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Software de Cotação

Software de cotação: os produtos dessa categoria permitem calcular custos com precisão e estimar preços com rapidez e eficiência. Também permitem distribuir cotações para toda a empresa, gerando preços automáticos com base em registros históricos, além de integrar facilmente fatores localizados, como perfil de clientes, terminologia para situações específicas e taxas de imposto sobre vendas. Integram-se diretamente às atividades de contabilidade de uma organização, permitindo a conversão automática de cotações de preços em faturas. O software de cotação está relacionado ao sistema de contabilidade e ao sistema de automação de vendas.

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O PandaDoc é uma ferramenta tudo-em-um para criar, editar, enviar, monitorizar e assinar eletronicamente orçamentos e outros documentos comerciais de forma rápida e fácil. Saiba mais sobre o PandaDoc
O PandaDoc é uma ferramenta tudo-em-um para criar, editar, monitorizar e assinar eletronicamente orçamentos comerciais de forma rápida e fácil. Descubra uma forma mais eficaz de gerar orçamentos com aspeto profissional. Obtenha mais negócios com assinaturas eletrónicas ilimitadas, modelos reutilizáveis, edição na aplicação, integração de CRM, API e assistência humana em direto 24 h/7 dias por semana. O nosso utilizador médio cria um orçamento em menos de 4 minutos e regista um aumento de 20% nas taxas de fecho. Junte-se a 50 000 empresas que automatizam a gestão de orçamentos, agilizam o funil e obtêm mais negócios! Saiba mais sobre o PandaDoc

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O Bitrix24 é um CRM gratuito com cotações e faturas integradas. Cotações e faturas ilimitadas 100% gratuitas. 12 milhões de clientes em todo o mundo. Saiba mais sobre o Bitrix24
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Belo software de contabilidade online hospedado na nuvem para pequenas empresas. Acesse de qualquer lugar, a qualquer hora. Faça uma avaliação gratuita agora!
Software de contabilidade online premiado, projetado para pequenos empresários e contadores. Disponível em qualquer computador ou dispositivo móvel com conexão à Internet. Os dados financeiros e fluxos de caixa da empresa são atualizados em tempo real. Importa transações de contas bancárias. Logins de usuário ilimitados. Integra-se a mais de 600 aplicativos de negócios de terceiros. É compatível com várias moedas. Os dados são acessados através de um único livro, permitindo que contadores e clientes colaborem com os dados financeiros. Saiba mais sobre o Xero

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Infusionsoft by Keap - plataforma tudo-em-um, de baixo custo e poderosa de automação de marketing, vendas e CRM para expandir seu negócio.
Contando com a confiança de mais de 200.000 usuários, o Infusionsoft by Keap é um software tudo-em-um, fácil e poderoso de automação de vendas, marketing e CRM para ajudar a expandir seu negócio. Integre-se aos aplicativos que você está usando para otimizar e automatizar todo o processo de negócios, oferecer um serviço personalizado e fechar mais negócios. O plano de preços começa em US$ 23/mês. Saiba mais sobre o Keap

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O JobBOSS da ECi fornece as ferramentas de software empresarial necessárias para manter as lojas eficientes, produtivas e lucrativas.
O JobBOSS da ECi é um software de gerenciamento de lojas baseado em tarefas, projetado especificamente para fabricantes de modo personalizado e misto; é uma solução integrada desde a cotação até o pagamento no caixa que oferece visibilidade e controle completos de um negócio de manufatura. Disponível como um software na nuvem ou no local, cada opção oferece modelos de preços flexíveis e assinaturas mensais, permitindo escolher a melhor solução para o negócio. Os novos painéis do JobBOSS 2018 da ECi mostram as informações críticas dos negócios em tempo real. Saiba mais sobre o JobBOSS²

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O mHelpDesk é uma solução fácil e poderosa para o seu negócio, automatizando tudo, desde as primeiras cotações para o cliente até o pagamento. Os clientes recebem ferramentas móveis e online incomparáveis em desempenho, confiabilidade e funcionalidade. As melhores ferramentas estão reunidas em um pacote extremamente fácil de usar e acessível, que não requer grandes investimentos iniciais. E os especialistas internos em produtos colocam você em funcionamento imediatamente. Saiba mais sobre o mHelpDesk

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Venda mais rápido, comunique-se com eficiência e maximize os lucros com o Odoo Sales. Envie cotações refinadas com um recurso de assinatura eletrônica fácil de usar e opções de pagamento online. O Odoo Sales é integrado a outros aplicativos Odoo e automatiza várias tarefas demoradas, liberando os usuários para se concentrarem no relacionamento com o cliente e na receita. Saiba mais sobre o Odoo

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Faça sua pequena empresa parecer maior com planos a partir de US$ 29/mês. O Jobber ajuda empresas a cotar, agendar, faturar e receber pagamentos mais rapidamente.
Faça sua pequena empresa parecer maior com o software de serviço doméstico da Jobber. O Jobber ajuda milhares de empresas a melhorar e expandir seus negócios. Não importa onde você esteja, faça cotações, agende e fature trabalhos; otimize rotas, monitore e distribua equipes; alerte e comunique-se com os clientes; sincronize o produto automaticamente com seu software de contabilidade, tudo em um só lugar. Você será pago mais rapidamente e parecerá mais profissional do que nunca. Além disso, o suporte dedicado gratuito da Jobber o ajudará em todas as etapas. Saiba mais sobre o Jobber

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Simplifique o envio de faturas profissionais personalizadas em qualquer dispositivo. Receba seu pagamento de forma rápida e gerencie tudo em um só lugar.
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O Qwilr ajuda você a criar documentos de vendas e marketing bonitos e intuitivos que parecem impressionantes e se integram ao negócio.
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Um aplicativo para pequenas empresas. Programe tarefas, crie cotações e faturas, preencha formulários de saúde e segurança e até aceite pagamentos com cartão de crédito.
O ServiceM8 destina-se a pequenas empresas de serviços com menos de 30 funcionários. Gestão de orçamentos, agendamento, faturamento, programação de manutenção, geração de relatórios de segurança, clientes e muito mais. Reduza o tempo de administração enviando faturas diretamente para o Quickbooks Online ou o Xero. O ServiceM8 é simples de usar, rápido de implementar e oferece uma avaliação gratuita. Por que não experimentar hoje? Saiba mais sobre o ServiceM8

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O RFP360 desenvolve um software de gestão de solicitação de proposta que transforma a maneira como as organizações solicitam informações, respondem a solicitações e se conectam.
O RFP360 desenvolve um software que transforma a maneira como as organizações ao redor do mundo solicitam informações, respondem a solicitações e se conectam, tornando a solicitação de proposta e processos semelhantes muito mais eficientes, eficazes, colaborativos, consistentes e repetíveis para todos. A abordagem completa abrange todos os ângulos, desde a gestão do conhecimento e automação de respostas com inteligência de resposta até o desenvolvimento de solicitações de todo tipo e avaliação de fornecedores com pontuação de mapa de calor. O RFP360 também apresenta fluxo de trabalho, colaboração, painéis e geração de relatórios. Saiba mais sobre o RFP360

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Simplifique o processo de vendas e propostas maravilhosamente projetadas para fechar negócios mais rapidamente. Avaliação gratuita de 14 dias.
O Proposify é uma maneira simples de entregar propostas vencedoras. Economize mais de duas horas em comparação ao Word, InDesign ou Google Docs. Acesso ilimitado a uma galeria de belos modelos com cópia pré-escrita para vários serviços. Todos os modelos são personalizáveis para atender aos seus negócios e à voz da sua marca. Essa ferramenta de proposta é a preferida dos vendedores e empreendedores porque ela entende de vendas. O desafio é fazer os negócios expandirem. Cada recurso foi projetado para aproximar você um pouco mais da aprovação do cliente. Saiba mais sobre o Proposify

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Com o sistema de gerenciamento de corretoras Jenesis e o design de site JenesisWeb, todas as necessidades da corretora serão atendidas.
O Jenesis é um sistema de gerenciamento baseado na nuvem, projetado para ajudar os corretores de seguros a gerenciar clientes de seguro individual e empresarial existentes, bem como clientes de vida e saúde. Crie relacionamentos fortes com os segurados e, ao mesmo tempo, faça marketing automaticamente para clientes em potencial e aumente a eficiência com formulários previamente preenchidos da Acord. Além do sistema de gerenciamento Jenesis, os serviços de design de site JenesisWeb oferecem a oportunidade de ter todas as necessidades da corretora em um só lugar. Saiba mais sobre o Jenesis Software

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Automação de vendas, comércio eletrônico, realidade aumentada, marketplace de comércio eletrônico, funciona online e offline. Uma solução móvel patenteada.
Uma solução móvel de vendas Business to Business (e patenteada) com a qual o usuário pode levar os produtos, não importa onde esteja, com ou sem acesso à Internet. Veja todos os produtos, clientes e um histórico completo de pedidos, gerencie o estoque e venda/compartilhe produtos em qualquer lugar. Além disso, os representantes de vendas podem acessar o RepZio em QUALQUER dispositivo conectado com o aplicativo da Internet. Com o RepZio, é possível gerenciar os negócios em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo. Saiba mais sobre o RepZio

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Crie faturas profissionais, estimativas, listas de embalagem, notas de crédito, pedidos de compra e muito mais.
Envie faturas simples usando modelos profissionais, gerador de faturas, faturas e cotações em PDF, pagamentos online, organizador de faturas, rastreamento de recibos e despesas, monitoramento de horas, gerenciamento de tempo e geração de relatórios comerciais reunidos em um aplicativo fácil de usar. Crie uma fatura ou estimativa de construção, um recibo comercial para sua apresentação paralela ou rastreie recibos da sua pequena empresa, tudo com o Invoice2go. Faça uma avaliação de 14 dias e ganhe 50% de desconto no primeiro ano. Saiba mais sobre o Invoice2go

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O Scoro é uma solução de gestão de trabalho de ponta a ponta, que permite controlar todo o fluxo de trabalho em um único lugar.
O Scoro é uma solução de gestão de trabalho de ponta a ponta, que permite controlar todo o fluxo de trabalho em um único lugar. Além dos recursos de gestão de projetos, o Scoro fornece todas as ferramentas necessárias para gerenciar totalmente os negócios: agendamento e acompanhamento de tarefas e trabalhos, colaboração, banco de dados de contatos e CRM, cotação e faturamento, geração de relatórios, painéis em tempo real, entre outros. Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 14 dias para ver por si mesmo. Saiba mais sobre o Scoro

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O ShopVOX é uma solução abrangente de gestão, fácil de usar, baseada na Internet, para fabricantes personalizados. A solução inclui tudo o que é preciso para administrar uma loja - monitoramento de possíveis vendas, cotação, ordens de serviço, pedidos de compra, gestão e agendamento de trabalhos, aprovações de provas online, integração com Quickbooks, inteligência comercial, pagamentos online com cartão de crédito através do Authorize.net e muito mais. Ideal para - Empresas de sinalização - Empresas de impressão - Empresas de vestuário - Fabricantes personalizados - Bolsas de trabalho Saiba mais sobre o shopVOX

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Solução baseada na nuvem que oferece manutenção de gramados por meio de estimativas, faturamento, programação, mensagens de texto automatizadas, entre outros.
Software empresarial para empresas de manutenção de gramados. O LawnPro facilita a administração de empresas de manutenção de gramados. Saiba mais sobre o LawnPro

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O QuoteWerks é uma solução de cotação e proposta fácil de usar, permitindo que empresas de todos os tamanhos otimizem os processos de vendas.
O QuoteWerks é uma solução acessível de cotação e proposta pronta para uso, com mais de 86 mil usuários em 101 países. O que diferencia o QuoteWerks são suas mais de 55 integrações com CRM (como ACT!, Autotask, ConnectWise, salesforce, MS CRM, Outlook e mais), contabilidade (QuickBooks e Sage 50), distribuidores (Ingram Micro, Tech Data, Synnex e mais), FedEx/UPS, leasing, imposto sobre vendas, Dell, Cisco, HP, CDW e muito mais. Saiba mais sobre o QuoteWerks

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Direcione o foco, capacite as equipes e responda mais rapidamente com as soluções de gestão de trabalho colaborativo do Clarizen para empresas.
Como um dos líderes em gestão de trabalho colaborativo empresarial, o Clarizen ajuda as empresas a resolver desafios, indo muito além da gestão tradicional de projetos ou trabalhos. Conecte os pontos entre como os executivos iniciam as iniciativas de negócios, como as organizações criam planos para realizar os objetivos da empresa e como os funcionários colaboram para executar esses objetivos. As soluções configuráveis do Clarizen oferecem agilidade para a empresa poder gerenciar todo o ciclo de vida do trabalho. Saiba mais sobre o Planview AdaptiveWork

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O FreeAgent foi eleito um dos melhores softwares de contabilidade para proprietários de pequenas empresas no Reino Unido. (Accounting Excellence Awards 2018)
Junte-se a mais de 80 mil pequenas empresas no Reino Unido que usam o FreeAgent para gerenciar as finanças. O software de contabilidade na nuvem reúne faturamento, monitoramento de horas, despesas, IVA compatível com MTD, autoavaliação e muito mais. O Tax Timeline integrado, um calendário de todos os passivos fiscais, garante que você nunca mais perca um prazo fiscal. O FreeAgent é compatível com HMRC e tem o compromisso de proteger dados pessoais e financeiros usando várias camadas de segurança. Saiba mais sobre o FreeAgent

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Automatize a cotação, aceite pagamentos e aumente sua taxa de conversão com a Better Proposals.
A Better Proposals é uma solução de documentos digitais tudo em um para empresas que desejam agilizar seus processos de venda. Com seu editor intuitivo e fácil de usar, ela permite a criação e envio de suas citações em apenas alguns minutos. Diga adeus ao lançamento feito manualmente graças a suas integrações de CRM e aceite pagamentos por meio do Stripe, GoCardless e PayPal. Saiba mais sobre o Better Proposals

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Tudo sobre Software de Cotação

O software de cotação, também conhecido como software de gestão de cotações, é o nome usado para descrever as soluções de software desenvolvidas para auxiliar os usuários com o cálculo e a estimativa de custos, a formulação de preços e a distribuição de cotações, estimativa de preços, propostas e documentos semelhantes. Desta forma, entre as pessoas e grupos que podem se beneficiar com o uso do software de cotação estão empresas, organizações não governamentais (ONGs), comerciantes e trabalhadores autônomos.

Muitas organizações e pessoas trabalham para clientes ou consumidores e calculam seus respectivos preços com base em diversos fatores, como a natureza exata do trabalho, os custos associados à execução, os materiais necessários, o tempo necessário para fazer o trabalho e o custo de entregar o produto ou serviço ao cliente. No entanto, calcular manualmente os custos propostos e entregar esta informação a clientes em potencial pode consumir muito tempo e ser um processo repetitivo, especialmente em casos nos quais os custos são previsíveis e seguem uma fórmula estabelecida.

Com isso em mente, o software de cotação pode ajudar os usuários por meio da automação, agilizando todo o processo de calcular custos e enviar cotações enquanto minimiza as ações manuais que precisam ser realizadas. Em muitos casos, o software também pode ser integrado a ferramentas semelhantes no mercado, que podem incluir software de faturação, sistemas CRM e software de gestão de propostas. Essas integrações podem melhorar fluxos de trabalho e reduzir a necessidade de inserir as mesmas informações diversas vezes.

Os recursos exatos, contidos em cada solução de software de gestão de cotações, dependerão de diversos fatores, como se ele é destinado a empresas pequenas, médias ou grandes. Além disso, a qualidade dos recursos incluídos e a facilidade de uso do software podem variar significativamente entre cada aplicativo. Ainda assim, a maioria das soluções de software de cotação no mercado terão recursos essenciais semelhantes. Como regra geral, os usuários desse tipo de software poderão usá-lo para executar as seguintes ações:

  • Identificar os diversos custos associados a um trabalho específico e, em seguida, calcular um preço estimado.

  • Criar documentos profissionais, com identidade visual, de cotação ou proposta e, em seguida, enviá-los a clientes em potencial.

  • Automatizar o processo de cálculo e criar cotações se os preços forem previsíveis.

  • Armazenar e gerenciar as informações de contato de todos os clientes em potencial que solicitam cotações ou fazem solicitações.

O que é um software de cotação?

Software de cotação refere-se a soluções de software desenvolvidas para auxiliar os usuários no processo de avaliação de custos e fornecer aos clientes uma cotação descrevendo qual será o preço de um produto ou serviço.. Isso inclui não só o cálculo do preço informado ao cliente, mas também a criação do documento de cotação ou proposta que é enviado. Também conhecidas como software de gestão de cotações, essas soluções oferecem ferramentas de automação que podem tornar mais rápido e fácil calcular com precisão o que será usado em um determinado trabalho e quanto o usuário precisará cobrar.

Esse tipo de software pode ser usado por trabalhadores autônomos, além de empresas e ONGs de todos os tamanhos. Em muitos casos, o processo de calcular manualmente o preço de um produto ou serviço específico pode ser demorado e um tempo significativo pode ser economizado nos casos em que os preços seguem uma fórmula definida. Porém, o software de cotação também pode ser útil para empresas que precisam personalizar suas cotações individualmente, pois permite que a empresa mantenha os detalhes de contato em um só lugar e crie e armazene documentos de cotação ou proposta.

Os documentos criados com o software de cotação podem conter a identidade visual e ter aparência altamente profissional, o que pode ser valioso para inspirar confiança nos clientes em potencial. Os preços também podem ser calculados com base em regras estabelecidas e dados históricos, além disso as estimativas de preço enviadas aos clientes podem ser convertidas em diferentes moedas.

Quais são os benefícios do software de cotação?

Os benefícios do software de cotação concentram-se, principalmente, na capacidade de auxiliar indivíduos e organizações no cálculo de preços e na criação de propostas ou cotações para clientes em potencial. Sem o uso de tal software, o processo pode ser complicado, desnecessariamente demorado e repetitivo. Ainda assim, é importante explorar alguns dos benefícios específicos associados à aquisição de um software deste tipo, como os seguintes:

  • Maior produtividade e eficiência: um dos benefícios mais significativos associado ao uso de um software de gestão de cotações é a capacidade de agilizar o processo de criar estimativas de preços e seus documentos relacionados. Isso pode permitir que indivíduos ou empresas melhorem sua eficiência geral, liberando mais tempo para gastar em algumas das tarefas mais complexas, que podem exigir um maior nível de cuidado e atenção. Em última análise, o software pode ajudar a garantir que menos tempo seja gasto em tarefas previsíveis ou repetitivas – como calcular quanto um trabalho específico custará – e que mais tempo seja gasto em tarefas que realmente exigem uma abordagem prática.

  • Maior precisão da cotação: outro grande benefício relacionado ao uso de um software de cotação é a capacidade de criar cotações com preços mais precisos. Isso é importante, porque os clientes em potencial precisam ter uma ideia clara do quanto terão que pagar por um serviço ou produto e cobrar um preço que seja drasticamente diferente da cotação inicial fornecida pode causar danos significativos à reputação da empresa. Calcular manualmente os custos relacionados a um trabalho específico e fornecer um preço aos clientes pode não apenas consumir tempo, mas também estar sujeito a erros humanos, resultando em cotações de preços imprecisas e na possibilidade de que os clientes tenham uma ideia equivocada do valor que acabarão pagando. O software de cotação pode usar dados anteriores, algoritmos complexos e cálculos matemáticos avançados para oferecer a cotação mais precisa possível.

  • Maior profissionalismo da cotação: clientes em potencial provavelmente julgarão as empresas com base em diversos fatores, mas um dos principais será a qualidade da comunicação direta entre as duas partes. Com isso em mente, o software de gestão de cotações pode ajudar profissionais autônomos e empresas auxiliando-os na criação de documentos de cotação ou proposta mais profissionais. Em muitos casos, o software especializado facilitará a criação de documentos altamente profissionais e totalmente personalizados, o que pode ajudar a criar uma sensação de confiança nos clientes em potencial, aumentando as chances de que façam a compra. Opções específicas podem incluir o uso de logotipos, ícones, terminologia, slogans e as cores da marca da empresa.

  • Crescimento dos negócios no longo prazo: a capacidade de fornecer as informações que os clientes querem quando precisam é fundamental para o crescimento dos negócios no longo prazo, porque isso inspira o tipo de confiança que ajuda a fomentar relacionamentos duradouros. De fato, pesquisas (artigo em inglês) da Gartner mostram que a confiança ao navegar por uma decisão de compra é um dos fatores mais importantes ao decidir se os clientes B2B expandirão ou não seus respectivos relacionamentos e aqueles que se sentem confiantes têm uma probabilidade 2,6 vezes maior de fazer mais compras com o parceiro de negócios atual. Fornecer cotações profissionais e precisas, em tempo hábil, pode ser um fator determinante para inspirar essa confiança.

Quais são os recursos do software de cotação?

Os recursos do software de cotação podem diferir com base na aplicação específica em questão e, precisamente, no público-alvo do programa. Por exemplo, algumas soluções voltadas para empresas maiores podem dar maior ênfase na integração com softwares externos e contar com dados históricos para fazer cálculos, enquanto opções para empresas menores ou indivíduos podem ter uma gama mais básica de funções e enfatizar a facilidade de uso. Independentemente dessas diferenças, a maioria das soluções incluirá os seguintes recursos essenciais:

  • Cotações/Estimativas: calcule os custos de um trabalho individual, como mão de obra ou aquisição das ferramentas ou materiais necessários e ofereça uma estimativa de preço precisa para os clientes. A partir daí, é possível criar uma cotação ou proposta detalhando o preço estimado para o produto ou serviço solicitado. Tais documentos terão um layout profissional e podem conter a identidade visual para aumentar a confiança. As cotações podem ser exportadas para diversos formatos de arquivo e, em seguida, enviadas aos clientes. As empresas que usam o software de cotação também podem armazenar todas as cotações enviadas aos clientes para consultas futuras.

  • Gestão de contatos: crie um registro de todos os contatos relevantes para mantê-los ao longo do tempo, adicionando e removendo contatos conforme necessário. Os contatos podem ser adicionados à base de dados – após solicitarem uma cotação – e a cotação ou proposta enviada pode ser armazenada junto às suas informações de contato, de forma que possa ser facilmente consultada no futuro. As informações contidas no componente de gestão de contatos do software de cotação podem incluir e-mails, endereços físicos, números de telefone, correspondência anterior, entre outras informações. Em muitos casos, essas informações também podem ser integradas a aplicativos externos, como software de CRM, para melhorar e acelerar as comunicações futuras.

  • Gestão de preços: desenvolva um índice de preços e gerencie continuamente os preços, para enviar cotações mais precisas a clientes em potencial. A gestão de preços geralmente incluirá a definição de preços para o uso de materiais ou equipamentos específicos, enquanto os custos de mão de obra também podem ser considerados. Os preços podem ser atualizados com base em diversos fatores, inclusive alterações da demanda, disponibilidade de materiais junto a fornecedores e a inflação. Além disso, com algumas empresas, pode haver a necessidade de desenvolver diferentes níveis de preços para diferentes níveis de serviço. A gestão cuidadosa das informações de preços pode ajudar as empresas a fornecer informações rapidamente aos clientes para que eles possam tomar uma decisão de compra com confiança, com todos os detalhes que precisam.

  • Cotação automatizada: elabore um sistema baseado em regras para calcular estimativas de preço automaticamente, com base nas informações fornecidas pelos clientes e nos produtos ou serviços solicitados. O cálculo de preços pode ser baseado em diversas regras, como custo do equipamento, número de horas necessárias para execução, o tempo necessário para fazer o trabalho e dados históricos, como preços informados a clientes que fizeram pedidos semelhantes no passado. Calcular preços manualmente para os clientes pode ser desnecessariamente demorado e o software de cotação geralmente pode usar regras internas para fazer esse trabalho com precisão, sem intervenção humana. Logicamente, a maioria das soluções de software que oferecem ferramentas de automação também permitirá que os usuários ajustem manualmente as estimativas de preço e os documentos de proposta.

  • Gestão de descontos: incentive compras ou parcerias comerciais de longo prazo ao dar descontos e, em seguida, gerencie todas as informações relevantes no software de gestão de cotações. Os descontos podem ser calculados de diferentes maneiras, dependendo da natureza do negócio e dos produtos e serviços prestados. Por exemplo, pode ser benéfico oferecer um desconto para compras em grandes quantidades ou incentivar a repetição do negócio ao oferecer um desconto após um certo número de pedidos feitos. Após estabelecer as regras e motivos para os descontos, é possível considerá-los nos cálculos de preços e as cotações enviadas aos clientes também podem destacar os descontos concedidos, aumentando a transparência.

  • Integrações de terceiros: minimize entradas de dados duplicada e otimize fluxos de trabalho com o uso de ferramentas de integração de terceiros, permitindo que o software de gestão de cotações seja usado em combinação com o software de CRM, software de faturamento ou cobrança e diversas outras ferramentas. A integração pode ajudar a minimizar o atrito, evitar problemas de compatibilidade e acelerar processos. Ao mesmo tempo, evitar dados duplicados pode ajudar a manter as informações mais organizadas e garantir que todas as informações sejam aplicadas. Isso pode ser fundamental para evitar situações em que informações imprecisas ou desatualizadas sejam usadas para fornecer estimativas de preços a clientes.

  • Modelos de cotações: use modelos para criar documentos de propostas, com o intuito de acelerar todo o processo e estabelecer um nível de consistência em toda a organização. As melhores soluções de software fornecerão diversos modelos, com diferentes layouts básicos que podem ser modificados com os componentes da marca. Além disso, esses modelos também podem incluir algumas fórmulas comuns para calcular o preço a ser cobrado de um cliente, com base nos custos associados e nas margens de lucro ideais para cada trabalho. Em muitos casos, os usuários terão a opção de criar uma proposta e salvar o layout para uso futuro, como modelo.

Usar o diretório de software de cotação do Capterra permite que os usuários identifiquem as soluções de software que contêm os recursos específicos de que necessitam. As opções podem ser analisadas com base nos recursos incluídos, para que as opções menos viáveis sejam automaticamente removidas. Isso permite que os compradores se concentrem nas soluções mais adequadas às suas necessidades específicas.

O que deve ser levado em consideração ao comprar um software de cotação?

Ao adquirir um software de cotação, há muitos componentes diferentes no próprio software que precisam ser considerados atentamente para se chegar à melhor opção possível. Porém, além disso, há diversos fatores externos que os compradores precisarão analisar para a tomada de decisão. Ao final, as diversas considerações que os compradores analisam ou calculam deverão ajudá-los a encontrar a solução ideal de software para resolver seus problemas específicos. Uma das melhores maneiras de analisar as principais considerações é fazer uma série de perguntas, como:

  • Quanto custa o software de cotação? Ao tomar uma decisão de compra, o preço sempre será um fator significativo. Quando se trata de investir em um software de cotação, é importante que a tomada de decisão leve em consideração todos os custos, não só o preço de compra inicial. Uma boa maneira de compreender isso é considerar o custo total de propriedade e uso. Quando um comprador adota essa abordagem, ele precisa levar em consideração o preço de compra, os custos de implementação da solução de software e quaisquer taxas de assinatura que possam estar associadas às soluções de software como serviço (SaaS na sigla em inglês). Mas, além disso, também é necessário contemplar os custos relacionados ao treinamento de funcionários para fazer o melhor uso possível do software, os custos de manutenção do software e de acesso ao suporte profissional, em caso de problemas técnicos.

  • Qual é a melhor opção de implantação? Efetivamente, há duas abordagens para a implantação do software: a instalação no local e o software baseado na nuvem. As soluções no local, geralmente, exigirão que o comprador adquira uma licença de software e, em seguida, o instale nos sistemas ou servidores internos. Por outro lado, as soluções baseadas na nuvem tendem a seguir a abordagem SaaS, em que o software é de propriedade, entregue e gerenciado por um prestador de serviço terceirizado. A primeira abordagem permite um senso maior de controle pessoal e pode ter menores custos no longo prazo. No entanto, o modelo de implantação baseado na nuvem oferece custos iniciais muito menores, responsabilidade compartilhada por conformidade e armazenamento de dados, o benefício do acesso remoto e custos mais previsíveis, mesmo que aumentem no longo prazo. Por fim, a decisão (artigo em inglês) sobre qual opção é a mais adequada dependerá das circunstâncias individuais do comprador e de suas necessidades e prioridades específicas.

  • A integração com outras soluções é possível? Um dos principais benefícios associados ao software de cotação, quando implementado corretamente, é sua capacidade de melhorar os fluxos de trabalho. Porém, para resultados ideais, o software também precisa ser integrado a ferramentas e processos existentes. Por isso, os compradores precisam avaliar se a integração com outras soluções de software é possível e priorizar opções que permitam esse tipo de integração. Mais especificamente, pode ser útil que o software de gestão de cotações ofereça opções de integração com software de CRM, ferramentas de análises, software de contabilidade, ferramentas de cobrança ou faturamento e software de dashboards. Além disso, o software de gestão de cotações ideal permitirá que os documentos de propostas associados sejam exportados em vários dos principais formatos de arquivo, para evitar problemas de compatibilidade.

  • O software é fácil de usar? Embora os recursos oferecidos por uma solução de software específica sejam importantes e embora o software precise ser capaz de executar as funções exigidas por um indivíduo ou empresa, também é essencial que ele seja fácil de usar. A facilidade de uso é um dos diferenciadores mais importantes de um software de cotação, porque a maioria das opções oferecerá funcionalidades essenciais bastante semelhantes. Isso significa que pode ser difícil separar as melhores soluções das menos adequadas, com base apenas nos recursos oferecidos. Em vez disso, os recursos precisam ser considerados juntamente com a facilidade de realizar tarefas específicas e até que ponto o software pode ajudar na eficiência e na produtividade.

Quais são as tendências mais relevantes do software de cotação?

As tendências mais relevantes relacionadas a um software de cotação são outro componente importante que os compradores precisam levar em consideração ao tomar uma decisão de compra. Para que indivíduos ou empresas adquiram a melhor solução de software, eles precisam considerar se o produto foi ou não desenvolvido com o conhecimento das tendências emergentes e da maneira como isso moldará as expectativas, processos, atividades e demandas no futuro. Algumas das tendências mais importantes são:

  • Aumento na demanda por acesso remoto: um número crescente de empresas adotou modelos de trabalho híbrido e remoto, permitindo que os funcionários trabalhem em casa em período integral ou ocasionalmente. Essas empresas precisam investir em soluções de software que foram desenvolvidas para ajudar com a questão do acesso remoto. Isso pode ser um fator significativo na decisão entre instalação no local ou baseado na nuvem, sendo que a última oferece vantagens em termos de acesso remoto e por meio de uma gama mais ampla de dispositivos. Se o trabalho remoto for possível, é importante que os funcionários com acesso ao software de cotação possam executar as tarefas essenciais de onde estiverem. O armazenamento na nuvem também pode ajudar a assegurar que os funcionários sempre possam acessar documentos de propostas e comunicações anteriores com clientes em potencial e outros contatos de negócio.

  • Melhorias à inteligência artificial: em todos os setores, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais uma solução confiável, especialmente à medida que são feitas melhorias nessa tecnologia. Um número crescente de pacotes de software é desenvolvido para aproveitar os benefícios da inteligência artificial e facilitar seu uso. Com o software de cotação, por exemplo, a inteligência artificial poderia ser usada para ajustar os preços automaticamente, com base na interpretação dos dados disponíveis. Isso incluiria previsão sobre a demanda futura, alterações esperadas às condições financeiras globais e fatores sazonais que possam influenciar a origem da demanda.

  • Maior uso da tecnologia de chatbot: além dos usos mais amplos da inteligência artificial, as empresas estão recorrendo cada vez mais à tecnologia de chatbot como solução para atendimento ao cliente e atender às suas expectativas. Chatbots podem ser benéficos para as empresas porque permitem respostas quase instantâneas aos clientes, a qualquer hora do dia, independentemente de algum funcionário estar disponível para responder pessoalmente. As informações coletadas pelo chatbot podem ser usadas pelos funcionários para fornecer uma resposta mais pessoal, posteriormente. Quando se trata do envio de cotações, os chatbots podem ser usados para explicar o processo, fornecer respostas rápidas e manter os clientes atualizados. Além disso, um benefício subestimado dos chatbots é a capacidade de reconhecer e responder em diferentes idiomas, o que pode ajudar as empresas a responder solicitações de clientes estrangeiros.

  • Globalização e suporte a diversas moedas: os negócios, cada vez mais, são executados em escala global, com clientes de todas as partes do mundo. Os softwares de gestão de cotações precisam ser desenvolvidos para resolver alguns dos desafios impostos por essa prática, sendo um dos exemplos mais óbvios fornecer cotações em moedas diferentes. O ideal é que isso vá além da simples conversão cambial, porque pode haver custos adicionais associados a fazer negócios em escala internacional, além de modificações adicionais em produtos ou serviços que podem ser necessárias. Além da capacidade de fornecer estimativas de preço precisas em diferentes moedas, há uma demanda crescente para aceitar criptomoedas nas operações comerciais. Pode ser útil às empresas encontrar soluções de software que sejam desenvolvidas com essa tendência em mente.

Fontes:

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos na lista de categorias do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para a elaboração deste documento:

  1. Gartner Says Customers Who Are Confident in Their Decision Making Are 2.6 Times More Likely to Buy More (Gartner diz que clientes confiantes em sua tomada de decisão são 2,6 vezes mais propensos a comprar mais) - Gartner.com (Data de acesso: terça-feira, 8 de fevereiro de 2022)

  2. On-premise vs cloud: which option is better for your company? (No local ou na nuvem: qual é a melhor opção para a sua empresa? - Capterra UK Blog (Data de acesso: terça-feira, 8 de fevereiro de 2022)