17 anos ajudando empresas
a escolher o melhor software
Software de Gestão de Varejo
Sistemas de gestão para varejo: os produtos dessa categoria gerenciam relatórios financeiros, contabilidade e operações de lojas, integrando os principais processos de negócios, como ponto de venda (PDV), gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), gerenciamento de estoque, contabilidade, recursos humanos, marketing e comércio eletrônico. Ao implementar um sistema de gestão para varejo, as organizações podem aumentar as vendas, diminuir custos e maximizar a vantagem competitiva. Esses softwares para varejo facilitam a distribuição de dados importantes em toda a empresa e fornecem a infraestrutura para relatórios precisos de vendas e previsão de receita. Leia mais Ver menos
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Recursos
- Gestão de funcionários
- Gerenciamento de pedidos de compra
- Gestão de estoques do varejo
- Gestão de pedidos
- Gestão de mercadorias
- Gestão de comércio eletrônico
- Várias localizações
- CRM
- Gestão de devoluções
- Integração da contabilidade
- Relatórios e análise de dados
- Programa de fidelidade
Tudo sobre Software de Gestão de Varejo
Índice
O que é software de gestão de varejo?
Software de gestão de varejo ajuda varejistas de todos os tipos e tamanhos a gerenciar a geração de relatórios financeiros, a contabilidade e as operações das lojas de varejo. As modernas soluções de gestão de varejo ajudam as organizações a entender o comportamento de compra dos consumidores, melhorando assim as vendas e a satisfação do cliente. Normalmente, esses sistemas incluem recursos como gestão de estoques, gestão de funcionários, geração de relatórios e análise. O sistema de gestão para varejo integra processos principais do varejo a outros sistemas, por exemplo, ponto de venda (PDV na sigla em inglês), recursos humanos, marketing, comércio eletrônico e gestão de relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês).
Quais os benefícios do sistema de gestão para varejo?
- Otimizar o processamento de transações: definir preços e rastrear transações manualmente pode resultar em erros onerosos. O software de gestão de varejo automatiza tarefas, como digitalizar o código de barras, melhorar a precisão e a velocidade durante o processo de check-out e reduzir os erros relacionados ao processamento de transações. O software de gestão de varejo automatizado também oferece recursos, como venda sugestiva, que facilita as vendas adicionais e casadas de produtos aos consumidores durante o check-out.
- Minimizar erros e melhorar a exatidão: o software de gestão de varejo oferece automação que reduz a intervenção humana nas operações de varejo diárias e reduz o impacto do erro humano em processos como gestão de estoques, gestão de funcionários e vendas.
- Aumentar as vendas: os sistemas de gestão de varejo ajudam a melhorar as vendas ao acompanhar itens de venda rápida, bem como estoque não vendido no armazém para auxiliar o comércio varejista a responder à demanda ou à falta dela. Além disso, esses sistemas podem ajudar o comércio varejista a conectar-se com clientes online e aprender com seus comportamentos de compras e nas redes sociais. O comércio varejista pode usar software de gestão de varejo compatível com vários dispositivos para auxiliar na coleta de dados e saber o que o cliente gosta ou não, usando essas informações para aumentar as vendas.
Quais são os recursos típicos do sistema de gestão para varejo?
- Gestão de estoques: monitore e gerencie a quantidade de produtos estocados para manter níveis adequados de suprimento. Forneça aos gerentes das lojas relatórios em tempo real sobre os níveis de estoque.
- Ponto de venda (PDV): processe operações do PDV, como cobrança, pagamentos, transações na caixa registradora e mais.
- CRM: rastreie informações do cliente e gerencie um banco de dados de clientes centralizado.
- Gestão de ordens de compra: rastreie e gerencie ordens de compra.
- Comércio eletrônico: gerencie lojas online.
- Marketing por e-mail: crie campanhas de e-mail e envie e-mails de marketing para mostrar produtos e entrar em contato/comunicar-se com clientes.
O que levar em consideração ao comprar software de gestão de varejo?
- Escalabilidade: ao comprar uma solução de gestão de varejo, é importante ter em mente o volume de itens e transações que sua empresa precisa que o sistema processe. Outro fator de escalabilidade é a capacidade de o software executar seus processos de trabalho com alto grau de eficiência de mão de obra. Invista em uma solução que não só atenda às suas necessidades agora, mas também no futuro à medida que a sua empresa crescer.
- Integração: visto que a gestão de varejo como um todo exige muitos processos e funções diferentes, avalie os recursos de integração do software de gestão de varejo antes de tomar uma decisão de compra. Considere a integração com subsistemas como gestão de preços, reabastecimento e planejamento de mercadorias ou soluções externas relacionadas a contabilidade, comércio eletrônico e recursos humanos.
- Custo: o software de gestão de varejo pode ser oferecido por uma taxa única de licença ou por assinatura. Esses sistemas também podem incorrer custos adicionais relacionados a hardware, licenças de bancos de dados e suporte técnico. Além disso, algumas empresas talvez precisem apenas de um subconjunto de funcionalidade da solução de gestão de varejo e não do sistema inteiro. É primordial que a sua empresa conduza amplas pesquisas e fale com os fornecedores para entender a estrutura de preços de uma solução para evitar pagar demais por funções de que você não precisa ou custos inesperados após investir em um sistema.
- Adequabilidade: nem todo negócio de varejo é igual e alguns sistemas de gestão de varejo concentram-se em nichos específicos comparados com a gestão de varejo genérico (p.ex., software de gestão de varejo para vestuário, serviços de spa, condicionamento físico). Esse software já vem com modelos específicos do setor e interfaces fáceis de entender projetadas para usuários naquele mercado específico. Se disponível, considere comprar uma solução de varejo específica da categoria para a sua empresa evitar complementos onerosos no futuro e beneficiar-se da tecnologia focada nas necessidades específicas do seu negócio.
Quais são as tendências relevantes do software de gestão de varejo?
- A inteligência artificial (AI na sigla em inglês) está ajudando a recomendar produtos aos clientes: entender as preferências do cliente e seu comportamento de compra sempre foi importante para as empresas com dificuldade de reter clientes e aumentar a receita. O software de gestão de varejo orientado a AI está automatizando esse processo ao aprender os padrões e o comportamento de compra do cliente e recomendar produtos relacionados para impulsionar as vendas. Esses sistemas aprimorados também podem melhorar as relações entre o comércio varejista e os clientes por meio de contas do usuário que rastreiam comportamentos, preferências, atividade de compra e mais.
- A Internet das coisas (IoT na sigla em inglês) está melhorando as operações de varejo: à medida que a tecnologia continua a evoluir, a IoT ajuda o comércio varejista a coletar vastos volumes de dados do cliente com sensores e etiquetas de radiofrequência (RFID na sigla em inglês). Produtos integrados com sensores e etiquetas da IoT podem monitorar a data da compra, a data de vencimento e o padrão de uso. Veja este exemplo: a Tommy Hilfiger está planejando introduzir roupas com chip integrado que permitirão que os clientes ganhem pontos sempre que usarem a roupa em locais específicos. Isso, por sua vez, ajudará a marca a rastrear e obter informações sobre o uso que os clientes fazem do produto. Nos próximos anos, espere reconhecimento facial, pagamentos sem contato e outras tecnologias avançadas para melhorar a experiência de compra e as operações de varejo orientadas a IoT.
- O omnicanal está impulsionando o comércio varejista a melhorar a experiência do cliente: à medida que a tecnologia continua a conectar clientes a lojas físicas e online usando as redes sociais, os sites de comércio eletrônico e outras plataformas, o comércio varejista está explorando cada ponto de contato possível para melhorar a experiência do cliente, da pesquisa de produtos a compras e devoluções. O comércio varejista está melhorando as experiências na loja, bem como as compras online, simplificando o processo em todos os canais.