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Plataformas de Gerenciamento de Redes Sociais
Ferramentas de gestão de redes sociais: os produtos dessa categoria são usados para monitorar, publicar e atualizar conteúdo no Twitter, LinkedIn, Facebook, Pinterest e outras redes sociais.
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Tudo sobre Plataformas de Gerenciamento de Redes Sociais
Índice
As plataformas de gerenciamento de redes sociais facilitam aos indivíduos e empresas o gerenciamento de sua presença em várias redes sociais. Isso inclui interações com outros usuários nas redes sociais, permitindo que uma equipe de funcionários interaja com a marca da empresa por meio de contas sociais sem sobreposição ou conflito para cuidar de agendamento de conteúdo, por exemplo. Essas ferramentas são geralmente fornecidas no modelo de software como serviço (SaaS na sigla em inglês), em que o indivíduo ou empresa paga uma taxa de assinatura.
Os recursos específicos desse tipo de software podem variar significativamente, não apenas de software para software, mas também entre níveis de assinatura dentro da mesma solução de software. Algumas plataformas de gerenciamento de redes sociais também funcionam apenas com uma seleção de plataformas de redes sociais. Isso significa que o comprador teria que considerar alternativas se uma plataforma específica usada pela empresa não estiver incluída. Além disso, todas as ferramentas desse tipo devem incluir algumas funções básicas, como publicar conteúdo, responder a interações e agendar conteúdo para publicação automática em uma data posterior.
As empresas podem se beneficiar desta solução de software porque facilita o gerenciamento geral de sua presença nas redes sociais. Tais softwares podem ser usados para permitir que uma equipe de pessoas opere as contas de redes sociais de uma empresa sem causar confusão, seja na empresa ou entre os usuários com os quais interage. Também facilita o gerenciamento de conteúdo em múltiplas redes sociais por meio de publicação cruzada simplificada.
Algumas plataformas de gerenciamento de redes sociais incorporam ferramentas de análise de redes sociais ou podem funcionar bem com outras ferramentas analíticas para fornecer análises mais aprofundadas do sucesso de uma empresa nas redes sociais. Além disso, visto que as redes sociais são cada vez mais usadas para fornecer suporte aos clientes de uma empresa, esse tipo de software também pode estar relacionado ao suporte ao cliente.
Como mencionado acima, os recursos incluídos neste tipo de software podem variar bastante de uma solução para outra. No entanto, alguns recursos devem ser incluídos para que uma solução esteja na categoria de plataformas de gerenciamento de redes sociais. Estes recursos incluem:
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A capacidade de realização de todas as tarefas padrão de redes sociais de dentro da ferramenta de gerenciamento
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A capacidade de gerenciar mais de uma conta de rede social de dentro da ferramenta de gerenciamento, eliminando a necessidade de acessar vários sites ou aplicativos para publicar conteúdo cruzado
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Ferramentas de monitoramento de engajamento para que uma empresa possa observar com clareza o desempenho de suas estratégias nas redes sociais
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Criação de relatórios personalizáveis pelos usuários sobre uma variedade de dados, desde o engajamento até a análise da campanha
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Permissão para vários usuários operarem as contas de redes sociais de uma empresa, mantendo clara a distinção entre esses usuários para evitar confusões.
O que é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais?
Um software de gerenciamento de redes sociais é um conjunto de ferramentas projetadas para permitir que empresas monitorem, publiquem e atualizem conteúdo em várias redes sociais a partir de uma interface unificada. Nem todas as redes sociais são suportadas por todas as soluções, especialmente com novas redes sociais sendo criadas e encerradas regularmente. Entretanto, a maioria das soluções suportará as principais redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram, entre outras. Essas ferramentas geralmente oferecem funcionalidades analíticas mais detalhadas do que as disponíveis por meio de controles nativos de qualquer plataforma.
Empresas modernas não podem ignorar as redes sociais, pois cada vez mais clientes recorrem a plataformas como o Twitter para procurar suporte ao cliente, em vez de usarem canais mais tradicionais. Naturalmente, as redes sociais também apresentam uma oportunidade valiosa para melhorar e manter a imagem pública de uma organização por meio da interação regular com seus clientes, algo que não seria possível antes. As redes sociais também oferecem oportunidades atraentes de promoção. As empresas podem divulgar material promocional para grandes públicos sem a necessidade de pagar por uma campanha publicitária.
Apesar dessas vantagens, gerenciar redes sociais não é uma tarefa fácil para uma grande empresa. Especialmente porque as redes sociais são distintas e funcionam de diferentes maneiras e para diferentes propósitos. É por isso que as empresas modernas estão recorrendo cada vez mais a essas soluções de software para ajudar a gerenciar sua presença nas redes sociais. Com um software deste, vários funcionários podem gerenciar as contas das redes sociais da empresa a partir de uma interface unificada. Além disso, ele permite que a empresa ganhe mais espaço, enquanto se apresenta como uma marca única para os clientes do outro lado do tweet, comentário do Instagram ou outro meio de comunicação usado.
Quais são os benefícios das plataformas de gerenciamento de redes sociais?
Os benefícios das plataformas de gerenciamento de redes sociais diferem e os benefícios específicos de uma determinada solução de software dependerão do que essa solução se propõe a fazer. Algumas soluções visam fazer tudo, enquanto outras se especializam em determinadas tarefas ou em uma seleção menor de plataformas de rede social. Algumas das vantagens mais específicas fornecidas pelas plataformas de gerenciamento de redes sociais incluem:
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Gerenciamento de múltiplas contas de rede social: existem várias plataformas de rede social importantes. Portanto, a maioria das empresas encontrará valor em estar em mais de uma. Infelizmente, as redes sociais não funcionam da mesma maneira. Isso significa que pode ser difícil e demorado permanecer ativo em várias plataformas. Essas soluções de software permitem que uma empresa controle várias plataformas por meio de uma interface, reduzindo a curva de aprendizado e o tempo necessário para gerenciar as redes sociais.
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Melhor organização do contato: os objetivos das plataformas de rede social raramente se alinham perfeitamente com os das empresas que as utilizam, especialmente em relação às interações com os clientes. Isso é particularmente verdadeiro quando o assunto é contato em andamento, como mensagens de suporte ao cliente. Pode ser difícil acompanhar esses contatos no sistema nativo de uma rede social, principalmente quando acontecem vários ao mesmo tempo. No entanto, as soluções de gerenciamento de redes sociais podem ajudar a monitorar esses contatos.
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Agendamento de conteúdo: consistência é um aspecto crucial das redes sociais. Mas isso nem sempre é simples para as empresas. Afinal, um funcionário trabalhará apenas 40 das 168 horas por semana. Isso é menos de um quarto do tempo. As publicações agendadas permitem que uma empresa mantenha sua presença nas redes sociais em intervalos regulares, independentemente do horário comercial da empresa.
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Análise de desempenho: a maioria das plataformas de rede social oferece algumas análises para usuários de negócios. No entanto, essas análises cobrem apenas a rede social em questão. Um software de gerenciamento de redes sociais pode oferecer análises mais detalhadas que incluem dados de todas as plataformas usadas por meio do software.
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Monitoramento de palavras-chave específicas: as redes sociais apresentam uma oportunidade de capitalizar tendências sociais que nunca poderiam ter sido alcançadas no passado. Infelizmente, há tanta coisa sendo publicada nessas plataformas que é quase impossível acompanhar tudo. As plataformas de gerenciamento de redes sociais geralmente podem ser configuradas para monitorar palavras-chave específicas de modo que as empresas possam acompanhar eventos e tendências relacionados, capitalizando-os quando apropriado.
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Publicações cruzadas facilitadas em múltiplas plataformas: uma das vantagens de gerenciar várias contas de redes sociais em um único lugar é a capacidade de fazer publicações cruzadas com o mínimo de esforço. Em alguns casos, o mesmo conteúdo pode ser publicado em várias redes sociais com apenas um clique.
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Experiência simplificada nas redes sociais: agrupar todas as contas de mídia social de uma organização em uma única ferramenta traz muitas vantagens para os funcionários que usam o software. Além disso, usar apenas um sistema reduz as chances de cometer erros, o que é sempre uma possibilidade ao alternar entre plataformas.
Quais são os recursos das plataformas de gerenciamento de redes sociais?
Os recursos das plataformas de gerenciamento de redes sociais estão focados em tornar o processo de uso de redes sociais menos complicado, mais eficiente e geralmente melhor em termos de produtividade e eficácia, seja o usuário um indivíduo ou uma grande empresa. Veja a seguir alguns dos recursos mais comuns das plataformas de gerenciamento de redes sociais:
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Agendamento de mensagens: como o nome sugere, o agendamento de mensagens permite que um usuário ou empresa agende uma publicação para uma data futura. A publicação será realizada automaticamente pelo software no horário agendado. Esse recurso permite que os usuários mantenham constância nas redes sociais mesmo fora do horário comercial e quando não há ninguém por perto para publicar o conteúdo.
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Ferramentas de segmentação geográfica: as ferramentas de segmentação geográfica permitem que os usuários criem conteúdo especializado para determinadas regiões ou excluam alguns conteúdos de certas áreas. Isso pode ajudar uma marca ou empresa a evitar gafes regionais devido a diferenças culturais ou situações políticas.
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Sistemas de aprovação de mensagens: a funcionalidade de aprovação de mensagens pode ajudar marcas e empresas a evitar situações infelizes de relações públicas causadas por publicações mal planejadas (ou maliciosas) de um funcionário. As consequências de publicações em redes sociais percebidas como negativas nunca foram tão graves. No entanto, adicionar uma verificação entre a publicação que está sendo criada e seu envio à rede social reduz as chances de um incidente desse tipo acontecer.
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Monitoramento de palavras-chave: o monitoramento de palavras-chave é um recurso que permite ao usuário fazer com que o software observe determinadas palavras ou frases, notificando se houver um aumento repentino na discussão. Um exemplo seria uma empresa monitorar seu nome para ser notificada se ele foi assunto de muita discussão nas redes sociais repentinamente.
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Análises detalhadas: como mencionado anteriormente, a maioria das plataformas de redes sociais oferece algum tipo de análise para usuários empresariais. Elas tendem a estar relacionadas a anúncios em vez de publicações regulares de rede social. Além disso, as análises referentes às publicações regulares tendem a ser, na melhor das hipóteses, limitadas. Além disso, qualquer plataforma de redes sociais pode fornecer análises de sua própria plataforma. As plataformas de gerenciamento de redes sociais costumam fornecer análises mais aprofundadas, além de também abranger várias redes, fornecendo uma imagem muito melhor do desempenho de uma marca ou empresa nas redes sociais.
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Caixa de entrada das redes sociais: ter uma única caixa de entrada para redes sociais que agregue mensagens de todas as redes sociais conectadas pode economizar muito tempo, sem mencionar que é uma maneira de melhorar a produtividade.
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Criação de relatórios: esteja o usuário elaborando um relatório para uma possível parceria de marca ou para atualizar seu superior sobre o desempenho das redes sociais da empresa, as ferramentas de criação de relatórios podem ser um recurso inestimável e de economia de tempo.
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Sistema de atribuição de tarefas: se o usuário do software for uma organização cujas contas nas redes sociais são gerenciadas por uma equipe de pessoas, os recursos de atribuição de tarefas podem tornar o processo mais fluido. Ele permitirá que líderes de equipe, supervisores, gerentes ou quem estiver encarregado de delegar funções atribuam, de dentro do software, tarefas aos membros da equipe.
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Ferramentas de permissão de conta: tal como acontece com qualquer outro sistema dentro de uma empresa, muitas vezes é necessário proteger certas informações por meio de permissões. Um software de gerenciamento de redes sociais pode oferecer a funcionalidade de atribuir níveis de permissão aos membros da equipe e disponibilizar determinados recursos apenas ao nível de permissão apropriado.
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Ferramentas de notas do cliente: empresas grandes podem ter que lidar com muitos clientes por meio das redes sociais. Por isso, algumas soluções oferecem aos usuários a capacidade de deixar notas anexadas a clientes específicos. Essas notas podem economizar tempo em futuras negociações com o cliente em questão.
O que deve ser considerado ao comprar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais?
Ao adquirir plataformas de gerenciamento de redes sociais, é fundamental considerar as necessidades do indivíduo ou da empresa que está comprando. Nem todos os recursos de uma solução específica (ou de um nível específico de uma solução) podem ser necessários para um usuário. Igualmente, uma determinada opção pode não ter recursos suficientes para as necessidades do usuário. Embora existam opções implantadas localmente, a grande maioria das plataformas de gerenciamento de redes sociais seguem o modelo de SaaS. Portanto, não se faz necessário considerar hardware local para executar o software. Aqui estão alguns pontos mais específicos a serem considerados ao comprar uma solução de gerenciamento de redes sociais:
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Quais são os principais recursos da solução? O primeiro ponto a ser considerado ao comprar qualquer solução de software é se os principais recursos atendem às demandas do comprador. As plataformas de gerenciamento de redes sociais visam melhorar a produtividade e tornar a gestão da presença de uma empresa nas redes sociais mais fácil e eficaz. Se a falta de recursos de um software faz com que seja improvável que ele atinja esses objetivos, pode não valer a pena comprá-lo.
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Quanto custa o software? Após confirmar que o software possui todos os recursos necessários, o próximo ponto a se considerar é o custo da ferramenta. As formas de pagamento geralmente são assinaturas mensais (ou anuais), visto que esse tipo de software está quase exclusivamente disponível no modelo de SaaS. Se o custo de uma determinada solução parecer muito alto, uma possibilidade é optar por um nível de assinatura mais baixo, desde que esse nível ainda atenda às necessidades do comprador.
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A solução suporta as plataformas desejadas? Embora a maioria das principais opções do mercado ofereça suporte para todas as principais redes sociais, nem todas as soluções oferecem. Se o comprador estiver considerando uma opção com suporte limitado, ele precisará garantir que as plataformas importantes para ele estejam contempladas pela solução. Não faz sentido comprar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que não dê suporte ao TikTok se essa for a principal fonte de engajamento do usuário.
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O software fornece controle suficiente de permissões? Devido à variedade de plataformas de rede social disponíveis, esse tipo de software ainda é útil para indivíduos e empresas. Ainda assim, as necessidades de um indivíduo e de uma empresa são muito diferentes. Ou seja, os controles de permissão mencionados acima são praticamente essenciais para um negócio. Já um indivíduo que será o único a usar o software não precisará deles.
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O software fornece análises robustas? Embora a maioria das plataformas de gerenciamento de redes sociais ofereça algumas funcionalidades analíticas, o grau dessas funções pode variar significativamente entre as opções. Um comprador deve garantir que a solução escolhida esteja à altura de suas necessidades quando se trata de análise.
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A interface é amigável? A facilidade de uso do software será vital principalmente para empresas que possuem funcionários trabalhando no software. Um software que oferece uma experiência de usuário desafiadora reduzirá a produtividade, aumentará o tempo que os funcionários levam para se familiarizar com o software e geralmente minimizará as vantagens da aquisição do software.
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O software tem uma API? Caso a empresa deseje desenvolver soluções personalizadas para suas estratégias nas redes sociais, será necessário encontrar uma solução que ofereça uma interface de programação de aplicativos (API na sigla em inglês) à qual elas se conectem. Também será essencial verificar se qualquer API oferecida dá acesso a partes suficientes do sistema para alcançar o que o usuário deseja alcançar.
Quais são as tendências mais relevantes das plataformas de gerenciamento de redes sociais?
As tendências mais relevantes das plataformas de gerenciamento de redes sociais estão focadas em oferecer uma melhor experiência para o usuário. Isso será provavelmente alcançado por meio de uma variedade de ferramentas. As tendências mais relevantes na área de gerenciamento de redes sociais são:
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Especialistas humanos: embora o mundo do conteúdo online e das redes sociais tenha deixado de lidar com pessoas, os serviços estão começando a trazer o fator humano de volta na forma de “gerentes de caso” e outros especialistas. Além disso, há uma boa chance de que especialistas humanos sejam uma opção para usuários que desejam ajuda adicional para estarem presentes na rede social desejada.
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Funcionalidades automatizadas: a publicação cruzada economiza muito tempo na divulgação do conteúdo, apesar de nem sempre ser possível. Por exemplo, um tweet não pode ser compartilhado diretamente no Instagram, visto que este é uma rede de imagens. É possível, por exemplo, criar automaticamente uma imagem do tweet mencionado e publicá-la. A integração de recursos como esse é algo que provavelmente veremos mais no futuro.
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O uso da IA: a inteligência artificial (IA) está encontrando espaço em muitas áreas da vida e dos negócios. Portanto, é improvável que o gerenciamento de redes sociais não abrace essa tendência. O maior impacto esperado para a IA é na análise, fornecendo mais informações ao usuário. Recuando um pouco, a IA também pode encontrar um lar em áreas como tradução ou regionalização de conteúdo e até mesmo na criação de conteúdo do zero automaticamente.
Fontes
Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:
-
Plataformas de gerenciamento de redes sociais - Capterra (data de acesso: quinta-feira, 26 de maio de 2022)
-
Melhores softwares de gerenciamento de redes sociais - Investopedia (data de acesso: quinta-feira, 26 de maio de 2022)
-
22 plataformas de gerenciamento de redes sociais – um Wiki em desenvolvimento (data de acesso: quinta-feira, 26 de maio de 2022)
-
Marketing em redes sociais (data de acesso: quinta-feira, 26 de maio de 2022)