Black Friday Brasil 2019: truques para lucrar muito nesse período

Publicado em 14/10/2019 por Lucca Rossi

black friday brasil 2019

Agora que o ano entrou na reta final é momento de o varejo focar em um dos melhores períodos de vendas: o Black Friday Brasil 2019.

Programado para o dia 29 de novembro, o evento promete gerar um faturamento de R$ 3,45 bilhões e um crescimento de 18% em relação ao resultado de 2018 somente para o comércio eletrônico, de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para abocanhar uma fatia desse bolo, as pequenas e médias empresas devem planejar-se não somente para arrasar nas vendas como também para conquistar consumidores fiéis. Abaixo, confira as dicas para que sua empresa possa aproveitar o período.

As principais tendências do Black Friday Brasil 2019

Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a agência Provokers com a participação de mais de 2.000 pessoas antecipou algumas tendências daquilo que provavelmente veremos em 2019.

Segundo o estudo, as compras que supõem mais de um meio (online e offline) estarão em alta. Isso quer dizer que um consumidor pode fazer uma pesquisa e decidir pela compra do produto no ambiente virtual, mas realizá-la na loja física. 

A cada três vendas offline, uma é influenciada pelo digital”, lembra Bruno Cantarim, gerente de desenvolvimento de negócios do Google Brasil. 

Ainda segundo a pesquisa do Google, até 2018, a multicanalidade representava 7% das transações de compra. Para este ano, a expectativa é de que alcance 25%.

Outro dado importante é que o preço não é o único motivador de uma compra. Para 54% das pessoas entrevistadas, confiança e nível de serviço também importam.Vale lembrar que o Black Friday brasileiro também é conhecido pela “maquiagem” dos preços. Não à toa, 61% dos entrevistados consideraram que os valores dos produtos estavam iguais ou mais caros em 2018 do que em 2017.

Com os consumidores cada vez mais atentos, é necessário pensar no planejamento e na estratégia para não manchar a reputação da sua empresa.  

Como vender mais na Black Friday 

Ações de desconto

desconto black friday

Etapa importantíssima da sua campanha, você pode oferecer descontos em percentual, frete grátis, cupom de desconto, cashback, entre outras modalidades. Fixe uma margem de lucro e defina quais são os produtos que terão o valor reduzido. Não se esqueça de analisar, principalmente, os produtos que têm boa saída, verificando ainda quantidades disponíveis e lucratividade.

Campanhas de marketing

Email marketing e redes sociais são dois canais importantes para a sua estratégia de marketing, por isso gaste tempo no planejamento das ações.

Antes do Black Friday, bole uma campanha de assinatura da sua newsletter, o que ajudará a aumentar o número de seguidores. Aproveite o período para dar algumas prévias do que os clientes podem esperar dos descontos.

Você também pode dar benefícios para quem se inscrever na sua rede de contatos durante o Black Friday. Mas lembre-se de colocar uma validade ao desconto, assim o cliente terá um senso de urgência para usá-lo.

Aproveite também as artimanhas que Facebook, Instagram e WhatsApp oferecem ao varejo. Produza conteúdos com frequência, invista em anúncios dinâmicos e use hashtags para ganhar maior destaque. Conte ainda com softwares como aliados para automatizar a etapa de marketing e ter tempo para empreender em outras funções.

Prepare a experiência online

Você não quer ter sua página fora de serviço em uma das datas mais importantes, portanto preste atenção na engenharia por trás do seu site. A  Amazon, por exemplo, notou que a lentidão no carregamento da sua página poderia custar US$ 1,6 bilhões em vendas por ano.

Fique atento aos pontos-chave para uma boa experiência online: 

  •     Crie uma interface intuitiva
  •     Otimize a velocidade de carregamento do site
  •     Ofereça diversos métodos de pagamento no checkout
  •     Deixe a página funcional na versão mobile
  •     Faça descrições de produto completas, incluindo recursos como fotos 360 graus

 Planejamento logístico

logística black friday

Em 2018, das 97,2 mil reclamações sobre Black Friday feitas na plataforma Reclame Aqui, a maioria, cerca de 33%, referia-se a atraso na entrega.

Um truque para a logística é usar ferramentas que auxiliem no cálculo do frete e na simulação do prazo de entrega. Para este último, aliás, é importante que a previsão estimada leve em conta o tempo de preparação do pedido, incluindo separação, empacotamento e despacho do produto, e não apenas o tempo do transporte.

Importante: não se esqueça de criar estratégias para a logística reversa. Defina uma política clara de troca, que informe a modalidade de devolução (coleta no local ou pontos de entrega, por exemplo) e oriente sobre o empacotamento para o retorno.

Controle de estoque

Nenhum consumidor gosta de se deparar com a mensagem “produto indisponível”, ainda mais tratando-se de Black Friday. Para evitar esse contratempo, organize o seu estoque e faça um inventário, de forma que a quantidade de produtos do estoque físico corresponda àquela disponível do estoque online.

Quando você faz a gestão de estoque, entende quais são os produtos mais atrativos da sua loja –portanto, os que sempre têm de estar disponíveis– e conhece aqueles que estão parados, ou seja, suscetíveis a uma promoção para que não fiquem encalhados por muito mais tempo.

Muito além do Black Friday: as principais datas do varejo para manter-se atento

Além do Black Friday, há outras datas importantes para o varejo que se consolidam a cada ano no Brasil. É possível replicar as mesmas ações citadas acima para elas. A seguir, confira os dias que, com uma boa estratégia, prometem trazer rentabilidade.

Semana do Brasil

Com intuito de aquecer as vendas no mês de setembro, foi criada a Semana do Brasil, que em 2019 ocorreu entre os dias 6 e 15 de setembro.

Dia do Consumidor

É comemorado no Brasil desde 2014 e, cada vez mais, ganha visibilidade. Acontece na quarta-feira da semana do dia 15 de março.

Dia do Frete Grátis

No Dia do Frete Grátis, programado para a última sexta-feira de abril, o varejo oferece isenção da taxa de frete durante 24 horas.

Cyber Monday

Focado na venda de produtos eletrônicos, o Cyber Monday acontece na segunda-feira após o Black Friday. 

Que ações sua empresa pretende tomar para ter sucesso na Black Friday neste ano? Compartilhe conosco nos comentário abaixo.