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Software para Bancos

Os softwares para bancos permitem gerenciar, monitorar e controlar transações para instituições financeiras e bancos. Bancos privados e administradores de fundos mútuos, bem como outras empresas de gestão de patrimônio, utilizam softwares bancários para prestar serviços de recepção e administração, como acompanhamento de contas de clientes, aprovação de crédito, contabilidade financeira e integração de sistemas de informação. O software para instituições financeiras pode incluir recursos de monitoramento de transações, gestão de empréstimos, banco digital, rastreamento de conformidade, entre outros. O software bancário está relacionado ao sistema de gestão de risco financeiro, software de gestão de investimentos e ao software de criação de empréstimos.

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O NOMADIX é uma interface portátil Universal Associate que oferece à equipe de consultoria o poder de processar transações em qualquer lugar da agência. Saiba mais sobre o NOMADIX
Transforme sua experiência nas agências com o NOMADIX! Elimine obstáculos físicos das transações e crie interações de varejo mais simples para os clientes. Com o NOMADIX, a equipe multidisciplinar pode realizar a maioria das transações da agência por meio de uma interface simplificada de caixa em um dispositivo portátil que se integra diretamente ao núcleo bancário. Saiba mais sobre o NOMADIX

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Modernize sua plataforma principal e suas integrações tecnológicas convencionais com a possibilidade de migrar para arquiteturas baseadas na nuvem e no navegador. Saiba mais sobre o S4+NORM
O S4+ NORM é o software de integração básico necessário para proporcionar as experiências bancárias modernas de varejo da atualidade. A solução fornece arquitetura para ambientes mais enxutos, virtuais e até mesmo baseados na nuvem, eliminando a dependência de estações de trabalho. Como uma integração universal para toda a tecnologia de automação de caixa, o S4+NORM conecta pontos de transação (todos os hardwares da agência) diretamente aos núcleos bancários da forma mais eficiente possível. Saiba mais sobre o S4+NORM

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O RTA permite que os usuários concluam transações a partir de qualquer estação de trabalho na agência sem comprometer a segurança quando o dinheiro é liberado. Saiba mais sobre o RTA
O Remote Transaction Assist (RTA) é um sistema seguro de filas que permite que toda a equipe da agência processe transações em dinheiro entre qualquer estação de trabalho e pontos compartilhados (como terminais de depósito ou de autoatendimento). O RTA aumenta a segurança ao armazenar as solicitações de dinheiro em uma fila e só liberar o montante depois que o colaborador solicitante digitar seu PIN único exclusivo em um teclado incorporado ao caixa. Saiba mais sobre o RTA

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Solução bancária móvel de marca branca que ajuda as instituições financeiras a se tornarem móveis rapidamente e sem complicações. Saiba mais sobre o FinCell
O FinCell é um aplicativo bancário móvel nativo de marca branca que ajuda as instituições financeiras a se tornarem móveis em semanas, em vez de meses. Esse aplicativo trabalha com bancos tradicionais voltados para operações diárias, bancos especializados que atendem a um setor específico no segmento de clientes e instituições de empréstimo. O objetivo é oferecer uma experiência tranquila ao usuário, além de funcionalidade pronta para uso, permitindo que os clientes verifiquem saldos, façam pagamentos e gerenciem cartões, depósitos, empréstimos, etc. Saiba mais sobre o FinCell

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Solução de software de serviços bancários online – um sistema líder global em serviços bancários online. Saiba mais sobre o NexorONE
O NexorONE, com escalabilidade robusta e diversidade de módulos, atende a uma ampla variedade de entidades financeiras, como: bancos online e privados, cooperativas de crédito, eWallets, além de empresas de gestão de ativos e fundos. O NexorONE já foi implantado em mais de 300 entidades financeiras espalhadas em 40 países e em 16 idiomas. Os recursos incluem uma interface responsiva personalizável, grupos de usuários e funções administrativas, regras de conformidade (KYC, AML etc.), APIs e atualizações contínuas. Saiba mais sobre o NexorONE

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Software de impressão de cheques online. Imprima recibos de depósito. Conecte-se ao banco/QB, previna cheques fraudulentos. Qualquer impressora. Cheque
Software de impressão de cheques. Baseado na nuvem. Segurança em nível militar. Conecta-se ao banco, faz rastreamento automático e previne cheques falsos/fraudulentos. Qualquer impressora. Imprima comprovantes de depósito de qualquer banco e mantenha o controle. Cheques em branco, cheques múltiplos, importação e impressão, agrupamento e impressão. Adicione um usuário ou funcionário com acesso limitado. Canhoto personalizado. Impressão a partir de um voucher. Rascunho de cheque para cobrar aluguel e pagamento. Minifaturamento para clientes que usam cheque. Ocupado. Você cria o cheque; ele é impresso e enviado ao cliente/fornecedor. Saiba mais sobre o Online Check Writer

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Solução de ponto de venda baseada na nuvem para empresas, que ajuda a gerenciar pagamentos feitos pessoalmente, online e por telefone.
Solução de ponto de venda baseada na nuvem para empresas, que ajuda a gerenciar pagamentos feitos pessoalmente, online e por telefone. Saiba mais sobre o authorize.net

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O ProcessMaker é especializado em software para gestão de processo de negócios (BPM) e fluxo de trabalho, disponível no local e na nuvem.
O ProcessMaker é especializado em soluções de software para gestão de processo de negócios (BPM) e fluxo de trabalho. O ProcessMaker permite melhorar a eficiência ao criar, executar, relatar e otimizar processos de negócios, tudo isso em uma interface intuitiva e fácil de usar. Milhares de empresas em todo o mundo recorrem ao ProcessMaker Enterprise para obter uma solução de BPM compatível com vários idiomas, pronta para produção, disponível no local e na nuvem. Saiba mais sobre o ProcessMaker

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O Tipalti envia pagamentos a fornecedores em seu nome em 6 diferentes métodos de pagamento e em mais de 120 moedas para mais de 190 países.
O Tipalti envia pagamentos a fornecedores em seu nome com 6 métodos de pagamento diferentes (US ACH, ACH/eCheck internacional, transferências bancárias, PayPal, cartão de débito pré-pago, cheque em papel) e em mais de 120 moedas para mais de 190 países. O Tipalti também oferece pagamentos antecipados perfeitamente integrados ao processo, facilitando o pagamento antecipado dos fornecedores. Saiba mais sobre o Tipalti

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O CRM Creatio para o setor de bancos e crédito oferece um CRM premiado, grande variedade de aplicativos financeiros e ferramentas sem código de nível empresarial.
Otimizado para serviços bancários, gestão financeira e bancária, o CRM Creatio oferece um conjunto de recursos premiados, grande variedade de aplicativos financeiros e liberdade ilimitada para inovar com ferramentas de desenvolvimento sem código. No caso dos bancos, o Creatio CRM possibilita a automatização da caracterização de clientes e os fluxos de trabalho bancários, a orquestração da jornada do cliente de ponta a ponta e a otimização dos fluxos de trabalho de front e middle office para bancos de varejo e negócios. Saiba mais sobre o Creatio CRM

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Uma plataforma de empréstimo eficaz e flexível no setor. Faça uma personalização pesada sem codificação.
O sistema de empréstimos da Nortridge simplifica a criação, a manutenção, a coleta e a geração de relatórios de vários tipos de carteiras de empréstimo. O sistema inclui, em sua essência, originação, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), serviços e cobrança. Além desses componentes padrão, a funcionalidade expandida é fornecida através dos seguintes módulos: portal de clientes na Internet, contabilidade com vários registros, custódia e participações. Saiba mais sobre o The Nortridge Loan System

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Software para câmbio de moeda para operadores de pequeno a médio porte, de uma a várias filiais. Computadores com Mac OS e Windows
CurrencyXchanger (CXR) é um aplicativo de negócios para automatizar um negócio de câmbio, oferecendo POS, CRM, AML e conformidade CTF, contabilidade, geração de relatórios e muito mais. Pode ser usado como sistema independente, em um ambiente de rede com front-office e back-office e também em uma operação com diversas filiais, usando um servidor central (ou baseado na nuvem). É usado por mais de 350 varejistas e atacadistas em 30 países. Clear View Systems tem classificação A+ da Better Business Bureau (BBB). Saiba mais sobre o CurrencyXchanger

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Software de segurança e conformidade de informações para avaliação de riscos, políticas, planejamento de continuidade das operações, gestão de fornecedores e muito mais.
O software de segurança e conformidade Tandem, da CoNetrix, é um conjunto inovador de ferramentas de segurança da informação e gestão de conformidade usado por mais de 1.400 instituições financeiras dos EUA. Os módulos incluem: Avaliação de riscos, políticas, planejamento de continuidade das operações, gestão de fornecedores, gestão de redes sociais, gestão de auditoria, phishing, segurança cibernética e muito mais. Os recursos do software incluem armazenamento seguro de documentos, usuários ilimitados, funções e responsabilidades, tarefas, lembretes por e-mail e suporte incrível. Saiba mais sobre o Tandem Software

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O Temenos T24 Transact é o produto de serviços bancários básicos mais completo, aproveitando a mais avançada tecnologia bancária nativa na nuvem.
O Temenos T24 Transact é o produto de serviços bancários básicos mais completo, aproveitando a mais avançada tecnologia bancária nativa na nuvem. O Temenos T24 Transact utiliza os recursos bancários profundos e abrangentes do Temenos T24 Core Banking, o principal produto de serviços bancários básicos do mundo, que há 25 anos apoia mais de 700 bancos em todos os segmentos bancários e coloca-os em uma nova plataforma nativa de nuvem e independente de nuvem. Saiba mais sobre o Temenos Transact

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O Plaid é uma plataforma de tecnologia que permite que os aplicativos se conectem às contas bancárias dos usuários.
O Plaid é uma plataforma de tecnologia que permite que os aplicativos se conectem às contas bancárias dos usuários. O Plaid se concentra em reduzir as barreiras à entrada em serviços financeiros, tornando mais fácil e seguro o uso de dados financeiros. Saiba mais sobre o Plaid

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Software abrangendo todos os ciclos do processo de empréstimo: originação, subscrição, garantia, manutenção, cobrança e geração de relatórios.
Uma solução inteligente e completa para automatizar partes separadas ou todo o processo de empréstimo para bancos. Análises e geração de relatórios avançadas, conformidade regulatória simplificada, criação de empréstimos impulsionada por IA (combinando abordagens tradicionais e alternativas na avaliação de risco de crédito) e muito mais. Uma solução flexível e com integração cruzada para impulsionar um sistema bancário básico existente ou funcionar como uma plataforma autônoma para automatizar totalmente o processo de empréstimos da organização. Saiba mais sobre o Turnkey Lender

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Solução de conformidade AML e prevenção de fraudes com prévia diligência, monitoramento de operações, geração de relatórios regulatórios e análises, entre outros.
Como uma solução de combate à lavagem de dinheiro (AML na sigla em inglês), a Alessa oferece prévia diligência ao cliente, triagem de sanções, monitoramento de operações e geração de relatórios regulatórios automatizados para várias jurisdições. Pode ser integrada rapidamente à infraestrutura/sistemas centrais existentes e ser dimensionada conforme o porte e as necessidades das organizações aumentam. A análise avançada baseada em técnicas de IA, os fluxos de trabalho e a gestão de casos criam uma solução que incentiva uma cultura de conformidade. Saiba mais sobre o Alessa

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O BankPoint é a última geração de sistema de gestão bancária, desenvolvido para bancos e credores que gerenciam grandes carteiras de empréstimos comerciais.
Feito para bancos e credores comerciais, o BankPoint sobrepõe tranquilamente o sistema bancário central com uma solução simples e fácil de usar que melhora e simplifica drasticamente a maneira como a instituição opera. Saiba por que as instituições financeiras com visão de futuro estão adotando o BankPoint para aprimorar áreas como gestão de fluxo de empréstimos, gestão de carteiras de empréstimos, rastreamento de convênios, avaliação de empréstimos, gestão de documentos e muito mais. Saiba mais sobre o BankPoint

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Um software bancário online fácil de usar. Online em 24 horas com a marca do cliente. Obtenha um teste grátis.
O EBANQ é um aplicativo de software bancário online de marca branca fácil de usar. Por quase uma década, organizações como bancos, neobancos, instituições financeiras eletrônicas, instituições de pagamento, gestores de ativos e casas de criptomoedas em todos os continentes têm usado o software EBANQ. O programa oferece aplicativos móveis para iOS e Android com as mesmas funções da interface da Internet. Você pode ter uma plataforma bancária própria funcionando online em 24 horas. Saiba mais sobre o EBANQ

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Plataforma de gerenciamento de ciclo de vida em tempo real e orientada a riscos, com propriedade total da automação de políticas para aumentar a eficiência e reduzir os riscos.
O sistema está totalmente focado na automação do back-office para processos de conhecer seu cliente (KYC na sigla em inglês) e de conformidade. O KYC Portal pretende automatizar todas as tarefas que geralmente são feitas manualmente por equipes de seres humanos. Começa a partir do aspecto que permite ao cliente preencher e fazer upload diretamente de todo o processo de integração. O KYCP também automatiza o cálculo do risco com base em parâmetros dinâmicos predefinidos, o que permite a automação instantânea de como o aplicativo deve ser tratado. Saiba mais sobre o KYC Portal

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O Intergiro foi desenvolvido pensando nos negócios modernos. Gerencie as finanças em qualquer lugar com o aplicativo Intergiro.
O Intergiro permite que os clientes incorporem serviços financeiros aos próprios produtos. Emita cartões virtuais modernos, crie métodos de pagamento no aplicativo ou crie o próximo neobanco, configure programas tradicionais no cartão ou incorpore contas IBAN em várias moedas aos aplicativos existentes.  A plataforma é particularmente adequada para a criação de um sistema de pagamento com cartão em circuito fechado, portanto, atende a setores que vão desde operadores da economia gig até intercâmbio de criptomoedas, os quais podem se beneficiar com liquidações instantâneas. Saiba mais sobre o Intergiro

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O sistema Creditonline possui um conjunto completo de ferramentas para qualquer aspecto do negócio de empréstimos, suporte sem interrupção e processo de empréstimo de ponta a ponta.
O sistema de gestão de empréstimos possui um conjunto completo de ferramentas para qualquer aspecto do negócio de empréstimos, suporte sem interrupção e processo de empréstimo de ponta a ponta. Lançamento de 80 projetos de sucesso em 8 países, nos últimos 6 anos. Desenvolve processo de ciclo de vida de empréstimo totalmente automatizado. Criou várias ferramentas e soluções para vários desafios que clientes enfrentaram. Melhorando e expandindo ativamente o sistema CREDITONLINE com base nas necessidades e sugestões de clientes, tornando-o 100% prático. Saiba mais sobre o CreditOnline

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O Abowire é uma plataforma de assinatura de marca branca. Traga assinaturas bancárias para sua empresa. Configuração rápida. Desenvolvido na Alemanha.
Automatize seus planos empresariais. Gerencie sua receita bancária e seus pagamentos online em um único lugar. Sem taxas de pagamento adicionais nas transações. Integração de membros, check-out e portal do cliente com autoatendimento e tratamento automatizado do IVA da UE, vários gateways de pagamento e integração bancária. O software tem de tudo. Tudo com uma configuração rápida e sem necessidade de código. Desenvolvido do zero na Alemanha para empresas europeias. Saiba mais sobre o Abowire

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Modular, multimoedas, multilíngue, abrangendo padrões do setor, flexível e facilmente configurável para atender a necessidades específicas.
O Canopus EpaySuite é uma solução de software aberta e tecnologicamente avançada, projetada para automatizar e agilizar as operações de uma empresa de serviços de pagamento. A solução está focada na automação integrada de instituições de pagamento. Totalmente aderente aos padrões técnicos regulatórios (RTS) da diretiva de pagamento PSD 2 e às novas regras de processamento de dados pessoais (RGPD). Saiba mais sobre o Macrobank

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Fornece contabilidade verdadeira em várias moedas com uma interface uniforme de back-office, com excelentes facilidades bancárias online.
Projetado para a gestão de bancos privados, bancos offshore e outras instituições financeiras envolvidas em empréstimos e pagamentos, o Corniche oferece uma verdadeira contabilidade de múltiplas divisões com uma interface de back-office uniforme, serviços de comerciante e cartão, interfaces de pagamento e poderosas instalações bancárias online Corniche. Gerencie potencialmente várias entidades com moedas ilimitadas. Os parâmetros de projeto do Corniche são ideais para gerenciar bancos e agências de pequeno e médio porte. Saiba mais sobre o Corniche

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Tudo sobre Software para Bancos

O software para bancos – por vezes denominado software de sistema bancário – gerencia e fornece os produtos oferecidos pelo setor bancário. Parte dessa funcionalidade inclui a capacidade de conectar-se a várias redes interbancárias ou mercados de capitais. A manutenção de registros e o gerenciamento de transações também são funções críticas desse tipo de software. Existem algumas diferenças entre a aplicação deste software em banco de varejo e banco de investimento, mas o objetivo geral do software permanece o mesmo.

Alguns dos principais recursos deste tipo de software incluem o gerenciamento detalhado das transações feitas pelos clientes dos bancos de e para suas contas, bem como a capacidade de rastrear essas transações a partir de vários métodos, como caixas eletrônicos ou internet banking. No caso de banco de investimento, os bancos usam o software para gerenciar suas mesas de operações, rastrear investimentos e realizar análises de mercado.

Os benefícios do software bancário decorrem principalmente da automação de várias tarefas e da possibilidade de os clientes realizarem muitas ações remotamente. O software armazena com segurança os dados do titular da conta, permitindo aos usuários acesso rápido quando necessário. Sendo parte da infraestrutura de uma instituição financeira como um banco, significa também que o software pode ser usado para lançar novos produtos rapidamente para clientes que usam banco móvel ou internet banking.

As soluções bancárias são focadas no objetivo e na aplicação, razão pela qual esse tipo de software raramente é encontrado fora do banco de varejo, banco privado, banco corporativo e banco de investimento. Ele está, no entanto, relacionado com softwares de gestão de investimentos, sistemas de gestão de risco financeiro, softwares de serviço de empréstimos e com softwares de criação de empréstimos.

Com a regulamentação pesada em torno do setor bancário – sem mencionar o risco financeiro que pode acompanhar os erros – esse tipo de software precisa atender a critérios rigorosos sobre como os dados do cliente são armazenados. Além desse aspecto fundamental, os recursos incluídos podem variar um pouco entre as diferentes soluções, mas normalmente incluem a maioria dos seguintes recursos:

  • Garantir que os processos de negócios sejam realizados de acordo com qualquer regulamentação relevante do setor ou do governo por meio do uso de rastreamento de conformidade como meio de transparência, mantendo registros completos de todas as transações que podem ser extraídas no caso de uma auditoria.
  • Manter um banco de dados detalhado, preciso e atualizado de dados de clientes – para instituições financeiras, dados precisos de clientes são cruciais por vários motivos, desde os regulatórios até a comunicação, além de ser necessário que se tenha informações completas e atualizadas do cliente ao determinar quais produtos oferecer a um determinado cliente.
  • Monitorar transações e outras atividades de clientes em tempo real e comparar com comportamentos históricos e perfis de contas, o que permite uma prevenção eficaz de fraudes ao identificar comportamentos suspeitos
  • Possibilitar a criação de novas contas e registrar transações em tempo real, além de automatizar o processo de cálculo de juros de empréstimos e processamento de pagamentos
  • Permitir que os clientes usem os recursos e produtos disponíveis para eles remotamente por meio do banco móvel ou internet banking

O que é um Software para Bancos?

O software para bancos é projetado para servir como infraestrutura completa baseada em software para uma plataforma bancária, permitindo que um banco ou outra instituição financeira se conecte a redes interbancárias e outros sistemas necessários. Ele fornece funções por meio das quais os clientes podem interagir com suas contas e fazer transações, bem como o processamento e armazenamento de dados subjacentes associados a essas ações. Também permite o monitoramento das ações do cliente para que possam ser referenciadas automaticamente com o perfil desse cliente a fim de identificar comportamentos suspeitos. Tudo isso é construído em um sistema de armazenamento de dados fundamentalmente seguro que adere aos rígidos regulamentos aos quais as instituições financeiras estão vinculadas.

O sistema bancário moderno é um arranjo massivamente interconectado, com comunicação entre várias redes interbancárias, mercados de capitais, agências de crédito e muito mais, sendo tudo indispensável. Toda essa comunicação deve ocorrer sob os mais rígidos protocolos de segurança digital, tanto para prevenção de fraudes quanto para atender a diversas leis do consumidor em relação a informações pessoais. Esses aspectos do software são ainda mais críticos à medida que a interação com o cliente se afasta cada vez mais das interações pessoais nas filiais e se transforma em aplicativos online e móveis.

Além da conveniência adicional do banco online e móvel, esse tipo de software também oferece automação para diversas tarefas, como cálculo de juros e lembretes de taxas. Esses aspectos do software reduzem a necessidade de instituições financeiras, como bancos, dedicarem mão de obra humana a determinadas tarefas, tornando o fluxo de trabalho do banco mais eficiente e econômico. A necessidade de papel também é drasticamente reduzida pelo uso de software para bancos. Os clientes podem receber automaticamente extratos bancários digitais e outras correspondências, o que reduz a necessidade de papel e também minimiza a necessidade de supervisão humana na criação de tal correspondência. A redução de documentos físicos também significa uma menor necessidade de armazenamento desses documentos.

Quais são os benefícios do software para bancos?

Os benefícios dos softwares de sistema bancário são voltados principalmente para automação e segurança, além de trazer mais comodidade aos clientes. Obviamente, a segurança é um aspecto crítico do setor bancário, pois partes mal-intencionadas continuam tentando novas maneiras de cometer fraudes e roubos. A prevenção de incidentes como esse protege a reputação do cliente e do banco e reduz os custos envolvidos na resolução de conflitos e no suporte técnico. Alguns dos benefícios deste tipo de software incluem:

  • Fornecer várias opções de transação: O setor bancário percorreu um longo caminho em termos de conveniência para o cliente. Além disso, este software leva mais além as várias maneiras pelas quais um cliente pode fazer uma transação. Com este software, os bancos podem permitir que os clientes realizem transações online, por telefone e por meio de aplicativos de banco móvel. A facilidade com que os clientes podem usar suas contas leva a uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, mais fidelidade ao banco. Também reduz a necessidade de agências físicas e os custos associados à sua operação.
  • Correspondência sem papel: A migração dos bancos de locais físicos para aplicativos na internet e móveis facilita a mudança para a correspondência sem papel, pois os clientes já estão interagindo digitalmente com o banco. Quanto mais sem papel uma organização puder se tornar, mais dinheiro poderá ser poupado em coisas diferentes. Essas coisas incluem o material físico e o equipamento necessário para produzir correspondência impressa, bem como o espaço necessário para armazenar backups das cópias físicas. Reduzir o número de armários necessários liberará espaço para outras coisas ou até mesmo tornará totalmente desnecessário o espaço usado anteriormente para tal finalidade.
  • Automação do fluxo de trabalho: Embora algumas tarefas ainda precisem de supervisão humana, muitas das tarefas mais tediosas podem ser automatizadas. Isso inclui várias atividades, como calcular juros, enviar lembretes e alertas aos clientes e sinalizar comportamentos suspeitos. Até mesmo a capacidade de processar pagamentos automaticamente é uma automação de uma tarefa que anteriormente exigiria um membro da equipe. Além da economia que isso gera em termos de mão de obra, também elimina o risco de erros que podem vir de dados inseridos manualmente, tornando o serviço mais confiável e, por sua vez, economizando dinheiro do banco para lidar com os problemas que surgem desses erros.
  • Análise de dados avançada: O software inerentemente recolhe e tem acesso a uma grande quantidade de dados relativos ao comportamento do cliente, permitindo a criação de perfis de usuários. Esses perfis podem ser usados para vários processos, como publicidade direcionada a produtos ou prevenção de fraudes. Um exemplo básico deste último pode ser sinalizar uma transação como suspeita se ela foi processada de um país diferente do país de residência do cliente. Mas são possíveis análises muito mais complexas.
  • Interação direta com o cliente: Conforme mencionado anteriormente, a utilização deste tipo de software permite aos clientes realizar um grande número de ações que antes exigiam uma visita a uma agência ou a um caixa eletrônico. Isso inclui uma série de atividades, como verificar um saldo, transferir dinheiro ou fazer um pagamento. Uma adição mais recente a esse tipo de software permite que os clientes congelem ou descongelem seus cartões, em caso de perda. Todas essas ações aumentam a conveniência e a satisfação dos clientes de um banco, ao mesmo tempo em que reduzem a quantidade de mão de obra necessária para lidar com essas solicitações de clientes.
  • Horário de funcionamento contínuo: as tarefas que o software agora pode automatizar não estão mais vinculadas a uma agência física, portanto, não é mais necessário um funcionário do banco para processá-las. Isso significa que os clientes podem realizar determinadas ações a qualquer hora do dia, tornando o banco um serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para determinadas ações.

Quais são os recursos do software para bancos?

Esse tipo de software geralmente consiste em alguns recursos principais ou comuns que serão encontrados na maioria das ofertas. Além desses recursos principais, também haverá alguns outros recursos encontrados em algumas ofertas, mas não em outras, ou pode ser necessário um upgrade de pacote para acessar os recursos avançados. Veja a seguir alguns dos recursos mais comuns dos softwares bancários:

  • Banco de dados de contato: A criação e manutenção de um repositório central de dados de clientes é uma parte essencial da gestão de um banco e muito mais fácil graças a este software. Os dados do cliente são fáceis de armazenar, graças à digitalização das informações armazenadas, e também é muito mais fácil fazer buscas e consultas quando necessário. Além disso, ele permite tarefas automatizadas, como envio de boletins informativos e outras correspondências aos clientes.
  • Serviços bancários básicos: Os principais recursos oferecidos por um banco estão incluídos no software bancário. Esses recursos incluem várias funções, como criar novas contas, registrar transações em tempo real, processar pagamentos e calcular juros. Essencialmente, o único serviço bancário fundamental que não pode ser tratado por este software é o manuseio físico da moeda. Todas as outras funções principais podem ser realizadas de forma mais eficiente com o software.
  • Monitoramento de transações: Embora os bancos não sejam necessariamente responsáveis pelos maus hábitos de seus clientes, normalmente é mais econômico garantir que seus clientes não se tornem vítimas de fraude. Uma abordagem proativa melhora a percepção do cliente e também reduz os custos de fornecer suporte para clientes que foram fraudados. O software para bancos normalmente fornece funcionalidade de monitoramento de transações, analisando transações de clientes, seu histórico e seus perfis de conta para detectar automaticamente atividades suspeitas.
  • Serviços bancários online: Além de fornecer as funcionalidades necessárias de serviços bancários básicos, este software também permitirá que os próprios clientes realizem várias ações por meio de uma plataforma online ou móvel de aplicativos de banco. Essas ações incluem verificar saldos de contas, fazer pagamentos, transferir dinheiro entre contas e muito mais. Outro recurso comum é a capacidade de um cliente solicitar um produto por meio do site ou aplicativo. Em alguns casos, o software poderá aprovar ou negar automaticamente o pedido com base no perfil do cliente. Em outros casos, o software encaminhará automaticamente o pedido para ser analisado por um ser humano.
  • Acompanhamento de conformidade: Bancos e outras instituições financeiras devem aderir a regras rígidas em relação às regulamentações legais, como os dados que armazenam e a forma como as transações são processadas. O software para bancos garantirá que quaisquer regulamentações governamentais ou do setor sejam atendidas nas informações que manipula e nas ações processadas por meio do software.
  • Gestão de fundos multimoeda: O setor bancário é global, mas, mais importante é que os negócios em geral estão se tornando mais globais do que nunca. Como há tanto pessoas físicas quanto jurídicas fazendo negócios internacionalmente, os bancos devem ter condições de lidar adequadamente com fundos em várias moedas. Este software gerenciará coisas como estimativas de conversão, aplicação de taxas e outras tarefas associadas ao gerenciamento de várias moedas.
  • Interações do cliente: Pode-se tratar um grande volume de interação com clientes por meio deste software. Os recursos principais mencionados acima, como organizar transações e verificar saldos, são exemplos óbvios, mas também há coisas como bate-papo ao vivo e outras formas de contato. Os clientes também costumam ter uma caixa de entrada onde o banco pode enviar mensagens sobre tópicos, como alterações nos termos de serviço, notificações de taxas e ofertas especiais.
  • Desenvolvedor de produtos financeiros: O setor bancário pode ser desafiador para se conseguir destacar da multidão. Por isso os produtos que um banco oferece precisam ser adaptados a esse banco específico. O software bancário normalmente fornece um desenvolvedor de produtos simples que permite que os bancos criem novos produtos de maneira rápida e fácil e os distribuam para seus clientes.
  • Interface personalizável: Outro aspecto para se destacar da multidão é o de promoção da marca. Esse tipo de software costuma ser usado por muitas organizações da mesma área de mercado e, portanto, fornecerá os meios para personalizar a aparência do software, a fim de fazer com que corresponda à marca do banco.

O que deve ser considerado ao comprar um software para bancos?

Ao comprar um software para bancos, é crucial considerar cuidadosamente muitos fatores. As muitas soluções disponíveis no mercado compartilharão os principais recursos desse tipo de software, mas serão muito diferentes nos pormenores para além desses. Por exemplo, o software destinado a bancos de varejo será visivelmente diferente do software destinado a bancos de investimento e, da mesma forma, para bancos corporativos. Algumas ofertas neste espaço são muito especializadas e abordam apenas um aspecto específico do que o software bancário normalmente oferece. Além disso, a maior consideração é se o software fornece os recursos necessários e se esses recursos têm um custo viável para a organização. Veja a seguir, com um pouco mais de detalhes, algumas das coisas específicas a serem consideradas ao comprar um software bancário:

  • O software é flexível o suficiente? Dada a natureza fortemente regulamentada do setor financeiro, o software bancário precisará ser flexível o suficiente para acomodar quaisquer mudanças regulatórias. Essas alterações geralmente vêm com muitos avisos, mas podem significar diferenças importantes na maneira como o software funciona. A capacidade de lidar com essa mudança será crucial a longo prazo.
  • O software tem segurança de dados adequada? Os crimes cibernéticos e a fraude estão se tornando mais sofisticados e difundidos nos dias de hoje, e as medidas preventivas são algo em que os clientes prestam muita atenção ao decidir quais bancos e outras instituições financeiras usar. Os dados que os bancos precisam manter sobre seus clientes devem ser mantidos seguros e seguindo todas as leis de proteção de dados. Além disso, deve haver autenticação por meio de dois ou vários fatores para clientes que acessam suas contas. Também é importante que o software garanta que todos os dados transmitidos sejam criptografados, para evitar que sejam interceptados e acessados durante a transmissão. Finalmente, o software deve ser capaz de filtrar o tráfego de rede para eliminar qualquer atividade maliciosa ou tentativas não autorizadas de acesso ao sistema.
  • Quais são os principais recursos do software? O conjunto de recursos oferecidos por esse tipo de software pode variar significativamente entre as ofertas. Por isso, é vital garantir que o escolhido por uma organização tenha o conjunto certo de recursos para atender às suas necessidades. Os exemplos mais comuns de correspondência de recursos são a inclusão de bancos privados, bancos de varejo e bancos corporativos. O software que fornece todos esses recursos principais naturalmente será mais caro; portanto, muitas vezes, não fará sentido escolher um que faça todos os três quando apenas o banco de varejo for necessário. Da mesma forma, se todos os três forem necessários, seria imprudente escolher um software que apenas faça transações bancárias corporativas.
  • Quanto custa o software? As instituições financeiras e as pessoas entendem que o custo do software é uma consideração importante. Encontrar um equilíbrio entre o que uma organização pode pagar de forma realista e os recursos necessários será crucial para fazer o melhor uso desse dinheiro. Pode ser que faça mais sentido financeiro escolher uma solução de programa que não possua alguns recursos menos importantes, devido à diferença de custo. Da mesma forma, se o orçamento for maior, pode fazer mais sentido escolher uma solução que contenha recursos que não sejam essenciais para o desempenho, mas que sejam baratos o suficiente para serem incluídos.
  • O software é compatível com outros softwares? Nem todas as ofertas de softwares bancários são uma solução completa. De fato, muitas soluções se concentram em um aspecto específico do setor bancário. Ao adquirir esse tipo de software, é crucial garantir que a solução escolhida funcione com qualquer software existente com o qual possa precisar fazer interface. Por outro lado, pode fazer mais sentido em termos financeiros comprar uma solução de software que lide com essas tarefas e encerre as soluções do software original.
  • O software fornece algum recurso automatizado? Automatizar as várias tarefas para as quais o software bancário é usado é um dos maiores aspectos de economia de dinheiro desse tipo de software. Tarefas que antes exigiam horas de trabalho de trabalhadores humanos podem ser executadas em pouco tempo automaticamente, mas o software precisa fornecer essa funcionalidade para que esses benefícios sejam aproveitados. Também vale a pena comparar as coisas que uma solução de software potencial automatiza com as tarefas automatizáveis que custam mais à organização.
  • O fornecedor oferece uma forte assistência técnica? A mudança para o Software de gestão de SaaS tem muitos benefícios inegáveis, mas distancia uma organização de seu software. Isso não é um problema quando tudo está funcionando, mas pode rapidamente se tornar um problema sério quando as coisas dão errado. Certificar-se de que o fornecedor de uma solução de software em potencial tenha um apoio técnico sólido pode evitar problemas sérios no futuro.
  • O software é nativo da nuvem? O software bancário, como muitos tipos de softwares, teve que fazer a transição do interno para seu estado pronto para a nuvem, mas essa não é a solução ideal ao recomeçar com um novo software. O software nativo na nuvem é mais flexível e ágil e pode ser ampliado ou reduzido conforme necessário, o que normalmente o torna mais econômico.

Quais são as tendências de softwares para bancos mais relevantes?

Há muitas tendências a serem consideradas no futuro, mas as tendências de softwares para bancos mais relevantes se concentram no uso crescente de aplicativos nativos na nuvem e na análise de dados com inteligência artificial. É provável que a tendência de automatizar determinadas tarefas continue, enquanto funcionalidades adicionais para o cliente continuarão sendo adicionadas à medida que for viável fazê-lo. Veja a seguir algumas das tendências relevantes com um pouco mais de detalhes:

  • Recursos do cliente e automação: Dar aos clientes a capacidade de realizar cada vez mais tarefas bancárias possibilita que o cliente tenha comodidade. Também reduz o custo da mão de obra dedicada a essas tarefas. No futuro, o software de sistema bancário provavelmente se esforçará para fornecer aos clientes mais maneiras de gerenciar suas contas, transações e outros recursos. Isso melhorará a satisfação do cliente e poupará dinheiro da organização.
  • Análise de dados com tecnologia de IA: O poder da IA (Inteligência Artificial) ainda está sendo descoberto, mas já é uma ferramenta valiosa no mundo da análise de dados. A IA pode ser usada para analisar dados de clientes e recomendar produtos com base em seu perfil ou para fornecer negação ou aprovação automatizada de pedidos em alguns casos. As análises de IA não apenas oferecem aos usuários um grande potencial analítico por um valor menor do que uma força de trabalho humana poderia fazê-lo. Elas também oferecem um nível muito mais profundo de percepção dos dados.
  • Segurança cibernética: É improvável que a segurança cibernética deixe de ser um problema crítico para as instituições financeiras. Por mais inovadoras que as medidas de segurança continuem sendo, os criminosos cibernéticos também inovam e não param de tentar encontrar novas maneiras de fraudar os clientes. Com tecnologias como a biometria e o blockchain amadurecendo, provavelmente haverá avanços nas opções de proteção à conta de um cliente. A adesão estrita à confiança zero também será um fator neste aspecto do software bancário.
  • Validação automatizada: À medida que a capacidade do software bancário de julgar o perfil de um cliente com base em determinados critérios se torna confiável, é provável que haja uma mudança para uma abordagem mais automatizada com vistas a aprovar coisas como pedidos de cartão de crédito. É improvável que a supervisão humana desapareça completamente no curto prazo. No entanto, um processo de aprovação automatizado provavelmente assumirá um volume maior de solicitações de vários serviços. Isso não apenas reduzirá o trabalho humano necessário para essa tarefa, mas também acelerará significativamente o tempo de processamento desses pedidos. Nos casos em que a supervisão humana não for necessária, a análise de um pedido normalmente será instantânea.

Fontes

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:

  1. Guia do comprador de softwares para bancos Capterra (Data de acesso: sábado, 30 de abril de 2022)
  2. Softwares bancários TrustRadius (página em inglês) (Data de acesso: sábado, 30 de abril de 2022)
  3. Softwares bancários pela Wikipedia (página em inglês) (Data de acesso: domingo, 01 de maio de 2022)