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Sistemas de Agendamento de Compromissos

Sistema de agendamento de compromissos: os produtos desta categoria otimizam o processo de agendamento de clientes, pacientes e reuniões. Esse tipo de sistema promove a eficiência, eliminando reservas duplicadas e automatizando o agendamento de compromissos recorrentes. Ele também permite que os funcionários tenham acesso em tempo real às suas agendas e às dos colegas, façam alterações no sistema diretamente da interface de agendamento e forneçam aos clientes as opções de horário mais adequadas. O sistema de agendamento de compromissos geralmente inclui ferramentas de lembrete que ajudam a garantir a participação oportuna em reuniões e compromissos agendados. O sistema de agendamento de compromissos está relacionado ao software de horário de trabalho, software de agendamento médico e sistema de reservas.

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O Fresha é um software de agendamento de horários consagrado, totalmente isento de assinaturas. Junte-se a mais de 80 mil empresas e 300 mil profissionais que usam o Fresha para aumentar as vendas em mais de 120 países. O Fresha é um software de agendamento simples, versátil e robusto, disponibilizando todos os recursos avançados necessários para administrar os negócios. Os recursos pagos opcionais incluem processamento integrado de pagamentos, depósitos e proteção no caso de não comparecimento. Pague apenas pela utilização, sem mensalidade. Saiba mais sobre o Fresha

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A plataforma de marketing tudo-em-um Mailchimp ajuda as pequenas empresas a comercializarem com mais inteligência para crescer mais rapidamente.
A plataforma de marketing tudo-em-um Mailchimp ajuda as pequenas empresas a comercializarem com mais inteligência para crescer mais rapidamente. Como a espinha dorsal do relacionamento com o cliente, ela fornece ferramentas fáceis de usar e com inteligência artificial que qualquer pessoa pode utilizar para ter sucesso. O Mailchimp coloca o público no centro para que você possa enviar e-mails de marketing e mensagens automatizadas, criar campanhas de anúncios direcionadas, criar páginas de entrada, enviar cartões postais, facilitar a geração de relatórios e análises e vender online. Saiba mais sobre o Mailchimp

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O Zoom unifica videoconferência na nuvem, reuniões online simples e mensagens em grupo em uma plataforma fácil de usar.
O Zoom unifica videoconferência na nuvem, reuniões online simples e mensagens em grupo em uma plataforma fácil de usar. A solução oferece a melhor experiência de compartilhamento de vídeo, áudio e tela nos sistemas Windows, Mac, iOS, Android, Blackberry, Zoom Rooms e H.323/SIP. A Zoom foi fundada em 2011 por líderes e engenheiros experientes da Cisco e da WebEx. Saiba mais sobre o Zoom

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O Wix é um software de agendamento online tudo-em-um para empresas orientadas a serviços. O Wix Bookings inclui um conjunto completo de ferramentas e recursos que dão suporte aos empresários durante toda a jornada, desde a configuração do negócio até a expansão para o crescimento. Empresas que escolhem o Wix O Bookings tem todas as ferramentas necessárias para gerenciar e expandir os negócios online. Saiba mais sobre o Wix

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Agendamento de consultas com autoatendimento com uma ferramenta de agendamento fácil de usar para economizar tempo para o restante da lista de tarefas.
Economize tempo e alcance mais clientes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a mágica de reserva de horários de autoatendimento do Acuity. Personalize sua disponibilidade e suas ofertas, capacite os clientes a reservar e pagar diretamente em seu site ou perfil social e automatize e-mails e notificações de texto com a sua marca. Tudo o que você precisa fazer é comparecer na hora certa. Saiba mais sobre o Acuity Scheduling

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O Calendly, uma ferramenta de agendamento automatizado simples, mas poderosa, elimina o trabalho de conexão com outras pessoas para que você possa fazer mais. Milhões de usuários se beneficiam de uma experiência agradável de agendamento, mais tempo para se dedicar às prioridades e flexibilidade para acomodar usuários individuais e equipes grandes. O Calendly funciona com calendários e aplicativos do Google, Office 365 e Outlook, como Salesforce, Stripe, GoToMeeting e Zapier, para uma experiência perfeita do usuário. Saiba mais sobre o Calendly

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Use o software e os aplicativos Vagaro Salon para fazer reservas, efetuar pagamentos, enviar lembretes e promover seus negócios. Preço inicial: US$ 25,00 por mês.
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O software de salão MINDBODY foi projetado para ajudar você a gerenciar e ampliar seu salão, da recepção à cadeira e em todos os lugares. Com um poderoso conjunto de ferramentas, você pode agendar compromissos, processar pagamentos com segurança, acompanhar o sucesso, gerenciar agendas de estilistas e evitar faltas com lembretes automáticos de compromissos. Além disso, um conjunto avançado de recursos de marketing integrados atrai novos clientes e envolve os já existentes. Tenha mais tempo para se concentrar no que você ama. Agende um teste grátis hoje. Saiba mais sobre o Mindbody

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O Doodle permite que profissionais ocupados se concentrem no trabalho real, tornando tarefas demoradas, como agendamento e organização de reuniões, em tarefas rápidas e fáceis.
O Doodle permite que profissionais ocupados se concentrem no trabalho real, tornando tarefas demoradas, como agendamento e organização de reuniões, em tarefas rápidas e fáceis. Líder mundial em agendamento online, o Doodle é usado por mais de 30 milhões de pessoas todos os meses. A Doodle AG está sediada em Zurique. Saiba mais sobre o Doodle

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O aplicativo líder em gestão de recursos para agências, estúdios e empresas. Com a confiança das marcas RGA, Vice e Buzzfeed.
O aplicativo líder em gestão de recursos para agências, estúdios e empresas. Float ajuda as principais equipes do mundo, incluindo RGA, Vice e Buzzfeed, a prever o tempo desde 2012. Design bonito e simples, tecnologia extremamente rápida, colaboração em tempo real. A intuitiva interface de arrastar e soltar do Float simplifica o agendamento da equipe. Float inclui aplicativos para iPhone, iPad e Slack. Avaliação gratuita por 30 dias. Saiba mais sobre o Float

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Contando com a confiança de mais de 200.000 usuários, o Infusionsoft by Keap é um software tudo-em-um, fácil e poderoso de automação de vendas, marketing e CRM para ajudar a expandir seu negócio. Integre-se aos aplicativos que você está usando para otimizar e automatizar todo o processo de negócios, oferecer um serviço personalizado e fechar mais negócios. O plano de preços começa em US$ 23/mês. Saiba mais sobre o Keap

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Software de reservas online para negócios de viagens e atividades. O objetivo é ajudá-lo a receber o dobro de reservas com a metade do esforço.
O FareHarbor é um sistema poderoso de reservas projetado para negócios de viagens e atividades de todos os tamanhos. Criado para proporcionar facilidade e eficiência a todos os aspectos do seu negócio, nele você encontra todas as ferramentas necessárias para gerenciar o seu dia a dia em um painel central. Use qualquer dispositivo para coletar informações do cliente, assinar isenções digitais ou aceitar pagamentos com segurança. Faça tudo com o suporte sem interrupção de uma equipe amigável de sucesso do cliente. Saiba mais sobre o FareHarbor

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A missão do Marketing 360 é oferecer às pequenas e médias empresas a plataforma de marketing n.º 1 do mundo, oferecendo software de marketing digital de nível internacional e serviços de marketing profissional altamente qualificados por meio de uma plataforma única, poderosa e acessível. Saiba mais sobre o Marketing 360

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35 % dos clientes procuram agendar horários após o horário comercial. Eles conseguem agendar com você? Facilite o agendamento de horários para você e seus clientes com o software de gerenciamento de salão e spa tudo-em-um e agendamento online da Booker. A plataforma oferece ferramentas de retenção de clientes e marketing, ponto de venda, agendamento de horários e programação de funcionários. Faça um teste grátis e junte-se a mais de 128.000 profissionais que economizam tempo e esforço à medida que crescem e administram seus negócios com a Booker. Saiba mais sobre o Booker

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Deixe seu negócio crescer com esta solução gratuita de agendamento de compromissos disponível para Internet, desktop, Android e iOS.
Capacite seus negócios com o Setmore, uma plataforma que permite automatizar a reserva de compromissos e acelerar seu crescimento. Adicione informações da empresa, detalhes do serviço e perfil da equipe e comece a agendar no calendário. Compartilhe sua página de reserva em sites, Facebook ou Instagram e permita que os clientes reservem online. Aproveite o poder de alertas e lembretes automáticos por e-mail, sincronizações de calendário do Google/Office, aulas, aplicativos para Android e iOS e muito mais. Cadastre-se já em uma conta GRATUITA! Saiba mais sobre o Setmore

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A Goldie permite facilmente agendar compromissos e reduzir as faltas utilizando lembretes de texto automatizados, além de fazer a cobrança pelos serviços.
Goldie (anteriormente Appointfix) é uma agenda de compromissos moderna que pode ser sincronizada em todos os seus dispositivos móveis. A Goldie permite agendar compromissos e reduzir as faltas utilizando lembretes de texto automatizados que facilitam a vida. O aplicativo é adequado para qualquer empresa que tenha uma base de clientes repetitiva. Substitua a agenda em papel e deixe o aplicativo enviar lembretes, para que os clientes não percam mais nenhum compromisso. Saiba mais sobre o Goldie

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Software de gestão de frota Verizon Connect para pequenas e médias empresas com frotas de cinco ou mais veículos.
O software de gestão de frotas Verizon Connect para pequenas e médias empresas pode ajudar a descobrir custos operacionais e de combustível ocultos e, ao mesmo tempo, revelar o potencial para uma maior eficiência. Use os painéis e as ferramentas de geração de relatórios para analisar tendências e medir o desempenho da frota com precisão. Com supervisão 24 horas, é possível gerenciar comportamentos inseguros, usos não autorizados ou desvios do procedimento padrão. Em pouco tempo, é possível saber como economizar e operar uma frota mais eficiente. Saiba mais sobre o Verizon Connect

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O Bitrix24 é uma plataforma gratuita de agendamento de compromissos usada por 12 milhões de empresas. Edições para nuvem, dispositivo móvel, código aberto.
O Bitrix24 é uma plataforma gratuita de agendamento de compromissos usada por 12 milhões de empresas. Edições para nuvem, dispositivo móvel, código aberto. Precisa de agendamento gratuito e ilimitado? Confira o Bitrix24, CRM gratuito com calendários compartilhados e sistema de agendamento. Gestão de clientes, ferramentas de marketing e promoção, lembretes por SMS e mais! Saiba mais sobre o Bitrix24

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Ative a capacidade total da sua empresa com o software de agendamento 10to8. Livre seu negócio do desperdício de tempo e de não comparecimentos. Comece agora mesmo gratuitamente.
Software de agendamento de compromissos tudo-em-um com um plano gratuito para sempre. Para reduzir as faltas, aumentar a capacidade e melhorar a fidelização de clientes, o 10to8 é uma solução. Um plano gratuito para sempre está disponível para pequenas empresas. O 10to8 oferece lembretes por SMS e e-mail, página de reserva online personalizável, pagamento online, sincronização bidirecional de calendário, reservas de grupos, integração com mais de 1.500 aplicativos, acesso de qualquer dispositivo, histórico de compromissos e rastreamento da atividade do cliente. Saiba mais sobre o Sign In Scheduling

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O Peek Pro é uma solução completa para os operadores de turismo e atividades poderem realizar os negócios com e sem os dispositivos móveis
O Peek Pro é um sistema de reservas online que permite que os operadores de atividades aumentem as receitas, economizem toneladas de tempo e forneçam o melhor serviço absoluto para os clientes. As operadoras estão especialmente impressionadas com os aplicativos móveis líderes do setor e com o design intuitivo do sistema de back-office. Os recursos incluem pagamentos diários, e-mails automatizados, gestão de recursos e canais, verificação de códigos QR, certificados de presentes, isenções gratuitas, mais de 20 relatórios personalizáveis e muito mais. Saiba mais sobre o Peek Pro

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Tudo sobre Sistemas de Agendamento de Compromissos

Os sistemas de agendamento de compromissos são as ferramentas que permitem aos usuários reservar compromissos ou agendar reuniões com clientes, colegas ou empresas. Esse tipo de aplicativo especializado pode agilizar tarefas geralmente realizadas por assistentes pessoais, secretárias e recepcionistas em um ambiente de negócios. Ele também permite que os usuários tomem a iniciativa e mantenham o controle total de suas agendas virtuais.

Os sistemas de agendamento são aplicativos requisitados, conhecidos por automatizar tarefas de agendamento, melhorar a eficiência e promover economia. Como eles permitem que os usuários finais tenham acesso às agendas de seus contatos, façam alterações em tempo real em suas agendas de trabalho usando uma interface de agendamento estilo calendário e optem pelas melhores opções disponíveis para eles, os sistemas de agendamento de compromissos também são conhecidos por sua conveniência, transparência e concepção orientada ao usuário.

Frequentemente equipados com ferramentas de lembrete, eles também podem ser usados para garantir a pontualidade, aumentar os índices de participação e promover os tópicos a serem discutidos na reunião ou compromisso.

Conforme explicado em um artigo do blog Capterra intitulado os 5 melhores softwares de agendamento de consultas para pequenas empresas (conteúdo em inglês), os sistemas de agendamento simplificam o processo de reserva e refletem o profissionalismo tanto do organizador quanto do participante. Ao eliminar o risco de reservas duplicadas, automatizar tarefas demoradas, substituir processos manuais propensos a erros e facilitar a visibilidade em tempo real da agenda de compromissos do anfitrião, essas ferramentas possibilitam o controle dos usuários em todas as habilidades, incluindo clientes, fornecedores, parceiros, contratados e pacientes.

O princípio de funcionamento do software de agendamento on-line é muito simples, conforme explicado no artigo Os 4 principais sistemas de reservas on-line gratuitos (em inglês) do Capterra. Ele permite que os participantes façam agendamentos por meio de um site ou aplicativo, em um PC ou dispositivo móvel através de sistemas de emissão de bilhetes on-line e, ocasionalmente, da emissão de bilhetes off-line e da tecnologia de processamento de pagamentos. Nesse sentido, ele funciona como um programa de reservas on-line, um software de agendamento e como ferramentas de software de calendário. Como costuma vir com alertas e notificações integradas, ele emprega algumas das funcionalidades de um programa de lembrete de compromissos.

Mas, embora sejam orientados para o usuário em sua concepção, eles também podem ser adaptados a níveis verticais específicos do setor. Então, nesse sentido, eles têm muito em comum com aplicativos de saúde e bem-estar, como softwares de agendamento de consultas, softwares de spa e softwares de massoterapia. Outro campo comercial que abrange o software de reservas é o de estilistas de cabelo, de modo que pode-se dizer que esses tipos de aplicativos têm muito em comum com o software de barbearia e com o sistema para salão de beleza. Este cruzamento permite que as empresas escolham entre usar uma ferramenta especializada ou um pacote mais abrangente que pode incluir um conjunto mais amplo de atividades para fornecedores como resorts de férias, clínicas de bem-estar, centros de lazer e salões de beleza.

Não há duas ferramentas de software de reserva de compromissos exatamente iguais, mas existem alguns recursos presentes em todas, independentemente do nível do setor. Independentemente de serem usados em um ambiente de saúde, um ambiente corporativo, em atividades de serviço de campo ou em uma campanha de marketing de eventos, qualquer agendador de compromissos deve ter condições de executar, automatizar e otimizar, minimamente, as seguintes tarefas:

  • Centralizar a gestão de compromissos e o agendamento de funcionários/eventos.

  • Sincronizar calendários para participantes e anfitriões, incluindo funcionários, clientes e contratados.

  • Conceder aos usuários finais acesso ao calendário de eventos.

  • Oferecer visibilidade conforme o fuso horário e de forma amigável, dependendo do usuário, no que tange à disponibilidade de slots futuros.

  • Fornecer opções de reserva, reagendamento e pagamento.

  • Enviar lembretes, solicitações de RSVP e e-mails de confirmação de eventos.

  • Distribuir formulários de pré-presença, isenções, listas de tópicos e muito mais.

O que é um sistema de agendamento de compromissos?

O sistema de agendamento de compromissos foi projetado para agilizar o processo de reserva para empresas, provedores de serviços de campo, profissionais de criação e de bem-estar. Ele ajuda as equipes a sincronizar agendas, a tornar sua disponibilidade conhecida para clientes, funcionários ou parceiros e a facilitar as reservas por autoatendimento. Com um software como esse, as empresas do Reino Unido podem minimizar o risco de não comparecimento conectando-se diretamente com os usuários, enviando lembretes pré-visita, atendendo a solicitações especiais e concedendo cancelamentos em tempo real.

O software de reserva de consultas substitui práticas comerciais desatualizadas, como a marcação pessoal, por telefone ou por e-mail de reservas, por meio de uma recepcionista, operadora ou assistente pessoal. Ele resolve alguns dos aspectos mais problemáticos do agendamento manual de consultas, como excesso de demanda, reservas em duplicidade e erros de digitação. Além disso, com acesso em tempo real às agendas de consultas, os usuários têm controle total sobre o processo de reserva sem precisar compartilhar sua disponibilidade de tempo pessoal ou credenciais com um perfeito estranho.

Como ferramenta de autoatendimento, os sistemas de gestão de consultas podem vir na forma de uma plataforma no navegador, aplicativo móvel, agenda no aplicativo, widget ou outro serviço integrado. Mas, seja qual for o tipo de programa, seu pilar é a capacidade de centralizar a disponibilidade de tempo, agendamento e gestão de consultas em uma solução digital única, transparente e acessível.

Os sistemas de reservas prestam-se bem a uma variedade de ambientes de negócios, incluindo clínicas, consultórios médicos, salões, spas, academias, agentes imobiliários e empresas de serviços domésticos. Mas também pode ser usado em restaurantes, concessionárias de automóveis, vendas de campo, instituições financeiras e instituições de ensino que oferecem visitas guiadas, como universidades e museus.

Os sistemas de agendamento são projetados para atender a um amplo espectro de setores da indústria e serem usados por pessoas que não necessariamente possuam habilidades avançadas de TI. Esses sistemas tendem a oferecer um portal on-line para que os prestadores de serviços insiram seus horários de funcionamento, descrições de serviços e disponibilidade de funcionários. Na outra ponta do processo está um portal do usuário que permite aos clientes criar, alterar ou cancelar seus compromissos sem entrar em contato pessoalmente com o prestador de serviços. Esse recurso elimina o intermediário, poupa tempo e recursos de ambos os lados, reduz a dependência de recepcionistas, reduz o risco de cancelamento e evita que os clientes precisem ligar para confirmar consultas. Ele também permite que os clientes otimizem sozinhos seus próprios horários, mantendo-se dentro de certos parâmetros.

A sincronização de agendas permite que as empresas visualizem consultas de clientes, disponibilidade de funcionários e feriados, com antecedência, em um único painel. Dependendo do tipo de software, os prestadores de serviços também podem integrar suas agendas aos seus perfis de mídia social, promovê-las com código incorporado em seus sites ou compartilhar URLs personalizadas com visitantes em potencial. Quanto maior o nível de complexidade, é menos provável que as empresas criem seus próprios aplicativos de agendamento proprietários. Em vez disso, a maioria depende de fornecedores de software de reservas existentes, respeitáveis e estabelecidos que podem acomodar flutuações de demanda personalizadas, sazonalidade e resultados de marketing viral por meio de ASP, SaaS ou modelos baseados em nuvem.

Quais são os benefícios do sistema de agendamento de compromissos?

Os benefícios do sistema de agendamento de compromissos são duplos, tanto para o anfitrião da reunião quanto para os participantes. Como aplicativo confiável de dois canais projetado para beneficiar tanto empresas como clientes, os benefícios mais básicos de uma ferramenta de agendamento de consultas são a eficiência, economia de custos e altos níveis de autonomia. Mas se quisermos entrar em detalhes, podemos dizer que alguns dos benefícios mais atrativos dos aplicativos de agendamento de consultas são:

  • Melhor CX e TRC: Capacitar os clientes a marcar seus compromissos à vontade e no melhor horário disponível para eles significa menos frustração e mais negócios. Um portal de autoatendimento com apoio guiado e dicas por meio de pop-ups na tela, menus suspensos, campos pré-preenchidos e chatbots é uma maneira eficaz de garantir a satisfação do cliente (CX, na sigla em inglês) e maximizar as taxas de retorno do cliente (TRC).

  • Mais autonomia: O sistema de agendamento de compromissos permite que os clientes não apenas reservem suas consultas, mas também cancelem, reagendem ou configurem reuniões recorrentes. Esse benefício substitui essencialmente o primeiro contato e quaisquer ligações de acompanhamento com recepcionistas.

  • Taxas de desocupação mais baixas: Contar com uma recepcionista para anotar as reservas por ordem de chegada sem compartilhar seu painel com a pessoa que está ligando não é o ideal. Isso pode levar as pessoas que ligam a reservar em excesso em determinados dias, contentar-se com a opção menos desejada, deixar slots não preenchidos ou perder slots que se tornam disponíveis mais tarde depois que eles tiverem desligado. O software de reservas on-line trata de todos esses problemas.

  • Menor número de não comparecimentos: As ferramentas de agendamento de consultas podem enviar lembretes automatizados, solicitações de RSVP e alertas com a opção de remarcar por texto ou e-mail. Isso ajuda a reduzir o risco de não comparecimento, que é extremamente alto em restaurantes, clínicas médicas e outros locais onde os clientes normalmente não ligam para notificar a empresa de que não comparecerão.

  • Menos erros: Enquanto seres humanos anotam compromissos para os clientes, estes correm o risco de serem agendados em duplicidade ou de não garantirem uma reserva, devido a mal-entendidos ou erros humanos. Na pior das hipóteses, os clientes só descobrem quando chegam para a consulta. As ferramentas de agendamento minimizam o risco de se precisar recusar um cliente.

  • Melhor agendamento por parte da equipe: Como os funcionários normalmente têm acesso às suas agendas e podem fazer alterações em tempo real, o agendamento ou monitoramento das horas de trabalho é mais fácil de se gerenciar. Os gestores podem atribuir turnos, rastrear o comparecimento, capturar atividades diárias e preparar-se para horários de pico com base em um único painel com um software de agendamento.

  • Carga de trabalho mais leve: Liberar os funcionários da recepção da tarefa tediosa de agendar consultas se traduz em uma carga de trabalho mais leve para eles. Isso leva a uma maior satisfação dos funcionários e a um melhor uso do tempo e conjuntos de habilidades deles.

  • Disponibilidade multicanal: A conveniência da reserva multicanal não é de se jogar fora. Segundo a pesquisa de clientes de saúde digital (artigo em inglês) da Accenture, 77% dos pacientes desejam gerenciar suas consultas digitalmente. Mas mesmo sem esses números, é fácil ver por que é melhor oferecer várias opções de reserva, como portais da internet e aplicativos móveis ou por telefone, e-mail e chat on-line. Isso é feito para que todos os clientes possam ser atendidos sem precisar colocar chamadas em espera, sem que haja risco de a ligação cair ou de se encontrar problemas causados pela falta de acessibilidade.

Quais são os recursos do sistema de agendamento de compromissos?

Os recursos do sistema de agendamento de compromissos são limitados pela imaginação do usuário e suas expectativas de crescimento para seus setores industriais. Os desenvolvedores de software, porém, são mais imaginativos e generosos com os recursos com os quais equipam essas ferramentas. Para ir direto ao assunto, podemos pensar em pelo menos alguns recursos básicos do sistema de agendamento de compromissos:

  • Reservas on-line: Os usuários podem agendar consultas por autoatendimento por meio de portais online, terminais de tela sensível ao toque no local, aplicativos móveis e outros canais convenientes. Esse recurso só pode agregar valor se os clientes puderem ver os slots disponíveis em tempo real e tomar suas próprias decisões.

  • Agendamento automatizado: Verifique a disponibilidade da equipe em tempo real, exiba as informações para os usuários e recomende e reserve vagas automaticamente. Esse recurso também agrega valor, mas somente se houver certeza de que os turnos de pessoal, feriados, habilidades, preferências de trabalho e requisitos estão atualizados. Por exemplo, um cabeleireiro pode estar disposto a trabalhar apenas com tipos específicos de cabelo, ou o turno de um médico pode se sobrepor a compromissos externos que ainda não foram considerados.

  • Agendamento de consultas recorrentes: Os usuários podem agendar compromissos repetidos durante um período definido e levando em consideração quaisquer exceções. Os usuários, por exemplo, devem poder agendar uma consulta com o dentista a cada poucos meses, mas tendo em conta as férias do dentista ou o tempo que leva para um implante cicatrizar.

  • Reagendamento: Permita que os clientes remarquem suas consultas sem problemas. Muitas vezes é mais fácil para um cliente não comparecer a uma consulta do que reagendá-la. Uma ferramenta de agendamento on-line pode resolver esse problema automatizando o processo com links diretos para o calendário, ferramentas de seleção de slots no aplicativo, lembretes de texto para reagendar se houver indisponibilidade e avisos de negativação para os clientes que cancelam com frequência.

  • Integração do calendário: Incorpore o planejador de compromissos da empresa no site da empresa ou no aplicativo de reservas. Os clientes que preferem opções externas baseadas em nuvem podem escolher entre widgets e painéis do Google Calendar, iCal e Outlook para serem exibidos em seu portal de reservas. Isso permite que as empresas vinculem o sistema de reservas a ferramentas de gestão de comparecimentos e de folha de pagamento.

  • Sincronização do calendário: Permita que os funcionários sincronizem suas agendas com as da empresa e dos clientes. Isso possibilita que o calendário incorpore informações precisas de disponibilidade e faça ajustes em tempo real sempre que eles quiserem pedir folga, cobrir um colega de trabalho ou fazer horas extras.

  • Lembretes de compromissos: Os administradores podem definir lembretes automatizados para provedores de serviços e seus clientes em preparação para compromissos futuros, pagamentos ou alterações de agendamento. Dependendo do aplicativo, os usuários podem receber e-mails, chamadas, textos e lembretes no aplicativo ou notificações push.

  • Gestão de filas e listas de espera: Gerencie o tráfego do site e as listas de espera de consultas. Durante os horários de pico, os provedores de serviços podem oferecer sistemas de filas integrados em seus sites ou aplicativos, informando os clientes sobre seus tempos de espera estimados até que possam concluir a reserva. As listas de espera também podem ajudar os clientes a garantir suas consultas, se estiverem dispostos a esperar.

  • Processo de pagamento: As empresas podem oferecer apoio ao processamento de pagamentos para consultas, depósitos, equipamentos e serviços complementares. Isso permite que empresas de qualquer tipo, desde locais de acampamentos de luxo a instalações médicas, garantam que os clientes se beneficiem da transparência em termos de custos dos serviços oferecidos, além de otimizar os fluxos de caixa.

  • Integração do site: Insira URLs personalizados em boletins informativos e incorpore pop-ups no aplicativo móvel para direcionar os visitantes diretamente à página do calendário de agendamento. Ferramentas integradas como o Google Reserve também podem conectar usuários que navegam em empresas próximas no Google Maps com o sistema de reservas do prestador.

  • Entrada manual: Ofereça a opção de os clientes garantirem suas reservas manualmente, sozinhos ou com a ajuda da equipe da recepção. A entrada manual permite que os clientes solicitem visitas de acompanhamento aos recepcionistas no momento em que saem das instalações. Ela também possibilita que façam uma reserva de forma independente usando uma máquina de autoatendimento ou um terminal de dispositivo móvel situado no próprio local.

  • Alocação dinâmica de recursos: Habilite o sistema para automatizar a alocação de funcionários e recursos para trabalhadores de campo, engenheiros de manutenção domiciliar e equipes móveis. Por meio de algoritmos integrados, os sistemas de reserva de consultas podem conectar um cliente com o membro da equipe mais próximo, mais qualificado ou mais bem avaliado nas proximidades, calculando estimativas de chegada, taxas e a duração da consulta automaticamente.

Como o diretório do software Capterra revelará prontamente, existem inúmeros sistemas de agendamento de consultas a escolher. Mas é apenas com pesquisa completa, navegação, filtragem e comparações que os leitores encontrarão o software de reserva on-line ideal para suas necessidades comerciais.

O que deve ser considerado ao comprar um sistema de agendamento de compromissos?

Ao adquirir um sistema de agendamento de compromissos, é fácil ser influenciado pela aparência, impressão ou preço de uma ferramenta. Mas estas não devem ser as principais considerações. Afinal, mesmo algumas das ferramentas mais caras do mercado podem ter dificuldades para igualar a popularidade dos quatro principais sistemas de reservas on-line gratuitos (em inglês). Por isso, os usuários devem concentrar-se no essencial. Veja a seguir três coisas essenciais a serem consideradas ao comprar um sistema de agendamento de compromissos:

  • Ele vem com recursos relevantes para as necessidades do negócio? O tamanho da empresa, o mercado e a base de usuários determinarão a utilidade e a relevância de um sistema de reservas. Ao contrário de usuários individuais, que se preocupam apenas em poder agendar e rastrear seus compromissos com facilidade, os prestadores de serviços se preocupam mais com a facilidade com que podem agendar sua equipe e gerenciar um grande número de consultas. Mas para todas as empresas no Reino Unido, o conhecimento de TI dos funcionários é um parâmetro único para eles. Os empregadores devem considerar sua força de trabalho antes de contratar os serviços de um sistema de agendamento para agendar, rastrear e gerenciar compromissos. Vários fatores, como habilidades multitarefas, carga de trabalho e cultura corporativa, apontam para necessidades muito específicas que nem todos os softwares podem acomodar.

  • É melhor optar por soluções específicas de cada mercado? A maioria dos aplicativos de agendamento disponíveis no mercado são destinados ao uso geral, tornando-os ideais para empresas com um leque diversificado de atividades. Isso inclui empresas de logística, locais de entretenimento, empresas de hospitalidade e clínicas de bem-estar. No entanto, certos campos de prática, como saúde, gestão de propriedades, aluguel de carros e serviços de bombeiro hidráulico, precisam de lançamento de dados específicos por parte dos clientes durante o processo de reserva, incluindo o números do NHS, códigos de série do aparelho, isenções e declarações de necessidades de acessibilidade. Sempre que possível, os recursos de agendamento específicos de um mercado devem vir antes dos recursos genéricos.

  • O sistema de agendamento promove a transparência? As funções de sincronização de calendário, integração de site e compartilhamento não são úteis se o aplicativo de agendamento desprezar detalhes importantes para os clientes. Por exemplo, se um tratador de animais de estimação não menciona a espécie, raça e tipo de animal de estimação em que se especializou, ou uma clínica veterinária omite certas taxas ou qualificações e cita serviços que não oferece, o sistema de reservas se mostrará inerentemente falho devido à falta de transparência e precisão. Ter condições de inserir os idiomas que as empresas podem acomodar, os tipos de serviços que oferecem e a área de captação para que as informações sejam visíveis e acessíveis mesmo em telas pequenas é um requisito básico de um bom sistema de reservas on-line.

Quais são as tendências de softwares de agendamento de consultas mais relevantes?

Algumas das tendências de softwares de agendamento de consultas mais relevantes que surgem hoje são mais fáceis de adotar do que outras. Mas todas as empresas devem adaptar-se à crescente mudança nas expectativas do consumidor, às preocupações com a privacidade e à automação imparável. Até mesmo as ferramentas consideradas no artigo do Capterra intitulado os 5 melhores softwares de agendamento de consultas para pequenas empresas em 2020 (em inglês) podem sofrer para igualar alguns dos principais lançamentos atuais, em termos de recursos e de como eles abordam a responsabilidade social. Veja a seguir algumas das tendências de softwares de agendamento de consultas mais predominantes:

  • O agendamento por meio de chatbots decolou: Os chatbots são parte integrante de muitas operações voltadas para o cliente e estão ganhando terreno. Independentemente de estarem integrados em páginas na internet, aplicativos de mensagens, navegadores ou aplicativos de reservas proprietários, os chatbots habilitados para texto e voz estão substituindo os humanos e reinventando o processo de reservas on-line. No entanto, a menos que os desenvolvedores considerem recursos de acessibilidade, essas ferramentas podem colocar as pessoas com deficiências em desvantagem.

  • A prontidão móvel é crucial: Como as pessoas passam mais tempo em seus smartphones ou tablets do que em PCs, é mais provável que marquem suas consultas em um dispositivo móvel. Isso torna a prontidão móvel imperativa para os desenvolvedores. Os prestadores de serviços que se conectam a desenvolvedores específicos podem enfrentar o desafio de não conseguir alcançar tantos clientes quanto gostariam, se seus aplicativos não forem compatíveis com determinados dispositivos. Além disso, mesmo com compatibilidade universal de dispositivos, os aplicativos de agendamento ainda podem decepcionar os clientes por não renderizar bem em determinadas telas, não funcionar bem com leitores de tela, não exibir conteúdo ampliado corretamente etc.

  • O agendamento multicanal está ganhando força: Ter condições de agendar compromissos a partir de dispositivos prontamente disponíveis é mais rápido, mais barato e mais satisfatório para os clientes. Isso aumenta a chance de os clientes acessarem o sistema de reservas e completarem sua reserva. Facilitar o agendamento de uma consulta é um indicador de uma ótima experiência do cliente e um sinal de que os clientes retornarão se tiverem a oportunidade.

Fontes

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:

  1. Guia do comprador de softwares de agendamento de consultas - Capterra Reino Unido (Data de acesso: terça-feira, 3 de maio de 2022)

  2. 5 melhores softwares de agendamento de consultas para pequenas empresas em 2020 - Blog Capterra (Data de acesso: terça-feira, 3 de maio de 2022)

  3. Os 4 principais sistemas de reservas on-line gratuitos e seus recursos - Blog Capterra (Data de acesso: quarta-feira, 4 de maio de 2022)

  4. Pesquisa de clientes de saúde digital - Accenture (Data de acesso: quarta-feira, 4 de maio de 2022)