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Software para Bancos
Os softwares para bancos permitem gerenciar, monitorar e controlar transações para instituições financeiras e bancos. Bancos privados e administradores de fundos mútuos, bem como outras empresas de gestão de patrimônio, utilizam softwares bancários para prestar serviços de recepção e administração, como acompanhamento de contas de clientes, aprovação de crédito, contabilidade financeira e integração de sistemas de informação. O software para instituições financeiras pode incluir recursos de monitoramento de transações, gestão de empréstimos, banco digital, rastreamento de conformidade, entre outros. O software bancário está relacionado ao sistema de gestão de risco financeiro, software de gestão de investimentos e ao software de criação de empréstimos. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Software para Bancos
Índice
O software para bancos – por vezes denominado software de sistema bancário – gerencia e fornece os produtos oferecidos pelo setor bancário. Parte dessa funcionalidade inclui a capacidade de conectar-se a várias redes interbancárias ou mercados de capitais. A manutenção de registros e o gerenciamento de transações também são funções críticas desse tipo de software. Existem algumas diferenças entre a aplicação deste software em banco de varejo e banco de investimento, mas o objetivo geral do software permanece o mesmo.
Alguns dos principais recursos deste tipo de software incluem o gerenciamento detalhado das transações feitas pelos clientes dos bancos de e para suas contas, bem como a capacidade de rastrear essas transações a partir de vários métodos, como caixas eletrônicos ou internet banking. No caso de banco de investimento, os bancos usam o software para gerenciar suas mesas de operações, rastrear investimentos e realizar análises de mercado.
Os benefícios do software bancário decorrem principalmente da automação de várias tarefas e da possibilidade de os clientes realizarem muitas ações remotamente. O software armazena com segurança os dados do titular da conta, permitindo aos usuários acesso rápido quando necessário. Sendo parte da infraestrutura de uma instituição financeira como um banco, significa também que o software pode ser usado para lançar novos produtos rapidamente para clientes que usam banco móvel ou internet banking.
As soluções bancárias são focadas no objetivo e na aplicação, razão pela qual esse tipo de software raramente é encontrado fora do banco de varejo, banco privado, banco corporativo e banco de investimento. Ele está, no entanto, relacionado com softwares de gestão de investimentos, sistemas de gestão de risco financeiro, softwares de serviço de empréstimos e com softwares de criação de empréstimos.
Com a regulamentação pesada em torno do setor bancário – sem mencionar o risco financeiro que pode acompanhar os erros – esse tipo de software precisa atender a critérios rigorosos sobre como os dados do cliente são armazenados. Além desse aspecto fundamental, os recursos incluídos podem variar um pouco entre as diferentes soluções, mas normalmente incluem a maioria dos seguintes recursos:
- Garantir que os processos de negócios sejam realizados de acordo com qualquer regulamentação relevante do setor ou do governo por meio do uso de rastreamento de conformidade como meio de transparência, mantendo registros completos de todas as transações que podem ser extraídas no caso de uma auditoria.
- Manter um banco de dados detalhado, preciso e atualizado de dados de clientes – para instituições financeiras, dados precisos de clientes são cruciais por vários motivos, desde os regulatórios até a comunicação, além de ser necessário que se tenha informações completas e atualizadas do cliente ao determinar quais produtos oferecer a um determinado cliente.
- Monitorar transações e outras atividades de clientes em tempo real e comparar com comportamentos históricos e perfis de contas, o que permite uma prevenção eficaz de fraudes ao identificar comportamentos suspeitos
- Possibilitar a criação de novas contas e registrar transações em tempo real, além de automatizar o processo de cálculo de juros de empréstimos e processamento de pagamentos
- Permitir que os clientes usem os recursos e produtos disponíveis para eles remotamente por meio do banco móvel ou internet banking
O que é um Software para Bancos?
O software para bancos é projetado para servir como infraestrutura completa baseada em software para uma plataforma bancária, permitindo que um banco ou outra instituição financeira se conecte a redes interbancárias e outros sistemas necessários. Ele fornece funções por meio das quais os clientes podem interagir com suas contas e fazer transações, bem como o processamento e armazenamento de dados subjacentes associados a essas ações. Também permite o monitoramento das ações do cliente para que possam ser referenciadas automaticamente com o perfil desse cliente a fim de identificar comportamentos suspeitos. Tudo isso é construído em um sistema de armazenamento de dados fundamentalmente seguro que adere aos rígidos regulamentos aos quais as instituições financeiras estão vinculadas.
O sistema bancário moderno é um arranjo massivamente interconectado, com comunicação entre várias redes interbancárias, mercados de capitais, agências de crédito e muito mais, sendo tudo indispensável. Toda essa comunicação deve ocorrer sob os mais rígidos protocolos de segurança digital, tanto para prevenção de fraudes quanto para atender a diversas leis do consumidor em relação a informações pessoais. Esses aspectos do software são ainda mais críticos à medida que a interação com o cliente se afasta cada vez mais das interações pessoais nas filiais e se transforma em aplicativos online e móveis.
Além da conveniência adicional do banco online e móvel, esse tipo de software também oferece automação para diversas tarefas, como cálculo de juros e lembretes de taxas. Esses aspectos do software reduzem a necessidade de instituições financeiras, como bancos, dedicarem mão de obra humana a determinadas tarefas, tornando o fluxo de trabalho do banco mais eficiente e econômico. A necessidade de papel também é drasticamente reduzida pelo uso de software para bancos. Os clientes podem receber automaticamente extratos bancários digitais e outras correspondências, o que reduz a necessidade de papel e também minimiza a necessidade de supervisão humana na criação de tal correspondência. A redução de documentos físicos também significa uma menor necessidade de armazenamento desses documentos.
Quais são os benefícios do software para bancos?
Os benefícios dos softwares de sistema bancário são voltados principalmente para automação e segurança, além de trazer mais comodidade aos clientes. Obviamente, a segurança é um aspecto crítico do setor bancário, pois partes mal-intencionadas continuam tentando novas maneiras de cometer fraudes e roubos. A prevenção de incidentes como esse protege a reputação do cliente e do banco e reduz os custos envolvidos na resolução de conflitos e no suporte técnico. Alguns dos benefícios deste tipo de software incluem:
- Fornecer várias opções de transação: O setor bancário percorreu um longo caminho em termos de conveniência para o cliente. Além disso, este software leva mais além as várias maneiras pelas quais um cliente pode fazer uma transação. Com este software, os bancos podem permitir que os clientes realizem transações online, por telefone e por meio de aplicativos de banco móvel. A facilidade com que os clientes podem usar suas contas leva a uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, mais fidelidade ao banco. Também reduz a necessidade de agências físicas e os custos associados à sua operação.
- Correspondência sem papel: A migração dos bancos de locais físicos para aplicativos na internet e móveis facilita a mudança para a correspondência sem papel, pois os clientes já estão interagindo digitalmente com o banco. Quanto mais sem papel uma organização puder se tornar, mais dinheiro poderá ser poupado em coisas diferentes. Essas coisas incluem o material físico e o equipamento necessário para produzir correspondência impressa, bem como o espaço necessário para armazenar backups das cópias físicas. Reduzir o número de armários necessários liberará espaço para outras coisas ou até mesmo tornará totalmente desnecessário o espaço usado anteriormente para tal finalidade.
- Automação do fluxo de trabalho: Embora algumas tarefas ainda precisem de supervisão humana, muitas das tarefas mais tediosas podem ser automatizadas. Isso inclui várias atividades, como calcular juros, enviar lembretes e alertas aos clientes e sinalizar comportamentos suspeitos. Até mesmo a capacidade de processar pagamentos automaticamente é uma automação de uma tarefa que anteriormente exigiria um membro da equipe. Além da economia que isso gera em termos de mão de obra, também elimina o risco de erros que podem vir de dados inseridos manualmente, tornando o serviço mais confiável e, por sua vez, economizando dinheiro do banco para lidar com os problemas que surgem desses erros.
- Análise de dados avançada: O software inerentemente recolhe e tem acesso a uma grande quantidade de dados relativos ao comportamento do cliente, permitindo a criação de perfis de usuários. Esses perfis podem ser usados para vários processos, como publicidade direcionada a produtos ou prevenção de fraudes. Um exemplo básico deste último pode ser sinalizar uma transação como suspeita se ela foi processada de um país diferente do país de residência do cliente. Mas são possíveis análises muito mais complexas.
- Interação direta com o cliente: Conforme mencionado anteriormente, a utilização deste tipo de software permite aos clientes realizar um grande número de ações que antes exigiam uma visita a uma agência ou a um caixa eletrônico. Isso inclui uma série de atividades, como verificar um saldo, transferir dinheiro ou fazer um pagamento. Uma adição mais recente a esse tipo de software permite que os clientes congelem ou descongelem seus cartões, em caso de perda. Todas essas ações aumentam a conveniência e a satisfação dos clientes de um banco, ao mesmo tempo em que reduzem a quantidade de mão de obra necessária para lidar com essas solicitações de clientes.
- Horário de funcionamento contínuo: as tarefas que o software agora pode automatizar não estão mais vinculadas a uma agência física, portanto, não é mais necessário um funcionário do banco para processá-las. Isso significa que os clientes podem realizar determinadas ações a qualquer hora do dia, tornando o banco um serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para determinadas ações.
Quais são os recursos do software para bancos?
Esse tipo de software geralmente consiste em alguns recursos principais ou comuns que serão encontrados na maioria das ofertas. Além desses recursos principais, também haverá alguns outros recursos encontrados em algumas ofertas, mas não em outras, ou pode ser necessário um upgrade de pacote para acessar os recursos avançados. Veja a seguir alguns dos recursos mais comuns dos softwares bancários:
- Banco de dados de contato: A criação e manutenção de um repositório central de dados de clientes é uma parte essencial da gestão de um banco e muito mais fácil graças a este software. Os dados do cliente são fáceis de armazenar, graças à digitalização das informações armazenadas, e também é muito mais fácil fazer buscas e consultas quando necessário. Além disso, ele permite tarefas automatizadas, como envio de boletins informativos e outras correspondências aos clientes.
- Serviços bancários básicos: Os principais recursos oferecidos por um banco estão incluídos no software bancário. Esses recursos incluem várias funções, como criar novas contas, registrar transações em tempo real, processar pagamentos e calcular juros. Essencialmente, o único serviço bancário fundamental que não pode ser tratado por este software é o manuseio físico da moeda. Todas as outras funções principais podem ser realizadas de forma mais eficiente com o software.
- Monitoramento de transações: Embora os bancos não sejam necessariamente responsáveis pelos maus hábitos de seus clientes, normalmente é mais econômico garantir que seus clientes não se tornem vítimas de fraude. Uma abordagem proativa melhora a percepção do cliente e também reduz os custos de fornecer suporte para clientes que foram fraudados. O software para bancos normalmente fornece funcionalidade de monitoramento de transações, analisando transações de clientes, seu histórico e seus perfis de conta para detectar automaticamente atividades suspeitas.
- Serviços bancários online: Além de fornecer as funcionalidades necessárias de serviços bancários básicos, este software também permitirá que os próprios clientes realizem várias ações por meio de uma plataforma online ou móvel de aplicativos de banco. Essas ações incluem verificar saldos de contas, fazer pagamentos, transferir dinheiro entre contas e muito mais. Outro recurso comum é a capacidade de um cliente solicitar um produto por meio do site ou aplicativo. Em alguns casos, o software poderá aprovar ou negar automaticamente o pedido com base no perfil do cliente. Em outros casos, o software encaminhará automaticamente o pedido para ser analisado por um ser humano.
- Acompanhamento de conformidade: Bancos e outras instituições financeiras devem aderir a regras rígidas em relação às regulamentações legais, como os dados que armazenam e a forma como as transações são processadas. O software para bancos garantirá que quaisquer regulamentações governamentais ou do setor sejam atendidas nas informações que manipula e nas ações processadas por meio do software.
- Gestão de fundos multimoeda: O setor bancário é global, mas, mais importante é que os negócios em geral estão se tornando mais globais do que nunca. Como há tanto pessoas físicas quanto jurídicas fazendo negócios internacionalmente, os bancos devem ter condições de lidar adequadamente com fundos em várias moedas. Este software gerenciará coisas como estimativas de conversão, aplicação de taxas e outras tarefas associadas ao gerenciamento de várias moedas.
- Interações do cliente: Pode-se tratar um grande volume de interação com clientes por meio deste software. Os recursos principais mencionados acima, como organizar transações e verificar saldos, são exemplos óbvios, mas também há coisas como bate-papo ao vivo e outras formas de contato. Os clientes também costumam ter uma caixa de entrada onde o banco pode enviar mensagens sobre tópicos, como alterações nos termos de serviço, notificações de taxas e ofertas especiais.
- Desenvolvedor de produtos financeiros: O setor bancário pode ser desafiador para se conseguir destacar da multidão. Por isso os produtos que um banco oferece precisam ser adaptados a esse banco específico. O software bancário normalmente fornece um desenvolvedor de produtos simples que permite que os bancos criem novos produtos de maneira rápida e fácil e os distribuam para seus clientes.
- Interface personalizável: Outro aspecto para se destacar da multidão é o de promoção da marca. Esse tipo de software costuma ser usado por muitas organizações da mesma área de mercado e, portanto, fornecerá os meios para personalizar a aparência do software, a fim de fazer com que corresponda à marca do banco.
O que deve ser considerado ao comprar um software para bancos?
Ao comprar um software para bancos, é crucial considerar cuidadosamente muitos fatores. As muitas soluções disponíveis no mercado compartilharão os principais recursos desse tipo de software, mas serão muito diferentes nos pormenores para além desses. Por exemplo, o software destinado a bancos de varejo será visivelmente diferente do software destinado a bancos de investimento e, da mesma forma, para bancos corporativos. Algumas ofertas neste espaço são muito especializadas e abordam apenas um aspecto específico do que o software bancário normalmente oferece. Além disso, a maior consideração é se o software fornece os recursos necessários e se esses recursos têm um custo viável para a organização. Veja a seguir, com um pouco mais de detalhes, algumas das coisas específicas a serem consideradas ao comprar um software bancário:
- O software é flexível o suficiente? Dada a natureza fortemente regulamentada do setor financeiro, o software bancário precisará ser flexível o suficiente para acomodar quaisquer mudanças regulatórias. Essas alterações geralmente vêm com muitos avisos, mas podem significar diferenças importantes na maneira como o software funciona. A capacidade de lidar com essa mudança será crucial a longo prazo.
- O software tem segurança de dados adequada? Os crimes cibernéticos e a fraude estão se tornando mais sofisticados e difundidos nos dias de hoje, e as medidas preventivas são algo em que os clientes prestam muita atenção ao decidir quais bancos e outras instituições financeiras usar. Os dados que os bancos precisam manter sobre seus clientes devem ser mantidos seguros e seguindo todas as leis de proteção de dados. Além disso, deve haver autenticação por meio de dois ou vários fatores para clientes que acessam suas contas. Também é importante que o software garanta que todos os dados transmitidos sejam criptografados, para evitar que sejam interceptados e acessados durante a transmissão. Finalmente, o software deve ser capaz de filtrar o tráfego de rede para eliminar qualquer atividade maliciosa ou tentativas não autorizadas de acesso ao sistema.
- Quais são os principais recursos do software? O conjunto de recursos oferecidos por esse tipo de software pode variar significativamente entre as ofertas. Por isso, é vital garantir que o escolhido por uma organização tenha o conjunto certo de recursos para atender às suas necessidades. Os exemplos mais comuns de correspondência de recursos são a inclusão de bancos privados, bancos de varejo e bancos corporativos. O software que fornece todos esses recursos principais naturalmente será mais caro; portanto, muitas vezes, não fará sentido escolher um que faça todos os três quando apenas o banco de varejo for necessário. Da mesma forma, se todos os três forem necessários, seria imprudente escolher um software que apenas faça transações bancárias corporativas.
- Quanto custa o software? As instituições financeiras e as pessoas entendem que o custo do software é uma consideração importante. Encontrar um equilíbrio entre o que uma organização pode pagar de forma realista e os recursos necessários será crucial para fazer o melhor uso desse dinheiro. Pode ser que faça mais sentido financeiro escolher uma solução de programa que não possua alguns recursos menos importantes, devido à diferença de custo. Da mesma forma, se o orçamento for maior, pode fazer mais sentido escolher uma solução que contenha recursos que não sejam essenciais para o desempenho, mas que sejam baratos o suficiente para serem incluídos.
- O software é compatível com outros softwares? Nem todas as ofertas de softwares bancários são uma solução completa. De fato, muitas soluções se concentram em um aspecto específico do setor bancário. Ao adquirir esse tipo de software, é crucial garantir que a solução escolhida funcione com qualquer software existente com o qual possa precisar fazer interface. Por outro lado, pode fazer mais sentido em termos financeiros comprar uma solução de software que lide com essas tarefas e encerre as soluções do software original.
- O software fornece algum recurso automatizado? Automatizar as várias tarefas para as quais o software bancário é usado é um dos maiores aspectos de economia de dinheiro desse tipo de software. Tarefas que antes exigiam horas de trabalho de trabalhadores humanos podem ser executadas em pouco tempo automaticamente, mas o software precisa fornecer essa funcionalidade para que esses benefícios sejam aproveitados. Também vale a pena comparar as coisas que uma solução de software potencial automatiza com as tarefas automatizáveis que custam mais à organização.
- O fornecedor oferece uma forte assistência técnica? A mudança para o Software de gestão de SaaS tem muitos benefícios inegáveis, mas distancia uma organização de seu software. Isso não é um problema quando tudo está funcionando, mas pode rapidamente se tornar um problema sério quando as coisas dão errado. Certificar-se de que o fornecedor de uma solução de software em potencial tenha um apoio técnico sólido pode evitar problemas sérios no futuro.
- O software é nativo da nuvem? O software bancário, como muitos tipos de softwares, teve que fazer a transição do interno para seu estado pronto para a nuvem, mas essa não é a solução ideal ao recomeçar com um novo software. O software nativo na nuvem é mais flexível e ágil e pode ser ampliado ou reduzido conforme necessário, o que normalmente o torna mais econômico.
Quais são as tendências de softwares para bancos mais relevantes?
Há muitas tendências a serem consideradas no futuro, mas as tendências de softwares para bancos mais relevantes se concentram no uso crescente de aplicativos nativos na nuvem e na análise de dados com inteligência artificial. É provável que a tendência de automatizar determinadas tarefas continue, enquanto funcionalidades adicionais para o cliente continuarão sendo adicionadas à medida que for viável fazê-lo. Veja a seguir algumas das tendências relevantes com um pouco mais de detalhes:
- Recursos do cliente e automação: Dar aos clientes a capacidade de realizar cada vez mais tarefas bancárias possibilita que o cliente tenha comodidade. Também reduz o custo da mão de obra dedicada a essas tarefas. No futuro, o software de sistema bancário provavelmente se esforçará para fornecer aos clientes mais maneiras de gerenciar suas contas, transações e outros recursos. Isso melhorará a satisfação do cliente e poupará dinheiro da organização.
- Análise de dados com tecnologia de IA: O poder da IA (Inteligência Artificial) ainda está sendo descoberto, mas já é uma ferramenta valiosa no mundo da análise de dados. A IA pode ser usada para analisar dados de clientes e recomendar produtos com base em seu perfil ou para fornecer negação ou aprovação automatizada de pedidos em alguns casos. As análises de IA não apenas oferecem aos usuários um grande potencial analítico por um valor menor do que uma força de trabalho humana poderia fazê-lo. Elas também oferecem um nível muito mais profundo de percepção dos dados.
- Segurança cibernética: É improvável que a segurança cibernética deixe de ser um problema crítico para as instituições financeiras. Por mais inovadoras que as medidas de segurança continuem sendo, os criminosos cibernéticos também inovam e não param de tentar encontrar novas maneiras de fraudar os clientes. Com tecnologias como a biometria e o blockchain amadurecendo, provavelmente haverá avanços nas opções de proteção à conta de um cliente. A adesão estrita à confiança zero também será um fator neste aspecto do software bancário.
- Validação automatizada: À medida que a capacidade do software bancário de julgar o perfil de um cliente com base em determinados critérios se torna confiável, é provável que haja uma mudança para uma abordagem mais automatizada com vistas a aprovar coisas como pedidos de cartão de crédito. É improvável que a supervisão humana desapareça completamente no curto prazo. No entanto, um processo de aprovação automatizado provavelmente assumirá um volume maior de solicitações de vários serviços. Isso não apenas reduzirá o trabalho humano necessário para essa tarefa, mas também acelerará significativamente o tempo de processamento desses pedidos. Nos casos em que a supervisão humana não for necessária, a análise de um pedido normalmente será instantânea.
Fontes
Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:
- Guia do comprador de softwares para bancos Capterra (Data de acesso: sábado, 30 de abril de 2022)
- Softwares bancários TrustRadius (página em inglês) (Data de acesso: sábado, 30 de abril de 2022)
- Softwares bancários pela Wikipedia (página em inglês) (Data de acesso: domingo, 01 de maio de 2022)