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Ferramentas de Email Marketing
As ferramentas de email marketing permitem a automação da comunicação por e-mail com clientes e possíveis clientes. As organizações usam ferramentas de email marketing para aumentar a eficiência das iniciativas de marketing por e-mail, gerenciar listas de e-mails e monitorar a eficácia das campanhas de marketing. As plataformas de email marketing também ajudam na produção regular de boletins informativos para o cliente, gestão de modelos de e-mail para várias campanhas ou segmentos de mercado e esforços contínuos de gestão de relacionamento com clientes. As ferramentas de email marketing estão relacionadas ao software de gestão de campanhas e a ferramentas de automação de marketing. Nesta categoria você também encontrará opção de ferramenta de email marketing gratuita. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Ferramentas de Email Marketing
Índice
O que são ferramentas de email marketing?
Ferramentas de email marketing automatizam a comunicação por e-mail entre uma empresa e seus clientes e clientes potenciais. Esses sistemas gerenciam malas diretas, supervisionam a eficácia das campanhas de marketing e aumentam a eficiência do email marketing. Eles podem ser utilizados para fortalecer o reconhecimento da marca, anunciar lançamentos de novos produtos e promover serviços.
As soluções de email marketing ajudam equipes de marketing a:
- Gerenciar modelos de e-mail
- Criar boletins informativos focados no cliente
- Enviar pesquisas por e-mail
- Executar campanhas promocionais
- Otimizar as iniciativas de gestão de relacionamento com o cliente
Quais os benefícios das plataformas de email marketing?
- Personalização de mensagens: ferramentas de email marketing permitem às empresas personalizar mensagens para um público-alvo exclusivo com base em seus interesses, localização, comportamento de consumo e mais. Os usuários podem tratar cada cliente por nome, personalizar as linhas de assunto, incluir produtos previamente pesquisados, mencionar marcos de associação e adicionar informações de fidelidade/recompensas.
- Fácil de compartilhar: assinantes de campanhas de marketing podem encaminhar e compartilhar e-mails com suas redes pessoais com um simples clique, ajudando você a ampliar sua presença além do seu público estabelecido. A maioria das ferramentas de email marketing permite que os usuários integrem botões de compartilhamento nas redes sociais, ampliando a sua presença ainda mais quando os assinantes utilizam essas opções de compartilhamento.
- Retorno sobre o investimento (ROI na sigla em inglês) mensurável: por meio de plataformas de email marketing, as empresas podem monitorar a eficácia de cada campanha ao analisar KPIs como taxas de cliques, taxa de abertura, taxa de rejeição, taxa de cancelamento da assinatura e taxa de conversão. Isso permite que os profissionais de marketing tomem decisões comerciais orientadas por dados e criem estratégias para futuras campanhas de marketing.
Quais são os recursos típicos das ferramentas de email marketing?
- Banco de dados de contatos: armazene informações sobre assinantes de e-mail, clientes potenciais e clientes em um local centralizado. Algumas soluções de email marketing integram-se ao sistema CRM e/ou outros sistemas para recuperar automaticamente dados de clientes e clientes potenciais.
- Entrega de e-mail em massa: envie e-mails de marketing e outros e-mails promocionais a um grande grupo de destinatários e garanta a entrega correta.
- Assinar ou cancelar a assinatura: dê aos usuários opções de receber e cancelar o recebimento para cada e-mail.
- Conformidade com a lei antispam: certifique-se de que os e-mails não contêm cabeçalhos enganosos nem linhas de assuntos confusas, e inclua seu endereço comercial físico registrado, bem como um mecanismo adequado de cancelamento de recebimento.
- Gerenciamento de mala direta: crie listas de endereços de e-mail e grupos com base nos tipos de contatos. Os usuários podem enviar e-mails à lista inteira ou a grupos específicos dentro de um banco de dados, e exportar listas de contatos como arquivos CSV ou XLSX.
- Gerenciamento de modelos: personalize modelos de e-mail integrados com o logotipo/marca da sua empresa usando um editor do tipo arrastar e soltar. Usuários podem selecionar modelos com base no tema, layout ou tipo de campanha.
- Análise e geração de relatórios: monitore os KPIs das campanhas de e-mail como taxas de entrega, taxas de cliques e taxas de cancelamento de recebimento em tabelas e gráficos.
O que levar em consideração ao comprar ferramentas de email marketing?
- Integração com sistema CRM: as empresas devem pensar em integrar suas soluções de email marketing com a solução CRM existente, e buscar sistemas que ofereçam essa funcionalidade. A integração elimina a necessidade de entrada duplicada de contatos e assegura que dados de clientes potenciais e de clientes sejam consistentes em todos os sistemas. A maioria das soluções CRM contêm informações sobre preferências do cliente, que as ferramentas de email marketing podem aproveitar para gerar malas diretas de campanhas com base em dados demográficos, interesses ou compras anteriores.
- Modelos otimizados para dispositivos móveis: um design de e-mail otimizado para dispositivos móveis assegura que os clientes possam ler e-mails confortavelmente em telas pequenas e navegar usando botões de tamanho adequado. Ao escolher ferramentas de email marketing, procure uma que ofereça modelos de e-mails integrados para dispositivos móveis.
- Automação de e-mail: plataformas de email marketing com recursos de automação de e-mail integrados permitem que as empresas automaticamente enviem e-mail a indivíduos usando um gatilho predefinido. E-mails automatizados podem ser enviados para dar as boas-vindas a novos assinantes, coletar comentários sobre serviços ou produtos, informá-los de prazos/datas de validade próximos e oferecer brindes de aniversário/datas comemorativas. Se a empresa usa campanhas de mensagens em massa baseadas em modelos, procure essa funcionalidade de automação ao comprar um instrumento de email marketing.
Quais as tendências relevantes das ferramentas de email marketing?
- A tecnologia de voz moldará a estratégia de email marketing de pequenas e médias empresas (SMB na sigla em inglês): com as tecnologias de conversação na interface do usuário em ascensão, os clientes estão aprendendo primeiro sobre a empresa por trás do email marketing e, depois, prestando atenção à linha de assunto. Isso torna ainda mais importante para os profissionais de marketing de pequenas e médias empresas construir uma imagem da marca sólida e consistente para incentivar os clientes a ler o conteúdo do seu e-mail.
- Inteligência artificial (AI na sigla em inglês) e aprendizado de máquina ajudarão a criar e-mails eficazes: profissionais de email marketing estão usando ferramentas de AI para melhorar o desempenho de e-mail por meio da criação de conteúdo de marketing que não constitua spam nem seja muito promocional. O aprendizado de máquina automaticamente gera e-mails personalizados que facilitam um relacionamento envolvente entre cliente e empresa.