15 anos ajudando empresas brasileiras
a escolherem o melhor software

Software CMDB

Software CMDB: os produtos dessa categoria são um repositório de dados sobre ativos de TI.

Softwares em destaque

Softwares com mais avaliações

Explore os produtos com mais avaliações de usuários na categoria Software CMDB

Brasil Mostrar produtos locais

23 resultados

Obtenha o controle total dos ativos com a central de serviços de ITIL do Freshservice, alinhada ao banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB na sigla em inglês). Saiba mais sobre o Freshservice
Mantenha um repositório de todos os ativos na organização com visibilidade sobre como eles estão conectados uns aos outros com o banco de dados de gestão de configuração. Identifique facilmente ativos críticos e analise o impacto de incidentes e mudanças. Saiba mais sobre o Freshservice

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O HaloITSM reúne o que você precisa para suporte de TI em uma solução centralizada. Saiba mais sobre o HaloITSM
Acompanhe seus ativos e visualize dependências entre itens de configuração. Identifique e registre incidentes e problemas em ativos e identifique falhas sistemáticas antes de elas causarem incidentes maiores. Saiba mais sobre o HaloITSM

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Software de gestão de serviços alinhado à Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL na sigla em inglês), com um painel de principais indicadores de desempenho (KPI na sigla em inglês) que ajuda a monitorar a carga de trabalho de cada funcionário e delegar tarefas com eficiência. Saiba mais sobre o TOPdesk
O TOPdesk, um software baseado na nuvem, ajuda empresas a oferecer um melhor atendimento aos clientes. Com um software de suporte técnico fácil de usar e mais de 20 anos de experiência, o programa ajuda na gestão de incidentes, na criação de fluxos de trabalho e no controle das configurações. Dê mais autonomia aos usuários finais com o portal de autoatendimento. Mais de 4.500 organizações em todo o mundo já usam o TOPdesk para aumentar a eficiência e a satisfação do cliente. Quer alcançar a excelência nos serviços? O TOPdesk pode guiar você nesse processo. Saiba mais sobre o TOPdesk

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Implante um banco de dados de gerenciamento de configuração que melhore a visibilidade dos recursos de TI, reduza os custos operacionais, dê suporte a controles de TI e atenda à conformidade. Saiba mais sobre o ChangeGear
Assuma o controle dos ativos e recursos de TI com o banco de dados de gerenciamento de configuração. Obtenha uma visão mais profunda da infraestrutura crítica de TI com o banco de dados de gerenciamento de configuração e a ferramenta de descoberta de ativos. O ChangeGear da SunView Software permite implantar e utilizar rapidamente o banco de dados de gerenciamento de configuração para mapear e gerenciar recursos críticos, tais como serviços de negócios, hardware, software, usuários, documentação e configuração, tudo dentro de um banco de dados federado. Saiba mais sobre o ChangeGear

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O AssetSonar ajuda você a organizar, rastrear e gerar relatórios sobre o cenário tecnológico, desde a aquisição até a desativação, tudo a partir de um único espaço. Saiba mais sobre o AssetSonar
Gerencie os ativos fixos, de hardware e software entre locais e departamentos com o software de gestão de ativos baseado na nuvem. O AssetSonar mantém você atualizado com insights em tempo real relacionados a check-out, detalhes de hardware e históricos de serviço. A detecção automática e a gestão de licenças tornam as decisões de compra e renovação de licença fáceis. Permitindo que você rastreie licenças e garantias, agende serviços, verifique etiquetas de ativos e se integre ao Zendesk para otimizar a gestão de serviços de TI. Experimente gratuitamente! Saiba mais sobre o AssetSonar

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O Jira Service Desk é um software de central de serviços criado para equipes de TI modernas, a partir de apenas US$ 10 por mês.
O Jira Service Desk é um software de central de serviços simples e fácil de usar, simples de configurar pelo administrador e tem tudo que as equipes de TI precisam, incluindo regras de automação, SLAs, geração de relatórios em tempo real e processos com certificação ITIL, como gestão de incidentes, problemas e gestão de mudanças. Ofereça um ótimo serviço, a uma fração do custo e tempo de preparação dos concorrentes. Saiba mais sobre o JIRA Service Management

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Samanage é a plataforma de Help desk de TI mais avaliada e mais bem cotada. Leia o que os clientes dizem!
O Samanage é a solução de gestão de ativos e central de serviços de TI mais bem avaliada. O Samanage CMDB oferece maior visibilidade da infraestrutura de tecnologia de toda a organização. O Samanage permite que você siga facilmente o framework ITIL. Você obtém resoluções de tíquetes mais rápidas, melhora os SLAs e perde menos tempo repetindo a mesma tarefa várias vezes. Entregue serviços mais rápidos e mais inteligentes e pare com as preocupações. Saiba mais sobre o SolarWinds Service Desk

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Ele permite fornecer serviços comerciais de alto desempenho com visibilidade e operações de inteligência artificial para criar visibilidade total da infraestrutura.
Com um banco de dados de gestão de configuração preciso, fica fácil compreender o ambiente de TI, principalmente para análise de impacto nos serviços, gestão de ativos, conformidade e gestão de configurações. O Banco de dados de gerenciamento de configuração do ServiceNow oferece um sistema unificado de registros para TI. Quando combinado com o mapeamento de serviços, o BDGC passa a distinguir os serviços, permitindo que os aplicativos façam o mesmo. Tenha visibilidade total da sua infraestrutura e dos seus serviços e mais controle sobre seu ambiente para tomar melhores decisões. Saiba mais sobre o ServiceNow

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O Vivantio é um software de gerenciamento de serviços flexível que atende às demandas de qualquer equipe de serviço em uma organização, sem restringir o custo ou o crescimento. A plataforma é ideal para empresas de médio porte e empresas menores com trajetória de crescimento em uma infinidade de setores. Ao centralizar as operações de gerenciamento de serviços, as empresas podem reduzir os custos de licenciamento, melhorar a eficiência interdepartamental, compartilhar conhecimento e centralizar a geração de relatórios de gestão. Saiba mais sobre o Vivantio

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O Alloy Navigator é uma solução real projetada para clientes do mundo real, construída por pessoas de TI do mundo real como você.
Reconhecer os relacionamentos entre os componentes críticos da organização de TI é essencial. É por isso que foi projetado o CMDB/BDGC do Alloy Navigator, para criar relacionamentos significativos automaticamente, fornecendo a você as ferramentas para utilizar conexões e exibições inteligentes que exibem como tudo funciona em conjunto. Combine isso com a beleza flexível do fluxo de trabalho inteligente, além de um poderoso conjunto de gestão de serviços e você terá uma solução completa de gestão da TI. Saiba mais sobre o Alloy Navigator

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Documente e automatize com precisão a sua infraestrutura com o banco de dados de gerenciamento de configuração do Device42, incluindo descoberta automática, DCIM, ITAM, IPAM e muito mais!
O banco de dados de gerenciamento de configuração do Device42 faz descobertas automáticas, rastreia com precisão e ajuda a gerenciar sua infraestrutura de TI. Visualizações eficientes fornecem uma compreensão completa de sua infraestrutura e suas interdependências, tudo a partir de um único painel personalizável. O Device42 inclui tudo de que você precisa para documentar e automatizar com precisão a sua infraestrutura: um banco de dados de gerenciamento de configuração com descoberta automática abrangente, DCIM, ITAM, IPAM, relatórios poderosos, uma trilha de auditoria completa, uma extensa API RESTful e muito mais! Saiba mais sobre o Device42

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Melhore a eficiência de sua organização gerenciando o estoque de recursos da empresa, monitorando contratos e otimizando compras.
O Deepser permite gerenciar o estoque de recursos da empresa e obter visibilidade completa da infraestrutura: dispositivos, máquinas, contratos, licenças, etc. Vincule tíquetes ao recurso associado e monitore os tempos de falha. Rastreie as relações entre os recursos e otimize as compras. O Deepser é modular, escalável e rápido de implementar. Todos os recursos estão incluídos na licença básica: Conveniente e adequado às suas necessidades. Saiba mais sobre o Deepser

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Software via internet de gerenciamento de serviços de TI (ITSM na sigla em inglês) e central de serviços de código aberto. Fornece estoque automático, implantação de software e suporte técnico compatível com ITIL.
O GLPI é um software de gestão de serviços de TI de código aberto. O GLPI apresenta uma interface via internet que permite criar seu próprio banco de dados: suporte para vários usuários, uso em vários locais, gerenciamento multilíngue, etc. As principais funcionalidades da solução fornecem base de conhecimento, estoque (manual ou automático), implantação de software, problema, incidente, solicitação, mudança, liberação e gestão de ativos. Compatível com biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL na sigla em inglês). Saiba mais sobre o GLPi

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Uma plataforma que obtém informações de negócios por processamento em tempo real, correlação e visualização inteligente de dados de TI.
O Motadata é uma plataforma de software de análise de TI que obtém informações de negócios por processamento em tempo real, correlação e visualização inteligente de dados de informações de segurança e rede de TI. Ele unifica as operações de segurança tradicionalmente segregadas e as funções de monitoramento de rede, gestão e análise de dados em uma única plataforma. Possui arquitetura orientada a plugins, o que o torna altamente personalizável conforme as necessidades do cliente. O Motadata é uma marca registrada da Mindarray Systems Pvt. Limited. Saiba mais sobre o Motadata ServiceOps

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Gerencie qualquer coisa. O OneSoft se encaixa ao seu negócio como um LEGO. Diga adeus aos seus documentos confusos, planilhas e muitos aplicativos.
Gerencie qualquer coisa. O OneSoft se encaixa ao seu negócio como um LEGO. Simplifique sua vida e gerencie a maioria dos problemas do dia-a-dia a partir de um único ambiente. Diga adeus aos seus documentos, planilhas ou aplicativos confusos. Gerencie tarefas, atas de reuniões, atividades com clientes, em seus projetos, ativos, oportunidades, contratos e muitos outros. Está afogado em documentos e aplicativos? Saiba mais sobre o Aptien

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O Canfigure é uma solução ITSM e ITAM modular baseada nos princípios de biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL na sigla em inglês). O Canfigure pode ser implantado no local ou hospedado na nuvem.
O Canfigure foi desenvolvido para oferecer uma solução escalável e econômica. A biblioteca de módulos bem desenvolvidos permite implementar apenas a funcionalidade necessária e, em seguida, expandir no ritmo mais conveniente para você. A funcionalidade pronta para uso inclui suporte para banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB na sigla em inglês) integrado, gestão de ativos, gestão de mudanças e central de serviços. As funções administrativas intuitivas permitem que você personalize e expanda o banco de dados para incorporar qualquer informação de configuração que queira rastrear. Saiba mais sobre o Canfigure

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Crie mapas interativos em tempo real do ambiente de TI, oferecendo visibilidade granular de aplicativos, redes e dependências.
Com o software Hybrid Application Mapping do VNT, obtenha visibilidade granular de todo o ambiente de TI, mapeando aplicativos, redes e dependências em tempo real. A solução de mapeamento é independente de plataforma e tem casos de uso ilimitados, desde a migração para a nuvem até a otimização de custos. De forma exclusiva, o VNT funciona sem a necessidade de credenciais e agentes. E não há necessidade de abrir firewalls. Saiba mais sobre o Faddom

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Procurando por um CMDB automatizado e visualizado que seja preciso, completo e, principalmente, perspicaz? O Virima está redefinindo o CMDB.
Seu banco de dados de gerenciamento de configuração (configuration management database, CMDB) deve conter informações precisas, completas, atualizadas e úteis sobre seus ativos de TI e os relacionamentos que as conectam para possibilitar as melhores decisões e fornecer o máximo valor para o negócio. As soluções Virima Discovery e IT Asset Management (ITAM) ajudam a garantir que o seu CMDB se torne e continue sendo a única versão da verdade que fortalece e aprimora o gerenciamento de todo o seu ambiente de TI. Saiba mais sobre o Virima

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Descubra e centralize tudo de que se precisa saber sobre ativos físicos, virtuais e na nuvem na mesma plataforma.
Obtenha uma visão fácil e clara de todos os ativos de TI com a solução completa de gestão de ativos e configurações do InvGate. O InvGate Insight oferece ferramentas para criar um estoque unificado de todos os ativos de TI conectados à rede, incluindo ativos físicos, virtuais e na nuvem, na mesma plataforma. O Insight está disponível como um serviço na nuvem ou como uma instalação local. Seus recursos incluem um criador de banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB, na sigla em inglês), supervisão de integridade por meio de tags inteligentes, segurança e conformidade de TI, gestão de contratos. Saiba mais sobre o InvGate Insight

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O ServiceDesk Plus MSP é uma central de serviços pronta para ITIL para provedores de serviços gerenciados com recursos baseados nas melhores práticas de ITSM.
O ServiceDesk Plus MSP é um software de Help desk baseado na Internet, pronto para uso na ITIL, projetado especificamente para fornecedores de serviços gerenciados. Essa solução completa de ITSM oferece uma central de serviços abrangente que inclui um sistema simplificado de tíquetes; recursos centralizados de gestão de conta; módulos internos para gestão de ativos, problemas e gestão de mudanças de TI; controle remoto; geração de relatórios avançados e análises; integrações perfeitas com aplicativos nativos e de terceiros; e muito mais. Saiba mais sobre o ManageEngine ServiceDesk Plus MSP

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
A Axonius é uma plataforma de gestão de ativos de cibersegurança utilizada para reforçar a segurança, as operações de informática e a gestão de riscos.
A Axonius é a plataforma de gestão de ativos de cibersegurança que oferece às organizações um inventário de ativos abrangente, descobre lacunas de cobertura de segurança, e valida e impõe automaticamente as políticas de segurança Ao integrar-se perfeitamente com centenas de soluções de segurança, gestão e informática, a Axonius é implementada em horas (não semanas) para melhorar a segurança e as operações de informática, a gestão de ameaças e vulnerabilidades, a resposta a incidentes e a avaliação da postura de segurança. Saiba mais sobre o Axonius

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
Brasil Produto local
Modernize operações para otimizar a produtividade, custo e resiliência com uma única plataforma para Tecnologia em toda organização, com novos níveis de consistência operacional.
Os conceitos fundamentais de Gestão de Ativos de Tecnologia, Controle de Custos e Disponibilidade Operacional foram integrados à plataforma, permitindo aos clientes visibilidade e controle incomparáveis sobre como toda a organização gerencia recursos e ativos corporativos, a tomada de ações rápidas pelos gestores de TI para restauração de serviços críticos de tecnologia, e a definição de ferramentas e indicadores que garantam maior produtividade dos colaboradores. O Conselho de Clientes, que apoia e valida nosso Roadmap, também nos fornece subsídios para a definição de visão e estratégia de produto, com foco na solução dos problemas reais. Saiba mais sobre o SAFIRANXT

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API
O Cloudaware é um CMDB pontual para consumidores de nuvem AWS, Azure e Google em grande escala, com módulos adicionais para gestão de custos e segurança.
O Cloudaware é uma plataforma de gestão multinuvem de SaaS com módulos como: banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB na sigla em inglês), gestão de custos, mapeamento de vulnerabilidade, detecção de intrusão, mecanismo de conformidade, gestão de registros e backups e replicação. O Cloudaware foi desenvolvido para empresas que implantam cargas de trabalho em vários provedores de nuvem, como AWS, Azure, Google e no local. O Cloudaware integra sua funcionalidade pronta para uso com o NewRelic, JIRA, Chef, Puppet, Ansible e mais de 50 outros produtos. Saiba mais sobre o CloudAware

Recursos

  • Visualização de dados
  • Gestão de ativos de TI
  • Descoberta automática de dispositivos
  • Gestão de licenças
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de mudanças
  • Mapeamento de relacionamentos
  • API

Tudo sobre Software CMDB

O que é um software CMDB?

Um software CMDB permite que as organizações controlem os ativos de TI e vejam como eles estão relacionados entre si. As soluções de software CMDB ajudam a gerenciar o estoque de TI e a licença do software, calculam o retorno sobre o investimento (ROI na sigla em inglês), padronizam os métodos de controle de mudanças e monitoram as métricas de TI.

Os benefícios do software CMDB

  • Controle logístico: ao criar um repositório central de todos os ativos de TI e suas interdependências, as empresas podem mensurar e analisar de imediato os efeitos que uma mudança em um sistema causará em outros sistemas relacionados. As especificações de software e hardware são controladas para facilitar a rápida implantação de novas implementações ou atualizações de sistema.
  • Conformidade de licenças: o software CMDB foi desenvolvido especialmente para controlar a quantidade e os tipos de licenças de ativos de software em uma organização. Ao fazer isso, as organizações podem manter a conformidade com as estruturas de licenciamento das tecnologias implantadas atualmente de maneira eficaz e prever o custo de licenças adicionais.
  • Cálculos precisos de ROI: ao analisar as métricas de uso, o software CMDB permite que as empresas calculem o ROI de seus investimentos em hardware e software com mais eficiência.

Recursos típicos do software CMDB

  • Gestão de mudanças: assegure a utilização de métodos e procedimentos padronizados para controlar as mudanças na infraestrutura de TI.
  • Gestão de configuração: estabeleça a configuração precisa de um ativo de TI com base no projeto e nas especificações operacionais; garanta um desempenho consistente dos ativos de TI para atender às referências desejadas.
  • Gestão de ativos: permita que os usuários controlem e gerenciem o estoque de TI.
  • Descoberta automática de dispositivo: verifique a rede periodicamente e execute ações pré-definidas na descoberta.
  • Gestão de licenças: controle e organize o número de licenças disponíveis para a organização ou possivelmente solicitadas por ela.
  • Supervisão de desempenho: monitore e mensure as métricas relevantes para avaliar o desempenho dos recursos de TI.
  • Gestão do conhecimento: gerencie sistematicamente os ativos de conhecimento com o objetivo de criar valor e atender aos requisitos táticos e estratégicos.

O diretório de CMDB da Capterra permite filtrar por recursos, para visualizar apenas as opções ideais para as necessidades do seu negócio, ajudando em sua seleção de softwares.

O que levar em consideração ao comprar um software CMDB

  • Custos gerais vs. custos operacionais diários: enquanto o software de gestão de ativos de TI (ITAM na sigla em inglês) é usado para controlar e projetar o custo de um ativo de TI ao longo de seu ciclo de vida (principalmente para fins contábeis), o software CMDB se concentra na operação diária da configuração de TI de uma organização, principalmente em como as mudanças no ambiente operacional afetará outros sistemas. Alguns produtos oferecem funcionalidade para o ITAM e para o CMDB. Uma priorização clara das metas de TI em longo prazo ajudará na seleção de um produto apropriado para as organizações.
  • Descoberta automática: embora a maioria dos programas CMDB contenha campos para registrar os números de versão do software utilizado por uma organização, alguns vão além, procurando proativamente por versões desatualizadas na infraestrutura de uma organização e, então, realizando atualizações automaticamente para garantir que as versões sejam compatíveis com o esquema de configuração desejado. A descoberta automática também detectará a presença de softwares ilegais ou sem licença na infraestrutura de TI da organização.

Tendências relevantes de software CMDB

  • O software CMDB dependerá cada vez mais da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina para automatizar o controle de versão: a IA continuará aprofundando a automatização do espaço de CMDB. A IA não apenas controlará e comparará as informações de configuração de TI em uma empresa, mas também utilizará algoritmos para determinar e implementar o esquema de configuração ideal, dispensando o usuário. Considerando que 68% das pequenas empresas adotarão a IA de alguma forma nos próximos anos, mesmo as menores delas precisarão do CMDB com a IA para permanecerem competitivas.
  • Multas aplicadas pela utilização de softwares sem licença podem prejudicar pequenas empresas: a Business Software Alliance (BSA na sigla em inglês) não faz distinção entre pequenas e grandes empresas quando se trata de penalizar infrações relacionadas a licenças de softwares. Em alguns casos, a BSA cobrou multas de até 150 mil dólares por violação de direitos autorais e, provavelmente, essa tendência continuará. Ao proteger as organizações com a tecnologia de descoberta automática de um conjunto de CMDB, evita-se a cobrança excessiva de multas.