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Software de Gerenciamento de Dados do Produto (PIM)
Software PIM: os produtos dessa categoria ajudam empresas e varejistas a gerenciar e criar dados de produtos em qualquer canal. Geralmente incluem fluxo de trabalho de colaboração, importação e exportação de dados, análise e relatórios detalhados de produtos. As empresas em busca do software PIM provavelmente se beneficiarão com software de gestão de campanhas, software de gestão de ativos, software de gestão de catálogo, software de distribuição, ferramentas de automação de marketing, software de gestão de dados de produtos, software de dinamização de vendas e software de gestão de produtos. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Software de Gerenciamento de Dados do Produto (PIM)
Índice
O que é software PIM?
O software PIM ajuda varejistas a consolidar e gerenciar dados sobre seus produtos e assegura que informações do produto precisas e atuais sejam compartilhadas em todas as plataformas de varejo digitais e no local. Com um repositório de informações centralizado de produtos, as empresas podem gerenciar, promover e vender produtos com mais eficiência.
Os benefícios do software PIM
- Controle de estoque aprimorado: ao consolidarem informações de estoque para todos os canais de vendas de uma empresa, os varejistas podem garantir a disponibilidade da quantidade certa de produtos.
- Experiência integrada do cliente: o software PIM assegura que, se o cliente estiver procurando um produto em uma loja física ou fazendo comparações de preços em um aplicativo móvel, informações do produto precisas e consistentes serão compartilhadas em todos os canais.
- Mais oportunidades de vendas: o software PIM permite relacionar produtos entre si e sugerir produtos associados aos consumidores.
- Marketing colaborativo: ao dar aos funcionários uma plataforma através da qual compartilhar informações do produto, equipes de vendas e marketing podem criar e compartilhar ideias sobre promoções de produtos e campanhas publicitárias.
Recursos típicos do software PIM
- Modelagem de dados: crie modelos conceituais de como os dados relacionam-se entre si.
- Gestão de ativos digitais: gerencie ativos digitais relacionados a produtos.
- Controle de qualidade dos dados: defina diretrizes para campos de dados permitidos para garantir a integridade dos dados.
- Gestão de documentos: gerencie documentos específicos do produto e permite que sejam pesquisados e filtrados por diferentes categorias.
- Integração de terceiros: permita que os dados de informações do produto sejam acessados e atualizados por aplicativos de terceiros.
- Ferramentas de colaboração: forneça uma plataforma para membros da equipe compartilharem arquivos de mídia e comunicarem promoções e projetos atuais.
O que levar em consideração ao comprar um software PIM
- Especificidade do setor: a maioria dos aplicativos PIM disponíveis são criados para setores específicos do mercado, como vestuário, peças automotivas e vendas de componentes de computadores. Outros aplicativos, embora inicialmente menos onerosos, são criados para serem personalizados pelo usuário final ou especialista em implementação qualificado. Considerações minuciosas devem ser feitas para comparar o custo de personalização com a especificidade pronta para um setor.
- Ampliação do produto: historicamente, o software PIM é econômico apenas para empresas multicanal maiores. Contudo, há novas ofertas de programas PIM adequadas para pequenas e médias empresas. Embora esses produtos sejam menos onerosos, eles podem ter limitações de desempenho à medida que o tamanho do banco de dados aumenta. Certifique-se de que o produto que você escolher atenderá suas metas comerciais e evitará migrações de dados onerosas para soluções mais robustas no futuro.
- Lojas virtuais versus lojas físicas: algumas ofertas de programas PIM gerenciam canais físicos e plataformas de comércio eletrônico. Considerando-se que as lojas físicas trazem seu próprio conjunto de requisitos para controle do estoque e compra no ponto de venda, os varejistas que fazem negócios exclusivamente pela Internet podem considerar soluções mais econômicas, criadas especificamente para o comércio eletrônico.
Tendências relevantes do software PIM
- Chatbots de conversação servirão como atendentes de vendas virtuais: à medida que as tecnologias de chatbots de conversação tornam-se mais acessíveis para pequenas e médias empresas, provavelmente veremos varejistas de todos os tamanhos integrando chatbots aos seus sites e aplicativos de comércio eletrônico. Chatbots inteligentes ajudarão os clientes a selecionar produtos, fazer pedidos de produtos e fazer recomendações para compras futuras usando uma simples interface de conversação.
- A inteligência artificial (IA) automatizará o controle de estoque e a gestão da cadeia de fornecimento: enquanto as empresas continuam a adotar tecnologias assistidas por IA nos próximos anos, é provável que a veremos integrada aos aplicativos PIM. Ao fazer pesquisa automatizada sobre tendências de produtos, a IA será capaz de tomar decisões sobre quais produtos devem ser oferecidos e como estabelecer seus preços, além de gerenciar continuamente os níveis de estoque com base em indicadores de mercado.