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Software ITSM
As ferramentas ITSM ajudam a gerenciar o suporte de TI interno e externo. Essas ferramentas de ITSM auxiliam tanto as equipes de TI dentro das organizações quanto os fornecedores de serviços gerenciados (MSPs na sigla em inglês), ajudando-os a planejar, criar, desenvolver, supervisionar e dar suporte à prestação contínua de serviços de TI. As ferramentas ITSM abrangem quase todos os aspectos da gestão de TI, incluindo implementação e lançamento de softwares, de incidentes, rastreamento de erros, emissão de tíquetes, de mudanças e do conhecimento. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Software ITSM
Índice
O que é uma ferramenta ITSM?
O software ITSM ajuda a gerenciar o suporte de TI interno e externo. Essas ferramentas ITSM auxiliam tanto as equipes de TI dentro das organizações quanto os fornecedores de serviços gerenciados (MSPs na sigla em inglês), ajudando-os a planejar, criar, desenvolver, supervisionar e dar suporte à prestação contínua de serviços de TI. O software ITSM abrange quase todos os aspectos da gestão de TI, incluindo implementação e lançamento de softwares, de incidentes, rastreamento de erros, emissão de tíquetes, de mudanças e do conhecimento.
Quais são os benefícios de uma ferramenta ITSM?
- Melhoria na eficiência operacional: uma das principais funções do software ITSM é a padronização das práticas de TI, permitindo que os usuários estabeleçam políticas que facilitem um ambiente de TI seguro e regulamentado dentro da organização. Isso protege a organização de ameaças de dados internas e externas e aumenta a produtividade por meio da utilização ideal de recursos digitais.
- Melhoria no atendimento ao cliente: a utilização eficaz do software ITSM reduz o tempo de resposta ao cliente ajudando as equipes de suporte a seguirem as práticas recomendadas enquanto ajudam os clientes. Os gerente podem usar ferramentas ITSM para monitorar os problemas do cliente e identificar os melhores recursos disponíveis para solucioná-los.
- Redução do tempo de inatividade por meio da prevenção de incidentes: os módulos de análise preditiva do software ITSM ajudam equipes de TI a identificar possíveis problemas antes que eles ocorram. A supervisão em tempo real de redes e componentes de hardware, bem como a análise de vulnerabilidades, ajuda as organizações a tomarem as medidas necessárias para evitar ou minimizar qualquer dano. As organizações podem obter ajuda das soluções ITSM para planejarem e preparem-se para importantes iniciativas de prevenção de problemas, o que reduz o tempo de inatividade geral.
Quais são os pricipais recursos de uma ferramenta ITSM?
- Gestão de mudanças: monitore, supervisione e gerencie todas as transições/mudanças de serviços de TI.
- Gestão de incidentes: ajude as equipes de suporte a identificarem, solucionarem e restaurarem interrupções de serviços não planejadas.
- Gestão de problemas: identifique e solucione a causa de incidentes e previna a ocorrência de futuros incidentes.
- Gestão de configuração: supervisione e mantenha configurações de componentes de TI (p.ex., servidores, roteadores, dados de configuração de comutadores, softwares) e assegure que todos os dispositivos estejam executando a mesma versão e configurações.
- Portal de autoatendimento: use uma plataforma pela qual os usuários finais podem entrar em contato com administradores de TI e enviar tíquetes, monitorar o status de reclamações e muito mais.
- Gestão de contratos/licenças: monitore e supervisione contratos/licenças atribuídos a ofertas de produtos ou serviços para manter a conformidade.
O que levar em consideração ao comprar ferramentas ITSM?
- Integração com sistemas existentes: o software ITSM deve supervisionar todas as soluções de softwares, redes e equipamentos dentro de uma organização, exigindo que o software extraia dados de todos os aplicativos interconectados em tempo real. Isso geralmente é feito através do recurso de integração com outros aplicativos comerciais, que permite que o software ITSM supervisione a integridade de todos os sistemas. Antes de efetuar uma compra, os compradores de software devem revisar a capacidade dos sistemas ITSM de se integrarem aos aplicativos e infraestrutura existentes para garantir que o software possa acessar os dados necessários.
- Custo total de propriedade: o mercado está saturado com centenas de ferramentas ITSM e a comparação direta é difícil, devido ao número de soluções disponíveis e aos aspectos nos quais elas diferem. Depois de elaborar uma seleção de softwares que atendam às suas necessidades específicas, os compradores de softwares devem avaliar atentamente os modelos de preços e assegurar que não há custos ocultos e/ou que o preço final inclua quaisquer custos adicionais de implementação, módulo, capacidade, armazenamento de dados, processamento e integração.
Quais as principais tendências relevantes das ferramentas ITSM?
- Chatbots transformarão a gestão de serviços: chatbots podem responder rapidamente às consultas do cliente sem intervenção humana. De acordo com uma pesquisa do Capterra, pequenas empresas podem obter vantagens operacionais e de custos significativas ao implementarem chatbots de conversação. Nos próximos anos, chatbots começarão a fornecer suporte básico por meio de soluções ITSM para clientes e funcionários enquanto oferecem ferramentas avançadas como pesquisa inteligente, e-mails inteligentes e emissão de tíquetes inteligentes.
- O atendimento ao cliente deve ser preditivo: o aprendizado de máquina e a inteligência artificial (IA) oferecerão aplicativos inovadores no campo de gestão de serviços nos próximos anos. Importantes avanços em assistentes pessoais virtuais, mecanismos de recomendação e dispositivos físicos como drones e robôs promoverão a adoção. De acordo com uma pesquisa do Capterra, mais da metade das pequenas empresas adotarão tecnologias de IA dentro de um a dois anos. À medida que a adoção se amplia, devemos esperar que os aplicativos de IA darão suporte à força de trabalho tradicional e aumentarão a produtividade.