançados, uma software de controle de tempo grátis ou freemium deve ser suficiente para você. (Softwares freemium são versões gratuitas de programas pagos que oferecem funcionalidades limitadas, limite de usuários ou ambos.)

Neste post destacamos cinco programas grátis de gestão de tempo e produtividade entre aqueles com melhor classificação* no Capterra, além do valor do upgrade de cada um.

Você pode consultar esta lista para definir 1) se ferramentas grátis são a solução adequada para sua empresa e 2) qual opção grátis se encaixa melhor com suas necessidades.

* Cada uma das cinco ferramentas incluídas neste artigo possui classificação geral feita pelos usuários acima da média em comparação com outros produtos da mesma categoria, além de um número alto de avaliações de gerentes de projeto. Conheça a nossa metodologia no final do texto.

As ferramentas estão listadas em ordem alfabética.

Os programas


  • Clockify
  • Freedcamp
  • Harvest
  • MeisterTask
  • Toggl

gráfico controle de tempo

5 programas grátis de controle de tempo e produtividade para gerentes de projeto

1. Clockify

O Clockify é uma ferramenta de controle de tempo projetada para trabalho em equipe e que funciona na nuvem ou pode ser instalada em Mac, Windows ou Linux. Os principais recursos do Clockify incluem um cronômetro, a capacidade de definir valores flexíveis (por exemplo, por projeto, categoria ou usuário) e de diferenciar entre horas faturáveis e não faturáveis. Também oferece visualização das planilhas de horas do usuário, além de relatórios (rastreamento da lucratividade e progresso do projeto).

O plano gratuito inclui acesso ilimitado às funcionalidades básicas, além de usuários e projetos ilimitados, suporte por e-mail e acesso à base de conhecimento online da ferramenta.

O plano pago oferece funcionalidades adicionais como relatórios personalizados, modelos de projetos, metas e lembretes, além de assistência ao usuário exclusiva.

Prós: os usuários destacam a simplicidade e a interface intuitiva do Clockify e afirmam que a ferramenta é muito direta e fácil de usar.

Contras: segundo os usuários, falta um detector de inatividade, o que significa que as pessoas podem esquecer de interromper o cronômetro, resultando em quadros de horários imprecisos.

Valor do upgrade: US$ 9,99 (cerca de R$ 41) por mês (Plus), US$ 29,99 (cerca de R$ 123) por mês (Premium), US$ 450 (cerca de R$ 1.840) por mês (Server), em pagamentos mensais. Os planos pagos têm um custo fixo por local de trabalho, não por usuário.

Integrações: O Clockify oferece mais de 50 integrações pré-configuradas com outros aplicativos web, incluindo várias ferramentas para gestão de projetos, como Trello, Asana, Monday.com e Basecamp.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Melhor avaliado por: No ano passado, 86% das avaliações do Clockify no Capterra foram realizadas por profissionais de pequenas empresas. A maior quantidade de reviews foi de usuários das áreas de desenvolvimento de software, TI e de marketing e publicidade.

captura de tela do clockify
Visão da área de trabalho do Clockify, que também possuis diversas integrações (Fonte)

2. Freedcamp

O Freedcamp é uma ferramenta de gestão de trabalho colaborativo que pode ser usada na nuvem ou instalada nos sistemas operacionais Mac e Windows. Ela inclui controle de tempo juntamente com outros recursos, como gestão de tarefas, rastreamento de erros e gestão de relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês). Os principais recursos de gestão de tempo incluem a capacidade de calcular o tempo dedicado a diferentes tarefas e cobrar dos clientes pelo tempo gasto nos projetos.

O plano gratuito do Freedcamp inclui acesso a usuários, tarefas, projetos e armazenamento ilimitados, além de suporte padrão.

O plano pago do Freedcamp oferece atendimento exclusivo ao cliente e funcionalidades adicionais, como relatórios, CRM e faturamento.

Prós: os usuários destacam a personalização do Freedcamp e afirmam ser fácil ativar e desativar os módulos do programa de acordo com suas necessidades.

Contras: vários usuários citam problemas com os apps do Freedcamp para dispositivos móveis.

Valor do upgrade: US$ 2,49 (cerca de R$ 10) por usuário, por mês (Minimalist), US$ 8,99 (cerca de R$ 37) por usuário, por mês (Business), US$ 16,99 (cerca de R$ 69) por usuário, por mês (Enterprise), em pagamentos mensais. Há descontos para assinaturas anuais.

Integrações: O Freedcamp oferece mais de 1.500 integrações através do Zapier a vários produtos, incluindo Slack, G-suite e ferramentas de gestão de projetos, como Smartsheet e Monday.com.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Melhor avaliado por: No ano passado, 88% das avaliações do Freedcamp no Capterra foram feitas por profissionais de pequenas empresas. O maior número foi de usuários dos setores de marketing e publicidade, serviços de TI e desenvolvimento de software.

captura de tela do freedcamp
Área de trabalho da ferramenta de gestão de trabalho colaborativo Freedcamp (Fonte)

3. Harvest

O Harvest é uma ferramenta de gestão de tempo baseada na nuvem e projetada para trabalhos em equipe. Os principais recursos incluem um cronômetro, planilhas de horários de usuários, a capacidade de definir valores flexíveis (por exemplo, por projeto, categoria ou usuário), diferenciação entre horas faturáveis e não faturáveis, faturamento, painéis para monitoramento do progresso do projeto e relatórios (de capacidade de recursos e lucratividade, por exemplo).

O plano gratuito do programa inclui um usuário, dois projetos, todas as funcionalidades, suporte por telefone ou e-mail e uma central de ajuda online.

Já o plano pago oferece usuários e projetos ilimitados.

Prós: os usuários apontam que o Harvest é fácil de usar e se integra a uma variedade de outros softwares de negócios, como sistemas de contabilidade, processadores de pagamento e ferramentas de gestão de projetos.

Contras: vários usuários afirmam que o preço do programa é uma desvantagem.

Valor do upgrade: US$ 12 (cerca de R$ 49) por usuário, por mês (Solo e Team), em pagamentos mensais. Há desconto para assinaturas anuais.

Integrações: O Harvest oferece centenas de integrações pré-configuradas com várias ferramentas, incluindo programas de gestão de projetos como Asana, Basecamp, Smartsheet, Teamwork Projects e Trello, por exemplo.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Melhor avaliado por: No ano passado, 86% das avaliações do Harvest no Capterra foram realizadas por profissionais de pequenas empresas. O maior número de reviews foi de usuários dos setores de marketing e publicidade, design e desenvolvimento de software.

captura de tela harvest
Área de trabalho ferramenta de gestão de tempo baseada na nuvem Harvest (Fonte)

4. MeisterTask

O MeisterTask é um programa visual de gestão de trabalho que pode ser usado na nuvem ou instalado no Mac ou no Windows. O programa oferece controle de tempo juntamente com outros recursos, como gestão de tarefas e trabalho colaborativo. Entre as principais funcionalidades de gestão de tempo estão um cronômetro, a possibilidade de registrar o tempo por tarefas e relatórios de tempo (por exemplo, tempo registrado por usuário, tarefa ou projeto).

O plano gratuito do MeisterTask inclui usuários, tarefas, controle de tempo e armazenamento ilimitados, além de integrações limitadas, suporte por e-mail e documentação de ajuda online.

O plano pago oferece suporte prioritário, integrações ilimitadas, backups e outras funcionalidades, como relatórios, calendário e perfis de usuários.

Prós: quem utiliza o MeisterTask destaca a simplicidade do programa e afirma ser fácil para os novatos se ambientarem com a ferramenta.

Contras: vários usuários observam que o plano gratuito é limitado, principalmente quando se trata da automação do fluxo de trabalho, isto é, da definição de tarefas recorrentes.

Valor do upgrade: € 8,25 (cerca de R$ 37) por usuário, por mês (Pro), € 20,75 (cerca de R$ 93) por usuário, por mês (Business).

Integrações: O MeisterTask oferece integrações pré-configuradas com vários softwares de negócios, como o Slack e o Microsoft Teams. Além disso, existem mais de 1.000 integrações disponíveis no Zapier, incluindo ferramentas de gestão de projetos, como Asana, JIRA e Trello.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Melhor avaliado por: No ano passado, 77% das avaliações do MeisterTask no Capterra foram feitas por profissionais de pequenas empresas. A maior quantidade de reviews foi de usuários dos setores de desenvolvimento de software, serviços de TI e marketing e publicidade.

captura de tela do meistertask
Detalhe da função de controle de tempo da ferramenta de gestão MeisterTask (Fonte)

5. Toggl

O Toggl é uma ferramenta de gestão de tempo projetada para freelancers e equipes que pode ser usada na nuvem ou instalada nos sistemas operacionais Mac ou Windows. Os principais recursos do Toggl incluem um cronômetro, detecção de inatividade, capacidade de definir valores flexíveis (por exemplo, por projeto, categoria ou usuário), diferenciação entre horas faturáveis e não faturáveis, relatórios e monitoramento de funcionários.

O plano gratuito da ferramenta inclui acesso para até cinco usuários, várias integrações e funcionalidades como controle de tempo, painéis de usuários e relatórios básicos.

O plano pago do Toggl oferece mais integrações e recursos avançados, como auditorias de tempo, possibilidade de definir valores faturáveis, gestão de tarefas e estimativas de tempo de projeto.

Prós: os usuários destacam as integrações do Toggl e a facilidade com que podem conectar o gestor de tempo a outros softwares de negócios.

Contras: muitos afirmam que o preço do Toggl é uma desvantagem.

Valor do upgrade: US$ 10 (cerca de R$ 41) por usuário, por mês (Starter), US$ 20 (cerca de R$ 82) por usuário, por mês (Premium), em pagamentos mensais. É necessário entrar em contato com o fornecedor para preços corporativos.

Integrações: O Toggl oferece integrações pré-configuradas com mais de 100 ferramentas, incluindo várias soluções de gestão de projetos, como Asana, Basecamp, Pivotal Tracker, Podio e Redbooth.

Aplicativos para celular/tablet: iOS, Android

Melhor avaliado por: No ano passado, 84% das avaliações do Toggl no Capterra foram realizadas por profissionais de pequenas empresas. O maior número de reviews foi de usuários dos setores de marketing e publicidade, desenvolvimento de software e serviços de TI.

captura de tela do toggl
Área de trabalho da ferramente de gestão de tempo Toggl (Fonte)

Saiba mais

Para serem incluídos nesta lista, os programas precisavam ter uma quantidade mínima de avaliações no Capterra e uma classificação geral acima da média em comparação com outros programas da categoria (veja nossa metodologia mais abaixo). Além disso, as ferramentas precisavam ter um alto número de avaliações de gerentes de projeto.

Se as avaliações das ferramentas de gestão de tempo por outros usuários não são relevantes para você, os seguintes programas também atendem às demais condições mencionadas, com exceção do requisito associado à posição profissional:

  • AND CO (248 avaliações, 4.9/5 estrelas)
  • My Hours (21 avaliações, 4.8/5 estrelas)
  • Paymo (64 avaliações, 4.5/5 estrelas)

Além disso, você pode visitar a lista de ferramentas de gestão de tempo do Capterra e filtrá-la para mostrar apenas produtos que atendem a determinados critérios, como os principais recursos necessários ou o número de usuários.


Metodologia

As ferramentas consideradas para este post tinham que cumprir as seguintes condições:

  • Oferecer uma versão gratuita e independente do programa e não uma versão de teste que exige que o software seja comprado após certo período.
  • Satisfazer a definição para gestores de tempo do Capterra.

Tal definição afirma que “softwares de gestão de tempo ajudam indivíduos, equipes e organizações de todos os setores a acompanhar o tempo gasto pelos funcionários em esforços de trabalho, ou seja, o tempo gasto em tarefas e projetos, locais de trabalho, turnos, tarefas de clientes, etc. Essas ferramentas fornecem dados sobre o nível de esforço, lucratividade e hábitos dos funcionários, ajudando a melhorar a produtividade, bem como a carga e o planejamento do trabalho”.

As ferramentas que atendiam à definição acima também precisavam ter um mínimo de 20 avaliações publicadas entre 30 de junho de 2018 e 30 de junho de 2019 e alcançar uma classificação geral dos usuários acima da média em comparação com outros programas da categoria.

  • As melhores ferramentas têm uma avaliação geral de, pelo menos, 4.5/5 estrelas.

A lista de ferramentas de gestão de tempo do Capterra apresenta uma variedade de programas que refletem as diversas necessidades dos compradores, como cálculo de tempo para RH e folhas de pagamento, área de construção civil, gestão de projetos e departamento jurídico, por exemplo. Assim, para identificar as melhores ferramentas para gerentes de projeto, foram escolhidos os programas que tinham um alto número de avaliações feitas especificamente por estes profissionais.

Observação: O conteúdo deste artigo apresenta opiniões e pontos de vista expressos por usuários e não representa necessariamente a opinião do Capterra.

 À procura de softwares para gestionar o tempo? Confira a lista da Capterra com as melhores opções de ferramentas de controle de tempo.