17 anos ajudando empresas
a escolher o melhor software
Software de Gestão de Ativos de TI
O software de gestão de ativos de TI fornece inventário para toda a empresa e gestão do ciclo de vida de ativos de software e hardware. Isso pode incluir histórico de manutenção de ativos, permissões de usuário, previsão de orçamento de aquisição e conformidade com licenças de software. Esse tipo de software permite que os gerentes de TI melhorem o controle de custos e rastreiem com precisão o valor comercial de TI em toda a organização. Leia mais Ver menos
Softwares em destaque
Softwares com mais avaliações
Explore os produtos com mais avaliações de usuários na categoria Software de Gestão de Ativos de TI
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Recursos
- Gerenciamento de tickets de suporte
- Gestão de contratos e licenças
- Gestão de aquisições
- Rastreamento do custo
- Gestão da manutenção
- Gerenciamento de configuração
- Gestão de auditorias
- Rastreamento de conformidade
- Gestão de fornecedores
Tudo sobre Software de Gestão de Ativos de TI
Índice
O que é software de gestão de ativos de TI?
Software de gestão de ativos de TI (ITAM na sigla em inglês) facilita a gestão do ciclo de vida e estoque de ativos de software e hardware em toda a empresa. O software de ITAM ajuda empresas no histórico de manutenção, permissões do usuário, previsão do orçamento de aquisição e conformidade da licença do software.
Quais os benefícios do software de gestão de ativos de TI?
- Maximizar o valor dos ativos de TI: o software de ITAM ajuda a medir e monitorar o valor dos ativos de TI da empresa. Com avaliação precisa dos ativos de TI, é possível tomar melhores decisões de investimento. Por outro lado, é possível parar de pagar licenças de software e hardware com baixos retornos sobre o investimento.
- Melhorar os níveis de serviço: a utilização eficaz do software de ITAM leva administradores a reduzirem o tempo gasto em overheads manuais e concentrarem-se em importantes solicitações de serviço. Com relatórios de análise preditiva em tempo real, as equipes de TI podem criar proativamente ferramentas de automação para remover vulnerabilidades, minimizar riscos e reduzir solicitações de serviço.
- Proteger ativos e apoiar conformidade: com iniciativas digitais no local de trabalho, tais como trazer seu próprio dispositivo (BYOD na sigla em inglês), ganhando popularidade, rastrear dispositivos não autorizados e reduzir o mau uso de ativos torna-se cada vez mais difícil. O software de ITAM pode detectar ferramentas ou aplicativos não autorizados e alertar os gerentes de TI para que tomem medidas corretivas e reduzam os riscos associados.
Quais são os recursos típicos do software de gestão de ativos de TI?
- Rastreamento de ativos: supervisione, controle e gerencie a documentação para todos os ativos de TI. Soluções avançadas incluem ferramentas de diagnóstico e monitoramento de ativos em tempo real para rastrear novos dispositivos.
- Gestão de estoques: crie um repositório centralizado para supervisionar e armazenar todos os dados importantes dos ativos de TI. Além disso, acompanhe o ciclo de vida completo dos ativos de TI.
- Gestão de auditoria: examine detalhadamente os ativos de TI para avaliar riscos e gerar relatórios e métricas para identificar problemas.
- Monitoramento de conformidade: monitore datas de renovação e validade de todas as licenças e notifique os gerentes de TI de todas as alterações regulamentares.
- Gestão de fornecedores: vincule faturas de compras e gerencie fornecedores a partir de uma plataforma centralizada para reduzir redundâncias e otimizar operações.
O que levar em consideração ao comprar um software de gestão de ativos de TI?
- Recursos móveis: na atual era digital, a maioria dos funcionários é móvel e quase sempre trabalha em locais remotos. As empresas esperam que suas equipes de TI respondam rapidamente às solicitações de serviço e minimizem o tempo de inatividade. Consequentemente, é essencial que as equipes de TI sejam ágeis enquanto trabalham à distância. Se os funcionários viajam com frequência, procure um software de ITAM que seja compatível com navegadores móveis ou que ofereça aplicativos para iOS e Android.
- Custo total de propriedade: encontrar a solução de ITAM certa dentro do orçamento pode ser uma tarefa complicada. O software de ITAM oferece modelos de preços variados que tornam difícil uma comparação direta. Modelos de preços comuns para soluções de ITAM são preços diferenciados, pagamento por usuário e pagamento por nó. Compradores precisam calcular o custo total de uma solução antes de tomar a decisão de compra, incluindo custos de recursos, taxas de licenças, custos de integração, número de usuários e suporte.
Quais as tendências relevantes do software de gestão de ativos de TI?
- Adoção de inteligência artificial (AI): a Gartner prevê que, nos próximos anos, todos os softwares incorporarão inteligência artificial de alguma forma. Ferramentas com AI como chatbots cuidarão das solicitações de serviço e outras tarefas cotidianas. Ferramentas de AI também ajudarão a reduzir a carga de trabalho dos administradores de TI, criando tíquetes de incidentes e orientando usuários na direção de recursos relevantes de gestão de conhecimento para solucionar problemas.
- Estratégias de ITAM contarão com dispositivos físicos: a adoção da internet das coisas entre pequenas e médias empresas está aumentando rapidamente. À medida que mais ativos inteligentes são adicionados às redes de TI, empresas precisam começar a vê-los como um componentes fundamentais da infraestrutura de TI.