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Sistemas de Intranet

Sistema intranet é um portal corporativo interno onde informações importantes são postadas para os funcionários. As plataformas de intranet corporativa consistem em um site usado como sistema empresarial, que facilita a comunicação interna e o compartilhamento de arquivos entre os colaboradores de uma empresa. O sistema intranet também oferece mais segurança e privacidade à organização, já que se trata de uma rede com acesso restrito, e pode ser acessada de forma remota. Desta forma, empresas que trabalham no formato híbrido ou remoto também podem se beneficiar das vantagens da plataforma de intranet corporativa.

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Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos.
Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos. Saiba mais sobre o Microsoft SharePoint

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o Motivosity é uma plataforma de participação do funcionário que ajuda as pessoas a se motivarem mais no trabalho.
O Motivosity é uma plataforma de participação do funcionário. Usado e aprovado: os clientes têm uma taxa de envolvimento de mais de 95% dos usuários. O Motivosity promove a confiança, conecta melhor os funcionários e torna visível todo o excelente trabalho que os membros da equipe estão fazendo. Avaliação gratuita e garantia de reembolso de seis meses. O Motivosity é usado por empresas como HealthCatalyst, BlueHost, Instructure e Workfront para melhorar a participação do funcionário e a cultura da empresa. Dê uma olhada. #thanksmatters Saiba mais sobre o Motivosity

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Solução de alta qualidade projetada para vendas, colaboração, comunicação, redes sociais e gestão de fluxo de trabalho.
O Bitrix24 é um espaço de trabalho online para pequenas, médias e grandes empresas. Conta com mais de 35 ferramentas integradas, incluindo CRM, tarefas, quadro Kanban, gráfico de Gantt, messenger, chamadas de vídeo, armazenamento de arquivos, automação de fluxo de trabalho e muito mais. A mudança para o Bitrix24 elimina a necessidade de assinar várias soluções de SaaS. Você obtém tudo o que precisa em um único pacote, tudo a uma taxa fixa. Com mais de 12 milhões de usuários, o Bitrix24 é uma das soluções de software empresarial mais populares do mundo. Saiba mais sobre o Bitrix24

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Revolucione as comunicações internas reunindo todos os funcionários em uma rede social de empresas privada e segura.
Revolucione as comunicações internas reunindo todos os funcionários em uma rede social de empresas privada e segura. Conecte-se com pessoas da organização para tomar decisões melhores e mais rápidas. Permite que todos os funcionários saibam o que está acontecendo no dia a dia e desenvolvam trabalhos em conjunto. Os funcionários podem criar grupos relevantes para o trabalho e outros interesses, além de manter documentos ou fotos em contexto enquanto ainda debatem assuntos online. Saiba mais sobre o Microsoft Viva Engage

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Plataforma de compartilhamento de conhecimento baseada na internet, fornecendo informações verificadas de especialistas de sua equipe: onde você trabalha, quando mais precisa.
O conhecimento de sua equipe muda todos os dias. Soluções tradicionais de base de conhecimento, como o Wiki, não são otimizadas para essas mudanças contínuas, o que inevitavelmente leva a conhecimento obsoleto e baixa adoção. A desconfiança em sua base de conhecimento obriga os especialistas de sua equipe a responderem a perguntas mais individuais, o que significa menos tempo para eles se concentrarem em seu trabalho. O Guru é a nova maneira de capturar e compartilhar conhecimento com sua equipe. Saiba mais sobre o Guru

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A maneira mais fácil de compartilhar arquivos, gerenciar projetos e se comunicar. Tudo a partir de um espaço de trabalho online seguro e central.
O Glasscubes simplifica a colaboração em grupo em um ambiente fácil de usar e rápido de implementar. Crie rapidamente espaços de trabalho online seguros que facilitam o trabalho com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Descubra como as equipes inteligentes usam os espaços de trabalho online para trabalhar melhor em conjunto e realizar o trabalho. Com a confiança do governo do Reino Unido e de empresas de alto desempenho, grandes e pequenas. Saiba mais sobre o Glasscubes

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Programação de tarefas com atualizações de status do GPS, notas de turno e muito mais no aplicativo tudo-em-um do Connecteam, avançado e fácil de usar.
Programe trabalhos e controle o tempo com o aplicativo tudo-em-um do Connecteam, avançado e fácil de usar, projetado e criado especialmente para funcionários que não trabalham no escritório. O cronograma inclui recursos avançados, como distribuição do tipo arrastar e soltar, turnos privados ou em equipe, carregamento de turnos via Excel e muito mais, para tornar a experiência de criação de cronogramas rápida, fácil e produtiva. Além disso, aproveite uma colaboração de turnos real com atualizações de status do GPS, anotações e bate-papo integrado. A partir de US$ 29/mês para até 200 usuários. Saiba mais sobre o Connecteam

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Um software seguro de gestão de conhecimento que permite a equipes de todos os portes criar, compartilhar, carregar e colaborar em torno de conteúdo.
O Bloomfire está entre os melhores softwares de gestão de conhecimento interno. Essa plataforma permite que as equipes compartilhem informações de maneira rápida e segura em um ambiente social dinâmico. A pesquisa baseada em IA verifica todos os tipos de mídia (inclusive vídeo) para que as equipes possam encontrar informações e agir com mais rapidez. O Bloomfire é usado por centenas de milhares de funcionários em empresas líderes, como Capital One, Southwest Airlines, FedEx e HomeAway para aumentar a produtividade da equipe, tomar decisões informadas e gerar resultados. Saiba mais sobre o Bloomfire

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Fonte única vibrante e interativa de informações precisas e atualizadas. móvel e rápido.
A solução de intranet social do MangoApps é a maneira moderna de fortalecer as comunicações internas na empresa, manter o novo conteúdo da empresa dando aos funcionários ferramentas simples de criação e blogging e construindo um ambiente de trabalho digital dinâmico com ferramentas de interação bidirecionais. Com uma plataforma de funcionários inteligente no núcleo, o MangoApps é projetado e atende organizações com 50 a 50.000 funcionários em uma ampla variedade de setores. Saiba mais sobre o MangoApps

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O Talkspirit é uma rede social de empresas com a sua marca para conexão, comunicação e colaboração. Disponível em sete idiomas.
O Talkspirit é uma ferramenta de colaboração e comunicação para funcionários, fornecendo uma variedade de recursos para conectar-se, comunicar-se e colaborar com mais eficiência na empresa. O Talkspirit reúne todas as comunicações internas e transversais em um local seguro, tornando-as pesquisáveis e acessíveis em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Ele também inclui todos os recursos de colaboração e mais de 1.000 integrações com outros aplicativos para tornar a equipe mais produtiva/envolvida. Saiba mais sobre o Talkspirit

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O Workvivo é uma plataforma de comunicação de funcionários desenvolvida para aumentar a participação do funcionário e centralizar as comunicações internas.
O Workvivo é uma plataforma de comunicação de funcionários desenvolvida para aumentar a participação do funcionário e centralizar as comunicações internas. Por meio de uma experiência social familiar, a plataforma ajuda a conectar os funcionários ao ambiente digital, à organização e uns aos outros, garantindo que se sintam incluídos e valorizados. A tecnologia e os serviços são desenvolvidos especificamente para promover um senso de comunidade e inclusão, para que os funcionários sintam que seu trabalho é valorizado e reconhecido. Saiba mais sobre o Workvivo

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Um software de intranet de código aberto que permite otimizar a comunicação e a colaboração em toda a organização.
A plataforma eXo foi desenvolvida para permitir que as informações sejam rapidamente disseminadas entre os funcionários, tornar os processos internos de negócios mais eficientes e proporcionar um senso de comunidade dentro da organização. A plataforma eXo foi desenvolvida para criar uma intranet de sucesso que envolve e conecta todos os funcionários, apoia as atividades diárias, reflete o espírito da empresa e ajuda os usuários a realizar o trabalho. Saiba mais sobre o eXo Platform

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Solução moderna de aplicativo e intranet para funcionários, com um feed personalizado para comunicações internas, vídeos, treinamento, compartilhamento e notificações.
Solução moderna de aplicativo e intranet para funcionários, com um feed personalizado para comunicações internas, vídeos, treinamentos, compartilhamentos e notificações. O Blink é ideal para equipes móveis e funcionários da linha de frente, permitindo que eles se conectem, sejam informados e se mantenham produtivos em qualquer lugar. Se estiver procurando uma maneira melhor de entrar em contato com os colegas onde quer que estejam, com notícias relevantes, vídeos, postagens, pesquisas e até mesmo notificações de aplicativos, reservas de feriados e formulários de retorno ao trabalho. O Blink é o aplicativo ideal para funcionários. Saiba mais sobre o Blink

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O Simpplr é uma intranet moderna dos funcionários. O software ajuda as empresas a envolver a força de trabalho, simplificando a comunicação interna.
O Simpplr é uma intranet moderna dos funcionários. O software ajuda as empresas a envolver a força de trabalho, simplificando a comunicação interna e criando conexões entre funcionários. A Simpplr faz parceria com muitas marcas líderes, inclusive Workday, AAA, Vertex Pharmaceuticals, DocuSign, Eurostar e Columbia University. Os clientes estão melhorando a produtividade, aumentando a participação do funcionário e reduzindo a rotatividade de funcionários. Saiba mais sobre o Simpplr

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Software de base de conhecimento projetado para reduzir o suporte. Personalizável para a marca, inclui análise, pesquisa instantânea inteligente e vários idiomas.
O Helpjuice é uma plataforma de base de conhecimento usada por milhares de empresas para reduzir o suporte e compartilhar o conhecimento internamente. - Personalizável para a marca, é possível também personalizar a sua base de conhecimento em todos os detalhes. Diga adeus às bases de conhecimento que não parecem SUAS. - A pesquisa inteligente instantânea traz à tona os resultados CERTOS na primeira vez que você digita. - A análise avançada proporciona a informação certa sobre a sua base de conhecimento e como melhorá-la. - Outros recursos incluem vários idiomas, SSO, domínio personalizado e API. Saiba mais sobre o Helpjuice

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O Clinked oferece portais de clientes personalizáveis para empresas. Compartilhe arquivos com segurança, comunique-se com os clientes e acompanhe suas tarefas.
O Clinked simplifica as interações de clientes e equipes no portal móvel e seguro de marca branca. Utilizado por empresas de todos os setores, o Clinked fornece portais ricos em recursos, oferecendo experiência de marca de alto contato aos seus clientes, melhorando a comunicação, segurança e processos para as equipes voltadas para o cliente. Os principais recursos do portal incluem compartilhamento de arquivos, bate-papo em grupo integrado, gestão de tarefas, fóruns de discussões, calendários de equipe, aplicativo móvel de marca e muito mais. Cadastre-se para uma avaliação gratuita de 10 dias. Saiba mais sobre o Clinked

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A Assembly é uma ferramenta de cultura que leva a 95% de participação do funcionário. ROI positivo e gratuito. A plataforma é gratuita para usuários ilimitados.
As equipes estão fazendo sacrifícios durante esta pandemia. O reconhecimento dos funcionários não deve ser um deles. Envolva sua equipe na plataforma gratuita de reconhecimento de funcionários ponto a ponto Assembly, na qual colegas de trabalho podem oferecer reconhecimento de maneira fácil com mensagens e recompensas significativas e as empresas podem gerenciar os gastos na área cultural com um retorno do investimento (ROI na sigla em inglês) positivo e justificável. A Assembly tem uma participação do funcionário de 95% e pode ser facilmente integrada ao Slack. Amplie e sustente sua cultura com a Assembly. Saiba mais sobre o Assembly

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O Staffbase conecta toda a força de trabalho, seja 500 ou 500 mil, e ajuda a levar a mensagem certa às pessoas certas.
O Staffbase é uma intranet de front-door e comunicação móvel de funcionários para organizações empresariais. Não importa onde seu pessoal trabalha, da linha de frente ao armazém e à mesa no escritório, dê a eles uma central para comunicação com funcionários, recursos e serviços importantes. A intranet apresenta integrações prontas para uso para SharePoint e Office 365, estabelecendo um novo padrão de facilidade de uso e acessibilidade para equipes de 500 a 500 mil. Saiba mais sobre o Staffbase

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Uma plataforma de produtividade e comunicação tudo-em-um usada para entrar em contato e conectar todos os indivíduos em uma organização.
O Beekeeper é uma plataforma de comunicação operacional que pode dar suporte ou até substituir uma intranet existente na empresa. As ferramentas de comunicação e armazenamento de documentos móveis no aplicativo oferecem aos funcionários acesso fácil e maneiras de compartilhar os recursos necessários em uma plataforma segura. Os recursos de integração bidirecional do SharePoint permitem que os funcionários compartilhem atualizações e se comuniquem através dos canais de comunicação internos. Faça da sua intranet um local de trabalho digital de colaboração. Saiba mais sobre o Beekeeper

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ThoughtFarmer é um software de intranet moderno que impulsiona a participação do funcionário e aumenta a produtividade.
ThoughtFarmer é um software moderno de intranet que impulsiona a participação do funcionário e aumenta a produtividade. Criado como um local central para os funcionários compartilharem e encontrarem informações, os recursos do ThoughtFarmer foram desenvolvidos para ajudar os funcionários a trabalhar, independentemente de onde o trabalho realmente acontece. Saiba mais sobre o ThoughtFarmer

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O Zoho Connect é um software de colaboração de equipe que leva as pessoas e os recursos de que precisam para um único lugar, facilitando a obtenção de trabalho.
O Zoho Connect é um aplicativo de colaboração de equipe que reúne pessoas, recursos e os aplicativos de que precisam. Os usuários podem compartilhar ideias, realizar discussões em tempo real, entrar em contato com qualquer pessoa na rede, criar os próprios aplicativos, construir uma base de conhecimento, gerenciar os planos de trabalho e também acessar aplicativos projetados para tornar o trabalho em equipe fácil e rápido. Com o Zoho Connect, a comunicação mais rápida e a melhor colaboração são garantidas. Saiba mais sobre o Zoho Connect

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Os locais de trabalho devem ser extraordinários. Esse programa ajuda você a fazer isso acontecer. A plataforma People Engagement é uma intranet completa e intuitiva.
Conheça a plataforma People Engagement, uma intranet completa e intuitiva. Com a plataforma, é possível aprimorar a participação do funcionário, expressar sua cultura e fazer a comunicação acontecer. É isso que fazem os locais de trabalho mais extraordinários. É possível alcançar taxas de participação de funcionários inéditas, cinco vezes maiores do que as das intranets sociais e dos portais de funcionários tradicionais. O software é executado na nuvem e não requer personalização. Você estará pronto para começar em uma semana. Torne-se extraordinário com esse sistema. Saiba mais sobre o Jostle

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Software de mensagens instantâneas seguro para comunicação comercial, que fornece uma rede de equipe privada com muitos recursos de controle.
O Brosix é a solução perfeita para todos os tipos de empresas que precisam de proteção avançada para sua comunicação diária no trabalho. A rede fechada e a criptografia P2P podem ajudar a proteger as empresas contra invasores e vazamentos de dados. O plano de negócios inclui recursos de aplicativos e muitos recursos empresariais, como uma rede de equipe privada, controle de recursos do usuário e muito mais. O plano Premium contém todos os aplicativos e recursos empresariais disponíveis, além de recursos avançados de controle para colaboração segura. Saiba mais sobre o Brosix

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Conecte equipes e vivencie a comunidade com um hub central de comunicação usando a plataforma de intranet social Empuls.
Reúna equipes remotas e distribuídas com a plataforma de intranet social Empuls. A plataforma Empuls funciona como um único local no qual os funcionários se reúnem todos os dias para acessar todas as notícias, eventos, anúncios e conteúdo da empresa. Aumente a colaboração por meio de comunidades e reduza e-mails e pontos de isolamento aproveitando a comunicação em grupo. Mais de 1.000 organizações confiam na Empuls para dar vida à cultura, visão e valores compartilhados da empresa. Saiba mais sobre o Empuls

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Descubra o potencial da comunidade com o Hivebrite, a mais avançada plataforma de gestão e envolvimento da comunidade. Fácil de configurar e totalmente identificado com a marca para combinar com as cores, o Hivebrite ajuda você a criar ou substituir a intranet existente da empresa e criar oportunidades para uma comunidade privada. Gerencie o banco de dados de membros, centralize a comunicação com os membros, crie eventos e colete pagamentos online, tudo a partir de uma única interface amigável. Saiba mais sobre o Hivebrite

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Tudo sobre Sistemas de Intranet

O sistema de intranet é uma solução corporativa concebida para facilitar a comunicação privada, a colaboração e o compartilhamento de dados entre funcionários. Funciona como um portal de acesso exclusivo a informações internas e recursos externos, construído em rede privada e segura. Seu objetivo é melhorar o engajamento dos funcionários por meio de espaços de trabalho online acessíveis, abordando os desafios de colaboração em um ambiente corporativo.

Usados principalmente por funcionários para gerenciar fluxos de trabalho, pesquisar informações atualizadas e comunicar-se com funcionários em toda a organização, os sistemas de intranet encontram aplicação em vários setores. Uma ampla gama de empresas do Reino Unido conta com soluções de intranet para suas comunicações privadas, incluindo companhias aéreas, supermercados, universidades, microentidades, bibliotecas e ONGs.

Os sistemas de intranet dos funcionários também podem promover e simplificar as atividades de equipes distribuídas da mesma forma que as soluções de softwares de espaço de trabalho digital e de trabalho remoto também podem.

Como eles funcionam como uma “única fonte confiável” (SSOT, na sigla em inglês), com dados em tempo real instantaneamente disponíveis para todas as partes interessadas autorizadas, as empresas também podem compará-los ao sistema de gestão do conhecimento. Em ambientes com ênfase na motivação da equipe e no reconhecimento social, essas ferramentas podem complementar ou mesmo substituir alguns dos processos realizados pelos sistemas de interação entre funcionários e pelo software de comunicação de equipe.

Frequentemente integrando-se com várias outras ferramentas de terceiros, os aplicativos de intranet oferecem acesso fácil ao pacote de softwares da empresa, bem como ao sistema de portal. Alguns provedores de intranet, no entanto, podem antecipar as necessidades de uma organização e criar essas ferramentas como recursos nativos, os quais podem ser usados como instrumentos autônomos desde o início e gradualmente ser desenvolvidos em soluções sob medida.

Não há limites para a complexidade e versatilidade das soluções de intranet. Existem, porém, alguns requisitos básicos para uma plataforma que se comercializa como software de intranet. Qualquer ferramenta desse tipo deve permitir que as empresas:

  • Ofereçam acesso pré-definido aos funcionários por meio de um portal online seguro.

  • Forneçam feeds de notícias, atualizações de atividades, alertas e notificações aos funcionários a serem informados.

  • Criem fóruns de discussão, fóruns internos e blogs.

  • Gerenciem documentos, políticas e outros conteúdos em um banco de dados central, com segurança e de acordo com as regulamentações.

  • Disponibilizem informações essenciais por meio de uma base de conhecimento acessível.

  • Sincronizem calendários e agendas e ofereçam opções de agendamento transparentes.

  • Facilitem o compartilhamento de arquivos e a colaboração em grupos pré-determinados.

O que é um sistema de intranet?

As ferramentas de software de intranet são soluções digitais concebidas para ajudar as organizações a construir e manter sua intranet, que é uma rede de comunicação online privada com acesso restrito. Essas ferramentas servem como portais de informações, fornecendo acesso à base de conhecimento da empresa, como ferramentas de colaboração, com outros recursos para grupos específicos de pessoas dentro da organização. Isso permite que os funcionários trabalhem juntos virtualmente em um local central, compartilhem documentos e mídias, comuniquem-se com segurança, treinem uns aos outros, realizem exercícios de autotreinamento, forneçam feedback e colaborem em projetos com segurança.

Usadas por empresas do setor privado, ONGs, universidades e agências governamentais, as soluções de intranet ajudam as organizações a criar um espaço de trabalho digital completo que pode quebrar barreiras de comunicação, fomentar a inovação, aumentar a eficiência e reduzir o atrito com fluxos de trabalho inteligentes. Seu fundamento é a capacidade de fornecer as informações certas, para o trabalhador certo, no momento certo. Ao fazê-lo, elas substituem as mensagens convencionais hierarquizadas de cima para baixo por um fluxo de informações mais inclusivo, transparente e eficiente, substituindo conversas bidirecionais por diálogo e participação multidirecional.

As soluções de intranet tendem a ser gerenciadas por administradores internos de intranet e equipes de local de trabalho digital com experiência em TI, tecnologia, gestão de conteúdo e design de experiência do usuário. Isso permite que os criadores de intranet enriqueçam seu software com recursos úteis para sua organização. Tais recursos podem incluir fóruns de discussão, blogs, seções de perguntas frequentes, feeds de notícias, tutoriais de instruções, vídeos, infográficos, agendas, quadros de avisos, painéis de mensagens do CEO e áreas de reconhecimento social. Minimamente, porém, os sistemas de intranet deverão permitir que a equipe acesse o banco de dados de funcionários, a base de conhecimento da empresa e quaisquer ferramentas proprietárias ou externas necessárias para a colaboração e comunicação.

O principal objetivo dos sistemas de intranet é eliminar a dependência de provedores de serviços públicos de e-mail e de ferramentas de colaboração, substituindo seus serviços por alternativas mais seguras, privadas e eficazes. Isso inclui soluções internas e integrações com ferramentas corporativas de comunicação e colaboração, agrupadas em um polo central personalizado. De fato, a plataforma de intranet torna-se um balcão único para os funcionários, onde poderão conectar-se, compartilhar e aprender. Com esta solução abrangente e concebida pelo provedor de intranet, eles poderão construir suas redes sociais, usar mensagens instantâneas, criar e acessar páginas wiki, compartilhar arquivos, redigir formulários e contribuir para o banco de dados de sua empresa.

Dependendo do provedor de intranet, as organizações têm várias opções de implantação. Conforme ilustrado na postagem do blog do Capterra intitulada No local vs na nuvem: qual é a melhor opção para a sua empresa? (artigo em inglês), uma opção é a implantação local. Ela dá às empresas controle total sobre seus dados, mas envolve um investimento considerável em termos de infraestrutura de TI, implementação e manutenção de hardware. Uma opção muito mais conveniente é a versão baseada em nuvem do software de intranet, que envolve entregar esses processos caros com segurança ao provedor de SaaS (na sigla em inglês para Software como Serviço) em troca de uma taxa de assinatura. Em terceiro lugar, as organizações podem conseguir proteger uma solução de intranet híbrida. Com esse modelo, apenas algumas partes da operação são gerenciadas pelo provedor de serviços em nuvem que hospeda os aplicativos da organização.

Quais são os benefícios dos sistemas de intranet?

Os benefícios das ferramentas de software da intranet continuam a ser sentidos mesmo com novas tecnologias surgindo no campo das comunicações todos os dias. Veja a seguir alguns benefícios estratégicos do uso de soluções de intranet:

  • Fácil armazenamento de dados: as organizações têm inúmeros documentos circulando em um determinado dia, muitas vezes compartilhados por e-mail ou armazenados em computadores da empresa em vários formatos. Uma solução de intranet pode tornar o armazenamento e o acesso a esses arquivos muito mais fácil, pois ela pode gerenciar um banco de dados central e controlar múltiplas versões e o compartilhamento de documentos. O banco de dados central também pode ser preparado para acesso por meio de funções de pesquisa personalizadas, preenchimento automático e funções de preenchimento automático de entrada. Tornar os arquivos mais visíveis e fáceis de acessar pode ter um impacto positivo na eficiência do trabalho e ajudar a maximizar o ROI (na sigla em inglês para retorno sobre o investimento).

  • Comunicação perfeita entre funcionários: sem um diretório de funcionários, pode ser um desafio encontrar a pessoa certa para compartilhar informações em uma grande organização. O software de intranet aborda esse problema permitindo que os usuários criem seus próprios perfis, com informações de contato essenciais, descrição do trabalho e fotos anexadas. Descobrir colegas rapidamente, enviar mensagens diretamente pela intranet e criar conexões instantâneas ajuda a fortalecer a rede da força de trabalho e a aumentar a produtividade. Ter acesso aos colegas por meio do diretório da equipe também motiva os funcionários a se comunicarem mais, permanecerem engajados e celebrarem suas conquistas juntos. Da mesma forma, manter-se a par das mudanças na força de trabalho por meio de feeds de notícias e quadros de avisos permite que os funcionários participem de experiências sociais familiares nas quais as conquistas do trabalho são celebradas em um nível mais amplo.

  • Sistemas avançados de gestão de conteúdos: as intranets evoluíram muito desde a década de 1990, quando consistiam, principalmente, em páginas únicas de boas-vindas. Atualmente, elas incluem blogs, fóruns, chats, feeds de notícias, calendários, formulários automatizados, alertas e vários recursos sociais que fazem com que o compartilhamento de mensagens importantes e as atualizações organizacionais sejam rápidas e fáceis. Com sistemas de gestão de conteúdo (CMS, na sigla em inglês) integrados, o software de intranet capacita os comunicadores a criar e compartilhar seu conteúdo em toda a organização.

  • Compartilhamento de dados em toda a empresa: o compartilhamento de conhecimento e ideias promove a inovação, que é um catalisador para o crescimento dos negócios. Como ele concede a todos os funcionários acesso igual à plataforma centralizada e aos que a utilizam, uma intranet pode funcionar como um porta-voz para a gestão comunicar-se com toda a organização. Além disso, ter condições de compartilhar percepções e atualizações em tempo real, buscar ideias para novos projetos e receber avaliações sinceras torna todos os usuários mais sintonizados com o funcionamento interno da empresa, mais conscientes dos impulsionadores da mudança e mais bem preparados para novas oportunidade de crescimento.

  • Colaboração sem fronteiras: trabalhar em vários fusos horários e regiões do mundo é um desafio que muitas empresas enfrentam. Com uma plataforma de comunicação centralizada, todos os funcionários têm acesso às mesmas informações, onde quer que estejam em todo o mundo. Como todos estão “na mesma página” e cientes das agendas dos colegas, eles podem colaborar em conjunto ou em sequência com mais eficiência. O software de intranet também poderá oferecer aos funcionários as ferramentas necessárias para lidar com situações em que uma ação urgente é necessária, mesmo quando eles não estão fisicamente no escritório.

  • Promoção de metas corporativas: sistemas de intranet customizados podem ser vistos como um investimento na identidade corporativa. Este tipo de software poderá ser usado para promover a cultura corporativa, sua visão, ética e objetivos. À medida que os líderes publicam seus planos para o futuro e comunicam suas estratégias de forma transparente em quadros de avisos, fóruns e blogs, eles fazem mais do que esclarecer quais diretrizes os funcionários devem seguir e como podem trabalhar para alinhar-se com a empresa. Eles ajudam a construir um senso de propósito e promovem um senso de comunidade, conduzindo-os a um futuro comum, com objetivos pelos quais todos podem se esforçar.

Quais são os recursos dos sistemas de intranet?

Os recursos do sistema de intranet estão mudando e aumentando à medida que os desenvolvedores trabalham para fazer com que suas ferramentas se destaquem. A criação, porém, de uma plataforma de intranet de nível superior começa com apenas alguns recursos simples e indispensáveis. As organizações devem procurar por esses 6 recursos fundamentais do software de intranet:

  • Gestão da base de conhecimento: armazene informações em uma base de conhecimento central e ofereça acesso sob demanda a ela. Começando com documentos de políticas da empresa, passando por vídeos de tutoriais, o software de intranet ajuda a armazenar, organizar e compartilhar informações valiosas com a segurança de um banco de dados pesquisável e de fácil acesso. Os funcionários poderão usar essas informações na fase de onboarding, durante as campanhas regulares de treinamento da equipe, quando estiverem buscando uma promoção ou sempre que precisarem de uma atualização.

  • Gestão de conteúdos: reúna conteúdo de texto, áudio e vídeo em um banco de dados centralizado para facilitar o acesso. Quer se trate de atas de reuniões, faturas, fluxos de trabalho de projetos ou relatórios de vendas, as plataformas de intranet podem reunir esse conteúdo, convertê-lo em um formato mais digerível, se necessário, disponibilizá-lo para as partes interessadas envolvidas e permitir atualizações em tempo real.

  • Repositório de funcionários: crie perfis de funcionários e conceda acesso a essas informações a pessoas autorizadas. As ferramentas da intranet podem armazenar detalhes de contato, cargos e imagens pertencentes a cada funcionário e compilar essas informações em um banco de dados unificado. Isso permite que os colegas de trabalho os procurem no repositório de funcionários e os identifiquem como a pessoa mais indicada para suas consultas. Em vez de perguntar ou enviar e-mails esperando o melhor, os funcionários podem entrar em contato diretamente com esses contatos, com a plena certeza de que sua consulta será sempre vista pela pessoa certa.

  • Gestão de políticas: elabore diretrizes, políticas e procedimentos para diferentes cenários de acordo com as regulamentações. Apresentando formulários, modelos e ferramentas de criação DIY (na sigla em inglês para “faça-você-mesmo”), as soluções de intranet poderão ajudar a acelerar os processos demorados de criação, comparação, validação, compartilhamento e aplicação de alterações de políticas.

  • Gestão de calendário: sincronize, compartilhe e gerencie vários calendários e agendas de funcionários. Os sistemas de intranet normalmente vêm com ferramentas de calendário para tornar a disponibilidade do trabalhador transparente e os compromissos de trabalho facilmente visíveis. Isso permite que os funcionários acompanhem reuniões e eventos, confirmem sua presença em convites, sincronizem com colegas com quem colaboram e editem suas próprias agendas em tempo real.

  • Rede privada: proteja os dados da empresa contra vazamentos, roubos e adulterações acidentais. Conscientes da ameaça constante de ataques mal-intencionados, os provedores de intranet oferecem a seus clientes uma série de soluções de segurança. Quer os usuários optem por redes de longa distância (WANs) ou redes de área local (LANs), eles devem estar seguros de que suas redes são privadas e acessíveis exclusivamente ao pessoal autorizado.

O que deve ser considerado ao comprar um sistema de intranet?

Ao comprar um software de intranet, os usuários devem observar os rápidos avanços na tecnologia e como eles podem afetar as expectativas do usuário, especialmente porque a força de trabalho vem se tornando mais experiente digitalmente. Veja a seguir algumas das perguntas mais básicas e sensatas que as empresas devem fazer sobre uma plataforma de intranet antes de fechar um negócio:

  • Essa plataforma possui todas as integrações necessárias? Para que seja uma boa opção para muitas empresas, uma solução de intranet pode precisar integrar-se com êxito a aplicativos comerciais existentes e potenciais. Isso pode incluir sistemas de RH, processadores de documentos, aplicativos de gestão de contatos e softwares de agendamento. Integrações nativas ou uma API facilitarão a comunicação perfeita entre pacotes de softwares sem a necessidade de baixar e atualizar bancos de dados ou transferir informações de um aplicativo para outro. Com atualizações em tempo real nessas plataformas, não há risco de perda de dados, atrasos ou discrepâncias.

  • A interface do software da intranet é intuitiva? A experiência do usuário deve estar na vanguarda da atenção da organização. A necessidade de treinamento extensivo ou ajustes demorados se traduz em uma oportunidade perdida. O ideal é que a solução de intranet seja personalizável, mas que também venha com recursos essenciais prontos para uso, para que até mesmo estagiários e funcionários inexperientes achem fácil navegar.

  • Ela oferece acesso móvel? Uma plataforma de intranet sem acesso móvel só pode ser usada na mesa. Isso anula o propósito de se ter ferramentas de comunicação e colaboração seguras e simplificadas com cobertura mundial e 24 horas por dia. Independentemente de os funcionários trabalharem remotamente, com flexibilidade, em campo, turnos, espaços de trabalho rotativos (hot desks) ou em seu escritório designado, eles ainda precisam conectar-se e colaborar com colegas de todo o mundo em uma série de dispositivos.

  • A funcionalidade de pesquisa está à altura? Funções de pesquisa desatualizadas são uma reclamação comum para usuários de intranet. Uma boa ferramenta de intranet deve estar habilitada a antecipar consultas, preencher entradas automaticamente, fazer sugestões de palavras-chaves e retornar resultados rapidamente, principalmente se pretende ser amigável ao usuário.

  • Esta ferramenta de intranet pode fortalecer os funcionários? Os funcionários devem sentir que sua contribuição é necessária e apreciada. Para ajudar a fazer isso acontecer, uma plataforma de intranet deve estar apta a criar um diálogo vibrante. Isso envolve estimular os funcionários a compartilhar suas opiniões, compartilhar objetivos de desempenho para cada membro da equipe, fazer com que o processo de integração funcione sem problemas e facilitar o reconhecimento social para os funcionários que se superam.

Quais são as tendências dos sistemas de intranet mais relevantes?

As tendências de plataformas de intranet mais relevantes advêm logicamente de tendências tecnológicas mais amplas. Em sua publicação intitulada As intranets têm futuro? (artigo em inglês), o especialista em crescimento de negócios SaaS e especialista em intranet, JP Wirta, refere-se à intranet como "a gelatina" que preenche todas as lacunas deixadas por outras soluções comerciais. À medida que essas lacunas continuam crescendo, o software de intranet tem todas as oportunidades de transformar a maneira como os negócios são administrados. Veja a seguir algumas das tendências emergentes na intranet que as organizações devem acompanhar:

  • IA para intranets: A tecnologia de IA (inteligência artificial) está longe de atingir todo o seu potencial no reino das intranets. Chatbots de IA, assistentes de voz e outras inovações podem, no entanto, em breve substituir consultas de texto padrão na intranet. Com a capacidade de reconhecimento de padrões, análise de voz e machine learning, a IA pode até tornar-se o padrão ouro para sistemas de intranet, ajudando nas recomendações de pesquisa, geração de artigos, edição de vídeo, alertas de segurança e outras operações importantes.

  • Análise específica da intranet: A análise pode ajudar a avaliar o engajamento, a adoção e o desempenho do software de intranet. Essas percepções poderão ajudar as organizações a ajustar o conteúdo e a interface do usuário a situações, habilidades ou necessidades específicas dos funcionários. Embora poucas soluções de intranet venham com métricas específicas para a força de trabalho ou o setor, há benefícios óbvios em manter esse tipo de informação e usá-la como referência para o sucesso da intranet.

  • Os sites centrais podem ser benéficos: Os sites hub reúnem inúmeros sites e os vinculam para uma navegação otimizada. Eles servem de elemento insubstituível para informações relevantes, uma vez que vincula sites diferentes e ajuda os usuários a navegar por um tópico até sua origem e suas alternativas.

  • As ferramentas sociais falam por si: Recorrer a ferramentas de mídias sociais só pode melhorar a experiência do usuário. Provedores de intranet que anteciparam o crescimento do engajamento social já incorporaram blogs, feeds, tags, grupos e fóruns em suas soluções de softwares. Aqueles que não adaptam e enriquecem seu software com ferramentas sociais podem acabar descobrindo que o engajamento do usuário tenderá a diminuir à medida que os usuários desenvolverem um gosto por esses recursos fora do trabalho.

Fontes:

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:

  1. Software de Intranet - Capterra Brasil(Data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)

  2. Logins - Hospitais Royal Brompton e Harefield - Página em inglês - (Data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)

  3. Links úteis - Câmara Municipal de Chelmsford - Página em inglês - (Data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)

  4. Uma história de clientes da Glasscubes: Departamento de Trabalho e Pensões - Glasscubes

  • Página em inglês - (data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)
  1. Software no local vs software na nuvem: qual é o melhor para sua empresa - Blog Capterra Reino Unido - Página em inglês - (Data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)

  2. As intranets têm futuro - JP Wirta, LinkedIn - Página em inglês - (Data de acesso: terça-feira, 5 de julho de 2022)