17 anos ajudando empresas
a escolher o melhor software

Ferramentas de Colaboração

Ferramentas de colaboração: os produtos dessa categoria permitem o compartilhamento de informações, fornecendo um ambiente on-line ou na intranet para o trabalho em equipe virtual. Essas ferramentas geram maior eficiência no gerenciamento de bibliotecas e versões de documentos, projetos em andamento, edição de relatórios, threads, compartilhamento de calendário, pesquisa na base de conhecimento, fluxo de trabalho e gestão de tarefas. As ferramentas de colaboração geralmente têm integração com uma variedade de ferramentas de comunicação em tempo real, incluindo: conferência por vídeo ou voz, e-mail e mensagens instantâneas. As ferramentas de colaboração estão relacionadas às ferramentas de gestão de projetos e ao software de conferências na Web.

Brasil Mostrar produtos locais
O Zoho Workplace é um conjunto totalmente integrado de aplicativos que ajuda as empresas a criar, comunicar e colaborar com eficiência. Saiba mais sobre o Zoho Workplace
O Zoho Workplace é uma plataforma de espaço de trabalho digital para centralizar espaços de trabalho, simplificar o compartilhamento de arquivos e agilizar a comunicação da equipe. O painel unificado traz todo o seu trabalho de escritório e colaboração para um único lugar, enquanto nosso assistente inteligente com inteligência artificial, Zia, encontra tudo o que você precisa em um piscar de olhos. Mantenha-se informado e trabalhe onde quer que esteja com o aplicativo móvel do Workplace. Os aplicativos incluídos no pacote Zoho Workplace são Zoho Mail, Cliq, WorkDrive, Writer, Sheet, Show, Meeting e Connect. Saiba mais sobre o Zoho Workplace

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
A monday.com é uma plataforma eficiente de gestão de trabalho colaborativo que melhora a comunicação e otimiza a produtividade para equipes de todos os tamanhos. Saiba mais sobre o monday.com
O monday.com, um software colaborativo remoto e flexível, promove trabalho em equipe eficaz, melhora a comunicação e aumenta a produtividade em um hub central. Comece com um modelo pronto para integrar sua equipe rapidamente. Compartilhe arquivos, comentários e ideias, @mencione colegas de equipe, delegue tarefas, faça atualizações do progresso em tempo real e veja quem está fazendo o quê e quando. Junte-se a mais de 100 mil equipes que usam o monday.com. Saiba mais sobre o monday.com

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Bitrix24 é uma plataforma de colaboração, comunicação, rede social, fluxo de trabalho e gestão de conhecimento com 12 milhões de clientes. Saiba mais sobre o Bitrix24
O Bitrix24 é uma plataforma gratuita de colaboração usada por mais de 12 milhões de organizações em todo o mundo. Disponível na nuvem e no local, ele oferece ferramentas de comunicação, gestão de projetos e tarefas, ferramentas de colaboração social, participação do funcionário, bate-papo em grupo, calendários compartilhados, entre outros. O Bitrix24 é absolutamente gratuito para usuários ilimitados, mas também tem planos pagos com recursos premium. Saiba mais sobre o Bitrix24

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Slack reúne toda a comunicação em um só lugar. É envio de mensagens, arquivamento e pesquisa em tempo real para equipes modernas.
Slack é onde a colaboração acontece. Para iniciar um projeto, contratar um novo funcionário, implantar código, revisar um contrato de vendas, finalizar o orçamento do próximo ano, medir um teste A/B, planejar a abertura do próximo escritório e muito mais, o Slack pode ajudar. Saiba mais sobre o Slack

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Todas as equipes podem ter a mesma perspectiva de um projeto. Basta usar o Trello, uma ferramenta de colaboração visual que torna o trabalho divertido, flexível e gratificante.
O Trello pode ser organizado e personalizado do jeito que funciona melhor para as necessidades e o estilo de trabalho da equipe, seja de vendas, marketing, RH ou operações. O Trello é como uma central de projetos viva, em que equipes diferentes colaboram em qualquer lugar e desfrutam de mais de cem integrações com outras ferramentas importantes, como Google Drive, Slack, Jira e mais. O Trello deixa o trabalho da equipe mais leve, pois ele se torna transparente e pode ser compartilhado com facilidade entre a diretorias e outras equipes. Saiba mais sobre o Trello

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Dropbox Business é a solução segura de compartilhamento e armazenamento de arquivos que os funcionários adoram e os administradores de TI confiam. Comece gratuitamente ainda hoje!
O Dropbox Business é um espaço de trabalho central que ajuda as equipes a se manterem organizadas e com um fluxo de trabalho estável. Todo o conteúdo das equipes em um só lugar, facilitando a colaboração e o foco no trabalho que importa. O Dropbox Business conta com a confiança de mais de 300.000 equipes de empresas ao redor do mundo e mais de 50 % delas estão listadas na Fortune 500 por seus recursos líderes do setor de sincronização de arquivos, colaboração e administração e segurança abrangentes, dimensionados à medida que as equipes crescem. Saiba mais sobre o Dropbox Business

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Um conjunto de produtos de colaboração para equipes e pequenas empresas. Conferências na Internet, compartilhamento de arquivos e agendamento em nuvem.
Um conjunto de produtos de colaboração para equipes e pequenas empresas. Conferências na Internet, compartilhamento de arquivos e agendamento em nuvem. Saiba mais sobre o Google Workspace

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Jira está presente no espaço ágil há mais de 15 anos e tem as principais ferramentas e práticas recomendadas para criar base ideal para sua empresa crescer.
O Jira está em 1º lugar no coração de equipes ágeis. Grupos de 2 a 20 mil pessoas contam com essa ferramenta de desenvolvimento de software para gerenciar todos os estágios do fluxo de trabalho, do planejamento até o lançamento. Com planos de ação nativos, as equipes têm uma visão geral do trabalho. Além disso, o mecanismo de automação sem código do Jira economiza tempo e aumenta a produtividade ao automatizar tarefas e processos com apenas alguns cliques. E vale lembrar que na edição gratuita as equipes de até dez usuários podem aproveitar toda a potência do Jira sem custos, para sempre. Saiba mais sobre o Jira

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Com a confiança de milhões, o Basecamp coloca tudo de que você precisa para realizar o trabalho em um só lugar.
Bate-papo em grupo por si só não é suficiente. O Basecamp combina *todas* as ferramentas de que as equipes precisam em um só lugar: quadros de mensagens, agendas, listas de tarefas, bate-papo em grupo, armazenamento de arquivos e documentos e muito mais. Em vez de coisas espalhadas por todo lado, tudo em que você está trabalhando fica em um local organizado e simplificado. Todos saberão o que fazer. Nada passará despercebido. Você sempre saberá exatamente o que está acontecendo. Saiba mais sobre o Basecamp

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Zoom unifica videoconferência na nuvem, reuniões online simples e mensagens em grupo em uma plataforma fácil de usar.
O Zoom unifica videoconferência na nuvem, reuniões online simples e mensagens em grupo em uma plataforma fácil de usar. A solução oferece a melhor experiência de compartilhamento de vídeo, áudio e tela nos sistemas Windows, Mac, iOS, Android, Blackberry, Zoom Rooms e H.323/SIP. A Zoom foi fundada em 2011 por líderes e engenheiros experientes da Cisco e da WebEx. Saiba mais sobre o Zoom Workplace

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Um conjunto integrado de aplicativos inclui e-mail, calendário e catálogo de endereços que são acessados via Internet sem interrupção.
O Microsoft 365 é mais do que apenas Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Ele fornece serviços poderosos, como e-mail de classe empresarial, armazenamento online e soluções de trabalho em equipe que você pode acessar de qualquer lugar. Reúna equipes e recursos com soluções como Microsoft Teams e Skype for Business que tornam o trabalho em conjunto mais produtivo e agradável, independentemente da localização dos participantes. Saiba mais sobre o Microsoft 365

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Asana é uma maneira fácil de organizar e gerenciar todo o trabalho da equipe. Veja por que mais de 9.000 clientes dão 4,5 de 5 estrelas para o Asana.
O Asana é uma ferramenta de colaboração que ajuda as equipes a orquestrar seu trabalho, desde as tarefas diárias até as iniciativas estratégicas. Com o Asana, você pode conectar todo o seu trabalho em um só lugar e reunir equipes em qualquer lugar. De listas a quadros, calendários e gráficos de Gantt, organize o trabalho do seu jeito. Junte-se a mais de 107 mil organizações pagantes e milhões de equipes em 190 países que usam o Asana para fazer mais. Comece em minutos a experimentar o Asana. Saiba mais sobre o Asana

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Software de compartilhamento de arquivos baseado na Internet, que permite acessar e compartilhar arquivos e fotos no Windows, Mac, Android e iOS.
Software de compartilhamento de arquivos baseado na Internet, que permite acessar e compartilhar arquivos e fotos no Windows, Mac, Android e iOS. Saiba mais sobre o OneDrive

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Organize e participe de reuniões online, videoconferências, treinamentos ou apresentações online.
Líder do setor em software colaborativo, o GoToMeeting conta com a confiança de milhões de pessoas todos os dias para a comunicação virtual profissional em tempo real. O GoToMeeting fornece uma solução profissional rápida, fácil e confiável para reuniões online, que permite que os clientes se encontrem pessoalmente, compartilhem apresentações e conversem com colegas, tudo com o clique de um botão. O GoToMeeting combina produtividade com flexibilidade para permitir que os funcionários trabalhem efetivamente a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Saiba mais sobre o GoTo Meeting

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
A abordagem tudo-em-um do TeamViewer garante que você tenha tudo de que precisa para uma comunicação eficaz e um trabalho colaborativo.
A funcionalidade multifacetada do TeamViewer o torna a solução ideal de colaboração empresarial tudo-em-um para trabalhar remotamente em projetos conjuntos, esteja você trabalhando em casa ou com colegas em outros lugares. Além dos recursos de conferência online que permitem fazer chamadas de vídeo com facilidade, você pode usar o TeamViewer Chat para discutir tópicos importantes em tempo real, sem precisar pesquisar threads de e-mail complexos. Saiba mais sobre o TeamViewer Remote

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Aplicativo baseado em nuvem desenvolvido para comunicações comerciais, que ajuda a gerenciar bate-papo, reuniões, compartilhamento de arquivos e muito mais.
Aplicativo baseado em nuvem desenvolvido para comunicações comerciais, que ajuda a gerenciar bate-papo, reuniões, compartilhamento de arquivos e muito mais. Saiba mais sobre o Microsoft Teams

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Reúna suas equipes e unifique seu fluxo de trabalho. Crie, colabore e armazene informações em um só lugar.
O Evernote Business reúne equipes. Crie documentos, colabore em projetos e armazene informações em um só lugar. Os colaboradores podem acessar, editar, enviar e compartilhar anotações e arquivos a partir de qualquer dispositivo, mesmo que estejam offline. Reduza o ruído e encontre rapidamente as informações necessárias com recursos avançados de pesquisa e integrações com as ferramentas que você já utiliza. Unifique seu fluxo de trabalho com o Evernote Business. Saiba mais sobre o Evernote Teams

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Encontre-se com qualquer pessoa em qualquer desktop, navegador, dispositivo móvel ou de vídeo de qualquer lugar do mundo.
A cada mês, 113 milhões de profissionais contam com o WebEx para colaborar e avançar projetos mais rapidamente. Agora, as equipes podem trabalhar com qualquer pessoa a partir de um navegador, dispositivo móvel ou sistema de vídeo. O WebEx Meeting Center oferece compartilhamento integrado de áudio, vídeo e conteúdo. Mantenha as conversas privadas com reuniões altamente seguras no WebEx da Cisco Collaboration Cloud. Saiba mais sobre o Webex Suite

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Zoho CRM oferece às organizações uma solução completa de gestão do ciclo de vida de relacionamento com clientes.
O Zoho CRM oferece às organizações de pequeno a grande porte uma solução completa de gestão do ciclo de vida do relacionamento com o cliente para gerenciar vendas, marketing, serviço, suporte ao cliente e gestão de estoques em toda a organização com um único sistema empresarial. Saiba mais sobre o Zoho CRM

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Potencialize a colaboração segura de qualquer lugar com um espaço de trabalho central para editar, revisar e atribuir tarefas.
Potencialize a colaboração segura de qualquer lugar com um local central para editar, revisar e atribuir tarefas. Mantenha o trabalho em andamento com integrações com aplicativos populares, como Zoom, Slack, Google Workspace e Microsoft 365. Saiba mais sobre o Box

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos.
Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos. Saiba mais sobre o Microsoft SharePoint

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O ClickUp é uma ferramenta de colaboração com recursos totalmente personalizáveis e de propriedade exclusiva que o tornam obrigatório para qualquer equipe.
Com recursos como comentários atribuídos, bate-papo, caixa de entrada, notificações, comentários em tópicos, lembretes, prioridades de tarefas, monitoramento de horas, metas, dependências e status personalizados, o ClickUp tem tudo para otimizar a colaboração para qualquer projeto ou equipe. Usado por mais de 100 mil equipes em empresas como Airbnb, Google e Uber, o ClickUp é uma ferramenta de colaboração que reúne todo o trabalho da equipe em um único aplicativo. Criado para equipes de todos os tamanhos e setores. Saiba mais sobre o ClickUp

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Hootsuite é a plataforma mais usada na gestão de redes sociais, contando com a confiança de mais de 800 empresas listadas na Fortune 1000.
O Hootsuite é a plataforma de gestão de redes sociais mais usada no mundo, tendo mais de 16 milhões de usuários. Ele foi projetado para que as organizações executem estratégias de mídia social em várias redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube. As equipes podem colaborar em um ambiente seguro em todos os dispositivos e departamentos para gerenciar perfis de redes sociais, interagir com os clientes e gerar receita. Saiba mais sobre o Hootsuite

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Confluence ajuda a equipe a manter-se alinhada, facilitando a colaboração em toda a organização.
O Confluence é uma ferramenta de colaboração. O Confluence permite trabalhar com equipes em tempo real, marcar as partes interessadas quando e onde sua atenção for necessária, compartilhar informações entre as equipes, entre outros. O Confluence ajuda a equipe a manter-se alinhada, mantendo todas as informações em um único lugar. Saiba mais sobre o Confluence

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns
O Smartsheet é uma plataforma de execução de trabalho online, que permite que as organizações de todos os tamanhos planejem, gerenciem, automatizem e relatem o trabalho.
O Smartsheet, uma plataforma de execução de trabalho online, permite uma colaboração online que está redefinindo o trabalho das equipes. Sua interface familiar e fácil de usar, juntamente com o compartilhamento de arquivos, gráficos de Gantt e recursos de automação de trabalho, ajuda o Smartsheet a se transformar rapidamente em um aplicativo de negócios favorito para produtividade. **Aplicativo de produtividade nº 1 de 2013 - Tech Impact Awards **Melhor aplicativo de negócios de 2014 - Evernote Platform Awards Saiba mais sobre o Smartsheet

Recursos

  • Controles/permissões de acesso
  • Gestão de calendários
  • Ferramentas de colaboração
  • Compartilhamento de tela
  • Alertas/notificações
  • Videoconferência
  • Armazenamento de dados seguros
  • Gerenciamento de documentos
  • Gestão de tarefas
  • @menções
  • Discussões/Fóruns

Tudo sobre Ferramentas de Colaboração

O que são ferramentas de colaboração?

Ferramentas de colaboração são ferramentas para equipes ágeis localizadas em regiões geográficas distintas ou que trabalham à distância. Elas são usadas em publicidade, bancos, governo, saúde, marketing e TI. Seus principais recursos incluem compartilhamento de documentos, controle de versão, controle de permissão e acesso baseado na função, monitoramento do progresso, plataformas de comunicação multicanal e um repositório de documentos.

O software ajuda os funcionários a colaborar com facilidade, comunicar-se rapidamente e compartilhar recursos. Trabalhando em um ambiente de colaboração, vários usuários podem simultaneamente gerenciar e compartilhar tarefas, projetos e atualizações em tempo real.

Os benefícios das ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração oferecem muitos benefícios a uma organização, que resultam em um fluxo de trabalho otimizado e na conclusão eficaz de tarefas e metas. Elas ajudam as empresas a:

  • Melhorar a produtividade: executar projetos pontualmente exige comunicação e colaboração em tempo real. O software permite que os funcionários compartilhem ideias, recursos e atualizações de tarefas com qualquer pessoa, em qualquer lugar, em tempo real. Ao contrário de e-mails, esse software não deixa que informações críticas se percam em meio a mensagens não relacionadas. Os usuários podem criar canais para cada fluxo de trabalho, bem como alertas para monitorar suas atribuições e o andamento do projeto.
  • Gerenciar projetos eficientemente: um painel único combinado permite que vários usuários organizem projetos e tarefas, atribuindo-os a diversos colaboradores, monitorem fluxos de trabalho e sejam informados do progresso. Os usuários podem informar seus colegas sobre as tarefas atribuídas, monitorar seus fluxos de trabalho e comunicar-se com seus pares em tempo real.
  • Colaborar eficientemente com trabalhadores remotos: o software permite que as empresas ampliem os fluxos de trabalho e incluam trabalhadores remotos ou pares de outras regiões geográficas. Desse modo, as empresas podem contratar talento local em vez de pagar para transferir funcionários. Trabalhadores remotos têm acesso aos arquivos necessários do projeto, o que garante produtividade contínua a baixo custo.

Recursos típicos das ferramentas de colaboração

  • Ferramentas de comunicação: use as ferramentas e os recursos para facilitar a comunicação com as partes interessadas sobre várias tarefas e projetos.
  • Compartilhamento de arquivos: compartilhe arquivos com outros usuários e distribua o direito de acessar, editar ou modificar os arquivos.
  • Gestão de documentos: crie, armazene, monitore e gerencie todos os documentos de forma organizada.
  • Gestão de tarefas: crie e atribua tarefas a indivíduos. Acompanhe o fluxo de trabalho e monitore o progresso geral até que a tarefa seja concluída.
  • Gestão de contatos: facilite a colaboração em tempo real entre várias partes interessadas para criar e editar documentos em tempo real. Colete, compartilhe, recupere e gerencie conteúdo em diversos formatos armazenados em vários bancos de dados.
  • Brainstorming: facilite as discussões digitais em grupo para produzir e armazenar novas ideias.

O que levar em consideração ao comprar ferramentas de colaboração

Com centenas de plataformas de colaboração no mercado, é difícil escolher apenas uma. Como parte do processo de deliberação, recomenda-se ter em mente as seguintes considerações:

  • Conheça o seu estilo de trabalho: primeiro, entenda seus fluxos de trabalho e como as equipes trabalham em projetos para definir as expectativas com relação ao software. Depois, analise detalhadamente os recursos e as funcionalidades e relacione-os com as suas expectativas. Por exemplo, startups preferem o compartilhamento de documentos e o acesso simultâneo para vários usuários enquanto empresas de médio porte querem uma solução de colaboração centrada em mensagens.
  • Opções de implantação: decidir entre a implantação na nuvem ou no local depende de muitos fatores, por exemplo, orçamento do investimento inicial, tempo de implementação e integração, controle e segurança de dados e recursos internos de TI. Em geral, as soluções baseadas na nuvem têm baixos custos iniciais e podem ser implementadas em poucos dias. Mas, se você quiser acesso restrito aos seus dados e armazená-los em seus próprios servidores, opte por soluções no local.
  • Testes gratuitos para melhor avaliação: a maioria dos fornecedores oferece avaliações gratuitas por um período limitado, o que lhe dá a oportunidade de conhecer o software, suas interfaces e seus recursos. Assim que você selecionar alguns produtos adequados à sua faixa de preço, escolha alguns funcionários para avaliar essas soluções. Colete os comentários de todos e efetue a compra final.

Tendências relevantes das ferramentas de colaboração

  • Soluções unificadas de comunicação e colaboração (UCC na sigla em inglês) para ficar no convencional: visto que as ferramentas de colaboração oferecem alguns recursos de ferramentas de comunicação, os serviços foram integrados em uma nova oferta chamada solução unificada de comunicação e colaboração. Fornecedores que oferecem ferramentas de colaboração independentes oferecem ou oferecerão interfaces de programação de aplicações (API na sigla em inglês) para integrar seu software com aplicações comerciais, como atendimento ao cliente, comunicação e gestão de projetos.
  • Colaboração com bots de inteligência artificial (AI na sigla em inglês): os chatbots e a AI permitem uma comunicação interna mais rápida e melhores interações com os clientes. A Gartner previu que, em 2020, uma pessoa comum terá mais conversas com bots do que com seu cônjuge. Os chatbots habilitados com AI estão lidando com operações de front-end, por exemplo, estão respondendo às consultas dos clientes. Os bots podem gerenciar dados mais eficientemente, otimizar tarefas diárias comuns e melhorar a comunicação em equipe. Na próxima vez que você planejar uma folga remunerada, basta dizer ao bot para que ele notifique automaticamente seu gerente e sua equipe.