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Plataformas de E-Commerce
Plataformas de E-commerce são ferramentas que permitem que as empresas realizem transações de bens e serviços total ou parcialmente pela Internet. Recursos típicos em plataformas de ecommerce incluem: carrinho de compra online, estrutura e pesquisa flexível de categorias de produtos, ferramentas de conta e login de clientes, notificações automáticas de clientes, administração fiscal, rastreamento de pedidos e suporte a catálogo de impressão. Uma plataforma ecommerce geralmente fornece ferramentas de integração para suporte de call center, controle de estoque, gestão de relacionamento com clientes e processamento de pagamentos. O sistema de ecommerce está relacionado ao sistema para entrada de encomendas e software de gestão de encomendas. Nesse categoria você encontrará as melhores plataformas de ecommerce para definir qual se encaixa com o seu negócio. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Plataformas de E-Commerce
Índice
Software de e-commerce (ou software de comércio eletrônico) é uma categoria de software que permite que as empresas realizem transações de bens ou serviços pela Internet. Ele permite que os usuários estabeleçam, operem e gerenciem uma loja de varejo online, com os principais recursos permitindo a criação de listas de produtos, o processamento de pagamentos, o gerenciamento de níveis de estoque e muito mais.
Muitos dos recursos dos melhores softwares de e-commerce visam automatizar tarefas, como cálculo de taxas de envio, aplicação de descontos e envio de confirmação de pedido, confirmação de envio e e-mails de rastreamento de entrega. O software também facilita o desenvolvimento de uma vitrine digital, que os clientes podem usar para fazer suas compras.
Esta criação de um site de varejo online é muitas vezes facilitada graças ao fornecimento de modelos (templates). Isso significa que uma vitrine totalmente funcional e fácil de usar pode ser criada mesmo com conhecimento técnico limitado. Ao mesmo tempo, alguns dos recursos mais avançados que podem estar presentes incluem recursos de análise e relatórios, gerenciamento de estoque e ferramentas de CRM.
A natureza do software de um site de e-commerce significa que muitas vezes ele é categorizado ao lado de soluções como sistemas PDV, software de gestão de estoque e sistemas de gestão de varejo. Ao mesmo tempo, é importante entender que existem diferentes tipos de produtos nessa categoria de software, como soluções de software de e-commerce B2B e software de e-commerce multicanal, oferecendo às empresas opções diferentes para suas necessidades precisas.
De um modo geral, a principal vantagem de usar soluções desse tipo é a capacidade de criar uma plataforma de autoatendimento, onde os clientes podem navegar por produtos ou serviços, fazer compras e interagir com uma empresa e suas ofertas. Além disso, vale a pena notar que as soluções de e-commerce podem ser a grosso modo separadas em duas opções: se são soluções baseadas em nuvem, que normalmente são fornecidas por terceiros na modalidade de Software como Serviço (SaaS), ou se são aplicativos de software no local, isto é, implantados e gerenciados no local.
Embora as opções e funções precisas possam variar de um programa para outro, muitas plataformas de e-commerce compartilham recursos semelhantes. Assim, eles geralmente permitem que os usuários:
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Criem e gerenciem uma vitrine digital ou loja online, completa com funcionalidade de autoatendimento
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Supervisionem o preenchimento de pedidos, organizem entregas de produtos e respondam a solicitações de reembolso ou devolução
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Criem, organizem e mantenham um catálogo ou biblioteca digital, destacando produtos e serviços
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Gerenciem os níveis de estoque, recebam alertas quando os níveis de estoque diminuem e providenciem seu suprimento
O que é uma plataforma de E-commerce?
Plataformas de E-commerce é o nome dado a aplicativos de software que permitem aos usuários gerenciar e supervisionar uma loja online por meio da criação de uma vitrine digital totalmente funcional. A loja online geralmente seguirá um modelo de autoatendimento, permitindo que os usuários naveguem pelos produtos e serviços disponíveis, adicionem itens ao seu carrinho de compras digital, concluam uma compra, solicitem uma entrega, organizem reembolsos ou devoluções e acessem o suporte de atendimento ao cliente.
Com um software deste tipo, é possível gerenciar todos os aspectos relacionados ao varejo online e ao comércio eletrônico, tais como atendimento de pedidos, entregas e envios, atendimento ao cliente, devoluções e reembolsos, estoque e um catálogo ou biblioteca de produtos, completo com descrições de produtos. Ele também permite relatórios de vendas, processamento de pagamentos e, em muitos casos, gerenciamento de relacionamento com o cliente, o que significa que o melhor software de e-commerce pode servir como um hub central de comércio eletrônico.
Algumas soluções se concentram em uma área específica, como soluções de software de e-commerce B2B, voltadas para transações business-to-business, ou software de marketing para e-commerce que enfatiza mais o marketing do que as vendas e o atendimento ao cliente. No entanto, mesmo algumas das opções gratuitas de software de e-commerce disponíveis no mercado fornecem uma gama mais abrangente de recursos, e isso pode ser ideal para qualquer pequena empresa de comércio eletrônico.
As diferentes opções no mercado variam em termos do escopo do design para site ou para plataforma de comércio eletrônico. A maioria fornecerá modelos, permitindo uma criação rápida e fácil, com vários níveis de personalização disponíveis também. Outras soluções oferecerão opções mais avançadas, possivelmente mais adequadas para empresas maiores que podem empregar web designers especializados.
Quais são os benefícios de uma plataforma de E-commerce?
De maneira geral, os benefícios das soluções de e-commerce são baseados em sua capacidade de ajudar as empresas a criar e manter um site de comércio eletrônico. A maioria dessas soluções fornece uma ampla gama de recursos, permitindo que quase todos os principais elementos para o funcionamento de um site de varejo online sejam executados a partir de um único local centralizado. Alguns dos benefícios específicos associados ao uso do software para site de e-commerce são explicados com mais detalhes abaixo:
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Configuração e gerenciamento de uma plataforma de varejo online: o principal benefício a ser observado ao explorar soluções de e-commerce é a capacidade de permitir que os usuários não apenas configurem um site ou plataforma de varejo online, mas também gerenciem continuamente essa plataforma. Isso significa adicionar produtos ou serviços à plataforma, atualizar as descrições dos produtos, fornecer recursos de autoatendimento para os clientes, coletar informações sobre os clientes e seus hábitos, gerenciar aspectos como entrega ou envio de produtos e processar quaisquer solicitações de reembolso. A capacidade de realizar todas essas tarefas em um só lugar pode economizar tempo e dinheiro das empresas, além de facilitar muito o treinamento dos funcionários para o uso das ferramentas à sua disposição. Isso pode ser especialmente vantajoso para empresas menores que negociam apenas online.
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Automação das principais tarefas de e-commerce: outro benefício significativo do uso de aplicativos de comércio eletrônico é a capacidade de automatizar algumas das tarefas recorrentes, previsíveis, repetitivas ou desnecessariamente demoradas vinculadas a transações online. Exemplos disso incluem a aplicação de descontos em produtos para clientes ou grupos específicos, o cálculo de custos de entrega e o envio de e-mails para confirmar compras, anunciar o envio de itens ou fornecer informações de rastreamento. Esses recursos podem ajudar a oferecer ao cliente uma experiência mais padronizada, e, ao mesmo tempo, economizar tempo e esforço dos funcionários que poderiam ser melhor aplicados em algumas das tarefas mais complexas que realmente precisam da criatividade humana.
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Acompanhamento dos níveis de estoque e gerenciamento de inventário: uma parte fundamental do funcionamento de um site de e-commerce envolve o gerenciamento de um inventário e a garantia de que os itens estejam em estoque, tanto quanto possível. No entanto, fazer tudo isso manualmente pode ser desnecessariamente trabalhoso e também pode resultar em itens esquecidos, especialmente se o estoque estiver baixo em um momento em que as pessoas não estão disponíveis para agir. Os melhores softwares de e-commerce permitem que muitos dos principais elementos do gerenciamento de estoque sejam automatizados. Essas soluções rastreiam continuamente os níveis atuais de estoque e enviam alertas quando os níveis de estoque estão baixos. Em muitos casos, eles podem solicitar automaticamente novos estoques quando os níveis atingirem um limite escolhido. O software mais avançado fará uso de recursos de machine learning para determinar quando a demanda provavelmente aumentará e quando seria o melhor momento para solicitar novos estoques. Isso evita problemas causados por picos de demanda repentinos.
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Aproveitamento dos recursos de marketing: muitos dos softwares dessa categoria também oferecem funcionalidades de marketing que podem ser benéficas, incluindo opções para aplicar automaticamente os princípios de otimização de mecanismos de busca (SEO) às páginas de produtos. Além disso, alguns softwares podem rastrear as interações dos usuários com o site de e-commerce, identificar produtos ou serviços com maior probabilidade de serem do interesse do visitante e enviar e-mails de marketing direcionados ou oferecer recomendações quando o usuário estiver no site. Isso é valioso porque a pesquisa da Gartner mostra que apenas 12% (estudo em inglês) dos clientes recebem assistência personalizada das marcas, apesar de a experiência do cliente agora ser o principal campo de batalha e diferencial competitivo.
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Monitoramento do desempenho de uma vitrine digital: finalmente, as soluções de comércio eletrônico permitem que os usuários monitorem o desempenho de um site ou plataforma de varejo online ao longo do tempo, acompanhando as principais métricas relacionadas a visitas, vendas, interesse em determinados produtos ou serviços e muito mais. Usando essas informações, fica mais fácil otimizar o site e a estratégia de marketing de uma organização para que os produtos e serviços corretos sejam promovidos e os clientes sejam direcionados com as informações com maior probabilidade de produzir resultados positivos.
Quais são os recursos de um software de e-commerce?
Os recursos das soluções de e-commerce estão centrados na capacidade de criar, organizar e gerenciar uma plataforma ou site de comércio eletrônico. Embora obviamente os recursos, opções e ferramentas precisas sejam significativamente diferentes dependendo do software escolhido e das principais áreas de foco desse software, a maioria das soluções tende a compartilhar alguns dos principais recursos. Muitos deles são comuns a ponto de serem definidores da categoria e incluem o seguinte:
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Gerenciamento de sites: crie, gerencie e mantenha um site de comércio eletrônico completo com páginas de produtos, funcionalidade de autoatendimento e muito mais. A maioria das soluções fornece uma variedade de modelos que podem ser usados para a criação rápida e fácil de uma vitrine digital, que pode ser personalizada para garantir que atenda às necessidades de uma empresa individual. Algumas opções disponíveis no mercado também fornecem ferramentas de criação muito mais avançadas, permitindo que aqueles com as habilidades técnicas necessárias implementem recursos e elementos de design mais complexos. E por fim, essa capacidade de criar uma loja online torna as soluções de e-commerce ideais para empresas que desejam negociar totalmente on-line ou para aquelas que desejam entrar na esfera do comércio eletrônico.
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Gerenciamento de pedidos: acompanhe, processe e organize os pedidos dos clientes, tudo a partir de um único local central. A capacidade de armazenar dados relacionados a todos os pedidos de clientes pode ser vital para o fechamento de pedidos, gerenciamento de relacionamento com clientes e resposta a solicitações de reembolsos ou devoluções. Muitas soluções também permitem que os usuários obtenham dados de pedidos anteriores e os usem para fazer recomendações inteligentes aos clientes sobre outros produtos ou serviços que possam lhes interessar. Com isso, é mais provável conseguir que os clientes voltem a fazer negócio com a mesma empresa. Além de ser um recurso dentro das soluções de E-Commerce, também é possível adquirir um software de gerenciamento de pedidos de E-Commerce, desenvolvido especificamente para focar nessa área.
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Catalogação/categorização: adicione produtos, serviços e outros itens individuais a um catálogo interno. Com esse recurso, os usuários podem categorizar tais itens com base em como eles se relacionam com outros itens do catálogo, quais são seus usos ou funções pretendidos e quais tipos de clientes provavelmente os comprarão. O catálogo de produtos e serviços permite que as empresas deem a cada item individual uma descrição, categoria, preço, atribuam algumas tags, que podem ajudar os usuários a encontrar o item ao pesquisar, e muito mais. A qualquer momento é possível adicionar novos itens ao catálogo, e também remover itens que não estejam mais à venda.
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Carrinho de compras: permite que os clientes adicionem itens ao carrinho de compras online e façam ajustes no carrinho antes de fazer o pedido final. O componente de carrinho de compras dos sites de e-commerce permite que os clientes façam várias compras ao mesmo tempo e também pode ser usado para salvar itens para mais tarde. O carrinho de compras também permite que os clientes removam itens, alterem a quantidade de um item individual que gostariam de pedir e calculem o custo total do pedido, antes de continuarem para a fase de processamento de pagamento da jornada do cliente. Por isso, o carrinho de compras tem papel fundamental em um portal de autoatendimento.
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Gerenciamento de estoque: visualize os níveis de estoque atuais, faça pedidos com fornecedores para novos estoques ou acelere o processo de produção para atender a demanda do cliente. Uma parte fundamental da administração de um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido envolve o casamento entre oferta e demanda, e o componente de estoque do melhor software de e-commerce pode facilitar essa adequação. Em muitos casos, podem ser configurados alertas, notificando os funcionários quando o estoque ou a demanda atinge um determinado nível. Além disso, é possível configurar pedidos automáticos para solicitar novo estoque sem necessidade de intervenção dos funcionários no processo nem de que efetuem o pedido manualmente.
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Acesso móvel: acesse o software de e-commerce por meio de dispositivos móveis e tablets e permita que os clientes naveguem na loja por meio de uma vitrine otimizada para dispositivos móveis. O conceito de acessibilidade móvel cresceu substancialmente nos últimos anos. Não é mais suficiente que funcionários e clientes possam fazer uso de soluções de comércio eletrônico por meio de desktops ou laptops. As melhores soluções do mercado não apenas fornecem acesso móvel a todos os principais recursos, mas também tornam essa experiência o mais fácil e conveniente possível, para que os usuários de celulares e tablets não sejam prejudicados de nenhuma maneira.
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Marketing multicanal: use uma variedade de ferramentas de marketing, abrangendo vários canais. As opções aqui normalmente incluem otimização de motores de busca e e-mail marketing, tais como a aplicação automática de princípios de SEO nas páginas de produtos ou o envio automático de e-mails de marketing personalizados com base no comportamento do cliente. Finalmente, isso significa que as organizações podem usar a plataforma de e-commerce não apenas para gerenciar o próprio site, mas também para tentar gerar interesse e aumentar as vendas.
O diretório de software do Capterra para aplicativos de e-commerce permite que os usuários classifiquem as opções disponíveis com base nos recursos exatos disponíveis. Isso significa que as empresas podem começar a procurar a solução certa, identificando os principais recursos de que precisam e vendo apenas as opções que realmente incluem esses recursos. Esta funcionalidade pode economizar tempo e esforço e torna o processo de tomada de decisão final mais fácil e eficiente.
O que deve ser considerado ao comprar um software de e-commerce?
Antes de adquirir uma solução de e-commerce, há uma série de coisas que precisam ser cuidadosamente consideradas para que seja feita a melhor escolha. Afinal, as empresas precisam buscar a melhor opção para suas necessidades específicas, e isso pode diferir da melhor solução geral. Uma boa maneira de explorar as principais opções a considerar é se fazer as seguintes perguntas:
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Para que serve um software de e-commerce? Um ponto de partida muito bom é considerar cuidadosamente para que o software será realmente usado. Nem todas as empresas de comércio eletrônico farão uso de todos os recursos, por isso vale a pena dedicar um tempo para identificar os recursos mais importantes e como eles serão utilizados ou alavancados. A partir dessa reflexão, as decisões sobre qual software realmente comprar se tornam muito mais fáceis porque os tomadores de decisão podem se concentrar nas soluções que realmente oferecem o que precisam e evitar ativamente as opções no mercado que não fornecem as ferramentas e opções necessárias.
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Quais são os principais regulamentos e obrigações? É importante que as empresas de comércio eletrônico pensem cuidadosamente sobre os regulamentos que regem o varejo online, bem como suas obrigações para com os clientes. Um bom exemplo dessa questão é a Lei Geral de Proteção de Dados (GDPR) para empresas na Europa, que abrange o processamento de dados pessoais. Transparência e conformidade são fundamentais nessa área, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio entre personalização e respeito à privacidade. Embora muitos clientes gostem de ser tratados como indivíduos e receber um nível de personalização, eles também podem sentir que as empresas acabam se tornando excessivamente intrusivas quando começam a coletar e manter muitos dados. Diante disso, uma decisão sobre por qual software optar deve levar em consideração se o software em si foi projetado para cumprir as leis e regulamentos. A questão dos regulamentos também é uma boa maneira de explorar por que o melhor software de e-commerce que as empresas do Reino Unido podem comprar, por exemplo, pode ser diferente das melhores soluções para empresas de outros países.
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O acesso móvel é totalmente compatível? Embora muitas soluções no mercado forneçam acesso móvel, pode ser essencial para algumas empresas encontrar uma opção que ofereça suporte móvel completo. Isso significa que todas as principais tarefas que podem ser realizadas usando o software estão disponíveis para usuários de celulares e tablets. É igualmente vital que os clientes possam usar dispositivos móveis para realmente acessar a loja online, visualizar produtos e serviços, fazer compras, gerenciar pedidos anteriores, acessar o suporte ao cliente e muito mais. O suporte móvel completo geralmente é mais fácil com soluções baseadas em nuvem, mas alguns desenvolvedores de software oferecem aplicativos móveis totalmente funcionais, que incluem os mesmos recursos principais de suas soluções para desktop.
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Qual é o melhor método de implantação? Existem duas opções principais quando se trata de implantação. Depende de vários fatores saber qual delas é a melhor para uma empresa de e-commerce. A primeira opção é a implantação no local, que ocorre quando a empresa instala o software em seus próprios sistemas e armazena os dados no local. Isso normalmente tem altos custos iniciais, mas dá uma sensação de controle e propriedade. É também uma opção de implantação com a qual muitas empresas já estão familiarizadas e se sentem confortáveis. A alternativa é o software baseado em nuvem, entregue em base de Software como Serviço (SaaS). Aqui, um provedor de serviços terceirizado oferecerá acesso baseado em nuvem ao software e ao mesmo tempo armazena os dados relevantes com segurança na nuvem. Essa opção tem custos iniciais mais baixos e fornece acesso a dados e ferramentas de qualquer lugar do mundo, usando qualquer dispositivo compatível com a internet.
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As soluções de e-commerce podem se integrar às ferramentas existentes? Por fim, pode ser útil tentar encontrar a melhor solução que forneça integração e compatibilidade com as ferramentas existentes. Quando o software pode ser usado em combinação com outros aplicativos, ele pode permitir que os dados sejam compartilhados mais facilmente e economizar dinheiro para as empresas na busca de novas soluções que preencham a lacuna da compatibilidade. Com os programas de e-commerce, a compatibilidade com o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ser especialmente valiosa, assim como qualquer integração com ferramentas de marketing.
Quais são as tendências mais relevantes de sistemas de e-commerce?
Vale a pena explorar completamente as tendências de comércio eletrônico mais relevantes relacionadas ao software. As empresas precisam saber que o software em que estão investindo foi projetado com um conhecimento subjacente das principais tendências que estão revolucionando o setor. A escolha de um aplicativo desenvolvido com uma compreensão das tendências atuais e emergentes também pode ajudar a fazer compras mais duradouras, “à prova de futuro”.
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Inteligência artificial/machine learning: A melhor plataforma de e-commerce provavelmente faz uso de inteligência artificial, e uma das mais fortes tendências nessa área se concentra nos recursos de machine learning. Essa tecnologia permite que o software interprete os dados para tirar conclusões aparentemente inteligentes e aprender lições. Isso pode significar que o software é capaz de identificar os períodos do ano em que a demanda atinge os picos e, em seguida, implementa automaticamente os ajustes estratégicos necessários para atender a essa demanda. Por outro lado, poderia monitorar os níveis de estoque, em combinação com as informações de vendas, e remover automaticamente da lista produtos que não estão disponíveis ou são impopulares entre os clientes.
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Chatbots e interfaces de conversação: Uma tendência relacionada à IA é o surgimento de chatbots e interfaces de conversação. Essa tendência foi acelerada pelos avanços na tecnologia de reconhecimento de fala e pelo uso mais amplo de assistentes de voz na vida cotidiana. À medida que clientes e funcionários se familiarizam com as interfaces de conversação, é mais provável que as solicitem. Deve-se destacar que as interfaces de conversação também podem ajudar a melhorar a acessibilidade para usuários com deficiência. As empresas podem desejar encontrar uma solução que ofereça funcionalidades de chatbot ou de reconhecimento de voz, pois estas podem fornecer aos funcionários mais opções para o uso do software e, ao mesmo tempo, tornar a plataforma de comércio eletrônico mais acessível aos clientes.
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Privacidade e opções para os clientes: A personalização tem sido um objetivo importante para as empresas de varejo nos últimos tempos. Porém, há um reequilíbrio a ser enfrentado, à medida que os clientes se tornam mais conscientes da quantidade de dados que as empresas coletam sobre eles e se mostram cada vez mais preocupados com seu uso indevido. Vale destacar o fato de que as demandas por privacidade também se estendem às soluções de comércio eletrônico B2B. O fundamental aqui é ser o mais transparente possível e dar opções. Por exemplo, algumas soluções de software permitem que um site de e-commerce rastreie os hábitos de navegação e compra dos clientes, mas também pode ser possível oferecer aos clientes a capacidade de optar por não permitir isso.
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Trabalho remoto e híbrido via tecnologia em nuvem: Cada vez mais empresas estão capitalizando as vantagens associadas ao trabalho remoto ou aos modelos de trabalho híbridos. No entanto, conseguir sucesso com arranjos e de trabalho remoto depende da disponibilidade das ferramentas certas para aqueles que trabalham fora do local primário da empresa. E como isso se relaciona com os aplicativos de e-commerce? A capacidade de acessar e usar essas ferramentas remotamente é essencial para qualquer empresa que permita que as pessoas trabalhem em casa. Mesmo em empresas que ainda não adotaram esse método de trabalho, ele pode ser uma consideração para o futuro. As soluções baseadas em nuvem tendem a ser ideais para esse novo modelo de trabalho, pois elas podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, por meio de diversos dispositivos, desde que conectados à internet.
Fontes:
Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:
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Como equilibrar personalização com privacidade de dados - Gartner.com (Data de acesso: Sábado, 30 de outubro de 2021)
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Gartner diz que até 2023, 65% da população mundial terá seus dados pessoais cobertos por regulamentos modernos de privacidade - Gartner.com (Data de acesso: Sábado, 31 de outubro de 2021)