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Ferramentas de BI
As ferramentas de BI são essenciais para empresas que desejam tomar decisões baseadas em dados. Este software é usado para coletar, analisar e visualizar dados, permitindo uma melhor tomada de decisões e estratégia de negócios. Empresas de todos os tamanhos e setores podem utilizar este software para melhorar a eficiência e a eficácia de suas decisões de negócios. Além disso, este software é frequentemente integrado com outros sistemas, como software de gerenciamento de dados e software de análise preditiva, para proporcionar uma experiência de usuário mais completa. As ferramentas de BI oferecem uma variedade de recursos, incluindo coleta de dados, análise de dados e visualização de dados. Ao utilizar este software, as empresas podem melhorar a eficiência de suas decisões de negócios, tomar decisões mais informadas e impulsionar o crescimento de seus negócios. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Ferramentas de BI
Índice
As ferramentas de inteligência de negócios, ou ferramentas de BI, são projetadas para auxiliar as empresas na coleta de dados importantes de uma variedade de fontes internas e externas, incluindo métricas de desempenho e informações operacionais. A partir daí, os líderes empresariais podem acessar, analisar e compartilhar as informações para obter insights úteis. Em última análise, o software de BI pode ajudar as empresas a melhorar suas estratégias, tomada de decisões e resultados gerais de negócios.
Uma função-chave nas ferramentas de software de inteligência de negócios é a capacidade de executar consultas que podem analisar e extrair significado dos dados de negócios. Esses dados podem estar em vários formatos e podem vir de vários locais diferentes, com alguns dos exemplos mais comuns, incluindo dados de vendas, dados de operações, dados de clientes, dados de funcionários e informações financeiras. Esses dados e a análise deles podem ser apresentados em diferentes formatos, auxiliando na visualização dos dados.
Um dos principais benefícios das soluções de inteligência de negócios é sua capacidade de fornecer aos líderes de negócios uma visão holística das operações da empresa, considerando dados históricos e dados de desempenho atuais enquanto os usam para gerar insights e previsões sobre o futuro. Isso pode capacitar as empresas a pensar de forma mais estratégica, melhorar a estabilidade, identificar oportunidades, melhorar o relacionamento com os clientes e competir de forma mais eficaz com outras empresas.
A grande quantidade de dados que podem ser coletados e analisados pelo software de análise de BI significa que essas soluções geralmente são categorizadas ao lado de ferramentas de big data e ferramentas de visualização de dados. Com isso dito, aplicativos desse tipo também compartilham recursos e funcionalidades com outros pacotes, incluindo o software de gestão de desempenho empresarial e as ferramentas de relatórios também.
Diferentes opções no mercado podem se concentrar em áreas ligeiramente diferentes de inteligência de negócios, como relatórios ou análises, mas muitas soluções serão de natureza bastante abrangente, e isso significa que podem substituir os produtos ou serviços mencionados. Embora os recursos e sua qualidade possam variar, há vários recursos principais encontrados na maioria das soluções dessa categoria e que podem ser considerados recursos definidores. De um modo geral, os líderes de negócios que fazem uso de ofertas de inteligência de negócios poderão:
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Acompanhar continuamente estatísticas de negócios, dados de desempenho e outras informações importantes
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Armazenar, acessar e analisar dados internos e externos para obter insights e avaliar o desempenho
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Aproveitar os recursos de visualização de dados, como gráficos, tabelas e painéis interativos
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Executar análises de dados avançadas, permitindo o uso de modelagem preditiva e mineração de dados
O que são ferramentas de BI?
As ferramentas de inteligência de negócios, ou ferramentas de BI, são projetadas para permitir que as empresas e seus gerentes obtenham informações valiosas sobre o estado das operações de negócios e o desempenho mais amplo dos negócios. As soluções de software nesta categoria podem ser usadas para coletar e gerenciar dados de uma variedade de fontes, internas e externas, e então analisar esses dados, com o objetivo de obter uma melhor perspectiva sobre o estado atual da situação, bem como o que o futuro pode trazer.
Uma boa maneira de entender os vários usos das ferramentas de BI é primeiro perguntar: o que é business intelligence? Essencialmente, refere-se às várias técnicas, estratégias e ferramentas que as empresas e seus funcionários usam para analisar as informações da empresa e melhorar a tomada de decisões. Com isso em mente, as soluções de inteligência de negócios (business intelligence) oferecem uma variedade de recursos que permitem às empresas acessar, analisar e extrair dados, como detalhes financeiros, dados de clientes e dados de funcionários.
Uma vez coletados os dados, o software pode processá-los e analisá-los, a fim de identificar tendências e tirar conclusões. Os dados podem ser exibidos em formatos fáceis de entender, e a visualização de dados é um recurso fundamental na maioria dos produtos dessa categoria. Quando as empresas fazem uso inteligente de soluções de BI, elas podem começar a tomar decisões mais inteligentes, implementar novas estratégias, obter uma vantagem competitiva crucial e ter uma melhor compreensão de quaisquer deficiências.
Em muitos casos, as informações são coletadas e analisadas em tempo real, oferecendo excelente eficiência.
Quais são os benefícios do ferramentas de inteligência de negócios?
Os benefícios das ferramentas de inteligência de negócios são numerosos, mas tendem a se concentrar em ideias para tornar os dados mais fáceis de entender e analisar dados para encontrar tendências subjacentes que, de outra forma, podem ser perdidas. Em geral, um componente crucial da inteligência de negócios é o uso de fontes de dados internas e externas para fornecer uma imagem completa das operações e do desempenho dos negócios. Com isso dito, alguns dos benefícios mais específicos associados à compra e uso de ferramentas de BI são explorados com mais detalhes abaixo:
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Oferece uma visão clara: uma das principais razões pelas quais as empresas investem em ferramentas de BI é porque elas permitem que as empresas obtenham uma visão muito mais completa do estado atual de seus negócios e de suas operações, bem como previsões para o futuro. Por meio de uma combinação de técnicas como análise preditiva de dados, mineração de dados, benchmarking e relatórios, fica mais fácil tomar decisões informadas e baseadas em evidências e implementar as estratégias mais benéficas e com maior probabilidade de sucesso. Uma boa maneira de pensar em inteligência de negócios é como uma forma de entender o estado atual do jogo, para que planos de ação possam ser criados para o futuro.
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Facilita a compreensão dos dados: as empresas modernas coletam e armazenam grandes quantidades de dados de várias fontes diferentes. Processar e analisar manualmente esses dados pode ser um processo demorado, assim como apresentá-los às partes interessadas. Os programas de inteligência de negócios oferecem uma série de ferramentas para facilitar a compreensão dos dados em geral, sendo a visualização de dados um dos principais recursos. Quando os líderes de negócios têm acesso a dados importantes, acham fácil entendê-los e começam a ter uma noção mais completa do estado atual do jogo, ficando muito mais fácil transformar esses dados em insights acionáveis e criar planos realistas.
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Monitora continuamente o desempenho: outro grande benefício associado ao uso de soluções de BI está ligado à sua capacidade de ajudar as organizações a monitorar continuamente o desempenho. Isso significa que as quedas no desempenho podem ser detectadas em tempo real e as respostas apropriadas podem ser formuladas. Com muitas soluções no mercado, alertas também podem ser configurados e vinculados a indicadores-chave de desempenho (KPIs). Assim, como exemplo, seria possível configurar o software para que ele envie automaticamente um alerta se as vendas, receita ou produtividade caírem abaixo de um determinado nível.
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Melhora a análise de dados: as ferramentas de inteligência de negócios permitem o uso de diversas técnicas avançadas, incluindo a análise preditiva, que visa prever eventos futuros e ajudar as empresas a criar previsões mais precisas. Isso geralmente pode ser levado adiante com o uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, que podem realizar grande parte do trabalho de análise sem exigir a intervenção de um usuário humano, tornando o processo muito mais eficiente. Isso permite que as decisões sejam tomadas no melhor momento possível, aumentando as chances de sucesso.
Quais são os recursos do ferramentas de inteligência de negócios?
Os recursos contidos em diferentes ferramentas de inteligência de negócios no mercado podem variar substancialmente, pois alguns pacotes são mais abrangentes do que outros, e alguns podem se concentrar em uma área específica de inteligência de negócios. No entanto, quase qualquer plataforma de inteligência de negócios ou solução de software que se preze provavelmente incluirá alguns recursos definidores. Muitos dos recursos principais e mais comuns contidos nesses programas são explicados abaixo:
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Análise visual: visualize os dados de maneiras fáceis de entender e interpretar, como gráficos, tabelas e interfaces interativas ou representações visuais. Como conceito, a análise visual reúne conceitos como análise de dados, design gráfico e ciência da computação, com o objetivo final de tornar dados complexos mais acessíveis. Um dos principais pontos positivos relacionados à análise visual é a capacidade de apresentar informações de maneira que forneça clareza genuína. Em ambientes de negócios, isso pode ser inestimável para apresentar relatórios e resultados a líderes seniores e outras partes interessadas, enquanto para funcionários comuns pode tornar o trabalho com dados muito mais eficiente.
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Preparação de dados de autoatendimento: armazene, acesse, remova, reformule e faça uso de dados, mesmo sem possuir conhecimento técnico avançado. Um dos principais focos da preparação de dados de autoatendimento é tornar o processo de preparação de dados para análise o mais simples, acessível e possível para todos. Isso pode ser especialmente vantajoso em empresas menores, onde pode haver recursos de TI limitados, onde o próprio departamento de TI pode ser limitado em tamanho e onde o nível de especialização da força de trabalho pode não estar no nível que historicamente teria sido necessário para fins de preparação de dados. Muitas soluções de inteligência de negócios fornecem ferramentas sofisticadas que são explicadas em linguagem simples e projetadas para que quase qualquer pessoa em uma organização possa fazer uso eficaz do recurso.
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Painel: visualize informações importantes sobre operações comerciais, desempenho da empresa, funcionários, clientes e muito mais, tudo em um painel fácil de usar, apresentado em uma única página. Em muitas soluções de BI, o painel funciona como um hub central para realmente acessar dados e acompanhar estatísticas. É o local onde os usuários podem supervisionar amplamente os esforços de inteligência de negócios e ver o status dos negócios. Ele também pode ser usado para acessar as outras áreas do software para realizar algumas das tarefas mais específicas e usar recursos mais focados.
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Análise preditiva: utilize uma variedade de técnicas, incluindo mineração de dados e modelagem preditiva, com a intenção de fazer previsões sobre como será o futuro. Isso pode significar prever eventos futuros ou estados de negócios, ou antecipar aumentos e quedas no interesse ou demanda do cliente. O básico por trás desse processo é que o software encontra tendências, padrões e relacionamentos nos dados históricos e, em seguida, usa as informações para fazer suposições inteligentes sobre o futuro. Algumas soluções podem ir além, atribuindo uma pontuação de probabilidade a cada evento futuro previsto, o que pode ajudar as empresas a ter uma noção melhor de quais eventos são prováveis, quais são certos e quais podem ser evitados mais facilmente com as ações e estratégias corretas.
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Indicadores-chave de desempenho: monitore continuamente os indicadores-chave de desempenho dentro de um negócio para medir a eficácia atual e histórica de diferentes processos, procedimentos e estratégias. A análise do desempenho é vital para otimizar as operações de negócios, e as ferramentas de inteligência de negócios permitem que isso seja feito em tempo real, com dados provenientes de diversas fontes diferentes. A solução de BI funciona então como um banco de dados central de KPIs, com funcionários de todos os departamentos tendo acesso às mesmas informações atualizadas. Isso torna muito mais fácil fazer alterações nas estratégias de negócios e identificar tendências relacionadas ao desempenho.
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Ferramentas de colaboração: aproveite uma variedade de recursos projetados especificamente para auxiliar o trabalho em equipe e as tarefas colaborativas. A maioria das ferramentas de BI de alta qualidade oferece opções para compartilhar arquivos e dados com outros usuários, e as soluções baseadas em nuvem, em particular, podem ser úteis para atualizar dados para todos em tempo real. No entanto, as melhores ferramentas também incluirão opções de comunicação integradas, seja essa comunicação baseada em texto, vídeo ou áudio. Ferramentas de colaboração precisas podem variar de uma solução para outra, dependendo dos tipos de negócios a que se destinam ou das áreas específicas de BI em que se concentram. No entanto, qualquer boa solução fornecerá ferramentas que tornarão mais fácil para as pessoas trabalharem juntas.
Usando o diretório de software Capterra, fica muito mais fácil identificar as melhores ferramentas de BI ao restringir as opções disponíveis com base nos recursos que elas realmente contêm. Isso fornece uma vantagem significativa para os envolvidos no processo de compra, pois eles podem iniciar sua pesquisa vendo apenas as opções que provavelmente serão adequadas. A partir daí, várias opções que incluem os recursos necessários podem ser facilmente comparadas e contrastadas, e o feedback do usuário pode ser adicionado ao mix, tornando mais provável uma decisão de compra bem-sucedida.
O que deve ser considerado ao comprar ferramentas de BI?
Ao comprar ferramentas de BI, há uma série de coisas que devem ser consideradas, pois elas podem ter uma influência significativa sobre qual será a melhor solução disponível. Uma boa maneira de explorar algumas das principais considerações antes de fazer uma compra é fazer algumas perguntas e encontrar respostas para elas. Quando as empresas e seus tomadores de decisão fazem isso, fornece uma melhor compreensão do que é necessário, o que é esperado e quais recursos são menos importantes. Alguns exemplos dos tipos de perguntas que podem ajudar nesse processo são:
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Para que é usado o software de inteligência de negócios? O ponto de partida para qualquer empresa que tome uma decisão sobre aplicativos de inteligência de negócios é pensar cuidadosamente sobre para que o software realmente será usado. A maioria das opções no mercado oferecerá uma grande quantidade de recursos e, em muitos casos, as empresas não precisarão de todos eles. Isso significa que o melhor pacote de software geral pode não ser necessariamente a melhor opção para uma empresa individual, pois pode ser mais abrangente do que o necessário ou pode não incluir um recurso vital para o sucesso do negócio. Faça uma lista dos principais recursos necessários, tente ser o mais específico possível e, em seguida, procure o pacote de softwares que melhor atende a esses requisitos.
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Qual é a melhor opção de implantação para ferramentas de BI? Em termos de implantação, existem duas opções principais disponíveis para as empresas: o método baseado em nuvem, que geralmente é oferecido por terceiros em uma base de Software como Serviço (SaaS), ou o método local, que envolve a instalação de um software nos sistemas da empresa e gerenciando os dados internamente. A primeira opção tende a ser mais barata inicialmente, embora haja uma assinatura envolvida. As vantagens da implantação baseada em nuvem incluem um acesso aprimorado de locais remotos e o backup contínuo de dados. Embora a implantação no local tenha custos iniciais mais altos, ela evita a assinatura contínua e pode fornecer às empresas um maior senso de controle e propriedade.
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Quais habilidades são necessárias para a inteligência de negócios? Em seguida, as empresas precisam pensar nas habilidades necessárias para usar as plataformas de inteligência de negócios e, em seguida, considerar as habilidades que existem em sua força de trabalho. Algumas opções no mercado são projetadas com foco na facilidade de uso, tornando-as acessíveis a pessoas que não possuem altos níveis de conhecimento técnico. No entanto, algumas das outras opções podem ser destinadas a usuários mais avançados com um conhecimento existente de processos e procedimentos de inteligência de negócios. É importante considerar as habilidades que existem dentro da organização e então selecionar uma solução apropriada.
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O software pode se integrar com a tecnologia existente? A construção de uma pilha de tecnologia integrada é frequentemente destacada como uma das maiores dicas (artigo em inglês) para pequenas empresas que desejam adquirir novos pacotes de softwares com sucesso. Simplificando, é importante que as diferentes soluções de softwares usadas em uma empresa possam trabalhar lado a lado, sem atritos desnecessários ou problemas de compatibilidade. Portanto, as empresas devem pensar cuidadosamente nas ferramentas existentes que estão usando, como software de análise, software de relatórios e software de rastreamento de desempenho, e selecionar uma solução de BI compatível.
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O acesso remoto ou móvel ao software é necessário? Os tomadores de decisão também precisam considerar como e onde o software será usado, porque isso pode ter uma grande influência na decisão final. Em particular, a crescente popularidade do trabalho remoto pode ser um fator importante porque, se os funcionários precisarem de acesso remoto ao software, isso pode aumentar o caso de soluções baseadas em nuvem. Além disso, também pode haver uma demanda por acessibilidade móvel, mesmo que todos os usuários do software estejam baseados no escritório. Alguns funcionários podem precisar se deslocar pelo local de trabalho e trabalhar usando tablets ou smartphones, e soluções que fornecem um alto nível de acessibilidade móvel podem ser vantajosas nessas situações.
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Para que é usado o software de inteligência de negócios? Por fim, o custo dos programas de inteligência de negócios em questão pode ter uma influência substancial na decisão final. Aqui, as empresas precisam pensar nos custos iniciais e se o software pode ser adquirido dentro do orçamento, mas também nos custos de longo prazo. Por exemplo, algumas soluções podem cobrar por atualizações ou pelo acesso ao suporte técnico. As opções baseadas em nuvem provavelmente terão uma taxa de assinatura mensal conectada. Em seguida, as empresas também precisam considerar os custos associados ao treinamento de funcionários para usar o software e os custos relacionados ao armazenamento e proteção dos dados relevantes.
Quais são as tendências de software de BI mais relevantes?
As tendências de software mais relevantes relacionadas à inteligência de negócios também são essenciais para se pensar antes de tomar uma decisão de compra. As empresas precisam saber que estão investindo em software que foi criado com uma consciência subjacente de quais são as principais tendências e como elas estão influenciando os locais de trabalho modernos. Além disso, entender as tendências emergentes pode ajudar as empresas a pensar sobre o que pode ser necessário no futuro de curto, médio e longo prazo, e isso pode alterar a decisão final. Algumas das tendências de software de BI mais relevantes incluem:
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O crescimento da tecnologia em nuvem: Em geral, a tecnologia de nuvem está crescendo à medida que mais empresas se sentem confortáveis com ela e mais familiarizadas com seus benefícios. Com relação ao software de BI, as soluções em nuvem oferecem a capacidade de atualizar dados para todos, independentemente de onde estejam localizados, em tempo real. Além disso, as soluções em nuvem podem ajudar a manter os dados seguros e protegidos contra ameaças como exclusão acidental, o que pode ser especialmente importante quando os dados estão relacionados a operações comerciais, sendo que esses pacotes de software também têm vantagens de compatibilidade porque tendem a ser acessíveis de praticamente qualquer dispositivo na internet habilitado com um navegador da web, independentemente do sistema operacional usado ou da localização física do usuário.
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Aumento da demanda por controle de voz: Uma das tendências tecnológicas mais interessantes dos últimos tempos tem sido o aumento da popularidade do controle de voz. Isso foi influenciado por assistentes de voz móveis, alto-falantes inteligentes e outras formas semelhantes de tecnologia, mas também está impactando o software de maneira mais geral. Quando o software usa IA e aprendizado de máquina, o reconhecimento de voz tem o potencial de permitir que os usuários emitam comandos apenas por meio da fala, e isso pode ser valioso para as empresas por vários motivos. Em primeiro lugar, o controle de voz pode ser usado ao concluir um trabalho complexo com as mãos, o que pode aumentar a produtividade em alguns negócios. Em segundo lugar, ele oferece vantagens de acessibilidade para funcionários com deficiência ou outros problemas de saúde que dificultam a digitação ou o uso do mouse. No entanto, isso também precisa ser equilibrado com algumas das desvantagens, como a possibilidade de os comandos de voz serem mal interpretados, o que pode levar a erros que poderiam ser evitados.
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Trabalho remoto e híbrido: Embora o trabalho remoto já estivesse começando a decolar em muitos setores, a pandemia do coronavírus levou a um grande avanço em 2020, e muitas empresas adotaram a ideia de permitir que os funcionários trabalhem fora do local com mais regularidade. Esta é uma tendência observada em todo o mundo, e estima-se que 32 por cento (artigo em inglês) de todos os trabalhadores estejam agora remotos pelo menos parte do tempo, de modo que vários estudos sobre o assunto sugerem que um grande número de funcionários desfruta da flexibilidade e liberdade proporcionada por esta abordagem. É claro que, ao investir em softwares, é importante ter em mente essa tendência, porque as soluções criadas especificamente para acomodar a acessibilidade remota provavelmente serão preferíveis às opções mais rígidas.
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O surgimento da narrativa de dados: As ferramentas de relatórios de BI podem ajudar a tornar a análise de dados mais acessível, e outra tendência importante nessa área é o surgimento do conceito de narrativa de dados. Em essência, este é o processo de atribuir significado a dados concretos e usar interfaces e apresentações interativas para levar as pessoas a uma jornada. Ferramentas que permitem um certo grau de narrativa de dados podem ser particularmente úteis para transmitir conceitos complexos às partes interessadas e para destacar a urgência de determinados planos de ação.
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IA e machine learning: A última tendência de software a ser observada em relação à inteligência de negócios são os avanços na inteligência artificial e nos recursos de aprendizado de máquina (machine learning). As soluções de software que capitalizam totalmente esses conceitos podem fornecer benefícios significativos para as empresas, especialmente quando se trata de automatizar algumas das tarefas mais repetitivas. Esse nível de automação pode ser vantajoso em situações em que as circunstâncias mudam, mas nenhum funcionário está disponível para executar manualmente as tarefas de análise ou preparação de dados. Também pode ajudar a identificar tendências relacionadas ao desempenho dos negócios mais rapidamente do que podem ser detectadas por usuários humanos.
Fontes:
Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:
-
5 dicas para escolher softwares para pequenas empresas com sucesso - Capterra Blog (Data de acesso: terça-feira, 2 de novembro de 2021)
-
Trabalhadores híbridos e remotos mudam a forma como usam equipamentos de TI - Gartner.com (Data de acesso: terça-feira, 2 de novembro de 2021)